Menos é Mais…Sempre! Esse antigo ditado funciona para tudo na vida, afinal, simplificar é sempre melhor do que complicar. Aprendi a importância dessas palavras em minhas viagens, a mala e as coisas que levo dentro dela são a melhor aplicação prática dessa teoria. Não consigo enfatizar suficientemente a importância de se viajar “leve”, com o mínimo possível. Como uma metáfora da vida, escolhemos o que queremos carregar em nossa mala e quanto mais coisas, maior o peso nas suas costas, literalmente. Existe uma seção nesse blog em que o Eder e a Fabi dão dicas sobre o que levar (Dicas para planejar uma Viagem de Volta ao Mundo) e eles, assim como qualquer pessoa que viajou por muito tempo, concordam que a flexibilidade de se viajar leve é mais importante do que as várias “necessidades” que acabam se mostrando supérfluas em sua vida nas estradas. Salvo poucas, mas importantes exceções em lugares extremamente frios carrego a mesma mala com o mesmo peso para qualquer lugar que vou. Do deserto do Saara as auroras boreais da Suécia, relaxando em ilhas do sudeste asiático ou esquiando na Turquia, minha mala foi absolutamente a mesma, mostrando que variações de climas não são desculpas para malas gigantes.
Sejamos honestos, existem várias coisas em nossas casas que não utilizamos e que entraram em nossas vidas por alguma razão e não encontraram uma saída. Quando viajamos não temos mais desculpas, o tamanho da mala é limitado. Viajar por um longo tempo mostra que não só é muito mais fácil e prático carregar o mínimo possível, como também é mais divertido. Comprar uma pasta de dente no Camboja ou um shampoo no Zimbábue foram experiências que me marcaram tanto ou mais quanto visitar os tradicionais pontos turísticos. Além do mais, dar roupas e outras coisas as pessoas que precisam mais do que você e comprar novas em países exóticos, não só ajuda duplamente as comunidades locais como te faz ter excelentes souvenirs pra si próprio. O maior favor que você pode fazer para suas costas antes de começar a juntar um monte de tralha desnecessária é escolher uma mala de viagem pequena.
O essencial para mim: itens básicos de higiene, um bom par de tênis e um de chinelos, um bom óculos de sol, um guia de viagem para a região que estiver (facilmente comprado de segunda mão na estrada), remédios necessários e emergenciais, poucas e funcionais camisetas, camisas, shorts e calças que podem ser usadas em distintas ocasiões, um pen drive com cópia dos meus documentos, um casaco de frio a prova d’água, uma mala menor de aventura. Câmera fotográfica, para mim tem que caber no bolso e se for muito cara ou difícil de carregar, não levo. Notebook apenas se você for escritor profissional, pois existem internet cafés praticamente no mundo todo e vos escrevo de um em Seul nesse momento. Parece drástico demais no início, mas saiba que em qualquer lugar do mundo em que estiver você vai encontrar solução para as necessidades que surgirem, afinal, se são realmente necessidades, como os locais viveriam sem elas?
Prancha de surf, violão, bicicleta, colchão de yoga, rede anti-mosquito, livros, equipamento de camping, etc só devem ser levados se você tiver certeza que vai utilizá-los muito. O que faço é comprar esses itens usados no país em que estou e depois vendo geralmente perdendo muito pouco dinheiro, mesmo tendo abusado desses objetos. Jóias e eletrônicos caros devem ficar em casa, pois além de não servirem para nada trarão mais dor de cabeça do que alívio. “Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir” escreveu Henry Thoreau no livro Walden e fazer e ajustar a mala na estrada mostra quão verdadeiro isso é.
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos locais. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Dicas para planejar uma Viagem de Volta ao Mundo
Dicas para Planejar uma Volta ao Mundo – Parte II
Os sentimentos que experimentamos durante nossa viagem de volta ao mundo
Excelente o post, vou viajar o proximo Domingo ao Marrocos e fiquei imaginando a mala de rodinhas no Deserto do Saara. Sem duvida vou fazer as malas pensando nas dicas que voces deram. thanks! Au revoir. Andre Santos
By: Andre on 06/05/2012
at 21:18
Valeu Andre,
tenho certeza que voce vai adorar o Marrocos! No Saara o camelo ajuda bastante com a mala, mas o mochilao combina melhor com a paisagem do que as rodinhas! Aproveite!
Ricardo
By: Quatro Cantos do Mundo on 10/05/2012
at 13:55
Nossa ao ver sua mala pensei: uau esse tamanho de mala carrego para apenas um final de semana..rs…realmente tenho muiiiiitos conceitos a rever em minha vida…obrigada por me ajudar a enxerga-los….
By: Edna on 06/05/2012
at 22:19
Dúvida: Será que mulher sempre carrega mala maior que do homem????..afinal o sapato tem que combinar com a roupa..a bolsa…o cinto…maquiagem…perfume…secador…blablablablabla…rs
By: Edna on 06/05/2012
at 22:27
É isso ai Edna, menos é mais sempre! Leve o minimo possível e não adianta usar a desculpa do sexo feminino! Conheci mulheres que viajaram muitos meses apenas com a bagagem de mão! Nao é brincadeira! Como diria Balu, amigo de Mogli : Somente o necessário. O extraordinário é demais!
Ricardo
By: Quatro Cantos do Mundo on 10/05/2012
at 13:57
Adorei as dicas Rick !! besos no coração e continue com sua jornada iluminada
By: Enriqueta(Erica) Font Parraga on 07/05/2012
at 10:15
Muito obrigado Erica, e boa sorte na proxima vez que fizer as malas!
Ricardo
By: Quatro Cantos do Mundo on 10/05/2012
at 13:58
Nossa…. nem sei o que falar. Acho que terei que repensar bastante nos itens da viagem…. rsrsrs
Rick, obrigada pelas dicas!! Achei muito útil a dica de levar o pen drive com a cópia dos seus documentos… Valeu!
By: Pamela Brito on 07/05/2012
at 10:48
Que bom que pude ajudar em algo Pamela, o pen drive além de carregar as cópias dos documentos também serve como back up para fotos!
Boas viagens “leves” !
Riq
By: Quatro Cantos do Mundo on 10/05/2012
at 13:59
Adorei o post!!!! e posso afirmar que nem sempre mulher carrega mala maior que os homens, já passei por essa experiência e nós tbém aprendemos com os erros rsrs!!
By: Vanessa Magiri on 08/05/2012
at 23:13
Adorei a dica do pen drive com os documentos ttbém. Com certeza farei o mesmo!
Eu faço tbém um email para os familiares com algumas orientações, em caso de emergências…
By: Vanessa Magiri on 08/05/2012
at 23:14
Com certeza, quanto mais viajamos mais aprendemos que menos é mais! Conheci mulheres que viajaram apenas com a bagagem de mão e homens que traziam duas malas gigantes de rodinhas! Sem desculpas, concordo contigo! A dica que você deu do email tambem é ótima, e como qualquer emergência, espero que nunca seja utilizada 🙂 Sempre carrego lembrancinhas do Brasil para os novos amigos dos países que vou, mas não coloquei no texto porque meu estoque acabou há alguns meses!
Riq
By: Quatro Cantos do Mundo on 10/05/2012
at 14:02
Excelente cara. Semana q vem eh a minha eurotrip. Curta aí…
By: André Caon (Central) on 12/05/2012
at 9:05
Aproveita demais a sua trip também amigo
abs
By: Quatro Cantos do Mundo on 14/05/2012
at 15:57
[…] Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Menos é Mais…Sempre! […]
By: Como levar dinheiro em sua Viagem de Volta ao Mundo « Quatro Cantos do Mundo on 01/07/2012
at 17:53
[…] viajaria por mais de ano e com apenas uma pequena mochila que não tem espaço para supérfluos (Menos é Mais Sempre). Mas não é que Abdul é o guru das vendas? Ele começou me oferecendo um tradicional chá de […]
By: Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Melhore seu CV: VIAJE « Quatro Cantos do Mundo on 08/07/2012
at 11:40
[…] Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Menos é Mais…Sempre! 0.000000 0.000000 Share this:FacebookTwitterEmailPinterestMaisOrkutStumbleUponGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. […]
By: A nossa Viagem de Volta ao Mundo está só começando « Quatro Cantos do Mundo on 10/07/2012
at 19:14
[…] Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Menos é Mais…Sempre! […]
By: Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? « Quatro Cantos do Mundo on 29/07/2012
at 10:34
[…] Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Menos é Mais…Sempre! […]
By: Um modo prático de não esquecer itens essenciais de sua bagagem « Quatro Cantos do Mundo on 16/12/2012
at 16:56