
Inacreditáveis cores no céu
Os desertos sempre exerceram um grande fascínio sobre mim. É como se eu entrasse em um transe hipnótico, simplesmente fico paralisado, admirando quando me deparo com esta paisagem. Agora mesmo parei para pensar de onde vem tamanho encantamento. Talvez seja porque no Brasil não temos este tipo de paisagem, ou pelas histórias de beduínos em caravanas cruzando o Saara que ouvia quando era criança, mas acho mesmo que é pela sensação de paz que se vivencia nestes locais.
Meu primeiro chamego foi com o Deserto do Atacama no Chile. Logo que cheguei a San Pedro de Atacama, o pequeno e aconchegante vilarejo de ruas poeirentas as portas do deserto, meu coração batia forte como se fosse encontrar minha primeira namorada.
No dia seguinte antes de partir para o tão desejado encontro, tratei de buscar mais informações sobre meu objeto de sedução. Descobri algo surpreendente para mim naquele momento: o Atacama é o deserto mais seco do planeta, fazia cinco anos que não se via uma gota de água vinda dos céus. Esta aridez confere ao local algumas características bastante engraçadas para nós brasileiros. Por mais que você caminhe sob o sol inclemente você nunca ficará encharcado de suor como em terras tupiniquins; sua toalha de banho estará sempre seca após trinta minutos estendida no varal (detalhe: à noite); Atacama é considerado o melhor local para estudos de Astronomia já que o céu de eterno azul não conhece nuvens de chuva e de poluição.
Mas raramente chove e quando isto acontece outro espetáculo mais surpreendente ainda acontece: FLORES NO DESERTO!!!!!!!!!!!!!!!!!! Inacreditável a beleza que a natureza proporciona.
Depois de descobrir tudo isto, estávamos (eu e a Fabi) prontos para nosso tão desejado encontro no fim da tarde. Mesmo com expectativas tão altas, o passeio foi algo que ainda guardamos em nossas mentes como um dos maiores espetáculos da mãe natureza, ou mama tierra como se diz por lá (aliás o nome do albergue que ficamos hospedados). Valeu cada minuto. Primeira parada: Vale da Morte com altas montanhas de areia por todos os lados e aquela sensação de paz que já descrevi acima. Para finalizar o por do sol no Vale da Lua (o melhor da minha vida até então) que me fez entrar no transe hipnótico também já descrito acima.
Outros locais da região onde seus olhos podem apreciar a rara beleza da natureza local são: Salar de Atacama, Lagoa Miscanti, Lagoa Miniques, Geisers de Tatio, Vulcão Licancabur, Pukará de Quitor, Lagoa Cejas e Termas de Puritama, mas isto assunto para um próximo post.
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos do Atacama. Saúde deve ser item prioritário em sua viagem. Imaginem ficar doente longe de casa e sem assistência? Viaje tranquilo, compre um Seguro Saúde conosco e retribua a ajuda que este blog acaba de te dar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
[…] Os desertos da minha vida – Atacama – Parte I […]
By: Os desertos da minha vida – Saara – Parte II « Quatro Cantos do Mundo on 15/03/2011
at 21:46
[…] Os desertos da minha vida – Atacama – Parte I […]
By: Os desertos da minha vida – Sossusvlei – Parte III « Quatro Cantos do Mundo on 02/06/2011
at 22:17
[…] Os desertos da minha vida – Atacama […]
By: 14º Encontro dos Viajantes – Chile de Norte a Sul – Galeria de Fotos « Quatro Cantos do Mundo on 25/07/2011
at 0:00
Eder e Fabi, ficamos maravilhados com a foto do deserto florido. Estivemos no Atacama no ano passado mas não fomos agraciados com este visual. Parabéns pelo texto e fotos! Abraços
By: pabloekarina on 10/05/2012
at 11:29
Olá Pablo e Karina
o Atacama é mesmo um lugar maravilhoso e inesquecível.
abraços
By: Quatro Cantos do Mundo on 11/05/2012
at 13:58
[…] Os desertos da minha vida – Atacama – Parte I […]
By: CONVITE: 33º Encontro dos Viajantes – Ilha de Páscoa | Quatro Cantos do Mundo on 06/05/2013
at 21:26
[…] Os desertos da minha vida – Atacama […]
By: Apresentação da Ilha de Páscoa – 33º Encontro dos Viajantes | Quatro Cantos do Mundo on 21/05/2013
at 9:59
[…] Os desertos da minha vida – Atacama – Parte I […]
By: Lendas, Histórias e Folclore da Bolívia | Quatro Cantos do Mundo on 14/07/2013
at 11:15
[…] Os desertos da minha vida – Atacama – Parte I […]
By: Convite 44° Encontro de Viajantes – Deserto do Atacama e Salar de Uyuni | Quatro Cantos do Mundo on 12/08/2014
at 9:56
[…] Os desertos da minha vida – Atacama – Parte I […]
By: 44° Encontro dos Viajantes – Deserto do Atacama e Salar de Uyuni | Quatro Cantos do Mundo on 27/08/2014
at 7:52