Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 19/11/2010

6o Encontro – Conhecendo os países Baltícos através do trabalho voluntário


Letícia contando suas viagens para Lituânia, Letônia e Estônia

No 6º encontro dos viajantes, Letícia nos brindou com as histórias de suas viagens as longínquas e desconhecidas Lituânia, Letônia e Estônia.

O encontro dela com as ex-repúblicas da URSS se deu por acaso. Tudo começou pelo seu engajamento em trabalhos voluntários, após um árduo trabalho divulgando a causa da doação de sangue. Como representante brasileira nos congressos internacionais de doadores de sangue ela teve oportunidade de conhecer diversos países e fazer muitos amigos.

Em 2004, esteve na Lituânia num desses congressos e aproveitou para conhecer a capital Vilnius e as cidades Panevezys e Shollei (Šiauliai). Acompanhada de seus amigos fez um passeio de trem com apresentações folclóricas, visitou o Museu da KGB e a Colina das Cruzes, ponto de peregrinação católica.

Morro das Cruzes em Shollei - Lituânia

No ano seguinte, retornou as Repúblicas Bálticas para desta vez conhecer Letônia e Estônia e participar do casamento de sua amiga estoniana. Visitou Riga, a capital da Letônia, cidade mais desenvolvida da região e que possui um Centro Histórico que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Na Estônia, visitou a capital Tallinn e a cidade litorânea de Saaremaa. Para chegar até a ilha, onde está localizada a cidade, fez a travessia de ferry e chegando lá visitou o lago Kaali, uma cratera de meteorito.

Fim de Tarde em Riga - Letônia

Além dos lugares interessantes que visitou, ela também abordou o tema da diversidade cultural. Por exemplo, no casamento estoniano, até parece nome de filme – “Casamento Grego”, os convidados mais íntimos do casal tem tarefas bem definidas e coube a Letícia animar e atrair os convidados para a pista de dança. Porém o mais estranho mesmo foi saber que o noivo tem direito a beijar uma das amigas da noiva durante a festa. A escolha da felizarda é feita com base nas marcas de batom feitas em guardanapos de papel.

Noiva mandando embora seu nome de solteira

Outro ponto bastante interessante mencionado durante a apresentação foi sobre o nacionalismo comum aos três países. Este sentimento vem dos anos passados sob o julgo soviético. Pode parecer contraditório, mas todos eles, inclusive jovens, continuam a falar russo. Este idioma é importante para que os povos destes três países possam se comunicar em uma única língua.

Letícia nos mostrou que coisas surpreendentes acontecem na nossa vida quando resolvemos ajudar o próximo. Obrigado por dividir conosco esta experiência.

 

Veja também outros encontros:

Caminho de Santiago

Pedalando na Europa

Rússia: Moscou e São Petersburgo


Responses

  1. […] 6o Encontro – Conhecendo os países Baltícos através do trabalho voluntário […]

  2. caraca. Parabéns pela viagem brother.

    Você já viu o cara que deu a volta no mundo em duas rodas? Se liga:
    http://motociclistabr.blogspot.com/2010/05/volta-ao-mundo-em-duas-rodas.html

    • Oi Leonardo
      valeu pela mensagem. Realmente a viagem foi inesquecível. A viagem do cara da moto também deve ter sido irada.

      continue nos acompanhando pelo blog.

      Quatro Cantos do Mundo

  3. […] Conhecendo os países Baltícos através do trabalho voluntário […]

  4. […] 6o Encontro – Conhecendo os países Baltícos através do trabalho voluntário 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailMaisOrkutStumbleUponLike this:LikeBe the first to like this post. […]

  5. […] 6º Encontro – Conhecendo os países Baltícos através do trabalho voluntário […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: