Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 04/01/2012

Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York

Final de Tarde no Highline Park

O Highline é o mais novo parque de Nova York (escolhido por nós um dos melhores passeios de Nova York), tendo sido entregue integralmente a população poucos meses atrás. Mas o que tem esse parque de tão diferente de outros na cidade? O Highline foi criado onde antigamente existia uma linha de trem suspensa que cortava os distritos de Meatpacking, Chelsea e Midtown, mas que já estava abandonada há muitos anos servindo de moradia para mendigos e drogados. Há alguns anos a prefeitura resolveu destruir esta antiga construção, mas devido a forte pressão do grupo de amigos do Highline a estrutura original foi mantida, reurbanizada e transformada num parque público municipal.

A primeira impressão que tive ao chegar ao local foi de estranheza, pois para entrar no parque foi preciso subir uma escada para alcançar o antigo local suspenso onde passavam os trens. Porém, ao chegar no topo e ver a mistura do cimento da antiga estrutura com o verde por todos os lados, acompanhado da bela paisagem da cidade vista por cima foi realmente espetacular.

Highline Park - a nova área de lazer de NYC

Jardim sobre os antigos trilhos de trem

Por todo o percurso caminha-se sobre um deck de madeira rodeado por jardins. Em muitos trechos os trilhos originais foram mantidos, o que dá um charme todo especial. Os locais mais disputados entre os turistas e nova iorquinos são as espreguiçadeiras e bancos de madeira. Além disso, existe uma pequena arquibancada onde as pessoas sentam e observam o trânsito, muitas vezes, parado dessa metrópole.

Local mais disputado do Highline: as espreguiçadeiras de madeira

Arquibancada para observar o trânsito e deixar o tempo passar

Em alguns pontos do Highline foram abertos bares onde as pessoas param para tomar uma cerveja ou um café. Há também um hotel de luxo que foi construído após a entrega da primeira fase do parque.

Bar para observar final de tarde em Manhattan

Mas o melhor do passeio foi conseguir ver o pôr-do-sol no alto do Higline, com uma vista do rio Hudson, do Empire State, do Chrysler Building e do skyline da cidade, acompanhados por Daniela Mercury que neste momento concedia uma entrevista para uma jornalista da globo.

A beleza do pôr-de-sol com a cidade ao fundo

Observando o final de tarde no Highline

Daniel Mercury sendo entrevistada num belo cenário

O Highline é um exemplo real de que muitas vezes um local abandonado pode ser recuperado, revitalizando a área e criando uma nova opção de lazer para a cidade.

Veja Também:

TOP 10 Nova York – Passeios Imperdíveis na Big Apple

Roteiros em Barcelona: Montjuïc

Londres aos meus pés

Berlim – Museu a Céu Aberto


Responses

  1. […] Highline Park e Chelsea Market – Nova York, como São Paulo, é uma cidade com pouco espaço para tanta gente, principalmente em Manhattan. Apesar dessa falta de espaço, ainda existem lugares degradados na cidade que são subutilizados. A prefeitura de NY, tentando mudar esse quadro, começou um processo de revitalização de alguns desses locais. Este foi o caso do Highline Park, uma linha férrea suspensa que havia sido desativada há muitos anos e que este ano teve sua reurbanização finalizada, fazendo este esqueleto de cimento transformar-se em um belo parque com vista para o rio Hudson e para outros cartões postais da cidade como o Empire State Building, Chrysler Building e ao longe a Estatua da Liberdade. Para se ter uma idéia do que é esse parque suspenso é só imaginar o minhocão, que fica no meio da cidade de São Paulo, transformado em um grande parque com jardins, espreguiçadeiras e pequenos bares para a população. Perto do Highline Park encontra-se outra atração que mudou a cara do bairro: o Chelsea Market. Esse mercado foi criado num prédio onde se localizava uma antiga fábrica de biscoitos e abriga diversos restaurantes, lojas, padarias e docerias, tudo num clima bem descolado. Programe seu passeio ao Highline para assistir o pôr-do-sol no rio Hudson e depois aproveite para jantar em uma das muitas opções no Chelsea Market, você não vai se arrepender.  […]

  2. Um bom exemplo a ser seguido. Imaginem que maravilha seria o minhocão, em SP, ser transformado em uma parque aéreo?

    • Yara,

      Pensei exatamente na mesma coisa quando cheguei no Highline, mas sabemos que a nossa realidade é muito diferente da dos EUA. Temos que nos unir e fazer com que nossas cidades sejam mais habitáveis.
      Continue acompanhando nosso blog e quando puder participe de um de nossos encontros,

      Abs,

      Quatro Cantos do Mundo

  3. Muitas lindas as fotos!!
    Também adoro o High Line Park!!
    Na última vez em NYC fiquei hospedada no hotel The Standard e tinha uma vista bem interessante do parque! Pena que havia muiiiita neve e não dava para curtir o pôr do sol nas espreguiçadeiras de madeira…
    Bjs, Anna

    • Anna,

      O Highline é parada obrigatória para os turistas que vão a NYC,adorei conhecer esse parque e estou recomendando a todos. Antes de viajar a NYC li vários blogs de viagem e peguei várias dicas no Nos no Mundo.
      Agradeço pela ajuda e recomendo aos amigos viajantes.

      Abs,

      Paulo

  4. Este parque é um oásis dentro de uma metrópole enlouquecida como NY.
    Este exemplo poderia ser seguido aqui no Brasil.
    Beijos
    Mara

    • Mara,

      Temos muita coisa a aprender com outros países.
      Por isso é bom sempre viajarmos pra abrir a cabeça e conhecer coisa nova.

      Bjs,

      Paulo

  5. […]  Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]

  6. […] Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]

  7. […] Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]

  8. […] Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]

  9. […] Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]

  10. […] Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]

  11. […] Um pôr-do-sol no Highline Park em Nova York […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: