A Síria sempre esteve em nossos planos de viagem. Demos uma Volta no Mundo e por um motivo ou outro nunca chegamos a conhecê-la. O país como um todo parece encantador, mas a região de Homs onde estão localizados os castelos dos cruzados seria nosso primeiro destino. Esta região se tornou célebre nos idos de 1909 quando o jovem T.E. Lawrence empreendeu uma viagem exploratória de 1600 quilômetros a pé em baixo de um sol escaldante. Foi lá que ele encontrou o Castelo Krak, o mais bonito do mundo segundo relatos de seu livro Crusader Castles, lançado quando ele já era conhecido como Lawrence das Arábias. Atualmente o país vive uma guerra civil desencadeada por anos de opressão e fomentada pelo fenômeno da Primavera Árabe que já derrubou os ditadores: Ben Ali na Tunísia, Mubarak no Egito, Kadafi na Líbia e Saleh no Iêmen. Através de relatos e fotos de um amigo sírio que vive fora do país tentaremos mostrar o que está acontecendo na Síria neste momento e a luta dos novos cruzados (povo sírio) não para impor uma religião, mas por liberdade de expressão e direitos humanos. Ao mesmo tempo ficamos torcendo (é só o que podemos fazer neste momento) para um dia finalmente conhecermos os maravilhosos castelos em um ambiente de paz e democracia.

De cima para baixo: bandeira egípcia (regime derrubado), antiga bandeira síria e bandeira tunisiana (regime derrubado)
O país se tornou independente em 1946 e até 1970 passou por diversos golpes ou tentativas de golpes militares. Foi nesta data que assumiu o poder Hafez al-Assad e seu Partido Baath de orientação socialista e nacionalista. Hafez comandou o país por trinta longos anos com mão de ferro e quando finalmente morreu, deixou de herança a seu filho Bashar a cadeira de ditador e o título de dono do país. Neste período o país atuou como protagonista na região, seja na Guerra dos Seis Dias em 1967 ou na Guerra do Yom Kippur em 1973 ambas perdidas diante do poderoso Israel. Mais tarde, em 1978 invadiu o Líbano com a desculpa de proteger o país contra as investidas de Israel e conseguiu alimentar o ódio tanto de judeus israelitas quanto de muçulmanos libaneses.
A atual guerra civil começou com protestos pacíficos por liberdade de impressa e melhoria dos direitos humanos. Para se ter uma idéia a Síria viveu em estado de emergência desde 1962 até poucos dias atrás. O que suspendia direitos constitucionais e na prática dava direito ao Estado de fazer o que bem entender, incluindo prisões arbitrárias, repressão a manifestações, etc. No campo político o governo não tem oposição já que foi instituída a política de partido único, caindo todos os outros na clandestinidade.
As manifestações foram duramente reprimidas e geraram além de centenas de mortes, um descontentamento ainda maior. Integrantes do exército que se recusaram a espancar e matar compatriotas foram perseguidos e engrossaram as fileiras do exército rebelde conhecido como Exército Livre Sírio. Sentindo que sua batata estava assando, Bashar al-Assad, mais conhecido pelo apelido de pato, anunciou reformas políticas dizendo que o governo atenderia as aspirações populares. A primeira medida foi o fim do estado de emergência após 48 anos, mas era tarde demais. Ele perdeu o bonde da História e o pato deve voar para longe da Síria antes do fim da Primavera (árabe) ou vai virar troféu de caça do novo governo como aconteceu com Kadafi.
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos locais. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Tunísia: Uma visão do país antes da revolução que derrubou a ditadura de Ben Ali
Meninos, não sei quem escreveu esse post, mas eu fiquei toda arrepiada!
Objetivo e simples na forma de contextualizar os acontecimentos, mas por outro lado 100% comovente e conscientizador.
Muito bom o texto e muito triste a história!
Bjs
Daniella Mendes
By: Daniella Mendes on 04/04/2012
at 21:05
Olá Dani
fui eu quem escreveu (Eder). Fico super feliz que tenha gostado.
A história é triste e esperamos que tenha um fim logo como nos outros países com a queda de mais um ditador.
bjs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 06/04/2012
at 16:13
Estive na Síria em 2010. Mesmo sem democracia, o país é lindo, com um potencial turístico imenso e o povo mais amável que já conheci. Tem me entristecido muito acompanhar o noticiário, mas sobra saber que, como se disse num certo filme, essa guerra um dia vai acabar.
By: alevezadohipopotamo on 04/04/2012
at 22:37
Olá amigo magro hipopotámo
nosso sonho em caminhar em terras sírias continua. Torcemos para que o pato voe o quanto antes para longe e o povo possa viver em paz.
grande abraço
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 06/04/2012
at 16:17
Esperemos que o povo sirio encontre a paz, assim como o resto do mundo… Particularmente gostaria de conhecer o Irã, e espero que algum dia haja paz para isto.
By: Ernesto on 04/04/2012
at 22:52
Olá Ernesto
aproveita para ir logo enquanto a primavera árabe ainda está longe do Irã. Escutei de muitos viajantes que os iranianos são muito amáveis.
um dia também quero passar por lá.
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 06/04/2012
at 16:15
Oi Eder, muito legal o texto! Estivemos no Crac des Chevaliers em 2010 e nos encantamos com a Siria e seu povo. Muito triste o que está acontecendo por lá.
Só uma correção, Chevaliers não significa castelo e sim cavaleiros. Crac que são os castelos.
Sobre a questão politica adoraria sentar para um café, pois me interesso muito por esta parte também. O ocidente de certa forma fez vista grossa a esta ditadura, por ela ser considerada moderada em termos religiosos. Vizinhos de Israel, todos tem medo que um grupo radical assuma o poder. Pode ser que o “poder do povo”na Síria não seja bom para o Ocidente, mas seja bom para eles… Conflitante para quem diz que apoia a democracia! (só balela pois é fácil de citar ditaduras que foram apoiadas pelo Ocidente e democracias que foram derrubadas por eles).
Ernesto, acredite, a paz no Irã é muito maior do que no Brasil (em termos de violência, perigo)! O único problema seria caso os EUA ou Israel atacassem, algo que acredito ser muito difícil de acontecer. Eu e minha mulher passamos um mês neste fantástico país, e já estamos preparando nossa volta!
Grande Abraço
By: saiporai on 08/05/2012
at 9:25
Olá pessoal
desculpe nossa falha. Pensei certo e escrevi errado, mas já foi corrigido.
Nunca estivemos na Síria, mas todos que foram voltam contando das belezas e hospitalidade de seu povo. Quem sabe um dia.
Apesar da ditadura ser moderada religiosamente, é um dos maiores inimigos de Israel e não tem tratados de paz com este país diferentemente de Egito e Jordânia.
Ditaduta de Sadam Hussein foi bem vista por Bush pai, mas nem tanto por Bush filho. O presidente eleito da Guatemala foi derrubado pelos yankees na década de 60. A história é contada no livro Bitter Fruit. O que importa é se o regime é conveniente ou não.
Um dia também iremos ao Irã que assim com a Síria dizem ter um povo super hospitaleiro.
Poderíamos conversar muito sobre este lado do mundo se você fosse a um ds nossos Encontros dos Viajantes. O próximo é dia 26/05.
grande abraço
By: Quatro Cantos do Mundo on 08/05/2012
at 12:30
Pois é, temos que ir para SP qualquer hora destas, de preferencia quando tiver um encontro dos viajantes! Dia 24/05 estamos indo para Marrocos e Sahara Ocidental. Mas não faltarão oportunidades. Se vierem para Curitiba dem um toque também!
Abs
By: saiporai on 08/05/2012
at 16:40
Tomara que um dia dê certo de vocês participarem de um encontro.
boa viagem e grande abraço
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 11/05/2012
at 13:57
Conheça a etiqueta local antes de fazer as malas para a Síria
http://turismoadaptado.wordpress.com/2012/05/12/conheca-a-etiqueta-local-antes-de-fazer-as-malas-para-a-siria/
By: Ricardo Shimosakai on 12/05/2012
at 11:55
Adorei
te deixei um recado no seu blog.
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 14/05/2012
at 15:58
[…] Síria, guerra civil e turismo – Quatro Cantos do Mundo explica […]
By: Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Visite a Coréia do Sul « Quatro Cantos do Mundo on 20/06/2012
at 16:10
Síria é uma terra deslumbrante, com um povo marcardo por inúmeros conflitos político-religiosos e pelo regime ditatorial, que, infelizmente, mata seus cidadãos a cada dia. Quero muito que esta guerra acabe logo, e que o povo sírio possa reconstruir suas vidas e ter paz! Um dia quero visitar e contemplar de perto este lindo país!!! Obrigada pelo artigo! Abraço!
By: Su on 14/01/2014
at 19:27
Ola Su
todos desejamos o fim da guerra e quem sabe também um dia poderei visitar as belezas da Síria.
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 16/01/2014
at 6:15
[…] Síria, guerra civil e turismo – Quatro Cantos do Mundo explica […]
By: Como evitar atentados terroristas durante sua viagem turística | Quatro Cantos do Mundo on 24/07/2016
at 9:27