Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 10/03/2011

Montserrat – Trekking e Peregrinação nos arredores de Barcelona

 

Montserrat vista de sua base

Localizado a 50 km de Barcelona, o maciço de Montserrat é um excelente passeio de um dia para quem está visitando a cidade e deseja um pouco de contato com a natureza. Seu nome, em catalão, significa Montanha Serrada devido a sua forma peculiar, parecida com uma serra. O local se tornou ponto de peregrinação, pois diz a lenda que no final do século IX uma imagem da Virgem Maria foi encontrada em uma de suas cavernas. Atualmente, o monastério encravado na montanha é um dos santuários mais visitados na Espanha e a Santa Negra é a padroeira da Catalunha. Porém, nem só da vida religiosa vive o lugar. A montanha está situada dentro de um parque natural e oferece diversas trilhas para quem gosta de caminhar, observar a fauna e a flora e curtir um super visual, já que a montanha é um de pontos mais elevados da região.

Há diversas maneiras de chegar ao monastério: de carro, a pé ou nos combinados trem + teleférico ou trem + cremalheira (nós escolhemos a última opção). Esse “pacotes” podem ser adquiridos nos centros turísticos e nas estações de metrô de Barcelona. O pacote básico consiste de tickets de metrô, trem, cremalheira ou teleférico e funiculares e custa € 23,10 (março/2011). Os trens saem de hora em hora da Plaza Espanya e chegam a base da montanha, dali toma-se a cremalheira ou o teleférico até o monastério. Os funiculares ajudam a alcançar as partes mais altas do parque, onde começam as trilhas. Uma opção mais completa conta ainda com a entrada do museu e uma refeição a um custo de € 38,45.

Monastério encravado nas montanhas

Visitamos o local num dia ensolarado de junho de 2009 e saímos num dos primeiros trens, para aproveitar bem o dia. Quando chegamos a base da montanha já foi possível apreciar a beleza da paisagem, com o monastério encravado em suas rochas escarpadas. A partir deste ponto tomamos a cremalheira, pois devido o ângulo de inclinação da montanha fica impossível fazer este trajeto com o trem.

Chegando ao santuário, a grandiosidade da construção é de tirar o fôlego. O conjunto de prédios inclui a Basílica, o Museu de Montserrat com quadros de artistas como Picasso e Monet, o espaço audiovisual que conta a história do monastério, restaurantes, lojas de souvenier e até um hotel para quem quiser pernoitar. O monastério foi fundado em 1025 para comemorar a visão da Virgem e reconstruído em 1858 já que parte de sua estrutura foi destruída pelas tropas Napoleônicas em 1811.

A visita à Basílica é indispensável, não só por sua beleza, mas porque nela se encontra a imagem da virgem de Montserrat, conhecida popularmente como Moreneta. Se quiser, siga o exemplo de milhares de fiéis que entram na fila para ver a santa mais de perto e aproveitam para agradecer pelas graças alcançadas.

Após a visita religiosa “obrigatória”, tomamos o funicular em direção ao mirante de Sant Joan com uma vista espetacular do monastério. É possível fazer esse trecho a pé em cerca de 1 hora, porém a experiência de ser içado na montanha num funicular com teto de vidro vale muito a pena. Desde o mirante pegamos a trilha em direção a Sant Jeroni, o ponto mais alto da montanha a 1.236 m acima do nivel do mar. O caminho tem visuais deslumbrantes e após 2,5 horas de caminhada chegamos ao topo e de lá foi possível ver toda a planície do rio Llobregat e se o tempo tivesse ajudado teríamos visto inclusive os Pirineus.

Monastério visto do funicular

 

Trilha em direção a Sant Jeroni

Para aqueles que não querem encarar uma caminhada tão longa, outro passeio concorrido é visitar o local onde a imagem da virgem foi encontrada. Para chegar até lá, é só tomar o funicular da Santa Cova. Chegando a estação inferior, você poderá apreciar monumentos de Gaudí e Puig i Cadafalch representando os mistérios do Rosário, conjunto de esculturas modernistas ao ar livre mais importante da Catalunha. Infelizmente esse passeio teremos que deixar para uma próxima visita já que nossa trilha a Sant Jeroni nos tomou o dia todo…

Portanto já sabe, se vai a Barcelona reserve uma dia para visitar esse lugar incrível. Se você não é religioso, não importa, o contato com a natureza vai te colocar bem perto de Deus!

Foto de Montserrat tiradas através do teto transparente do funicular

Veja também:

Top Barcelona Gratuito

Algumas razões para escolher Barcelona

Jogo do Barça no Camp Nou


Responses

  1. […] Montserrat – Trekking e Peregrinação nos arredores de Barcelona […]

  2. […] montanha de Montserrat, a uns 60 km de Barcelona, o mosteiro (e o recinto) de Montserrat é um dos mais visitados de Espanha e, desde há muitos séculos, um notável ponto de […]

  3. […] Montserrat – Trekking e Peregrinação nos arredores de Barcelona […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: