Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 17/12/2012

Volta ao Mundo – 29 Encontro dos Viajantes

Riq Lima nos mostrando o mundo

O último Encontro dos Viajantes foi uma apresentação do nosso amigo Riq Lima que nos contou sobre sua viagem de Volta ao Mundo (veja mais fotos no Facebook). A apresentação começou de uma forma inusitada, com o vídeo de Riq Lima do final de 2010, época que trabalhava num grande banco brasileiro,  prevendo o que aconteceria no mercado de ações em 2011. O que ele previa mas não contou  foi que em 2011 ele começaria uma volta do mundo que duraria 17 meses, e para entender um pouco de suas motivações que o levaram a largar tudo e cair no mundo ele fez esse belíssimo vídeo.

Depois do vídeo todos estavam encantados, se perguntando e mentalmente buscando suas desculpas porque ainda não tinha começado a sua volta ao mundo. O vídeo conseguiu recordar a todos o porque gostamos tanto de viajar, pois é um momento que nos sentimos mais vivos, e essa avalanche de sentimentos e pensamentos invadia nossas almas, isso tudo sem a apresentação nem mesmo ter começado.

Slides da Apresentação


Riq Lima resolveu fazer uma abordagem diferente de sua viagem, não contando sobre seu roteiro e países que visitou mais as experiências vividas e lições aprendidas. Ele começa falando sobre as principais perguntas que fizeram para ele quando voltou de sua viagem e as principais desculpas que  ouvia quando as pessoas lhe explicavam porque não podiam fazer uma viagem dessas.

DSCN5099

Sala cheia para conhecer as viagens de Riq Lima

Um dos principais pontos de sua viagem foi de não se preocupar com o amanhã ou com o depois, mas sempre estar aproveitando o máximo o momento. Ele sempre buscou evitar regras do que seria certo e errado numa viagem, como usar ou não um guia, sair a esmo ou ir diretamente aos lugares turísticos, sempre fazendo o que parecia melhor no momento. Uma das coisas mais importantes foi de sempre estar aberto para conhecer pessoas, entender suas histórias, sem preconceitos mesmo que num princípio isso pudesse ir contra seu conceito do que está certo ou errado.

O pôr-do-sol foi seu companheiro constante nos diferentes lugares do mundo, que sempre lhe mostrava sua pequenez no universo e que tudo tem seu tempo para acontecer, e que numa longa viagem nós devemos adequar nosso relógio biológico ao local que estamos porque se estivermos muito acelerados podemos perder as nuancias do local. Descobriu que quanto mais leve se viaja, mais se aproveita a viagem, desde uma mochila leve até uma cabeça vazia pronta para captar o máximo de ensinamentos.

Nesses 17 meses teve a oportunidade de aprender muito, estudando inglês, alemão, francês nos diferentes países e assim entendendo melhor sua cultura e povo, isso sem falar nas aulas de cozinha de comida tailandesa, aulas para aprender a tocar citara e aulas de Yoga.     Com sua mente e coração abertos encontrou sua namorada alemã que o acompanhou por vários países, além de muita sabedoria e experiência que fizeram que todos se encantassem com sua viagem.

DSCN5108

Riq Lima é a turma do Quatro Cantos do Mundo

DSCN5112

Happy Hour

Riq obrigado por nos levar na sua mala nessa bela viagem, e sem dúvida sua apresentação fez todos pensarem não somente sobre viagens, mas também sobre o que é importante na vida e o que queremos contar aos nossos netos quando ficarmos velhinhos. Muitas viagens para você e sempre volte para compartilhar conosco.

Veja Também outras histórias de Riq Lima:

O Vendedor de Kebab – Turquia

Aventuras Aquáticas Africanas

Vivendo em um Ashram na Índia

Minhas Tribos Favoritas – Parte I

 Melhore seu CV: VIAJE

Mundo Animal

Riq Lima nas Alturas


Responses

  1. Mais que uma apresentação uma lição de vida…

    Riq obrigada peo carinho com que dividiu as suas experiencias com a gente….sem palavras…ou melhor uma palavra ORGULHO!!!!!

    • Edna,

      Realmente a apresentação do Riq foi inspiradora e temos muito orgulho dele colaborar com nosso blog.
      Abs e até a próxima,

      Paulo

    • Ola Edna
      agradecemos em nome do Riq e esperamos te ver nas próximas apresentações.

      Bom 2013

      Eder

  2. Êa, Riq! Parabéns pela incrível viajem!

  3. Nossa… não estive lá, mas só de ler este post fiquei inspirada!!!
    Parabéns!

    • Ana Paula,

      A apresentação do Riq foi sensacional. Quando puder venha num de nossos Encontros de 2013.
      Tenho certeza que você vai adorar.

      Abs,

      Paulo

    • Olá Ana

      se sua inspiração virar sonho e se o sonho virar projeto, conte com a gente no que precisar.
      bom 2013

      Eder

  4. No vídeo,ele usou as palavras perfeitas!! Estou indo para o mundo, provavelmente, em abril, será pouco tempo, menos de 7 meses, mas tenho certeza que minha vida mudará para sempre!!!

    • Ola Karla
      7 meses é bastante tempo, ou pelo menos tempo suficiente para mudar sua vida e temos certeza que voltará uma nova pessoa e com 100% de certeza que será uma pessoa melhor.

      curta cada momento e se precisar da gente é só gritar

      bjs

      Eder

  5. […] Volta ao Mundo  – 29 Encontro dos Viajantes […]

  6. […] Volta ao Mundo  – 29 Encontro dos Viajantes […]

  7. […] Volta ao Mundo  – 29 Encontro dos Viajantes […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: