Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 21/10/2012

Como tirar o visto para o Uzbequistão

Já vimos vários blogs dando dicas de como tirar seu visto para os EUA. Pegamos o gancho e também resolvemos ajudar nossos leitores a driblar a burocracia que se impõe na requisição de muitos vistos pelo mundo. Temos uma série de razões para não escrever sobre o visto americano. Primeiro muita gente já escreveu sobre o tema. Segundo que sempre gostamos de ser originais e pioneiros. Depois porque entendemos que para escrever sobre um assunto deve-se ter conhecimento prático do mesmo e o mais perto que chegamos da terra do Tio Sam foi Cuba. Então nas linhas abaixo vocês terão o passo a passo para solicitar e conseguir o visto de turista para o Uzbequistão. Sabemos que o post não trará muitos acessos ao blog, mas com certeza alguém que digitar o título do post no Google terá como primeira resposta o nosso blog.

Ter este visto em seu passaporte não é tarefa fácil

Ter uma página de seu passaporte preenchida com o visto acima não é tarefa fácil. Se fosse fácil não precisaríamos estar escrevendo o post. A burocracia é tão grande que em determinado momento o processo moroso fica até divertido. O primeiro passo para conhecer a terra de Amir Temur é conseguir uma carta convite. A possibilidade de você conhecer alguém por lá é a mesma que pular de um avião sem pára quedas e continuar vivo. Se isso acontecer não será seu amigo que vai te ajudar agora. A carta convite deve ser emitida pelo governo uzbeque e pode (leia-se deve) ser comprada em uma agência de viagens. Por sorte ou porque com dinheiro você compra quase qualquer coisa, você pode comprá-la pela internet. Nós recomendamos contatar a agência http://www.stantours.com/. O pagamento é feito com total segurança via pay pal, não sem antes eles te perguntarem:

1) Nome completo

2) Data de nascimento

3) Cidade e país de nascimento

4) Cidadania

5) Número do passaporte

6) Data de expedição e expiração do passaporte

7) Órgão emissor do passaporte

8) Gênero

9) Estado civil

9a) Nome completo da esposa(o)

10) Profissão, empresa que trabalha e tipo de negócio da empresa

11) Endereço e telefone do trabalho

12) Crianças que viajam em seu passaporte

13) Visitas anteriores ao país

14) Local de entrada

15) Data de entrada e de saída

16) Cidades que deseja visitar

17) Cidade/país onde você quer pegar o visto

18) Endereço e telefone residencial

19) Cópia do passaporte

20) Carta da empresa confirmando vínculo empregatício

As perguntas de número 15 e 16 não precisam ser respondidas de forma muito precisa. Sugerimos dar uma abrangência maior que o realmente planejado. A pergunta 17 é a mais importante do questionário que quer saber até a cor da sua cueca no dia da chegada. Exceto se você pretende chegar ao país cruzando alguma fronteira terrestre (pouco provável) sugerimos que escolha retirar o visto no aeroporto da capital Tashkent. Cada centavo que você pagará a mais pela carta convite ao responder “Tashkent International Airport” a questão 17 valerá a pena. Imaginem ter que fazer um stopover em Moscou e enfrentar a boa vontade comum a todos funcionários de embaixadas que poderá consumir dias importantes de suas férias.  Uma vez respondidas todas as questões acima e confirmado o pagamento de quase US$ 50 a agência enviará a tão desejada carta convite scaneada para seu email com o timbre do governo uzbeque conforme foto abaixo.

Carta convite que só o governo uzbeque pode te dar (vender)

Ótimo, mas e agora o que faço com a maldita carta convite. Fácil, imprima e dirija-se a embaixada escolhida (a mais próxima do Brasil fica nos EUA) ou ao guiche de vistos do aeroporto internacional de Tashkent (se esta foi sua opção) munido de mais US$ 60 para o pagamento do visto. Se você achou uma exploração pagar pela carta convite e ainda pelo visto, é isso mesmo, a burocracia trabalhando para encher os cofres do governo uzbeque.

Outra boa notícia é que o procedimento é o mesmo para os outros países da Ásia Central como Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Azerbaijão. Para quem se animou em conhecer algum deste países, basta seguir os passos acima e boa viagem.

Veja Também:

Site para saber se precisa de visto

Onde encontrar a Embaixada mais próxima

Embaixadas e Consulados no Brasil

Como tirar o visto para Ruanda

Como tirar o visto para a Austrália

Samarkand – Muito além de qualquer rótulo

Siob Bazaar – A Disneylândia dos mochileiros

Turismo sem pré-conceitos

As Excentricidades de uma ex-república soviética chamada Uzbequistão


Responses

  1. Oi Eder, parabéns pelo post, muito explicativo! Uma boa notícia é que desde o início do ano passado, brasileiros não precisam de carta convite para o Quirguistão. Meus pais e meus cunhados tiraram direto no aeroporto em Bishkek e nós tiramos na embaixada em Istambul sem problemas!
    Alias, para quem quer viajar atravessando as fronteiras terrestres, Istambul é um ótimo lugar para tirar estes vistos. De uma olhada no nosso dia a dia, para tirar estes vistos lá: http://saiporai.wordpress.com/2011/04/21/vistos-complicados-2/

    Sobre o item 15 da solicitação do visto, precisa se tomar cuidado com as datas informadas. Você só pode ficar no país, até a data final informada no visto. Não é como em outros países (como o Irã), onde a validade conta a partir da data de entrada. Se entrar “atrasado” no país, vai poder ficar menos tempo.

    Grande abraço,

    • Ola

      otima noticia que nao precisamos de carta convite para o Quirguistao. Quem sabe qundo eu for para la ja tenha caido tambem o visto como aconteceu com a Russia.

      Na pergunta 15 sugeri as pessoas colocarem datas a mais do que realmente irao ficar. Foi o que fiz e deu certo.

      Seu post ficou super didatico. Mas onde posso, prefiro pegar o visto no aeroporto, a chance de eles negarem o visto e minima e nao ha perda de tempo que sempre acontece nas embaixadas como voce mesmo falou no caso do Cazaquistao (embaixada fechada sem motivo aparente).

      abs

      Eder

  2. Pois é, a embaixada do Turcomenistão em Mashhad, também fechou sem motivo aparente, e eu só tinha mais 2 dias de validade do visto do Irã. O “problema” é que eu gosto mesmo é de viajar por terra, e nestes países, sem chance de visto na fronteira! Se fosse de avião, com certeza tiraria no aeroporto e não em uma embaixada.
    No meu caso, tinha visto de um mês para o Uzbequistão, iniciava dia 31/05 e eu só entrei dia 06/06 então “perdi” uma semana.
    A carta convite para o Tadjiquistão também estava para cair, mas acabamos não indo para lá, então não posso confirmar. Para entrar na região de Wakkan corridor, no Afeganistão, também não precisa de carta convite.

    Azerbaijão parece que agora tem um e-visa, mas também não utilizei.

    Abraço!

    • Tambem preferimos viajar por terra quando fizemos nossa Volta ao Mundo pois sai bem mais barato que voar. Agora que nao temos tanto tempo, apenas 20 dias ou pouco mais usamos mais os avioes porque tambem visitamos poucos paises de uma so vez.

      mas ficamos felizes de saber que outras pessoas tambem curtem turismo em lugares pouco usuais, detesto a palavra exotico para lugares, acho pejorativo.

      Estamos muito querendo conhecer o Ira, se tudo der certo entramos em contato para pegar dicas.

      abs

      Eder

  3. Legal Eder. Vocês que gostam deste estilo de viagem, tem que conhecer o Walker: http://www.facebook.com/walkertravels?fref=ts
    O cara fez umas viagens bem legais e lançou um ótimo livro. Recomendo! Mauritania, Mali, Niger, Chad e por ai vai…

    Daremos dicas do Irã com todo o prazer, adoramos o país e o povo! Logo vou precisar de dicas tuas para Cuba também!

    Abs

    • precisando de dicas cubanas e so perguntar

      ja te deixo uma dica: va antes que termine
      abs

      Eder

  4. […] Como tirar o visto para o Uzbequistão […]

  5. […] Como tirar o visto para o Uzbequistão […]

  6. Cara, estou planejando uma viagem para a Ásia Central e seu post caiu do céu! A tal da carta-convite é um corta tesão terrível, mas essa sugestão de agência veio muito bem a calhar! Obrigado!

    • Olá Pedro

      a carta convite é mais uma maneira que eles arranjaram para arrancar dinheiro do turista, mas vale a pena para conhecer este pais maravilhoso que é o Uzbequistão.

      boa sorte

      abs

      Eder

  7. […] Como tirar o visto para o Uzbequistão […]

  8. […] Como tirar o visto para o Uzbequistão […]

  9. Pessoal, tirei meu visto para o Azerbaijão em outubro/2012 e foi muito tranquilo! Só precisa da carta convite (que no caso consegui com minha amiga azerbaijana) e abriu a embaixada azerbaijana aqui no Brasil em abril de 2012. Então tá relativamente bem tranquilo conseguir o visto!

  10. […] – Uzbequistão (informações aqui) […]

  11. […] Como tirar o visto para o Uzbequistão […]

  12. […] Como tirar o visto para o Uzbequistão […]

  13. […] Uzbequistão (infos: aqui) […]

  14. […] Uzbequistão (infos: aqui) […]

  15. […] Uzbequistão (infos: aqui) […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: