Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 27/05/2012

As Lendas da Baobab – África

Um continente místico e supersticioso com cinqüenta e quatro países e mais de três mil tribos/etnias só poderia ser recheado de lendas e histórias pitorescas. Em se tratando de uma das árvores mais populares do continente e que tem um jeitão meio esquisito, as lendas se multiplicam. Trazemos para vocês as lendas mais engraçadas e interessantes sobre a Baobab.

A exótica Baobab

 Minha lenda favorita conta que Deus ao criar o mundo presenteou cada animal com a semente de uma árvore e estes tinham a missão de espalhar o “verde” por todos os lados. Por azar da Baobab o babuíno ficou com suas sementes. O macaco conhecido por sua curta inteligência e grande preguiça simplesmente jogou as sementes atrás de suas costas que acabaram plantadas de ponta cabeça. Vem daí a aparência das raízes terem crescido para o céu e a suposta copa da árvore ser invisível por estar enterrada.

Para azar da Baobab o babuíno foi escolhido por Deus

A árvore não tem mesmo boa sorte com os animais. Além da parceria mal sucedida como babuíno, os elefantes arrancam a casca da Baobab com suas presas para se alimentar. Mas a ela sobrevive usando sua grande capacidade de sugar água do solo e de armazenamento nos grossos troncos.

Uma segunda lenda sobre a árvore diz que antes da chegada do homem branco uma phyton adorada pelos nativos vivia dentro do tronco oco da mesma. Os nativos pediam a serpente por chuva, boas colheitas e boas caças e sempre eram atendidos. O primeiro caçador branco na África matou a phyton e as conseqüências foram desastrosas. Até hoje os nativos dizem ouvir durante as noites o sibilar da cobra perto da árvore.

No Parque Nacional Kafue na Zâmbia a lenda diz que a Baobab é raptora de donzelas. Reza a lenda que a árvore se apaixonou por quatro lindas virgens que se deitavam a sua sombra. As moças cresceram e se casaram. A árvore enfurecida de ciúmes durante uma noite de tempestade abriu se tronco e levou as quatro moças para dentro. Até hoje os nativos dizem que a água das chuvas sã as lágrimas das donzelas raptadas.

A última lenda diz que a Baobab reinava sobre as outras árvores com soberba, o que causou a ira dos Deuses que como castigo a deixaram para sempre de ponta cabeça com as raízes para cima. Todos que colhem suas lindas e doces flores brancas também serão amaldiçoados com uma morte terrível: assassinados por um leão.

Baobab e mais um lindo pôr do sol africano

Conhece alguma lenda sobre a África? Manda para gente, quem sabe ela não faz parte de um segundo post sobre lendas africanas.

Veja Também:

Lendas, Histórias e Folclore da Bolívia

Nosso irmão chinês – Vilanculos – Moçambique

Papai Noel trocou o trenó por um caminhão

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Uganda: Terra de Gorilas e outras maravilhas

About these ads

Responses

  1. Essa lenda só é interessante por ser no Parque Nacional Kafue e só aceita por envolver os Babuinos. Aqui no Brasil existe também algumas dessas especies de Baobá, aqui no Rio Grande do Norte, temos 2 bonitos e bem conservados, um está localizado na região central de Natal (propriedade particular) e o outro na vizinha cidade de Nísia Floresta, esta eu tenho a fotos no meu álbum, vejam como é legal: http://www.panoramio.com/photo/25226771?tag=N%C3%ADzia%20Floresta-RN

    • Olá Walter

      nem sabia que existiam Baobabs fora da África. Nunca tinha visto no Brasil.

      valeu pela foto enviada.

      abs

      Eder

  2. [...] As Lendas da Baobab – África [...]

  3. […] As Lendas da Baobab – África […]

  4. […] As Lendas da Baobab – África […]

  5. […] As Lendas da Baobab – África […]

  6. […] As Lendas da Baobab – África […]

  7. […] As Lendas da Baobab – África […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 439 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: