Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 22/12/2010

Jogo do Barça no Camp Nou

Vista Panorâmica do Camp Nou

Ao chegar à cidade de Barcelona uma das primeiras coisas que fiz foi buscar informações para assistir um jogo do seu principal time: o Barça. Descobri que não seria uma tarefa das mais simples e nem das mais baratas, pois no estádio todos os assentos têm dono: os sócios do clube. Pior do que isso, o clube tem 140 mil sócios e o estádio 100 mil lugares. Quando um sócio não vai assistir a um jogo pode disponibilizar seu ingresso para venda e os sócios que não tem cadeira têm a preferência de compra. Ou seja, quando sobram ingressos, muitas vezes são em locais longe do campo ou muito caros.

Mas um dia, numa conversa com meus colegas catalães sobre os jogadores brasileiros que passaram no Barça: Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaucho, Romário, Rivaldo (para muitos o melhor brasileiro que passou no clube) e Dani Alves, comentei sobre minha vontade de assistir um jogo no Camp Nou. Um dos colegas do máster me disse que seu chefe era sócio do clube e que me emprestaria sua credencial. Na verdade eram duas cadeiras que ele ofereceu para o Jorge da Colômbia e para mim.

Parte Externa do Camp Nou

Apesar de saber que os lugares são marcados, combinei com o Jorge para chegarmos uns 40 minutos antes. Cheguei de metrô numa estação próxima ao Camp Nou, e enquanto esperava o Jorge fiquei observando as pessoas que chegavam ao estádio. Qual não foi minha surpresa ao ver uma mulher de uns 40 anos chegando sozinha ao estádio com seus dois filhos com não mais de 10 anos para assistir ao espetáculo. Cena inimaginável de ver num estádio brasileiro, onde quase 100% dos torcedores são homens e jovens, e uma mulher sozinha não se atreve a ir. Comecei a perceber que havia pessoas de todas as idades, e que como já me haviam dito assistir ao Barça é um programa familiar como ir a Ópera, Teatro ou Cinema.

Para entrar no estádio não demorei mais que 5 minutos, pois não existe revista policial e há uma grande quantidade de portões de entrada. Ao chegar ao meu lugar, vi que pelo menos 30% do estádio estava cheio. Para uma noite durante a semana em pleno inverno Europeu e comparado com a realidade brasileira considerei excelente. Conforme fui tirando minhas fotos e o tempo passava o estádio foi lotando e na hora que os jogadores entraram em campo o estádio já tinha mais de 95% de sua capacidade tomada.

Como é um jogo de uma torcida só, não existem problemas de brigas, não há divisões de torcida, todos cantam diferentes hinos durante todo o jogo e com certeza pressionam a arbitragem durante toda a partida, principalmente quando se marca algo contra o time da casa.

Para quem acompanha o Campeonato Espanhol sabe que além do Barça, que é um excelente time, tem também o Real Madri no mesmo nível. Além disso, há alguns times medianos, como o Valencia, Sevilha, Atlético de Bilbao e Atlético de Madri, que raramente surpreendem os favoritos. Tirando esses times, os que sobram têm um nível muito baixo. Neste dia o Barça, com Messi, Xabi, Iniesta, Dani Alves, Etoo e Pujol (metade da seleção que ganhou a copa em 2010), enfrentou o modesto Getafe que heroicamente conseguiu arrancar um empate em 1 a 1. Apesar desse tropeço, neste mesmo ano o Barça conquistou o triplete: foi campeão do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Copa dos Campeões.

Jogadores se aquecendo antes da partida

Na saída do jogo, em 20 minutos o estádio já estava vazio e a massa de torcedores saiu em direção ao metrô para voltar pra casa. Realmente um espetáculo imperdível, que quem tiver a oportunidade deve prestigiar.

Veja também:

Top Barcelona Gratuito

Roteiro de 3 Semana na Itália

A enigmática Budapeste


Responses

  1. Foi um prazer para deixá-lo entradas, Paulo

    • Miquel,
      Muchas gracias por las entradas del partido, ahora sabes cómo fue para mí un gran placer conocer a tu equipo de corazón.
      El año que pasé en Barcelona fue inolvidable, gracias a personas como ti, nuestros amigos de Máster y a esta ciudad tan especial que es Barcelona.
      Feliz Navidad y espero que un día vengas a conocer Brasil y podamos asistir un partido juntos.
      Saludos,
      Paulo

  2. Hola Paulo,
    Que bueno recordar esa experiencia en el Camp Nou!! Muy buenas tus apreciaciones, el futbol es un espectáculo para compartir en familia y con amigos.
    Fue un gran placer para mi haber compartido contigo esos gratos momentos en tan preciosa ciudad, te agradezco que hayas plasmado esa experiencia en tu blog, espero que algún día nos volvamos a encontrar en algún lugar.
    A Miquel muchos recuerdos, en especial tu personalidad alegre. También te agradezco por las entradas.
    Queda pendiente vivir una experiencia aqui en Colombia, cuando quieran y puedan serán bienvenidos.
    una abraçada a tots els meus companys de màster a Barcelona,
    Jorge

    • Jorge:
      En cuanto a tí, cuando quieras, si estás en BCN, podemos quedar para tomar unas cervezas y explicar batallitas. Creo que la gente del master se está moviendo para montar algo. Seguimos en contacto.

      Un beso para Yrem (PARA TÍ SÓLO UN ABRAZO!!! ggg)

      Miquel

  3. Paulo,
    Aunque hace ya bastante tiempo que no nos vemos, guardo grandes recuerdos de todos vosotros. Vuelvo a insistir en que fué un placer para mí poder conseguirles esas entradas para ver al equipo de mi corazón, además como bien comentas en tu blog, el año histórico del triplete (lástima del partido contra el getafe, pocos goles, poca “salsa”, en fin….). Respecto a tu país, Paulo, es una de mis asignaturas pendientes. No tengas duda, vaya solo o con mi família, me pondré en contacto contigo.

    Un fuerte abrazo para tí y tu família.

  4. […] Jogo do Barça no Camp Nou […]

  5. […] Jogo do Barça no Camp Nou […]

  6. […] Jogo do Barça no Camp Nou […]

  7. Em 2008 eu, minha mulher e meu filho de 6 meses estivemos em Barcelona, chegamos e no hotel por milagre compramos 2 ingressos…1 hora antes do jogo , uma van veio nos buscar…quando entramos dentro do veiculo o motorista ficou fascinado com o pequeno torcedor…ao chegar ao estadio ele e sua mulher trocaram os ingressos…fomos de VIP no meio do campo…eles falaram um bebe merece ver o maior do mundo no melhor lugar…que estadio, que jogo, que noite…

    • Pedro Paulo,

      Que história!!!!!!!!!!!!!!! A sensação de assistir a um jogo no Camp Nou com um time como Barcelona é muito difícil de explicar em palavras. Somente quem esteve lá entende o que e isso. Você além de tudo, ainda teve muita sorte de assistir a um evento deste numa sala VIP.
      Muito Obrigado pelo seu comentário e continue nos acompanhando o nosso blog.

      Quatro Cantos do Mundo

  8. Olá 4 cantos! Olha, realmente tem que estar no Camp Nou para poder sentir realmente esta experiência. E a minha foi inesquecível. Na minha passagem por Barcelona não poderia ficar sem ver este espetáculo. Fui ao Camp Nou na esperança de comprar ingresso na hora do jogo. Para minha surpresa, tudo tranquilo. Bilheteria aberta, pouca fila, ingresso disponível, facilidade e rapidez para entrar e encontrar meu assento (acces 19, porta 66, boca 434, fila 4, seiente 10) bem no meio do estádio… perfeito… Impressionante a educação do público e a estrutura do maior estádio da Europa, único com classificação 5 estrelas pela UEFA. Barcelona 1 x 0 Real Zaragoza. Espetááááááculo!!! Abraços e parabéns pelo QUATRO CANTOS DO MUNDO.

    • Celso,

      Sempre recomendo a quem vai para Europa que assista a uma partida de futebol, para conseguir entender porque os estádios sempre estão cheios, mesmo o preço não sendo barato para os europeus. Os times fazem com que o jogo seja um espetáculo, com facilidade de acesso ao estádio, entra-se e sai do estádio muito rapidamente, lugares marcados que são respeitados, limpo e uma organização impecável. Sem contar com craques dos quatro cantos do mundo, que fazem os nosso campeonatos parecerem uma pelada.
      Obrigado pelo comentário e continue acompanhando nosso blog.

      Abraço Azulgrana,

      Quatro Cantos do Mundo

  9. Muito legal, eu tambem vivenciei essa emoção. Tive a oportunidade de assistir Barcelona 3 x 1 Celta de Vigo em 2007 e Barcelona 5 x Real 1 Madrid em 2010. Posso dizer que foram duas das maiores emoções da minha vida por ser um apaixonado por futebol. O Camp Nou é magico e recomendo a todos um dia conhecer. Parabens pelo seu site muito bom

    Rafael

    • Rafael,

      Mesmo a pessoa não sendo apaixonada por futebol, assistir a um jogo do Barça no Camp Nou é uma experiência única. Recomendo a todos que vão para Barcelona para aproveitar e conhecer esse time mágico, que neste momento passa por uma fase espetacular.
      Obrigado pelos seu comentário e continue acompanhando nosso blog.

      Abraço Azulgrana,

      Quatro Cantos do Mundo
      “Barça, Barça, Baaaaaaaaaaaaaaarça”

  10. […] Jogo do Barça no Camp Nou […]

  11. Muito legal esse site! Parabéns!
    Estou indo a Barcelona pela quarta vez, e finalmente parece que vou conseguir ver um jogo do Barcelona, inacreditável! Mas estou precisando de uma dica sobre os lugares no Camp Nou. Tô vendo que os precos variam muito, e logicamente a visão. Alguém aqui tem uma dica do melhor setor pra se ver o jogo?
    P.S.: O jogo vai ser Barcelona e Real Madrid, pela Supercopa Espanhola.

    • Leonardo,

      O jogo que você vai assistir sem sombra de dúvida é o mais importante da Espanha, consequentemente um dos mais difíceis de conseguir ingresso e com os preços mais altos. Tirando os lugares que ficam no anel superior, os outros lugares não são ruins. Assisti atrás do gol o jogo e mesmo não sendo um dos melhores lugares foi inesquecível.
      Aproveite e depois volte e conte sua experiência.

      Abs,

      Quatro Cantos do Mundo

  12. Nem acredito que encontrei um site em que possa me ajudar! Estou indo assistir um jogo do Barça em Outubro agora e queria tirar umas dúvidas:
    1- Os assentos são mesmo marcados ou compramos por zona e na hora podemos escolher qualquer um dessa zona?
    2- É realmente tranquilo comprar as entradas tão próximo do dia do jogo e esperar que no site do clube disponibilizem mais assentos?
    Obrigada =D

    • Amanda,

      Seja bem vinda ao nosso blog, tive o prazer de assistir um jogo do Barça e recomendo muito a todos que vão visitar a cidade. Você perceberá que tudo é muito organizado, que no momento da compra você escolhe um assento numerado. No Camp Nou cabem quase 100 mil pessoas, mas todos os assentos tem dono, fazendo com que se consiga assistir um jogo caso alguém disponibilize seu assento para venda. Nos principais jogos e próximo ao final do campeonato fica muito difícil comprar ingresso, mas no resto do ano sempre se consegue comprar uma entrada. A dica é de tentar comprar o quanto antes possível pois tem mais opções e principalmente as mais econômicas..
      Vá ao jogo e depois venha nos contar sua experiência.
      Espero ter ajudado.

      Abs,

      Paulo

  13. […] Jogo do Barça no Camp Nou […]

  14. […] Jogo do Barça no Camp Nou […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: