Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 27/05/2012

As Lendas da Baobab – África

Um continente místico e supersticioso com cinqüenta e quatro países e mais de três mil tribos/etnias só poderia ser recheado de lendas e histórias pitorescas. Em se tratando de uma das árvores mais populares do continente e que tem um jeitão meio esquisito, as lendas se multiplicam. Trazemos para vocês as lendas mais engraçadas e interessantes sobre a Baobab.

A exótica Baobab

 Minha lenda favorita conta que Deus ao criar o mundo presenteou cada animal com a semente de uma árvore e estes tinham a missão de espalhar o “verde” por todos os lados. Por azar da Baobab o babuíno ficou com suas sementes. O macaco conhecido por sua curta inteligência e grande preguiça simplesmente jogou as sementes atrás de suas costas que acabaram plantadas de ponta cabeça. Vem daí a aparência das raízes terem crescido para o céu e a suposta copa da árvore ser invisível por estar enterrada.

Para azar da Baobab o babuíno foi escolhido por Deus

A árvore não tem mesmo boa sorte com os animais. Além da parceria mal sucedida como babuíno, os elefantes arrancam a casca da Baobab com suas presas para se alimentar. Mas a ela sobrevive usando sua grande capacidade de sugar água do solo e de armazenamento nos grossos troncos.

Uma segunda lenda sobre a árvore diz que antes da chegada do homem branco uma phyton adorada pelos nativos vivia dentro do tronco oco da mesma. Os nativos pediam a serpente por chuva, boas colheitas e boas caças e sempre eram atendidos. O primeiro caçador branco na África matou a phyton e as conseqüências foram desastrosas. Até hoje os nativos dizem ouvir durante as noites o sibilar da cobra perto da árvore.

No Parque Nacional Kafue na Zâmbia a lenda diz que a Baobab é raptora de donzelas. Reza a lenda que a árvore se apaixonou por quatro lindas virgens que se deitavam a sua sombra. As moças cresceram e se casaram. A árvore enfurecida de ciúmes durante uma noite de tempestade abriu se tronco e levou as quatro moças para dentro. Até hoje os nativos dizem que a água das chuvas sã as lágrimas das donzelas raptadas.

A última lenda diz que a Baobab reinava sobre as outras árvores com soberba, o que causou a ira dos Deuses que como castigo a deixaram para sempre de ponta cabeça com as raízes para cima. Todos que colhem suas lindas e doces flores brancas também serão amaldiçoados com uma morte terrível: assassinados por um leão.

Baobab e mais um lindo pôr do sol africano

Conhece alguma lenda sobre a África? Manda para gente, quem sabe ela não faz parte de um segundo post sobre lendas africanas.

Mas suas preocupações não devem ser apenas com as lendas da África. Saúde deve ser prioridade em sua viagem. Imagine ficar doente longe de casa e sem assistência? Viaje tranquilo, compre um Seguro Saúde conosco e retribua a ajuda que este blog acaba de te dar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

O Tió de Nadal – a lenda mitológica do Natal catalão

Lendas, Histórias e Folclore da Bolívia

Nosso irmão chinês – Vilanculos – Moçambique

Papai Noel trocou o trenó por um caminhão

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Uganda: Terra de Gorilas e outras maravilhas


Respostas

  1. Essa lenda só é interessante por ser no Parque Nacional Kafue e só aceita por envolver os Babuinos. Aqui no Brasil existe também algumas dessas especies de Baobá, aqui no Rio Grande do Norte, temos 2 bonitos e bem conservados, um está localizado na região central de Natal (propriedade particular) e o outro na vizinha cidade de Nísia Floresta, esta eu tenho a fotos no meu álbum, vejam como é legal: http://www.panoramio.com/photo/25226771?tag=N%C3%ADzia%20Floresta-RN

    • Olá Walter

      nem sabia que existiam Baobabs fora da África. Nunca tinha visto no Brasil.

      valeu pela foto enviada.

      abs

      Eder

  2. […] As Lendas da Baobab – África […]

  3. […] As Lendas da Baobab – África […]

  4. […] As Lendas da Baobab – África […]

  5. […] As Lendas da Baobab – África […]

  6. […] As Lendas da Baobab – África […]

  7. […] As Lendas da Baobab – África […]

  8. […] As Lendas da Baobab – África […]

  9. […] As Lendas da Baobab – África […]

  10. […] A Baobab reinava sobre as outras árvores com soberba, o que causou a ira dos Deuses que como castigo a deixaram para sempre de ponta cabeça com as raízes para cima. Todos que colhem suas lindas e doces flores brancas também serão amaldiçoados com uma morte terrível: assassinados por um leão. Quatro Cantos do Mundo – Eder & Fabi Rezende […]

  11. […] As Lendas da Baobab – África […]

  12. […] As Lendas da Baobab – África […]

  13. e legal essa história gostei 👏👏


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias