Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 01/07/2012

Apresentação de Cuba no 23 Encontro do Viajantes e galeria de Fotos

Jarbas contando suas aventuras em Cuba

No 23o Encontro do Viajantes Jarbas Pereira contou sobre sua aventura em Cuba, e para entender melhor a situação atual desse país e como isso afeta vida dos turistas começou sua apresentação contando um pouco da história desse país. O início desta história é quase igual a dos principais países latino americanos, pois foi descoberta em 1492 por Colombo e ficou na mão dos Espanhóis por séculos.  No ano de 1898 com a ajuda dos Estados Unidos conseguiu sua independência da Espanha, mas essa ajuda e a proximidade dos dois países fez com que apesar de ser um país independente sofresse a ingerência dos americanos por longos anos. No ano de 1959 com as manifestações revolucionárias por todo o pais fizeram com que o ditador Fulgêncio Batista fugisse do país, e os revolucionários liderados por Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos tomassem o poder e criassem uma nação socialista onde o estado passou a ser dono de tudo, ou seja das indústrias, das terras e dos grandes comércios. Um país que a partir da revolução passa a investir muito na educação do povo, na saúde mas não consegue fazer o país prosperar economicamente. Atualmente uma das principais fontes de entrada de dólares no país é através do turismo e todos aqueles que trabalham no turismo são os que tem o melhor nível de vida no país. Situação fácil de entender, num país que tem um salário médio mensal  em torno de US$20,00.

Slides da Apresentação

Com esse entendimento básico da história, consegue-se entender melhor um pouco do país e do que te espera nessa viagem. A entrada dos turistas é muito facilitada, sendo que se necessita de um visto que se consegue sem maiores problemas, vacina de febre amarela e um seguro saúde que seja aceito na ilha. O país tem duas moedas: o peso cubano que é utilizado pela população e tem um valor muito baixo em relação as principais moedas internacionais e o CUCS que é uma moeda que somente é utilizada pelos turistas, e sua cotação é muito próxima a do dólar.

Havana é a capital do país e também a principal cidade para se conhecer a realidade do país. Nesta viagem Jarbas escolheu ao invés de ficar num hotel se hospedar na casa do Sr. Juan que tem uma autorização governamental especial para receber estrangeiros em sua casa. A vantagem de  ficar numa casa de família é de se conseguir  conhecer a realidade das famílias cubanas e de ouvir histórias de como era o país antes da revolução e de todas as mudanças ocorridas.  Além das casas de famílias, existem os hotéis que variam desde os mais simples até alguns das grandes redes internacionais.

O país, em geral, é muito seguro sendo que o máximo de aborrecimentos que terá serão as constantes ofertas de rum, mulheres ou charutos pelos jineteros. Em relação a alimentação, a comida é barata, onde se consegue comer lagosta gastando apenas 12 dolares, mas por outro lado não existem grandes opções no cardápio e existe uma certa escassez de carne.

Platéia atenta a apresentação do Jarbas

Na cidade de Havana as principais atrações turísticas se localizam nos bairros de: Habana Vieja, Centro Habana e Vedado. Em Habana Vieja estão o Capitólio, que é uma réplica do americano em Washington, a fototeca de Cuba, o Museo de la Revolución, o Paseo del Prado e o centro Wilfredo Lam. Em Centro Habana estão o Malecón, o Bairro Chinês (Barrio Chino) e a Fábrica de Charuto Partágas. No bairro de Vedado está a Plaza dela Revolución, a Avenida dos Presidentes onde existem estátuas dos principais presidentes mundiais (segundo o Regime Cubano) e a sorveteria Coppelia (heladeria Coppelia).

Mais um Encontro dos Viajantes da Amélie acompanhada de seu pai

Um dos passeios mais interessantes é o Museo de la Revolución onde é contado a história da tomada do poder por Fidel e seus revolucionários, e consegue- se observar documentos e matérias do jornal da época, armas utilizadas e tem o hilário Rincón de los Cretinos (Canto dos Cretinos). O Rincón de los Cretinos tem um agradecimento a pessoas como: Fulgêncio Batista, Ronald Reagan, Bush pai e filho que por serem verdadeiros cretinos ajudaram a tornar a Revolução Cubana cada vez mais forte.

Além de Havana, outras cidades turísticas que merecem ser visitadas são:  Trinidad, Varadero, Santiago de Cuba, Cayo Largo, Serra Maestra e Guantánamo. Sendo que Varadero é onde se localizam algumas das praias mais bonitas do país, e a única opção de alojamento são as grandes redes de resort.

No final do Encontro foram sorteados os super kits enviados pela Sanchat Tour, Taca Airlines e que foram entregues pela Daniella Mendes do Zupper Viagens; o Felipe do Ipostal também presente no Encontro sorteou 10 kits com 5 postais cada. A Roberta do blog Territórios aproveitou o Encontro para lançar sua nova coleção de Postais, e distribuiu um postal para cada presente com uma imagem de Havana, além de sortear um pacote com toda a coleção de postais. A Gardênia do blog Peripécias de uma Flor contou aos participantes sobre o EIBTUR em que ela e a Roberta estiveram presentes e explicou sobre a criação da RBBV, e como a Rede de Blogueiros pode ajudar a todos que gostam de viajar. Este foi mais um Encontro dos Viajantes que contou com a presença de vários viajantes e que só terminou mais tarde no já tradicional Happy Hour.

Gardênia e Roberta contando um pouco sobre o EIBTUR

Todos muito felizes com seus brindes

Jarbas, Vanessa e o pessoal do Quatro Cantos do Mundo

Happy Hour dos Viajantes

Realização: Blog Quatro Cantos do Mundo – Facebook – Twitter

Apoio: Zupper Viagens –   Facebook – Twitter

Apoio:  Ipostal –  Facebook – Twitter

Apoio: Taca Airlines

Apoio:  Sanchat Tour –   Facebook – Twitter

Veja Também:

Apresentação da Colômbia no 22º Encontro dos Viajantes

Galeria de Fotos do 17º Encontro dos Viajantes – Peru

14º Encontro dos Viajantes – Chile de Norte a Sul – Galeria de Fotos

Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP


Responses

  1. […] Os Encontros dos Viajantes desse segundo ano  começaram com a Carol do Dicas e Roteiros de Viagens falando sobre o Chile, depois a Deise do Viagem pelo Mundo falando de Fernando de Noronha, a Cíntia da Cia. da Mochila contando sobre Laos e Camboja, o pessoal do Diário de Mochileiro falando do Peru, o Rafael do The Way Travel falando sobre Londres, eu e a Carol falando de Nova York, o Maurício falando da Austrália, a Monique do Diário Radical falando da Turquia, o Júnior do Diário de Mochileiro falando da Colômbia e o Jarbas falando de Cuba. […]

  2. […] Apresentação de Cuba no 23 Encontro do Viajantes e galeria de Fotos […]

  3. […] Apresentação de Cuba no 23 Encontro do Viajantes e galeria de Fotos […]

  4. […] Apresentação de Cuba no 23 Encontro do Viajantes e galeria de Fotos […]

  5. […] Apresentação de Cuba no 23 Encontro do Viajantes e galeria de Fotos […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: