Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 20/02/2011

8 Encontro – Bonito com a trupe do Jeguiando


Erik, Jana, Paulo, Fabi, Eder, Carol e Nícia no 8 Encontro (foto cortesia Jeguiando)

No 8º Encontro dos Viajantes, que aconteceu no dia 30/01/2011 no Casa Club Hostel Bar, recebemos a visita do casal super simpático Janaína Calaça e Erick Pzado. Os idealizadores do blog Jeguiando, ganhador do prêmio de melhor blog de turismo de 2008 pelo Best Blog Brasil, apresentaram de forma minuciosa e entusiasmada sua viagem a região de Bonito.

Em parceria com o Portal Bonito Web, a agência de viagem Ygarapé Tour e o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), eles embarcaram para essa aventura de 4 dias no final de novembro de 2010, com o objetivo de incentivar o ecoturismo através das redes sociais. Considerada entre os 10 melhores destinos de ecoturismo no Brasil por 10 anos consecutivos, a cidade vem se estruturando de forma a oferecer ao turista uma infraestrutura sustentável.

Sempre com o Jegueton a tiracolo, a dupla nos contou em detalhes os passeios que fizeram, como foram recebidos pela população local e como apreciaram a comida regional. Dentre os passeios, o preferido de Janaína foi a Estância Mimosa, uma fazenda localizada a 26 km de Bonito e repleta de atividades como observação de animais, passeio a cavalo, trilhas e cachoeiras. Além da Estância Mimosa, a trupe visitou o Balneário Municipal, a Gruta do Lago Azul e o Buraco das Araras e fizeram o rafting no rio Formoso e a flutuação no Rio da Prata.

Janaína e Erick ressaltaram inúmeras vezes a preocupação do governo de Bonito em incentivar o turismo de forma sustentável, criando emprego e renda para seus cidadãos. A criação do voucher único é uma das soluções inovadoras propostas pela prefeitura. A primeira ação do governo foi limitar o número de pessoas por passeio, evitando assim a degradação do meio ambiente. Através de um sistema unificado, as agências e operadoras de turismo têm acesso a quantidade de vagas disponíveis em cada passeio e as disponibilizam para os turistas. Portanto não adianta chegar a sede do passeio sem contactar uma agência ou operadora de viagem.

Durante a apresentação, eles nos deram dicas preciosas do que levar na mochila, o que usar durante os passeios, como chegar na cidade e como se locomover por lá. O melhor horário de visitação depende do tipo de passeio, eles recomendaram fazer a flutuação no Rio da Prata no 1º horário, já que a água está mais cristalina e o sol não está tão quente. Já o passeio ao Buraco das Araras deve ser feito no fim de tarde, quando as aves que dão nome ao local aparecem em maior quantidade. Mais dicas do Jeguiando:

– Levar máquina fotográfica descartável ou alugar uma subaquática nas agências, já que muitos passeios envolvem grande quantidade de água (eles preferiram a 2ª opção).

– Reservar os passeios com antecedência, antes mesmo de embarcar para a cidade (Voucher Único)

– Como qualquer destino de ecoturismo, a chuva pode atrapalhar os passeios inclusive alguns deles podem ser cancelados dependendo da condição climática. Fique atento as mudanças meteorológicas.

Nós, do blog Quatro Cantos do Mundo, gostaríamos de agradecer a apresentação fantástica dos blogueiros Janaína e Erick em mais um Encontro dos Viajantes. Agradecemos também a presença pela 1ª vez do Márcio, do blog Janela Laranja, da Rafa, do blog Viajando com a Rafa, da Rubia, da Burson Marsteller do Brasil (empresa que promoveu a viagem do blog Jeguiando e Janela Laranja à Bariloche) e do Luis Filipe, que está entre as 50 pessoas mais viajadas do mundo. E por fim, um agradecimento mais que especial a todos nossos amigos e familiares que nos acompanham desde nosso primeiro encontro.

Segue abaixo a apresentação:

Veja também:

CONVITE: 9º Encontro dos Viajantes – Tailândia

Venha conhecer todos os encontros já realizados

Dicas para planejar uma Viagem de Volta ao Mundo

 


Responses

  1. […] This post was mentioned on Twitter by entretulipas and 4cantos mundo, 4cantos mundo. 4cantos mundo said: 8 Encontro dos Viajantes sobre Bonito apresentado por Jana, Erik e Jegueton do @jeguiando http://tinyurl.com/4tq2p4a […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Bonito Hi! Hostel, 4cantos mundo. 4cantos mundo said: @BonitoHostel Seja bem vindo!!!! Veja post da apresentação da @jana_calaca de Bonito http://tinyurl.com/49z6df3 […]

  3. […] 8 Encontro – Bonito com a trupe do Jeguiando […]

  4. […] Bonito com a trupe do Jeguiando […]

  5. […] 8 Encontro – Bonito com a trupe do Jeguiando […]

  6. […] 8 Encontro – Bonito com a trupe do Jeguiando […]

  7. Ficou muito legal a apresentação! Vou pra Bonito agora no final do ano e deu pra ter uma ideia do que me aguarda,hehee😉

    • Monique,

      Esta apresentação da trupe do Jeguiando foi muito boa e bem detalhada, o que vai te ajudar a planejar muito bem a sua viagem.
      Aproveite e depois conte como foi na sua volta.

      Abs,

      Paulo
      Quatro Cantos do Mundo

  8. […]  Bonito com a trupe do Jeguiando […]

  9. […]  Bonito com a trupe do Jeguiando […]

  10. […] Um pouco mais de Bonito […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: