Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 11/11/2012

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia

Inauguramos uma nova série de posts dedicada a tratar de lugares ao redor do mundo que chamam a atenção por sua exclusividade, ou unicidade. Esta singularidade pode ser traduzida em forma de belezas naturais ou obras moldadas pelas mãos humanas, mas nunca deixarão de ser obras únicas.

Lugar único no mundo: Ksares de Tataouine na Tunísia

Nosso primeiro lugar exclusivo é Tataouine, uma pequena cidade perdida no sul da Tunísia e que pouca gente sabe da sua existência. Se a obscura Tunísia foi revelada ao mundo pela onda da Primavera Árabe, coube a nós revelar as belezas dos Ksares de Tataouine. Chegamos a cidade depois de um dia inteiro sacolejando em louages (lotações) vindos de Matmata e com pit stop em Gabes. Para facilitar nossa vida a rodoviária (leia-se parada dos louages) fica afastada do centro e uma caminhada de mochila nas costas no clima desértico nos deixou mais secos que uma uva passa. No caminho ainda encontramos alguns turistas, isso mesmo, tem mais gente além de nós que visita a cidade. Os gringos nos deram todas as dicas de como se locomover em transporte coletivo até os Ksares e pelo que eles falaram o dia seguinte prometia muita ralação. Última parada antes do hotel foi na mercearia para garantir a janta que era default durante os 18 dias que ficamos no país: pão (preço baixo e congelado pelo governo) e queijo do tipo A vaca que Ri (herança da colonização francesa). A palavra “hotel” na frase acima é só força de expressão. Encontramos uma espelunca meia boca para deixar as mochilas e passar a noite. Na Tunísia não existe hotel bom, então para que pagar mais. Para se ter uma idéia uma amiga que viajou pelo país em pacote turístico (geralmente sinônimo de bons hotéis) foi servida num deles com um copo com marca de batom. Bom, mas não era luxo o que procurávamos por lá.

Quem já viajou por ex colônias francesas conhece bem a vaquinha da foto

Devidamente acomodados, saímos para um despretensioso passeio pela cidade e foi aí que a aventura começou um dia antes do previsto. Logo na porta do hotel Residence Hamza conhecemos Ali Baba que segundo ele mesmo devido a crise já não tinha mais 40 “funcionários” e agora trabalhava sozinho. Pai (tradução de Baba do árabe para português) Ali queria nos vender, é incrível como eles adoram negociar, um tour exclusivo pelos Ksares. Deixei a conversar prosseguir apenas para praticar minhas habilidades de negociação, sem nenhuma intenção de realmente comprar. A coisa que começou em 70 dinares já diminuiu a menos da metade para meros 30 dinares, o equivalente a menos de 40 reais. Quando a negociação se acirrava, Ali tirava do bolso um caderninho que deveria ser do tempo das mil e uma noites e nos mostrava referências de clientes satisfeitos: depoimentos escritos em inglês, espanhol, francês, alemão, árabe e muitas outras línguas que não conseguia identificar. O cara se mostrou um verdadeiro gênio do marketing e da prestação de serviços. Por mais que eu argumentasse o valor limite do nosso vendedor não baixava mais, 30 dinares era o que chamamos em vendas “walk way” do Pai Ali. Podemos enumerar n motivos para termos fechado negócio com esta figura: a empatia nata de Ali foi um deles, o preço que era quase irrisório para nós também, a vontade de ao menos por poucas horas fugirmos dos perrengues dos louages pesou na decisão, mas o preponderante foi o why not? Porque não vivenciarmos uma experiência que jamais havíamos passado? Afinal não é para isso que viajamos?

Eu, Ali e nossa luxuosa limousine

Entramos na Belina modelo 73 do Ali e rumamos para o Ksar Ezzahra. Assim como vocês estão agora, até então não tínhamos a mínima idéia do que seria um Ksar. Para quem quer a definição clássica consulte o Wikipedia clicando no link: Ksar. Nós preferimos seguir os conselhos do filósofo chinês Confúcio que disse que uma imagem vale mais do que mil palavras. Tá aí a definição visual. Uma vez lá fomos super bem recebidos pelos amigos do Ali que além de tirararem algumas fotos para gente, ainda nos ofereceram o tradicional chá de menta tunisiano.

Ksar Ezzahra visto do alto

A cara de felicidade da Fabi (apesar dos perrengues) revela a magia do local

Admirado com a beleza única

Próxima parada a poucos minutos em mais uma emocionate corrida em um pão de forma sob rodas: Ksar Ouled Soltane. No trajeto entre os Ksares, Ali tentava economizar combustível nas descidas. Quem pensou que ele colocava o carro em ponto morto se enganou, afinal descer com o carro desengrenado gasta ainda mais gasolina. Ele simplesmente desligava o motor da jabiraca na descida. Quem sofreu com isso foi já puído estofado do banco traseiro. A cada descida o couro do banco quase mugia com as unhas da Fabi que se cravavam nele horrorizada com os procedimentos pouco ortodoxos de nosso guia. Os Ksares foram fonte de inspiração para George Lucas criar a série Star Wars, assim como cenário do filme. Veja como um local tem o mesmo figurino dos jawas no filme.

Ksar Ouled Soltane vazio, só pra gente. Benefícios do Tour do Ali

Outro Ksar, a mesma beleza estonteante

A roupa do tiozão nao é igualzinha…

a dos jawas de Star Wars?

A última parada antes de voltarmos a Tataouine foi o Ksar Beni Bleu. Chegamos já com pouca luz o que acabou se revelando um golpe de sorte já que este era o menos conservado e bonito dos Ksares. De volta ao possante do Ali, Fabi antes estática agora pulava mais que picoca em panela quente. Depois reparou que sua calça verde claro tinha pegado catapora, pois estava cheia de pontinhos negros que por incrível que pareça se moviam. Xingou Ali e seu bólido pulguento até a última geração para depois se arrepender ao descobrir que pegou as pulgas ou elas a pegaram no Ksar Beni Bleu. Bendizemos a idéia de escolher um quarto com banheiro compartilhado, pois foi lá que as pulgas ficaram assim que entramos no hotel.

Ksar Beni Bleu, mais conhecido como o Ksar das pulgas

Uma vez de volta a cidade trocamos gentilezas antes de nos despedirmos. Eu fiz um ótimo depoimento em sua mais importante ferramenta de marketing, o livrinho de referências. Ainda posso ouvi-lo gritar: write portuguese, no english. Em troca ele nos daria a honra da foto de recordação aí de cima.

Por jamais termos visto uma arquitetura tão peculiar em qualquer outro lugar do mundo os Ksares de Tataouine tiveram a honra de estrear a série: Lugares Únicos no Mundo. E você, conhece algum lugar que não se assemelha a nada em outra parte do globo? Conte para gente.

 

 Veja Também:

Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão

Lugares Únicos no Mundo – Victoria Falls – Zâmbia

Amigos de Viagem – Jennifer Levett – Tunísia

Tunísia: Uma visão do país antes da revolução que derrubou a ditadura de Ben Ali

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja

Lugares Únicos no Mundo – Inhotim – Brumadinho – MG


Responses

  1. Nossa! já comecei a gostar da nova série de postagem, de lugares Ksar. Vocês são corajosos e ao mesmo tempo, aventureiros e caçadores de matérias exclusivas. Minha professora de Ciências Sociais (da época-anos 60) falava pra nós que os Ksares, eram pessoas que moravam juntinhas, pegadas uma sobre as outras e dava como exemplo o Mercado público municipal de nossa cidade (inteiro), onde todos os bodegueiros tinham por lei, conviver unicamente naquele apertado espaço de negócio e eu, fiquei sem entender até este exato momento, esta postagem me fez entender o que é Ksar e como são e vivem os Ksares. Parabéns, gostei D + da matéria. Estou aguardando a próxima. #Compartilhando!!

    • Walter

      ficamos super felizes que este post tenha te trazido boas recordacoes. So por isso ele ja valeu a pena ser escrito.

      Nao perca as proximas postagens da serie Lugares Unicos do Mundo.

      grande abraco

      Eder

  2. Também estive em Tataouine e lá perdido no deserto tem uma cidade cinematografica que o George de Lucas construi para fazer guerra nas estrelas. Hj acredito que só sobrou ruínas.

    • Ola Luiza

      estamos contentes em saber que tem mais gente que conheceu a regiao. A Tunisia e um pais incrivel e ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Vale muito a pena visita-lo, ainda mais para os fas de Star Wars.
      grande abraco
      Eder

  3. Adorei! Que história bacana e que lugar incrível! Um dia ainda terei esta veia aventureira para viagens como vocês! Rs Encarar aquela limousine não deve ter sido fácil! Rs

    • Oi Lu tudo bem?

      se voce comecar nas aventuras vai adorar e nunca mais vai viajar de outra maneira. Foi assim com a gente.

      grande beijo

      Eder

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  11. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  13. Oi, Eder. Tudo bem?🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Ola Boia

      valeu por ter nos escolhido mais uma vez.

      grande abraço e esperamos sempre estar no VNV.
      Eder

  14. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  15. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  16. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  17. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  18. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  19. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  20. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  21. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  22. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  23. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  24. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  25. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  26. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  27. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  28. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]

  29. […] Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: