Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 26/10/2010

Berlim – Museu a Céu Aberto

Pedaço do que restou do Muro de Berlim - Beijo entre Erich Honecker (líder alemão oriental) e Leonid Brezhnev (URSS)

Para mim a Alemanha é um grande museu a céu aberto e neste caso Berlim é o museu do Louvre, a cereja do bolo. A cidade exala história por todos os poros, afinal de contas os alemães sempre estiveram presentes em todos grandes momentos da história contemporânea. Desde a Segunda Guerra, como líder econômico da Europa nos anos 80, ajudando a acabar com a Cortina de Ferro e como pai da atual União Européia.

Cada praça, edifício, monumento ou muro tem um significado inigualável. Por falar em muro, quando estivemos lá o mais famoso do mundo fazia aniversário de vinte anos de sua queda e para celebrar eles montaram uma exposição magnífica sobre a história da época. Vocês sabiam que o muro foi derrubado por uma falsa informação vinda da Alemanha Ocidental? Nós não sabíamos, mas vamos a história. Debaixo de grande pressão popular por reformas, os comandantes da Alemanha Oriental prometeram estudar a possibilidade de viagens ao exterior. Bastou isso para rádios e Tvs ocidentais noticiarem que o governo oriental havia liberado a saída do país e daí, para o muro cair foi questão de horas.

Check Point Charlie

Outro lugar imperdível é o Checkpoint Charlie e seu respectivo museu. No museu são contadas histórias de tentativas de fugas de Berlim Oriental para Ocidental. A mais fantástica delas foi a de um cara que fugiu e conseguiu cidadania ocidental, mas deixou a esposa para trás. Em Berlim ocidental arranjou uma namorada muito parecida com sua esposa e propôs a ela um passeio por Berlim oriental (isso era permitido). Uma vez no hotel, ele dopou sua namorada, roubou seu passaporte e cruzou a fronteira para liberdade com sua verdadeira esposa. Inacreditável.

Além de toda esta história, eles também têm a modernidade da quarta maior economia do mundo. O edifício do parlamento é uma das mais belas obras de engenharia que já vimos.

Reichstag – Parlamento Alemão

Para finalizar, que cervejas! A melhor que tomei na minha vida foi lá, uma artesanal em um pequeno pub perto da casa dos nossos amigos Gunnar e Daniela (lugar onde ficamos hospedados).

Olha o tamanho da criança, 1 Litro

Olha o tamanho da criança, 1 Litro

Veja também:

A enigmática Budapeste

Jogo do Barça no Camp Nou

Roteiro de 3 semanas na Itália

About these ads

Responses

  1. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto [...]

  2. Adorei Berlim. Pena que quando fui choveu o tempo todo. Mas com uma boa capa de chuva e um guarda-chuva, consegui visitar muita coisa. Vale à pena!!!

    • Ana,

      Com certeza Berlim é a cidade mais interessante para conhecer na Alemanha. Apesar de seu clima frio e úmido para os padrões brasileiros. Uma coisa que deveria ter feito na cidade era de conhece-la de bicicleta, porque as ciclovias em toda a cidade são fantásticas.

      Quatro Cantos do Mundo

  3. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto [...]

  4. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto  [...]

  5. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto [...]

  6. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto [...]

  7. oi queria fazer uma pergunta quais sao os quatro cantos do mundo

    • Olá
      bem vindo ao nosso blog. Os quatro cantos do mundo podem ser: Japão, Hawai, Ilha de Páscoa e Austrália.
      Na verdade queremos transmitir com este nome a idéia de que queremos viajar por todos lugares do mundo.
      Missão difícil esta, mas ainda temos muito tempo pela frente.

      grande abraço e continue sempre que puder acompanhando nosso blog

  8. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto 40.714353 -74.005973 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponLike this:LikeBe the first to like this post. [...]

  9. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto 40.714353 -74.005973 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. [...]

  10. Olá. Gostaria de saber se esse museu do CheckPoint Charlie (que conta as histórias das tentativas de fuga) é adequado para crianças…há fotos chocantes (estou sem ponto de interrogação, desculpe).

    Adorei seu blog e estou fuçando bastante :-)

    Patricia

    • Olá Patrícia
      não me lembro de nenhuma foto chocante neste museu. Lembro sim de muita história e levarei minha filha para conhecê-lo assim que ela tiver idade para tal.
      Se você gosta de história, principalmente da Guerra Fria, vai adorar.

      continue nos acompanhando e enviando mensagens

      abraços

      Eder

  11. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto -23.548943 -46.638818 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. [...]

  12. [...] Berlim – Museu a Céu Aberto [...]

  13. […] Berlim – Museu a Céu Aberto […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 374 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: