Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 06/10/2011

Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional

Viagens a passeio são sempre agradáveis, e poucos são os que não se animam com a possibilidade de conhecer novos destinos ou visitar aqueles que trazem boas recordações.

E viajar por outros países então? Cruzar continentes, experimentar culturas distintas, cores, sons, comidas. Seja mochilando ou com mais conforto, viajar ao redor do mundo pode ser considerado um dos mais antigos sonhos da humanidade.

E para aqueles que estão prestes a embarcar em uma viagem dessas, opções são o que não faltam. Por isso, é sempre importante abrir os olhos para novas possibilidades, capazes de gerar mais conforto e praticidade para sua viagem. Uma dessas opções é a locação de automóveis.

Se no Brasil o aluguel de carros já proporciona inúmeras facilidades, no exterior as vantagens são ainda maiores. A principal delas é a possibilidade de visitar diversas regiões em uma mesma viagem, já que na Europa, por exemplo, a maioria dos países tem extensões equivalentes a alguns estados brasileiros.

Alugando um automóvel no exterior

Para o aluguel de carros no exterior, é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação em dia, outro documento com foto (de preferência o passaporte) e ao menos um cartão de crédito internacional. Além disso, a idade mínima para a locação de um automóvel fora do país pode variar de 21 a 25 anos e ainda há a possibilidade da exigência da Carteira Internacional de Habilitação, em alguns países.

A escolha da locadora também deve ser bem pensada. Antes de decidir por uma específica, é fundamental observar a sua disponibilidade de atendimento. Analise se a assistência é gratuita e fornecida 24 horas por dia, se a empresa é facilmente encontrada em casos de emergência e se sua frota de automóveis passa por revisões constantes.

O aluguel de carros pode ser encontrado em praticamente todos os lugares do mundo, principalmente em aeroportos e rodoviárias. Para facilitar sua procura, muitas locadoras disponibilizam seus serviços via internet, permitindo que você reserve o veículo desejado com antecedência e efetue o pagamento somente no momento de retirada do carro da locadora.

Carteira de Habilitação Internacional

Para dirigir em território internacional podem ser exigidos certos documentos, como a Carteira de Habilitação Internacional ou a Permissão Internacional para Dirigir (PID). A obrigatoriedade dos documentos varia de país para país, mas é sempre recomendada para quem vai dirigir no exterior.

Eles funcionam da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e servem como instrumento de identificação, podendo ser apresentados em mais de 100 países.

O preço e forma de expedição da Carteira de Habilitação Internacional varia de um lugar ao outro, tendo um prazo de emissão que vai de 1 a 5 dias. O documento pode ser requisitado em órgãos e entidades executivas de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, basta apresentar cópias válidas da CNH, do RG e do comprovante de residência no Brasil.

Cuidados com o trânsito

Antes de partir rumo a novos destinos, é importante informar-se a respeito das normas de trânsito do país escolhido. Alguns deles, como Japão, Índia ou Grã-Bretanha dirigem seguindo a mão inglesa, o que pode ser uma má surpresa para um turista despreparado.

Normas como o uso obrigatório do cinto de segurança nos bancos traseiros e dianteiros e uso da cadeirinha para crianças também não são esquecidas, ficando a cargo do condutor do veículo estar atento a essas questões. O cuidado, além de proporcionar segurança para quem está viajando, ainda evita multas que possam surgir. Não pense que, só por estar em um país estrangeiro, você estará livre de cumprir a lei e de arcar com as consequências, caso não a cumpra.

Pense no seu carro

Antes de retirar o carro da locadora, procure avaliar o funcionamento dos freios, motor, para-brisas e sistema hidráulico.

Quando possível, escolha automóveis equipados com GPS, ar condicionado, som e outros recursos que podem facilitar ainda mais a sua viagem. Além disso, as opções de modelos compactos tendem a ser mais econômicas, principalmente quando são bicombustíveis – o que permite ao viajante abastecer o carro de acordo com os preços mais baixos do mercado.

Seguros

Ao optar pelo aluguel de carros, o viajante ainda pode escolher entre os mais variados tipos de seguro que o protegem de possíveis danos causados ao veículo e a si mesmo, dentro e fora do seu país.

A proteção pode ser parcial ou total e varia de seguro para seguro. Vale observar que, apesar de opcionais, alguns exemplos como o seguro TP, contra roubo, podem ser obrigatórios em determinadas regiões, como alguns países europeus.

Curtindo a viagem

Por fim, planejar a tão sonhada viagem de carro pode não ser tarefa fácil, mas o viajante ainda tem a sorte de contar com recursos como a internet para auxiliá-lo em sua pesquisa. Conferir mapas, acessar telefones e endereços úteis e fazer reservas com antecedência são alguns exemplos de precauções que podem ser tomadas através da rede.

O cuidado com a organização e a atenção aos detalhes podem acabar tornando sua viagem de carro em território internacional muito mais simples e prazerosa do que parece.

Depois de tudo planejado, só resta desfrutar a delícia que é conhecer novos países e entrar em contato com culturas diferentes da nossa.

Boa viagem!

 Este artigo é um oferecimento  do Blog RentCars

  Veja Também:

Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma

Quanto custa dar a volta ao mundo – Matéria da Exame.com com nossa participação

Dicas para planejar uma Viagem de Volta ao Mundo

Monte Roraima, Sangue, Suor e Lágrimas – Venezuela

 


Responses

  1. Olá,

    Só pra complementar, nos EUA por exemplo não precisa da Carteira Internacional… eu dirigi lá mostrando apenas meu passaporte e CNH do Brasil.

    Abraços!

    • Oi Rapha
      valeu por compartilhar sua experiência nos EUA.

      continue nos acompanhando

      grande abraço

      Eder

  2. Olá,

    Ótimas dicas.

    Curto bastante viajar de carro e seu artigo esta bem completo…irei recomendar.

    No meu blog tenho vários roteiros para viagens de carro: Europa, Costa Oeste dos EUA, etc.

    Grande abraço

    • Olá Guilherme
      legal que você tenha gostado do artigo. Ajuda bastante na hora de alugar um carro. Também quem escreveu o post entende muito do assunto. Foi a Gladys do Blog RentCars.

      Recomende aos seus amigos que queiram alugar carros em viagem. Vai ser muito útil.

      Continue enviando seus comentários.

      grande abraço
      Eder

  3. […] Em todas as minhas viagens, procuro sempre incluir pelo menos um trecho para percorrer em estradas, seja de carro, moto, ônibus ou motor-home. O blog Quatro Cantos do Mundo, escreveu um excelente artigo Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional. […]

    • Olá Guilherme
      o post ficou mesmo ótimo, mas os créditos todos vão para Gladys do Blog RentCars.

      valeu
      abraços

  4. […] Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional […]

  5. […] Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional […]

  6. É uma boa opção alugar carro quando viajamos mas não é só alugar. Temos de estar atentos a vários pormenores como diz aqui.

    • Olá amiga portuguesa
      você tem toda razão, planejar bem é fundamental para evitar aborrecimentos.

      continue nos acompanhando sempre que puder.

      abraços

      Eder

  7. […] Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional […]

  8. estou indo de bruxelas para amsterdan de carro, vcs tem alguma dica?
    onde devo ter mais cuidados? obg

    • Olá Eliane

      nossa sugestão é que você vá de trem, além de rápido vai sair mais barato. Também em Amsterdan você vai ter dificuldades para estacionar seu carro.

      Como fizemos este trajeto de trem não sabemos como saõ as estradas, mas tenho certeza que serão ótimas. Basta respeitar as leis de trânsito que você não terá problemas.

      boa viagem

      Eder

  9. […] Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional […]

  10. […] Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional […]

  11. […] Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional […]

  12. […] Em todas as minhas viagens, procuro sempre incluir pelo menos um trecho para percorrer em estradas, seja de carro, moto, ônibus ou motor-home. O blog Quatro Cantos do Mundo, escreveu um excelente artigo Desvendando os mistérios de uma viagem de carro em território internacional. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: