Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 03/04/2011

9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok

 

O colorido e exuberante Grand Palace

Nem a chuva torrencial que caiu no dia 27/02 e deixou São Paulo embaixo d’água impediu a realização do 9º Encontro dos Viajantes. Nossos palestrantes, Camila e Rafael, vieram de Campinas especialmente para nos contar sua experiência de 3 semanas na Tailândia.

Eles começaram a apresentação nos mostrando o panorama do país: onde fica, qual o clima, religião e como foi o roteiro da viagem. A chuva até nos fez entrar no clima já que o Sudeste Asiático, região onde fica a Tailândia, está sobre a influência do regime de monções, caracterizado por chuvas intensas. Portanto, dica número 1 dos nossos convidados: Se você quiser aproveitar as praias paradisíacas do lugar, escolha bem a data da viagem que deve estar entre novembro e maio. O país tem clima muito quente e úmido, portanto se você não gosta de calor excessivo, o melhor mesmo é escolher a estação fresca de novembro a fevereiro. Os preços são mais altos nesta época do ano e os lugares ficam mais cheios pois é alta temporada, no entanto o país continua sendo barato comparado a outros lugares.

O país hospitaleiro não exige visto dos brasileiros, porém a vacina de febre amarela é obrigatória. A dica 2 do casal é: antes mesmo de entrar na fila de imigração, valide o comprovante da vacina no local destinado a este procedimento, isso fará com que você não precise pegar a fila duas vezes.

Livres das pequenas burocracias na entrada do país, Camila e Rafael começaram seu roteiro por Bangkok. Com 95% da população budista, os templos religiosos são definitivamente as maiores atrações da cidade. Eles nos contaram que é comum ver pela manhã, monges carregando bacias pelas ruas, recolhendo oferendas dos devotos. Os monges vivem de doações, portanto tudo que recolhem nas ruas e nos templos é utilizado para seu sustento.

Além disso, o país é uma monarquia parlamentarista e a figura do rei é muito respeitada. Sempre que os cidadãos passam diante de um retrato do rei, eles param e fazem uma reverência. Isso porque o atual monarca, Adulyadej, melhorou muito a condição de vida da população.

A 3ª dica de Camila e Rafael é: se tiver pouco tempo na cidade visite o Grand Palace. Residência oficial do rei, o complexo abriga diversos edifícios administrativos e alguns dos templos mais bonitos da cidade, como o Wat Phra Kaen. O templo mais sagrado da Tailândia reverencia o Buda de Esmeralda, uma imagem do Buda em posição de meditação talhada num único bloco de jade. Três vezes ao ano, em uma cerimônia, o rei troca o manto do Buda, para que a nova estação traga boa sorte ao país.

Grand Palace

Eles ainda visitaram mais dois templos na capital, Wat Pho e Wat Arun. O 1º é a casa do Buda deitado, uma escultura de 46m de comprimento toda folhada a ouro. Camila disse que ficou impressionada não só com a dimensão do Buda mas também com seus detalhes, a sola dos pés do Buda contém inúmeros desenhos em madrepérola. Dica número 4: neste templo está a 1ª escola de massagem da Tailândia, portanto se quiser relaxar pode aproveitar a oportunidade.

Buda Deitado em Wat Po

O Wat Arun (Templo do Amanhecer) fica nas margens do rio Chao Phraya e com 70 metros de altura é um dos pontos de referência mais importantes da cidade. O local é composto por diversos pagodes sendo que o principal representa o Monte Meru, centro do universo para a religião budista. O templo é decorado por diversas esculturas de animais, pinturas e está protegido por dois guardiões gigantescos. Para quem não vê a hora de visitar os locais citados acima, vai a dica 5: alguns templos exigem que os visitantes estejam com roupas que cubram os joelhos e os cotovelos e que entram descalços. Porém, a maioria deles oferece uma espécie de sarongue para os turistas desprevenidos.

Wat Arun

Num passeio de um dia, Camila e Rafael visitaram Ayutthaya, antiga capital da Tailândia e atual patrimônio da humanidade. Lá, visitaram as ruínas do palácio e dos templos, porém o que mais lhes chamou a atenção foi a cabeça de um Buda emaranhada nas raízes de uma figueira. Ninguém sabe como a cabeça foi parar ali e por isso mesmo a imagem é fascinante. Além de visitar Ayutthaya, a excursão também passou pelo Palácio de Verão (Bang Pa-In), onde as pessoas aproveitaram para conhecer os jardins e alguns fizeram um passeio de elefante.  Nesse day trip estava incluído o transporte, almoço e as entradas das atrações.

Cabeça de um Buda emaranhada nas raízes de uma figueira

Há diversas outras excursões saindo de Bangkok, o casal escolheu um que engloba a visita ao Mercado Flutuante, a ponte do Rio Kwai e ao Templo dos Tigres (província de Kanchanaburi). O mercado flutuante de Damnoen Saduak atualmente é um ponto turístico, pois a população local vai a outros lugares comprar suas mercadorias. Num passeio de canoa pelo rio é possível comprar de tudo, desde frutas a artesanatos e experimentar os quitutes locais. Dica 6 do casal: a culinária local é fantástica, não deixe de prová-la. A próxima parada foi a ponte do rio Kwai que ficou famosa pelo filme de mesmo nome. Vendedor de 7 Oscar, o filme conta a história da construção dessa ponte por prisioneiros de guerra britânicos durante a 2ª Guerra Mundial. Para fechar o dia, eles foram conhecer o Templo dos Tigres, monastério onde esses animais são cuidados pelos monges. Dica 7: Para quem tem mais alguns dias em Bangkok e arredores, aproveite que já está em Kanchanaburi e prolongue a viagem até o Erawan National Park, um parque de beleza incrível repleto de trilhas e cachoeiras.

Mercado Flutuante

 

Camila e Rafael na Ponte do Rio Kwai

O último passeio imperdível em Bangkok é a Khaosan Road, a rua dos mochileiros. Eles disseram que esta rua é tipo uma 25 de março, onde tudo é vendido, CDs/DVDs piratas, entradas para show de pompoarismo (ping pong shows), livros de 2ª mão e diplomas de MBA em Harvard. Se você quer encontrar alguma pechincha, este é o lugar. Nesta rua também são encontrados diversos albergues, bares e restaurantes. Uma das coisas que eles mais gostaram de sua permanência na cidade foi experimentar a variedade gastronomica do lugar. Numa rica mistura de ingredientes, a culinária Thai agrada até os mais exigentes.

Khaosan Road

Nessa parte do encontro já estávamos encantados com a Tailândia. Já conseguíamos imaginar os sabores, cores e aromas do país, sentíamos a hospitalidade do povo. Isso porque ainda nem tínhamos falado sobre suas praias… Essa foi a 2ª parte da viagem (clique aqui para ver a 2a parte da viagem), que contaremos no próximo post!!!!

Viu como é possível conhecer um país em duas horas… Participe dos nossos encontros que acontecem mensalmente em São Paulo, confira a programação.

Veja Também:

9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte II – Costa Adaman

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

Tour Gratuito nas principais cidades da Europa

Os desertos da minha vida – Saara – Parte II

About these ads

Responses

  1. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  2. […] para a Costa Adaman e visitaram Phuket, Phi Phi e Krabi.  Phuket é a maior ilha da Tailândia (clique aqui para ver a primeira parte da viagem). Lá eles fizeram dois tours, um para James Bond Island e o outro para Coral e Raya Island. A 1ª […]

  3. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  4. […] nosso primeiro evento gastronômico. Aproveitamos a expertise da Camila e Rafael (palestrantes do 9° Encontro dos Viajantes) para nos deliciarmos com culinária tailandesa. O dia começou com uma visita ao bairro da […]

  5. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  6. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  7. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  8. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  9. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  10. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  11. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  12. Boa noite, estive tentando acessar as partes 2 e 3 do Roteiro de 3 semanas para a Tailandia, no entanto a página não está abrindo.

    Se possível favor enviar para o e-mail registrado no meus dados.

    Muito obrigado!
    Anderson

  13. […] de 15 dias no Laos e Camboja, sendo que nesta viagem  teve a oportunidade de conhecer também a Tailândia. A sua viagem começou num cruzeiro de dois dias através do rio  Mekong, que é o principal rio […]

  14. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponLike this:LikeBe the first to like this post. […]

  15. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I  […]

  16. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I  […]

  17. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte II – Costa Adaman 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  18. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  19. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  20. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  21. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia  […]

  22. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  23. […] Roteiro de 3 semanas na Tailândia  […]

  24. […]  Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]

  25. […] Nossa viagem ao Japão – Uma Experiência Inesquecível Visite a Coréia do Sul […]

  26. […] 9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 501 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: