Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 07/11/2012

Como tirar o visto para Ruanda

Seguindo nosso propósito de informar e ajudar a descomplicar sua viagem voltamos ao tema de como conseguir tirar vistos difíceis. Estamos conscientes que este post será de pouca utilidade a maioria que nem sabe onde fica este pequenino país da África Leste. Azar da maioria que não sabe o que está perdendo. Ruanda é um dos três países do mundo que você pode ver gorilas a poucos metros de distância e ter como recordação uma foto como esta aí abaixo.

Ruanda e seus encantos

Se comparado com o visto do Uzbequistão o de Ruanda é moleza. Mas mesmo assim não deixa de ter suas burocracias e chatices. Você pode requisitar o visto pela Internet e retirá-lo em qualquer uma das fronteiras indicadas no formulário. Este visto de turista dá direito a 15 dias de estadia que pode ser renovado pelo Directorate General of Immigration and Emigration por até 90 dias. Cidadãos das seguintes nacionalidades não necessitam de visto por um período de até 90 dias: EUA, Alemanha, Canadá, Tanzânia, República Democratica do Congo, Uganda, Mauritius, África do Sul, Quênia, Reino Unido, Suécia, Cingapura, Burundi e Hong Kong. Perceberam que nós não estamos na lista, mas fica o consolo para aqueles que tem cidadania alemã ou inglesa de se livrar da taxa de US$ 30. Para quem não teve esta sorte, fica a dica: leve dinheiro trocado para pagar seu visto. Veja abaixo o passo a passo para conseguir seu visto sem problemas e aborrecimentos.

Acesse a página: https://www.migration.gov.rw/services.php#visa e clique no link “Apply online now!”para preencher um formulário pelo menos dois dias antes da data de sua chegada ao país. Tive problemas ao usar o navegador Google Chrome e somente consegui acesso pelo Internet Explorer.

Uma vez na página você deve preencher seus dados pessoais conforme imagem abaixo. Os itens marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Na categoria “Preferred language” infelizmente não tem a opção do portuguuês. Entre o inglês e o francês fiquei com o primeiro idioma.

Formulário online para solicitação de visto

Na categoria “Proposed address in Rwanda” digite o nome do seu hotel. No meu caso que fiz uma viagem de bate volta sem pernoite no país, escrevi apenas: “Rwanda Genocide Museum daytrip”. Se você não tiver reservado hotel esta é uma boa opção, já que os 15 dias de estadia continuam valendo do mesmo jeito. Se não tiver certeza de suas datas de entrada e saída sugiro colocar um período mais longo que o realmente pretendido, desde que não exceda os 15 dias permitidos. Na categoria “Proposed entry point” tenha certeza por qual fronteira entrará no país, ou poderá ter problemas. São 18 opções de entrada por fronteiras terrestres nas divisas com Uganda, Burundi, Tanzânia e Congo e mais o aeroporto de Kigali (capital).

Segunda parte do preenchimento

Ao clicar em “Proposed entry point” aparece esta tela para escolha

Na categoria “Invitation Letter” não é necessário anexar nenhum documento. Depois de clicar no botão “Submit this Application!” o sistema retornará um tracking number com a abreviatura do país e uma sequência de 9 números, no seguinte modelo: RWA 792608505. Tome nota, pois este número deverá ser informado na aduana.

Não esqueça de anotar seu tracking number

Após dois dias você receberá um email da autoridade de imigração do país indicando que sua solicitação foi aprovada. Quando fizemos nossa solicitação de visto online não respeitamos os dois dias de antecedência e tivemos problemas para passar pela imigração. Por sorte nosso guia era velho conhecido dos funcionários da aduana e utilizou o “jeitinho ruandês” para facilitar nossa entrada na fronteira. Neste meio tempo tivemos tempo de preencher mais um formulário, agora o de entrada e tirar algumas fotos como esta aí abaixo que parece assustadora, mas não é.

Ebola

Já enfrentou dificuldades para conseguir vistos? Conte sua história para gente.

Veja Também:

Site para saber se precisa de visto

Onde encontrar a Embaixada mais próxima

Embaixadas e Consulados no Brasil

Como tirar o visto para o Uzbequistão

Como tirar o visto para a Austrália

Mais um Lugar de Arrepiar os Cabelos – Memorial do Genocídio – Kigali – Ruanda – Parte I

Mais um Lugar de Arrepiar os Cabelos – Memorial do Genocidio – Kigali – Ruanda – Parte II

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Uganda: Terra de Gorilas e outras maravilhas


Responses

  1. […] Como tirar o visto para Ruanda […]

  2. […] Como tirar o visto para Ruanda […]

  3. […] Como tirar o visto para Ruanda […]

  4. […] necessário visto que deve ser solicitado com antecedência. Saiba como obter seu visto para Ruanda aqui. A grande atração do país infelizmente é a recente história do genocídio cometido pelos hutus […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: