Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 12/11/2010

Top Barcelona Gratuito

Salamandra - um dos símbolos de Barcelona

Apesar de Barcelona não ser uma cidade barata, existem opções para todos os bolsos. Neste post estão as melhores atrações gratuitas que existem na cidade.

1. Parque Güell

Em minha opinião, a melhor opção gratuita da cidade é o Parque Güell. Uma das obras primas do grande arquiteto Gaudí, é um parque belíssimo repleto de elementos arquitetônicos bem característicos de seu idealizador. Dois dos símbolos da cidade se encontram aí, a salamandra (dragão) e o banco em formato de serpente, recobertos de mosaico.

Dica: Tente chegar ao parque no início da manhã, pois o lugar fica lotado de turistas. Assim será possível admirar os pavilhões de entrada que parecem chalés de contos de fada, passear com calma pelos viadutos de pedra e observar cada detalhe da Sala Hispótila, construída sob ponto central do parque, a praça oval.

2. Museu Picasso e MNAC

A prefeitura de Barcelona, na época da crise, liberou a entrada, aos domingos a partir das 15h, a diversos museus, entre eles o Museu Picasso. Situado em um casarão antigo na Rua Montcada, o museu apresenta as obras deste famoso pintor no início de sua carreira, época em que este morava na cidade.

Considerado 3 estrelas pelo guia Michelin (nota máxima), o MNAC – Museu Nacional de Arte da Catalunha é outra opção interessante. O museu fica no Palácio Nacional, que por si só já é uma atração. Sua coleção é bastante extensa e traz obras desde a época românica, como as capelas de igrejas trasladadas para dentro do museu, até a época moderna. A entrada gratuita acontece no primeiro domingo do mês das 10h às 14h30.

3. Bairro Gótico e arredores

O Bairro Gótico (centro histórico) é um passeio gratuito por excelência: as Ramblas, o Mercado da Boqueria, a Plaza Real e a Plaza Del Rey são alguns dos seus muitos atrativos. Entrecortada de ruelas estreitas, o bairro é o melhor lugar para entender a história da cidade, que teve seu início como Barcino, cidade do Império Romano.

A Catedral, umas das maiores igrejas góticas da Europa, está localizada aí e pode ser visitada gratuitamente até as 13h ou depois das 17h. Dedicada a Santa Eulália, patrona da cidade, era conhecida como a catedral dos ricos pois somente os mais abastados podiam rezar nela. Por este motivo, outra igreja foi construída ali perto, no bairro do Born. A Igreja de Santa Maria Del Mar é conhecida como Catedral do Mar ou dos Pescadores e foi construída pelo povo e para o povo. Em oposição à outra catedral, o que impressiona aqui é a simplicidade. A virgem com o barco aos seus pés é uma visão deslumbrante. Como não podia ser diferente, a entrada nesta igreja é sempre gratuita.

Mercado da Boquería no meio das Ramblas

4. Passeig de Gràcia e arredores

O Passeig de Gràcia é a rua mais luxuosa de Barcelona, a Champs-Élysées Catalã, que não só concentra as principais lojas de grife do mundo como também algumas das principais atrações da cidade. Com seus casarões em estilo modernista, o seu trecho mais famoso é conhecido como Manzana de La Discordia (Quarteirão da Discórdia). Alí foram construídas três casas dos principais arquitetos da época, entre elas a Casa Batlló, de Gaudí. A casa chama a atenção por suas formas onduladas, seus vitrais coloridos e seus detalhes.

Um pouco mais a frente, do outro lado da rua, está a Casa Milà (La Pedreira), também construída por Gaudí. O edifício, que ainda têm muitos dos seus apartamentos ocupados, é famoso pelo seu terraço repleto de chaminés em formas de guerreiros. A entrada em algumas das casas, quando é permitida, sempre é paga. De qualquer forma, andar por essa rua e observar as suas fachadas é imperdível.

Casa Batló – Obra de Gaudí

5. Igreja Sagrada Família e arredores

Próximo ao Passeig de Gràcia encontra-se a mais impressionante obra de Gaudí: A Igreja Sagrada Família. Ainda inacabada, a visita a igreja é paga e vale cada centavo, porém as partes mais bonitas são suas duas fachadas finalizadas que podem ser observadas da rua.

Aproveite que está ali perto e caminhe até final da Avenida Gaudí onde se encontra Hospital de St. Pau, famoso pela sua arquitetura modernista concebida pelo arquiteto Lluís Domènech i Montaner.

Sagrada Família – Ainda em construção, é uma das mais lindas igrejas do mundo

6. Montjuïc

Outro passeio interessante é conhecer o Montjuïc, que significa monte judeu, pois aí se encontrava o cemitério judaico da cidade. Este bairro ficou conhecido principalmente por abrigar as principais instalações esportivas das Olimpíadas de 1992, entre eles o estádio olímpico onde ocorreram as cerimônias de abertura e encerramento. A entrada ao estádio é gratuita e não perca a oportunidade de ver a pira olímpica que foi acesa com uma flecha na abertura dos jogos.

O Montjuïc tem diversas áreas verdes, com pequenos parques construídos para a Exposição Mundial de 1929, além de diversos museus como o MNAC, Miró, Museu Olímpico entre outros. Além disso, vale à pena caminhar até o Miramar e ver uma bela vista aérea de Barcelona. Uma atração especial nas noites do Montjuïc é conhecer a fonte mágica: um espetáculo de água, cores e música.

 

Veja também:

Jogo do Barça no Camp Nou

Tour Gratuito nas principais cidades da Europa

Berlim – Museu a ceú aberto


Responses

  1. Para mim Barcelona é uma cidade pujante e que pulsa em cada local que você passa.
    Ler este post dá uma saudade enorme dos dias que passei nesta bela cidade.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Deise de Oliveira, 4cantos mundo. 4cantos mundo said: @deisedeolive Morei lá, que saudades. Mais dicas em http://tinyurl.com/4ebm6fs […]

  3. […] Top Barcelona Gratuito […]

  4. […] Top Barcelona Gratuito […]

  5. […] não abre as 2as feiras e todos os domingos a partir das 3 horas da tarde a entrada é gratuita (Top Barcelona Gratuito). Conjunto Monumental da Praça do […]

  6. […] Top Barcelona Gratuito […]

  7. […] Top Barcelona Gratuito […]

  8. Cheguei ontem de Barcelona e adorei relembrar tudo lendo este blog muito gostoso, que só fui conhecer agora.

    • Iara,

      Barcelona é uma cidade maravilhosa que realmente vale a pena conhecer.
      Adoro reler post antigos pra lembra minha “vida boa” em Barcelona.
      Continue seguindo nosso blog e fazendo comentários.

      Abs,

      Paulo

  9. […] Top Barcelona Gratuito […]

  10. […] Top Barcelona Gratuito […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: