Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 29/07/2012

Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo?

Depois de tantas pessoas nos perguntarem que tipo de calçado levamos em nossa Viagem de Volta ao Mundo resolvemos escrever este post para dar algumas dicas aos amigos viajantes. Aqui deixamos algumas sugestões que estão longe de serem verdades absolutas, mas que escritas por quem esteve 16 meses na estrada ininterruptamente devem ser pelo menos ouvidas. Muitos a princípio irão discordar da gente. Pensarão: muito radicalismo por parte da galera do Quatro Cantos do Mundo, mas uma vez com a mochila nas costas voltarão atrás em suas opiniões. Outros se manterão firmes em sua discordância, pior para as costas destes.

Cuidado para não ficar como nosso amigo da foto

Como vocês já perceberam pelo tom da conversa é impossível carregar sua casa ou todo conforto dela em suas costas. Sendo assim, mulheres (incluímos ai também alguns homens) esqueçam seu lado Imelda Marcos (dona de mais de 3000 pares de sapato) e mantenham a praticidade, afinal de contas vocês estão partindo para uma Viagem de Volta ao Mundo e não para o Fashion Week.

Nossa sugestão é levar apenas dois pares de calçados, um no pé e outro na mochila. Já ouvimos os gritos: “impossível. Jamais sobreviveria com apenas isso”. Somos a prova viva que vocês não só sobreviverão, como ainda estarão tão felizes que nem se lembrarão daquele saltinho preto básico. Sim porque no que depender de nós ele não estará no seu pé e nem na mochila.

Também escutamos as vozes fatalistas. Mas e se isso acontecer e se aquilo ocorrer. Em uma Viagem de Volta ao Mundo não espaços para “se”. Se meu pai fosse mulher eu teria duas mães. Por sorte ele nasceu homem, eu fui gerado e estou aqui para contar a história. Concordo que imprevistos podem e irão acontecer. Por exemplo, você pode ser convidado para fazer uma entrevista de emprego naquele país que sempre sonhou em viver. Não dá para ir à entrevista de sua vida, de bota, certo (acabaram de descobrir qual é um dos pares de calçado sugeridos por nós)? Até ai estamos totalmente de acordo. Mas lembrem-se que fora do Brasil também se pode comprar sapato social. Não faz sentido carregar algo por tanto tempo sem utilidade imediata. Sim mulheres, vocês terão mais de uma balada para ir com seu sapato de salto, mas que diferença faz tê-lo na bagagem se depois da segunda música vocês invariavelmente os deixarão de lado para dançarem descalças?

Depois de tantos argumentos, vamos aos fatos e aos eleitos. Sugerimos levar um calçado fechado: a bota de trilha e um calçado aberto: chinelo de dedos de borracha.

Aqui traçamos um paralelo um tanto curioso. Sua bota deve ser parecida com o Caveirão do BOPE que sobe os morros do Rio de Janeiro na captura de traficantes. O Caveirão é a prova de balas, sua bota a prova d´água. O Caveirão tem “seteiras”, orifícios por onde os policiais podem atirar sem serem atingidos, sua bota também deve ter micro orifícios que permitem a saída de ar interno evitando aquecimento. O Caveirão tem a torre no topo do carro de onde se tem uma visão privilegiada, sua bota deve ter cano alto para evitar entorses no tornozelo. O Caveirão tem rodas especiais e sua bota solado antiderrapante próprio para qualquer tipo de terreno. O tênis pode ser uma opção de calçado fechado, mas sem todas as funcionalidades de uma bota de trilha. E prestem atenção ao melhor conselho de todos: a melhor bota é a sua bota: amaciada, laceada, usada e que se ajusta perfeitamente e confortavelmente ao contorno dos seus pés. Sempre que estiver com a mochila nas costas, é bota no pé e chinelo na mochila.

Bota “caveirão”, perfeita para sua Volta ao Mundo

O chinelo de dedo vai ser útil em muitas ocasiões. Para tomar banho em um banheiro que não é dos mais limpos ele é ótima companhia. Em dias muito quentes você pode deixar a bota no quarto e levar seu chinelo para conhecer os pontos turísticos do lugar. Mas caminhar todo o dia com pés arejados vai sujar meu pé e o chinelo. Sim, vai sujar (lembre da frase do OMO: se sujar faz bem) e você vai tomar banho para limpar ambos, por isso é tão importante que ele seja todo de borracha. Secará em questão de poucos minutos. Outra boa notícia é que a marca do Havaí que não solta as tiras e não deforma está super na moda em todo mundo, ainda mais se vier com a bandeirinha de nosso país. Mulheres, resolvemos seu dilema do salto alto, é Havaianas nas baladas. Opte por cores escuras. Vai evitar aquela aparência de sujo do chinelo branco que se mantém por mais que você lave.

Mulheres vão por mim, fiquem com a primeira opção

No começo de nossa Viagem de Volta ao Mundo levávamos também um tênis, mas devido ao pouco uso enviamos de volta para o Brasil. Estas são nossas dicas, lembrando sempre que a parceria praticidade e conforto é a fundamental para uma viagem de longa duração. Concordem ou discordem, mas não deixem de enviar suas mensagens.

Veja Também:

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Menos é Mais…Sempre!

Como levar dinheiro em sua Viagem de Volta ao Mundo

Dicas para Planejar uma Volta ao Mundo – Parte II

Dicas para planejar uma Viagem de Volta ao Mundo


Responses

  1. Eu uso uma bota de cano baixo, mas com certeza a prova d’água. O chinelo também vai sempre junto, ainda mais com tantos destinos de praia que visitei.
    Para os baladeiros, muitos lugares não aceitam tenis em baladas, como Sydney, San Diego e Las Vegas…pode ser um problema.

    Até + !!!

    • oi Guilherme, como super dica pode dar as marcas das melhores botas cano curto – para deserto e cidade. abçs

      • Olá Maria Bernardete

        já complementando alguma dica do Guilherme. Para mim as melhores botas são: Salomon (super confortáveis) ou Asolo. Ambas importadas.

        Das nacionais fique com a Snake que é super resistente mas nem tão confortável ou Timberland que não é tão resistente.

        abs

        Eder

    • Olá Guilherme

      valeu pelo cometário. Sobre baladas não posso falar muito, pois não sou adepto, mas fui a dois concertos de ópera de bota de trilha, um em Praga e outro em Viena.

      Só não consegui entrar em um casino em Portugal com traje esportivo, mas nem queria tanto assim. era mais curiosidade.

      abs
      Eder

      • entao pessoal, também fui a concerto em Praga e usando tenis; já em Viena deu pra usar um sapatinho basico que serviu so pra viagem depois – descartei. Não sou baladeira, mas adoro caminhadas entao a bota servirá e muito.

  2. Oi pessoal, Estamos no segundo mês da volta ao mundo e ainda estamos na Europa e aqui esta chegando aos 40 graus, eu comprei uma papete que achei mais confortavel para andar, e tambem estou com um tenis da timberland . Dica: se forem usar sandalia estilo papete procurem as que sao menores e com menos tiras, assim eh mais facil pra guardar na mochila. Abs

  3. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]

  4. […] tão longa também não foi esquecido, outro tema lembrado e de igual relevância é o post sobre que calçado levar em sua mochila e até dos sentimentos que vivemos, nós engenheiros conseguimos escrever. Sem falar dos três […]

  5. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]

  6. Eder!!! Vou te confessar! Vc falou varias vezes que era só havaianas e bota. Mas eu insisti em levar um tênis a mais! Pois é, 2 meses de viagem e o que eu uso? Havaianas e bota!!! Ja mandei meu tênis embora pela minha irmã que veio nos encontrar!! 1 kg a menos, ufa! Fora as vaaarias roupas q tb ja deixamos pra trás!! Menos é mais!!! Bjos a todos

    • Oi Karina

      que ótimo receber um mensagem sua. Fazer o que, nós também cometemos o mesmo pecado em nossa Volta ao Mundo. Por isso viva a experiência e a mochila mais leve.

      Ao final da viagem terão a bagagem mais pesada de experiências, mas leve de peso.

      bjs

      Eder, Fabi e Amélie

  7. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]

  8. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]

  9. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]

  10. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]

  11. […] Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo? […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: