Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 31/05/2012

Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP

Edifício Itália

O Encontro de Viajantes desse mês começou de forma inusitada com um passeio a pé pelo centro velho de São Paulo, diferente dos outros meses este Encontro além da apresentação do Diário de Mochileiro sobre a Colômbia tivemos dois dias de tours pela cidade de São Paulo (clique aqui para ver como foi o dia 2 do Walk Tour).

O mais interessante neste passeio é que com as ruas vazias conseguimos perceber detalhes que num dia de semana não são vistos, como belos postes antigos,  detalhes arquitetônicos dos edifícios e conseguimos ver até alguns “suicidas” de Antony Gormley.

Detalhe arquitetônico de prédio em frente ao Pátio do Colégio

Suicida de Antony Gormley no alto do prédio

O primeiro dia do Walk Tour foi no sábado e o ponto de encontro foi o Metrô República. Neste dia estiveram presentes: Paulo e Eder do Blog Quatro Canto do Mundo, Roberta do blog Territórios, Luciana do Roteiros da Lú, Fábio do Intrip, o sempre presente Gledson, Jonathan e Bruna do blog Eu Vou de Mochila, Júnior do Diário de Mochileiro, Dani e o Franco da Zupper e Dicas e Turismo e mais alguns amigos que aproveitaram para conhecer a cidade.

A primeira parada foi na Praça da República onde pode-se observar de longe a feirinha de artesanato, e dali fomos caminhando até o edifício Itália, o segundo maior prédio do Brasil com 165 metros de altura, que faz parte do patrimônio histórico da cidade e é conhecido pelo seu restaurante que fica no topo com uma bela vista para a cidade. Próximo dali pudemos ver as famosas curvas do Edifício Copan que foi projetado por Oscar Niemeyer; sua inspiração para este projeto foi o Edifício Rockfeller Center de Nova York onde coexistiam num mesmo local comércio e residências. Atualmente o Copan é o maior edifício residencial da América Latina com aproximadamente 2.000 moradores.

O próximo ponto visitado foi o teatro Municipal de São Paulo, um dos cartões postais da cidade, que foi construída pelo escritório de Ramos de Azevedo inspirado na Ópera Garnier de Paris. Neste teatro ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22, e é considerado patrimônio histórico do estado desde 1981. O teatro se localiza junto a Praça Ramos de Azevedo onde se encontra uma grande loja da Casa Bahia, local anteriormente ocupado pelo Mappin da Praça Ramos. O Mappin (Mappin venha correndo Mappin…chegou a hora Mappin…é a liquidação) foi uma loja de departamentos, como a Lafayette de Paris ou o Corte Inglés de Madri, que fez parte da vida de muitos paulistanos que o lotavam em datas especiais para comprar seus presentes. Desta época de ouro somente sobrou o prédio e um belo relógio que continua na fachada.

O belíssimo Teatro Municipal

Prédio do antigo Mappin da Praça Ramos

Mais a frente observamos o prédio do Shopping Light , que foi a sede da companhia inglesa Light que era a empresa de luz de São Paulo. Passamos pelo Viaduto de chá com uma vista para o Anhangabaú e para a Praça da Bandeira, e logo a direita avistamos a Prefeitura de São Paulo onde é o escritório do atual prefeito Gilberto Kassab.

Vista da praça da Bandeira

Chegamos na praça do Patriarca e descemos a Rua Direita até o Pátio do Colégio. Ali foi fundada a cidade de São Paulo pelo Padre Manuel da Nóbrega e por José de Anchieta que pertenciam a Companhia das índias e criaram um colégio que tinha como principal objetivo de catequizar os índios da região. Atualmente o Pátio do Colégio abriga um museu, uma loja de souvenires, uma pequena igreja, e um  belo café e restaurante com vista para um átrio interno. Próximo a essa região fomos conhecer duas antigas construções: a casa da Imagem e a casa da Marquesa de Santos.

Início da cidade de São Paulo

Pátio do Colégio

Caminhamos até a Praça da Sé onde conhecemos o Marco Zero do Estado de São Paulo e a bela catedral da Sé de arquitetura neogótica. De todas as vezes que visitei a Catedral esta foi a mais bonita, pois quando chegamos ocorria uma missa e com seus assentos quase todos tomados, com toda sua iluminação artificial ligada e pela claridade de fora nos belos vitrais da igreja fez uma cena inesquecível.

Catedral da Sé na praça da Sé

Depois de todo esse passeio a fome começou a bater e fomos para o bairro Japonês da Liberdade onde vimos o McDonalds e o Bradesco em imóveis que imitavam construções japonesas, a tradicional feirinha da Liberdade e os postes de luz característicos também imitando lamparinas japonesas. Almoçamos num restaurante que tinha um pouco de tudo: comida japonesa, chinesa e “brasileira”. Depois de bem alimentados rumamos para a Casa Natura para ver a apresentação da Colômbia.

Bradesco “Japonês” na Liberdade

Detalhes dos postes no bairro japonês da Liberdade

O passeio foi muito gostoso e depois de conhecermos um pouco desta parte do centro antigo de São Paulo, ficou ainda a vontade de conhecer o interior do Teatro Municipal e depois comer algo no belo e tranquilo restaurante do Pátio do Colégio. Eu vou, se quiser me acompanhar já está convidado.

Café dentro do Pátio do Colégio

Veja Também:

Este mesmo roteiro pela visão do Junior do Diário de Mochileiro

Roteiro pela cidade de São Paulo – Dia 2 – #EncontrãoSP

Muito verde e diversão a poucos minutos de São Paulo – Serra da Cantareira – Núcleo do Engordador

A Disneylândia é no quintal da minha casa – São Paulo

Encontro dos Viajantes

Berlim – Museu a Céu Aberto


Responses

  1. Foi muito legal, super aprovo fazer vários tours como esse por São Paulo.

  2. Adoramos participar do EncontrãoSP e da palestra sobre a Colômbia. Se rolar um próximo tour como esse, estamos Zupper dentro!!! :) bjs

    • Agora que já pegamos o jeito e devido ao grande sucesso com certeza deve rolar outras vezes.

      bjs

      Eder

  3. Que belo passeio e ótima iniciativa conhecer a cidade que moramos. Fiquei super com vontade de ir, mas já tinha um compromisso agendendado há muito tempo com minha filha (Sala São Paulo). No próximo eu vou.

  4. Que dia maravilhoso! Já disse e repito: o encontro de viajantes sempre é muito bom, mas desta vez foi melhor ainda.
    Moro em SP há oito anos e nunca tinha andado pela cidade nesta perspectiva: conhecê-la a pé.
    Parabéns! Espero ansiosa o próximo!

    • Lú,

      Agradeço pelo seu elogio e pela sua presença constante nos nossos Encontros
      Vamos faze rmais passeios por São Paulo e você está sempre convidada.

      Bjs,

      Paulo

    • Lu

      com certeza quando rolar outro você não vai perder. Sempre presente em nossos encontros.

      bjs

  5. Poxa adorei saber desse encontro..moro há anos em Sampa e alguns desses lugares não conhecia…no próximo passeio com certeza quero estar com voces..abraços

    • Edna,

      Estamos te esperando de braços abertos e com certeza em breve teremos outros roteiros por São Paulo.

      Abs,

      Paulo

  6. Olá!!!
    Que ótima iniciativa!!!
    Esse passeio deve ter sido ótimo!!!!
    Fiquei morrendo de fazer uma caminhada dessas com vcs! Pena que eu moro longe… Quem sabe em uma próxima…
    Bjs, Anna

    • Ana,

      Quando você vier a São Paulo combinamos de fazer um tour especial com vocês.

      Abs,

      Paulo

    • Anna

      quando você se programar para vir um de nossos encontros agendamos outro passeio destes.

      de qualquer maneira é só seguir o roteiro do blog para conhecer Sampa

      bjs

  7. Vocês fizeram um negócio muito legal neste encontro, passear pelo centro antigo de São Paulo, a cidade que conheço na palma da mão, a cidade que sempre me encantou com sua agitação. Já falei muito sobre o centro histórico no meu blog não por simples postagem, mas, por já ter trabalhado ai no centro e conhecer um pouco de sua história. No vale do Anhangabaú vi o tatuzão saindo na barreira onde hoje é a estação São Bento – tava inaugurado a 1ª linha do metrô. também, presenciei o incêndio do edifico Joelma, chorei muito, foi uma tragédia trista, também, comprei fiado no antigo Mappin, jantei varias vezes no terraço Itália, tirei fotos do viaduto do chá, comi muitos sanduíches de mortadela no Mercado Municipal, no Bar da Bhama, tomei cerveja com Demônios da Garoa e com Benito de Paula (uma das maires façanha da minha vida), fiquei fã de São Paulo para o resto de minha vida. Pelo menos uma vez por ano eu vou visitar São Paulo. Um desses encontros ainda vou ter o prazer de participar. É questão de tempo.
    A última postagem que fiz: http://www.panoramio.com/user/2169010/tags/S%C3%A3o%20Paulo%20SP

    • Walter,

      Que legal seu depoimento. Tenho certeza que você conhece São Paulo mais que muita gente que mora nessa cidade há anos.
      Acabamos de soltar um segundo post que passa por alguns dos lugares citados.
      Estamos te esperando.

      Abs,

      Paulo

  8. Típica paulistana que sou, conheço a cidade como motorista e conhecê-la nessa perspectiva a pé me ofereceu a oportunidade de captar estímulos nunca antes percebidos por meus sentidos. Vi, ouvi, senti e descobri outra SP. Obrigada Luciana pelo convite e obrigada ao grupo pela acolhida. Quero repetir! Beijos. Meire Romano (sem @ rsrss)

    • Meire,

      Seja sempre bem vinda ao nosso grupo. Com certeza teremos passeios pela cidade de São Paulo, depois de todo o sucesso.
      Obrigadão,

      Bjs,

      Paulo

  9. Caminhar pelo centro de São Paulo aos domingos de manhã é um passeio imperdível. É outra cidade. Além das lindas fotos que vocês tiraram, tem ainda o prédio dos correios, a Pinacoteca e diversas igrejas, que são verdadeiras obras de arte. O Mosteiro de São Bento é só um exemplo. Vale a pena estar lá nos domingos às 10,00h. A missa das 10,00 é muito linda e transmite muita paz.
    Continuem.

    • Fernando,

      No segundo dia do nosso walk tour (post que acabou de sair) falamos um pouco de Pinacoteca, Estação da Luz, Mosteiro de São bento, entre outros.

      Abs,

      Paulo

  10. […] 2o dia do city tour (clique aqui para ver como foi o 1o dia) nos encontramos na Estação da Luz onde primeiramente fomos conhecer o […]

  11. Infelizmente, fizeram uma remarcação de uma aula que eu ia dar sobre acessibilidade em eventos, para uma turma que irá prestar prestar uma avaliação de uma certificadora internacional. Então acabei não indo, mas estou aberto para outros encontros! Grande abraço.

    • Ricardo

      sua ausência foi por uma causa nobre. O próximo encontro será dia 30/06 na casa Natura, mas desta vez sem tour pelo centro.

      esperamos te ver por lá.

      abs

      Eder

  12. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]

  13. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP 21.521757 -77.781167 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]

  14. […] algo diferente no final de semana  de sua apresentação e além do Encontro, fizemos dois Walk Tours pelo centro de São Paulo, conhecendo pontos históricos, visitando o Museu da Língua Portuguesa […]

  15. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP por 4 Cantos do Mundo […]

  16. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  17. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  18. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  19. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  20. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  21. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  22. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  23. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]

  24. […] Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 501 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: