Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 31/07/2012

Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes

Pato e suas aventuras na Bolívia

No 24o Encontro dos Viajantes, Ernesto nos contou sobre sua viagem a Bolívia que fez junto a Cibele em que visitaram os principais atrativos desse país. Sua palestra começou da forma mais informal possível, explicando porque seu apelido é Pato Econômico. Ele como os patos gosta de voar, sempre que pode migra para outro lugar, é extremamente da paz e sempre ajuda aos outros. Porém tão importante quanto ser o Pato, e sua fama de ser Econômico (dicas do Pato para Economizar nas viagens) porque consegue viajar muito gastando pouco, sendo que essa viagem para a Bolívia foi um caso real de viagem Low Cost.

Slides da Apresentação

Sua viagem começou em Santa Cruz de La Sierra, depois tomou um avião até Sucre, e o resto da viagem foi de ônibus passando por Potosí, Uyuni para conhecer o maravilhoso Salar, a capital La Paz e terminou em Copacabana.

De acordo com o Pato a Bolívia sempre é uma viagem barata, pois com pouco dinheiro consegue-se ficar em hotéis confortáveis e comer muito bem. Porém, é um passeio para pessoas que não são “Tostines”, ou seja sempre fresquinhas, pois muitas vezes a higiene não é das melhores e a organização das empresas de ônibus ou turísticas em geral inexiste. Para entender melhor essa desorganização, para percorrer um trecho de 100 km facilmente se demora 3 horas, caso o ônibus não venha quebrar ou um pneu a furar, algo muito comum. Uma dica interessante do Pato é de sempre verificar o ônibus antes de comprar passagem, para evitar surpresas desagradáveis.

A cidade de chegada na Bolívia foi Santa Cruz de la Sierra que é a cidade mais rica do país, mas sem grandes encantos turísticos, sendo que as principais atrações são: a praça principal, a feira colonial e o Zoológico. A próxima parada foi Samaipata que fica a 3 horas de Santa Cruz e vale a pena a parada para conhecer “El Fuerte”, ruínas que são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Zuppy querendo ir para a Bolívia

Saindo de Samaipata foi para Sucre que tem um incrível parque de dinossauros. No parque a primeira coisa que chama a atenção são as réplicas em tamanho real dos dinossauros, mas o mais impressionante são as pegadas de dinossauro marcadas na rocha. A cidade por ser capital judicial tem alguns belos prédios para serem admirados, e tem a Torre Eiffel que foi projetada pelo próprio Eiffel que fez o projeto da torre parisiense, mas em um tamanho bem reduzido. Além disso tem uma bela feira de produtos típicos artesanais em que se consegue comprar as características malhas de alpaca.

Saindo de Sucre foi a Potosí para conhecer a mina de prata, que se encontra do mesmo jeito da época em que os Espanhóis colonizaram o pais, sendo a mais antiga em funcionamento no mundo. O Pato comenta que após uma visita a mina, em que se conheceu as condições que os mineiros trabalham, num ambiente sujo, perigoso, escuro e que requer uma grande força física nunca mais reclamou de seu trabalho. Desde a sua abertura já morreram 8 milhões de trabalhadores e até os dias de hoje, em média, um mineiro não passa dos 60 anos.

Após uma viagem num ônibus precário chegaram a cidade de Uyuni que é a base para conhecer uma das mais belas paisagens do mundo: o Salar. A paisagem parece de filme de ficção,com um chão totalmente branco devido ao sal que reflete o azul do céu e a paisagem de montanhas. As fotos tiradas pelo Pato são maravilhosas e podem ser observadas na apresentação. Numa das noites se hospedou num hotel de sal, e foi uma das piores noites de sua vida, pois a temperatura era de menos dez graus centigrados e quase morreu de frio. O hotel não tinha aquecimento por motivos óbvios, pois se a temperatura aumentar muito as paredes podem vir a baixo. Após o Salar foi para a capital La Paz onde ficou um dia conhecendo suas poucas atrações, e fez o melhor passeio da viagem, que foi a descida de bicicleta  da Estrada da Morte. Esse passeio dura um dia e tem um percurso de 70km, mas como é descida o esforço é pequeno, porém todo cuidado é pouco pois a estrada em muitos pontos passa perto de abismos e uma queda pode ser fatal. A última parada foi em Copacabana para conhecer o lago Titicaca e a Isla del Sol.

A Bolívia é uma viagem para aventureiros, para quem não precisa de muito luxo e extrema limpeza, mas brinda seus visitantes com paisagens naturais maravilhosas que valem a viagem. Aproveite para olhar com calma os slides e veja a beleza das fotos desse país que é  pobre economicamente mas rico de paisagem e tradição.

Ernesto foi muito bom contar com você, e agradeço mais uma vez por sua apresentação que foi excelente. No final da apresentação a Daniella Mendes da Zupper sorteou um guia da Bolívia e 3 Zuppy (mascote de pelúcia da Zupper) e depois fomos para o já famoso Happy Hour.

Pato, Cibele e o pessoal do Quatro Cantos do Mundo

Daniella com os ganhadores do Zuppy e do guia

Happy Hour

Veja também:

20 Dicas para Economizar nas suas viagens

Apresentação de Cuba no 23 Encontro do Viajantes e galeria de Fotos

14º Encontro dos Viajantes – Chile de Norte a Sul – Galeria de Fotos

Apresentação da Colômbia no 22º Encontro dos Viajantes


Responses

  1. Esse grupo vai longe. Viajando sempre, escrevendo e mostrando dicas e curtindo a vida pelos quatro cantos do mundo.
    Bom D + essa vida de viajante.
    Gosto muito do final de cada encontro, encerramento com um fabuloso Happy Hour. Um dias desses a gente vai esbarrar num encontro desses!
    Abraços gente, boa viagem!!!

  2. Ótimas informações!!! Acho que a Bolívia ainda não é para mim, sou muito fresquinha, risos! Adorei as fotos! Paisagens lindas!

  3. O Hostal Los Aventureros foi a melhor opção em hospedagem em nossa viagem de férias à Bolívia, com excelentes instalações (não somente o quarto, mas os demais espaços como a área de refeições e o bar na beira da piscina, onde pudemos ter bons momentos e confraternizar com outros hóspedes). é um ambiente limpo, organizado, agradável, onde se serve um bom desjejum, e somos atendidos por funcionários simpáticos e atenciosos, comandados pelo Sr. Tomas, que dipensa comentários. Sentimo- nos em casa.

  4. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]

  5. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]

  6. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes  […]

  7. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]

  8. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]

  9. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]

  10. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]

  11. […] Roteiro de Viagem pela Bolívia apresentado no 24 Encontro dos Viajantes […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: