Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 24/10/2010

5º Encontro dos Viajantes – Caminho de Santiago: Uma viagem que pode mudar sua vida

Caminho de Santiago – uma viagem de auto conhecimento

No 5º encontro dos viajantes, Gisele nos contou sua emocionante história pelo Caminho de Santiago. Ela fez a viagem em junho deste ano e demorou 33 dias para percorrer os 790 km do percurso. Conforme concluímos depois deste encontro, esta não é uma viagem qualquer, pois exige planejamento e preparação muito mais intensos.

Sua 1ª tarefa foi entrar em contato com a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago em São Paulo (ACACS-SP ).  Lá ela encontrou as informações necessárias para se preparar para este desafio e recebeu sua credencial do peregrino, que foi carimbada nas inúmeras paradas. Além disso, ganhou um padrinho que em um ritual comemorativo entregou a sua afilhada uma concha, símbolo do Caminho.

O contato com a associação foi somente uma das inúmeras atividades pré viagem. Gisele leu diversos livros, entre eles Via Láctea de Guy Veloso e o Caminho do Coração de Antoin A. Khalil, pesquisou sobre a história do lugar e sobre a vida de Santiago, fez as caminhadas preparatórias e comprou as roupas e os equipamentos adequados.

Ela escolheu fazer o tradicional caminho frânces que sai da cidade de St. Jean-Pied-de-Port e atravessa os Pirineus em direção a Espanha logo no 1º dia. Para chegar a St Jean, Gisele tomou um vôo São Paulo-Madrid, de lá pegou um vôo interno até Pamplona e depois um táxi até a cidade francesa. Neste 1º ponto, ela recebeu guias, mapas e dicas. Sua aventura estava começando.

Gisele nos contou dos amigos que fez, os sacrífios que passou, o que mudou em sua vida e como conheceu seu novo amor. Deu dicas valiosas de como evitar e tratar as inevitáveis bolhas, como ela mesmo disse: “O Caminho é feito de Flores, Pedras e Bolhas”. Visitou diversas cidades, ficou hospedada nos inúmeros albergues que haviam disponíveis e comeu menu peregrino (€ 9) quase todos os dias.

O Caminho é feito de Flores, Pedras e Bolhas

Destacou alguns momentos marcantes da viagem, entre eles a visita a Cruz de Ferro que é uma das paradas obrigatórias, ali é feito um ritual onde cada peregrino escolhe um hábito/traço de personalidade que deseja mudar e deixa uma pedra aos pés da cruz, deixando para trás este hábito.

Pedras ao pé da Cruz de Ferro

Em sua opinião, fazer o Caminho de Santiago é uma experiência única. O tempo passado só, numa paisagem tranquila faz com que as pessoas reflitam sobre sua vida, enfrentem seus medos e descubram seu “caminho”. Ela nos disse que cada sacrifício teve sua recompensa e que no final não queria que aquela experiência acabasse. Chegou em Santiago de Compostela 33 dias após começar esta aventura. Recebeu a benção na missa do peregrino e também a Compostelana, o certificado de que ela havia percorrido o caminho.

Obrigada Gisele por compartilhar conosco momentos tão pessoais. Acho que todos nós saímos de lá com planos de repetir seu feito.

Gisele mostra orgulhosa sua Compostelana

Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos locais. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja também outros encontros:

Pedal na Europa

Rússia: Moscou e São Petersburgo

África


Respostas

  1. […] A partir de agora o evento será realizado em novo local. A nossa amiga Gisele colocou a nossa disposição seu restaurante, o Otto […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: