Publicado por: riqlima | 05/08/2012

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Aprenda uma língua

Sejamos honestos: hoje em dia falando qualquer inglês meia-boca já é possível dar uma volta ao mundo. Uma das vantagens da globalização é que a língua inglesa é amplamente falada pelos quatro cantos do mundo e misturada com a linguagem de sinais e gestos não vai te deixar nunca sem um lugar para dormir ou um prato de comida. No entanto, aprender outros idiomas, desenvolver o inglês e aprender algumas palavras na língua do país em que você estiver pode te levar muito, muito longe e amplificar a experiência da sua viagem. Já fui estudante universitário na Espanha, garçom nos Estados Unidos, acampei por alguns meses na Franca, há dois meses estou na Alemanha e gostaria de dividir com vocês as vantagens de passar mais tempo em um lugar e aprender uma nova língua.

Equipe do restaurante em Park City, Utah – Riq Lima , sentado, segundo da direita pra esquerda

Sempre que chego a um país procuro aprender algumas palavras já no primeiro dia: “Olá; tudo bem?, obrigado, amigo, por favor, até logo”. É impressionante como essas palavras te fazem interagir com os locais e te farão aprender nos próximos dias a dizer seu nome, de onde você veio, etc… Um “Hakuna Matata” bem colocado na Tanzânia, um “Shoganai” para seu amigo japonês, “Sababa” para os israelenses que você encontrar, representam o espírito da maneira que viajo: sem problemas. Chame seu amigo árabe de “Sadik”, diga “Sawatdee khap (ou ka)” sempre sorrindo para os simpáticos tailandeses, estrale a língua como os Xhosa na África do Sul, saúde os indianos com um sincero “Namaste” e tente aprender pelo menos a ler o básico do alfabeto russo. Mas sempre sem pressa, “take it easy”,”pole pole”,”despacio” …

Papai Noel Riq Lima, no Natal, surpreendendo a classe de espanhol em Salamanca

Constatei na prática que com cerca de 4 horas diárias de estudo no país em que você estiver é possível estar apto para as diversas situações do dia a dia e para conversas básicas com seus novos amigos em pouquíssimos meses. Imerso no país, na cultura e com vontade de aprender tudo fica mais fácil, principalmente quando o trabalho regular e as preocupações obsoletas são retiradas da rotina. No aprendizado de línguas as vantagens geralmente são subestimadas e as dificuldades superestimadas. Ainda que sempre carreguem sotaques adultos conseguem aprender tão ou mais rápido que crianças. Além do mais, é impossível conhecer uma cultura sem saber sua língua e quanto mais você aprende mais quer aprender. Na pior das hipóteses você consegue xingar os outros em uma língua desconhecida.

Aula de francês (no camping, em Anglet) tem que ser no sol e com um bom vinho!

Estudar uma língua em outro país também vai te fazer encontrar amigos com os mesmos interesses e que serão carregados pela vida toda. Conheço um pouco da cultura do Irã, Camarões, Cazaquistão, Taiwan, Moldova, etc sem jamais ter ido a esses países, mas com horas de conversas com amigos feitos nas aulas de idiomas. Além disso, sendo estudante, você terá descontos em transporte público que farão suas aulas saírem quase de graça. Aprender idiomas é divertido, traz clareza de pensamento, me fez compreender melhor a nossa língua e facilita muito a vida nas viagens. O português salva em Portugal e em alguns países da África; o espanhol salva na Espanha e em quase toda América Latina; o francês é importante não só para viajar pela França (que não é muito fã do inglês), mas também pela África do Norte, Quebec e algumas ilhas paradisíacas pelo mundo. O inglês te permite não só viajar pela América do Norte, Reino Unido, Austrália, mas também é a “língua do viajante” e vai te fazer conhecer amigos na mesma situação que você e te permitirá comunicar-se com alguns locais em qualquer país.

Aula de alemão em Colônia, foto tirada na semana passada

Querendo aprender sem pressa qualquer língua é fácil e divertida. Além disso, aprender idiomas é viciante e tenho certeza que num futuro não muito distante, conseguirei realizar meus sonhos de aprender swahili e coreano. Enxergar o mundo com novos óculos, aumentar as ferramentas para se fazer amigos e ter mais lugares para sentir saudades e chamar de casa são grandes vantagens de se aprender línguas. E para quem está planejando uma volta ao mundo recomendo fortemente passar mais tempo em algum lugar aprendendo o idioma e conhecendo mais a fundo a cultura de onde quer que você tenha escolhido ficar. Até a próxima, hasta luego, Tschüss, à bientôt, see you soon! 

Veja Também:

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Melhore seu CV: VIAJE

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Minhas Tribos Favoritas – Parte I

Os sentimentos que experimentamos durante nossa viagem de volta ao mundo


Responses

  1. Riq me deu uma vontade imensa de fazer novamente inglês
    , gracias pelo seu incentivo e luz sempre Besos

    • Erica, tudo bem?

      Que tal aproveitar a oportunidade e voltar para o curso ingles? A hora é agora, e com forca de vontade e dedicacao, fica facil aprender e se divertir ao mesmo tempo!

      Besos,

      Riq

      Em 06/08/2012 09:56, comment-reply@wordpress.com <

  2. Rick

    isso me fez lembrar qndo fui fazer intercambio eu nao flava uma frase inteira em ingles e achei que eu era um caso perdido mas vi que com força de vontade, um pouco de dedicação e diversão nda e impossivel de aprender.

    Saudades irmão!!!!

    • Grande Rossen,

      Valeu pelo comentário, meu irmao! É isso ai, falou tudo: forca de vontade, dedicacao e se divertir sempre! Nada é impossivel, e aprender idiomoas é viciante!

      Saudades! Abs

      Riq

      Em 06/08/2012 12:55, comment-reply@wordpress.com <

  3. Riq, eu e a minha esposa a MP estamoa fazendo a nossa viagem de volta ao mundo e vamos passar pela Alemanha, até quando vc fico por ai?
    Abs

    • Fala Rafa, tudo bem?

      Espero que voce e sua esposa estejam aprendendo e se divertindo muito em sua volta ao mundo! Eu fico na Alemanha até o final de agosto (minha permissao de 3 meses acaba no dia 31 de agosto). Moro em Colonia e voces sao muito bem vindos para ficarem aqui em casa caso venham nesse periodo.

      Abs e aproveitem muito!

      Riq

      Em 09/08/2012 14:33, comment-reply@wordpress.com <

  4. Fico feliz por estar aprendendo inglês…mas feliz ainda por saber que com as suas dicas das “palavras chaves” é possivel “sobreviver” fora de casa…rs..muito obrigada!!!!!!!

    • Querida Edna,

      Na verdade, nem de palavras chaves precisamos para sobrevivermos pelo mundao. Encontrei pessoas tao boas e dispostas a ajudar, que gestos muitas vezes foram mais do que suficientes! E se nada disso funcionar, o cartao de credito nunca falha hehe

      Beijos e foco no ingles!

      Riq

      Em 08/08/2012 14:49, comment-reply@wordpress.com <

  5. Riq, tudo bem.

    Eu e a minha esposa tambem estamoa fazendo uma viagem de volta ao mundo, estamos indo em direção a Alemanha, vc está por aí até quando? Abs. Rafael e MP

    • Fala Rafa e MP, tudo otimo e com voces?

      Espero que estejam aprendendo e se divertindo muito em sua volta ao mundo!

      Eu fico na Alemanha até o final de agosto (minha permissao de 3 meses acaba no dia 31 de agosto). Moro em Colonia e voces sao muito bem vindos para ficarem aqui em casa, caso venham nesse periodo.

      Abs e aproveitem muito!

      Riq

  6. Riq, já te falaram que você tem uma eloquência superlativa??? Estou acompanhando o Quatro Cantos há um tempo, então resolvi me manifestar, a título de feedback, pois seus textos me envolvem muito! Gosto muito da sua leveza (jeito “dont worry be happy” de ser!) e bom humor! Também vejo o aprendizado do idioma como uma eficaz forma para conhecer uma cultura, mesmo quando apenas uma inserção despretenciosa. Bons estudos e boa viagem! Abraços, Lily.

    • Lily,

      Muito obrigado pelo seu comentário e elogios! Pessoas como voce, de espirito livre e coracao aberto, me mostram que estou no caminho certo. “Viajar; aprender e humor” sao as minhas tres palavras favoritas. Espero manter sempre o estilo “Dont worry be happy”, aprendendo, me divertindo e agradando pessoas como voce!!!

      Abracos,

      Riq

      Em 11/08/2012 16:44, comment-reply@wordpress.com <

  7. […] Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Aprenda uma língua […]

  8. […] Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Aprenda uma língua […]


Deixe uma resposta

Categorias

