Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 06/01/2013

Minhas 5 cidades favoritas no mundo

Depois que voltamos de nossa viagem de Volta ao Mundo os amigos sempre nos perguntavam quais as cidades que mais gostamos. Depois de tanto ouvir esta pergunta fiquei pensando, pois assim de bate pronto não tinha uma lista. Na verdade não precisei nem pensar muito, bastou deixar as lembranças mais agradáveis virem a mente e pronto a lista das minhas cinco favoritas estava pronta. Não há ordem de preferência nesta lista. Devo deixar claro que estas não são as cidades do topo da lista de lugares que escolheria para viver, apesar que viveria em qualquer uma delas. Elas tem baixo IDH, muita poluição, a qualidade de vida não é lá estas coisas, a justiça social nem se fala, mas são extremamente atraentes e agora vamos saber porque.

Minhas 5 cidades favoritas no mundo

Minhas 5 cidades favoritas no mundo

Bangkok

Bangkok é a cidade das sensações. Lá seus cinco sentidos são estimulados vinte quatro horas por dia. Seu paladar não resistirá à mistura de doce, salgado, azedo e claro apimentado da tradicional cozinha tailandesa. Para quem quiser se arriscar na cozinha acesse: http://tinyurl.com/4gpd9sd. A janela de sua alma, seus olhos, não saberão para onde apontar a visão diante de tamanha profusão de cores e detalhes milimetricamente arranjados na arquitetura de templos e palácios, como o Templo do Buda de Esmeraldas (Wat Phra Keo), antigo Palácio Real. Sua audição será o sentido mais aguçado durante sua estadia. Do constante ruído, às vezes ensurdecedor, da Khaosan Road (rua dos mochileiros) ao silêncio sepulcral das centenas de templos budistas espalhados pela cidade, a variação de decibéis será facilmente percebida. Bangkok é o paraíso dos cheiros, bons e ruins. Estes variam do agradável jasmim das flores espalhadas por toda parte a fétida água empoçada, do suave incenso dos templos ao impactante odor do durian. Cheiro de abacaxi, de fritura das barracas que estão em todas as ruas, de suor, de perfume, de peixe, de tudo. E o tato? Como pode ser estimulado? Com certeza durante uma tradicional e imperdível massagem tailandesa de onde uns saem relaxados, outros quebrados, mas todos felizes. Ou claro ao tocar seu cartão de crédito ou thai baths (moeda local) de seu bolso para comprar eletrônicos, roupas, perfumes e artesanatos no luxuoso Siam Paragon, em qualquer das milhares de barracas de rua ou no maior mercado da Ásia, o Chatuchak Market (muito melhor que a 25 de março).

Profusão de cores do Templo do Buda de Esmeraldas

Profusão de cores do Templo do Buda de Esmeraldas

Istambul

Uma cidade que já foi capital de três impérios: Império Romano, Império Bizantino ou Romano do Oriente e Império Otomano. Que foi conhecida como Bizâncio, Constantinopla (cidade de Constantino) e Nova Roma. Que se divide entre Ásia e Europa, com toda certeza não é uma cidade comum. Este caldeirão de culturas conferiu a Istambul características que não podem ser encontradas em nenhuma outra cidade do mundo. Istambul é muito ocidentalizada para os ortdoxos, afinal qualquer um pode entrar nas mesquitas e as mulheres nas ruas podem ser vistas desde hidjab (véu islâmico) até calças jeans. Para muitos que vivem a oeste do meridiano 50° é a porta de entrada do exótico oriente com seus mercados cheios de ervas, condimentos e temperos que tanto ouvimos nas aulas de história. Istambul é camaleoa na Mesquita/Catedral/Museu Ayasofya com mosaicos de Jesus ao lado de passagens do Corão. É supreendente no Monumento a Ataturk como capital de um estado laico de maioria muçulmana. É indefínível nos mosaicos mais belos do mundo do Museu Kariye. É inebriante ao caminhar pelas dezenas de salões do Palácio Topkapi. É majestosa nas Cisternas com capacidade de armazenar 30 milhões de litros durante os cercos a cidade. Não tem começo nem fim. È simplesmente Istambul.

Mosaico de Jesus dentro da Mesquita Ayasofya

Mosaico de Jesus dentro da Mesquita Ayasofya

Budapeste

Cidade misteriosa e sedutora, sempre a comparo com uma mulher. Quem nunca se deparou com uma que a primeira vista é super comum, nem feia nem bonita, mas que basta falar, andar e gesticular para te deixar totalmente encantado. Esta mulher tem nome: Budapeste. Como toda mulher misteriosa, ela te seduz e de repente desaparece sem deixar vestígios. E agora como viver sem seus encantos? Basta virar a esquina para reencontrá-los no suave movimento do tram amarelo que mais parece o desfile desta diva. Ou numa livraria com centenas de títulos a preços irrisórios onde ela mostra que cultura também é beleza. Ou ainda no Memento Parque quando ela revela parte de seu passado sob as amarras comunistas.

Sua dupla personalidade só a deixa ainda mais atraente. Num dado momento ela é a impulsiva e frenética Peste que mostra todo seu vigor na Praça dos Heróis ou no imponente Parlamento, mas basta cruzar com seu amigo Danúbio, o azul, para se transformar na lânguida e delicada, mas não menos sedutora Buda.

E para quem cair de amores como eu, um conselho. Ela fala húngaro. Decifre o idioma ou ela te devora.

Vista do Castelo de Buda

Vista do Castelo de Buda

Marrakech

Imaginem uma gigantesca praça lotada vinte quatro horas por dia e com nome de “Assembleia dos Mortos”. Lá, além dos mortos que supostamente dão nome à praça, você pode também encontrar: saltimbancos, amestradores de macacos, engolidores de espada, faquires, curandeiros, contadores de história, encantadores de serpentes, músicos, dançarinos e os mais variados tipos de jogos de azar. Também há comida em abundância que vai da harira (sopa local) até cabeça de bode assada passando por scargots, frutas secas e chá de menta. A descrição é tão surreal que muitos devem estar pensando que foi retirada de alguma história do livro das mil e uma noites. Bem que podia ser mesmo, mas este lugar existe, basta montar em seu tapete mágico dobrar a esquina em Casablanca e aterrissar na Praça Jamna el Fna no centro de Marrakech no Marrocos.

Somente a praça já valeria uma visita, mas você pode escolher ser acordado pela mesquita Koutoubia chamando os fiéis do Corão para primeira oração do dia às cinco da manhã (ao longo do dia ainda serão mais quatro orações) ou visitar o Palácio Bahia (antiga casa do sultão).

Se acordar cedo é sua praia, mas quer mais adrenalina, pegue novamente seu tapete voador e se dirija para Imlil há apenas sessenta quilômetros de lá, dentro do Parque Nacional do Toubkal. A escalada dos 4.167 metros começa também quando o sol ainda está dormindo, mas a trilha até o topo é deslumbrante. De volta a Marrakech seus músculos terão um merecido descanso em um hamman, o tradicional “banho turco”. É por estas e outras que Marrakech não sai de nossa imaginação.

Encantador de serpentes na praça Jamna el Fna

Encantador de serpentes na praça Jamna el Fna

Cape Town

Cape Town está entre as cinco favoritas porque possui uma beleza natural extraordinária, muito semelhante ao nosso Rio de Janeiro. O Rio tem o Pão de Açúcar e o bondinho. Eles tem a não menos famosa Table Mountain com direito a bondinho, chamado por lá de cable car. A área da Table Mountain também faz parte de um parque nacional aberto ao trekking e visualização da natureza, algo equivalente a floresta da Tijuca no Rio. As semelhanças não param por ai.

Se passar pelo Victoria & Albert water front, um antigo porto que foi reconstruído para abrigar shopping centers, bares e restaurantes, você notará algo de Barra da Tijuca no local. Assim como a Rocinha e outros tantos morros do Rio, as favelas de lá também se tornaram atração turística para gringo ver. Vistamos a Langa só porque a ida estava inclusa no tour que compramos.

E o Cristo Redentor de braços abertos, tem em Cape Town? Calma, este é marca registrada e exclusividade do Rio. Para compensar a ausência de um Cristo, a cidade reserva um montão de atrações exclusivas: visita a Robben Island a casa de Mandela por longos anos; Cabo da Boa Esperança o ponto mais ao sul do continente africano e recheado de lindas praias; querendo adrenalina tente um mergulho com tubarões; pingüins na praia pegando onda não é exclusividade da Pixar, em Boulders Beach você ainda consegue chegar bem pertinho deles e para finalizar uma degustação de alguns do melhores vinhos do mundo em Stellenbosch. Ufa, diversão garantida para todos os gostos.

Maravilhado com a vista da Table Mountain

Maravilhado com a vista da Table Mountain

Esta é a minha lista e a sua? Comente o post e nos envie a lista de suas favoritas e o motivo de sua adoração por elas.

Veja Também:

A Enigmática Budapeste

Marrakech – Os Encantos das Mil e Uma Noites

Papai Noel trocou o trenó por um caminhão

9º Encontro: Roteiro de 3 semanas na Tailândia – Parte I – Bangkok

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – O Vendedor de Kebab – Turquia


Responses

  1. Periga de Bangkok entrar na lista esse ano, hehehehehehe!! Mas, por enquanto, minha lista é:

    1. Roma
    2. Amsterdam
    3. NYC
    4. Praga
    5. Istambul

    • JR

      Roma com certeza tá na minha top 10 e na de muita gente. Amsterdam foi uma grande decepção para mim, fazer o que né, já que tudo mundo gosta.
      Pelo menos Istambul é a cidade em comum em nossa lista. NYC não conheço e Praga achei bonitinha mas ordinária.

      Vá a Bangkok e depois falamos.

      abs

      Eder

  2. Eder, algumas da suas eu ainda não conheço, mas fico com:
    1- Roma, 2-Califórnia 3- cape town, 4- shangai e 5- Paris.

    Abraço

    • Normando

      Roma é top sim, só que não dá para colocar todas né. Cape Town é a única que temos em comum, as outras ainda não conheço.

      grande abraço

      Eder

  3. Eu ainda não conheço lugares suficientes para ter meu top 5, mas aqui estão os lugares que mais adorei até hoje:

    1- Istambul
    2- Queenstown
    3- Banff
    4- Heidelberg
    5- Rio de Janeiro

    • Olá Amal

      Istambul está bem popular, será a novela, rsrsrs? O Rio também é demais mas a lista só pode ter cinco. Os outros lugares ainda não conheço mas tenho vontade.

      qdo for te peço umas dicas

      bjs

      Eder

  4. Minhas cinco: Londres, Edimburgo, Amsterdam, Istanbul e Montevidéu. Das cinco citadas na matéria, não conheço Budapeste, Marrakech e Capetown, e Bangkok definitivamente não me agradou.

    • Olá Marcos

      como diria minha mãe o que seria do azul se todos gostassem do amarelo. Ainda bem que existe a pluralidade entre os viajantes.
      Temos Istambul em comum em nossas listas. Edimburgo também adorei. Montevidéu ainda não conheço. Londres e Amsterdam são grandes decepções para mim, não encontrei as maravilhas que todo mundo falava tanto.

      grande abraço e bom 2013

      Eder

  5. Ai, que difícil… rs Eu ainda não fui para as 5 cidades do post, mas para mim “top 5” tem um conceito diferente… São cidades tão lindas e charmosas em um contexto geral que eu sim, moraria sem pensar duas vezes…

    1. Montreal
    2. Buenos Aires
    3. Miami
    4. Santiago
    5. Las Vegas (bom, não moraria em LV, mas realmente, é um espetáculo!)

    Agora, meu top 5 de lugares que eu quero muito conhecer (tipo, wish list)

    1. Bangkok
    2. Cape Town
    3. Tokio
    4. Roma
    5. Atenas

    PS: Já estou num aguardo pelo top 10🙂

    • Olá Larissa

      as cidades que gostaria de morar um dia são: Viena, Copenhague, Santorini, Bali e Les Lombards (pequena vila em Provença França).

      Da sua wish list só não conheço Tóquio e recomendo fortemente todas as outras.

      abs

      Eder

  6. Das cinco aqui apresentadas, só conheci a encantadora cidade de Budapeste e com esse Rio cortando de um lado a outro, fiquei também encantado com suas belezas e encantos. Até postamos no nosso Diário de Viagens na Melhor Idade, uma pequena matéria que compartilhamos aqui com vocês, vejam: http://vaconferir.com.br/2010/08/09/budapeste-de-barco-pelo-rio-danubio/

    • Olá Walter

      são poucos os que se encantam com Budapeste. Até agora dos que se pronunciaram só eu e você.

      Mas quem capta a essência da cidade se apaixona.

      abs

      Eder

  7. Que bacana! Só conheço Istambul e Budapeste da lista e concordo. São cidades excepcionais!!! E agora quero conhecer as outras 3! Bjs, Lu Tesch.

    • Lu
      se você gostou destas duas acho que também vai se dar bem nas 3 restantes.

      Depois me conta o que achou.

      bjs
      Eder

  8. Eu acho que Bangkok também corre o risco de entrar na minha lista a partir desse ano. Enquanto isso… vamos à lista internacional!
    1) Bodrum
    2) Playa del Carmen
    3) Istambul
    4) Cartagena de Indias
    5) Cusco

    Abração!

    • Rafa

      Istambul está na minha lista, Cusco tb é bem legal. Playa del Carmem e Cartagena ainda não conheço.

      Bodrum é praia de balada e por isso não gostei

      abs

      Eder

  9. Si puedo opinar, las ciudades que más me han gustado son las siguientes:
    1º Duvrovnik
    2º Budapest
    3º San Petersburgo
    4º Pekin
    5º Rio de Janeiro

    Hay otras ciudades que me gustan como Estambul, Salamanca, Venecia, Segovia, Praga y Roma.

    • Jesús

      estupenda tus ciudades. Dubrovinik hace mucho que quiero conocer, así como Pekin.

      Rio és muy hermoso. A San Petersburgo prefiero Moscú y Budapest me encanta.

      abrazos

      Eder

  10. No mínimo uma dezena(ou centena?) de cidadezinhas pelos interiores do Brasil, a maioria fora das rotas turísticas e, por isso mesmo, inesquecíveis e imperdíveis.
    E, é claro, outras tantas perdidas pelos meandros da América, Europa, Ásia, carinhosamente descritas em meu blog de viagens: (http://viajantesustentavel.blogspot.com.br/)
    Um 2013 maravilhoso para todos nós!

    • Augusto

      compartilhe conosco estas cidadezinhas tão interessantes que você conheceu.

      abs

      Eder

  11. Oba! Todas estão no meu roteiro de Volta ao Mundo, menos Cape town, infelizmente, mas que ficará para uma próxima. Espero também me encantar com todas elas..🙂

    • Olá Karla

      aproveite ao máximo cada uma, vale muito a pena. Só uma coisa, nada pessoal. Porque muita gente exclui a África de sua Volta ao Mundo. Eles estão em nosso planeta também. Se soubessem o que estão perdendo com certeza colocariam no roteiro.

      bjs e ótima viagem de Volta ao Mundo

      Eder

  12. Outras que também curti

    1- Lima
    2- Paris
    3- Portland Ohio
    4- Chiang May ( Tailandia)
    5 – Sidney

    • Pato

      destas todas só conheço Chiang May, mas Paris e Sidney estão na lista de muita gente.

      abs

      Eder

  13. Compartilho o gostar de Istambul e Cidade do Cabo. Mas adorei também Sorrento, Tarragona, Hondarrabia e Donóstia (San Sebastian). Acho que bons momentos vividos em cada lugar nos deixa uma lembrança mais agradável.

    • Olá Yara

      com certeza o que te faz gostar de uma cidade além da beleza são os bons momentos que passamos por lá.

      abs

      Eder

  14. […] Minhas 5 cidades favoritas no mundo […]

  15. Uau, o top 5 foi um tanto diferente, não conheço as cidades, mas definitivamente quero muito conhecer todas elas, especialmente Istambul, e não, não é por causa da novela, mas,como na sua descrição de ‘cidade incomum’, é a história da cidade que me motiva… SÓ historicamente ela já é muito especial. Não pensei num top 5 ainda, mas posso dizer que amei Vancouver em todos os sentidos, é uma cidade para todas as estações e momentos… completa. E parabéns pelo post, suas descrições nos fazem viajar e você escreve incrivelmente bem. Adorei!

    • Laísa ou Leilane

      não sei quem escreveu o comentário. Meu top 5 teria mesmo que ser diferente, afinal nunca estive em NY, Paris ou Miami. As cidades que escolhi neste post fascinam justamente pela diferença do que estamos acostumados a ver.

      Cada uma a sua maneira vale muito a pena ser visitada.

      E valeu pelo “escreve incrivelmente bem”. O hábito faz o monge, de tanto praticar a gente aprende algo.

      bjs para as duas

      Eder

  16. Minha lista hoje acho que fica assim:

    Berlin
    Cingapura
    Auckland
    Sydney
    Freiburg

    • Olá MauOscar
      Berlim é mesmo uma cidade fascinante. Auckland, Sydney e Freiburg não conheço. Pra te falar a verdade achei Cingapura bem sem graça, mas é assim mesmo gosto cada um tem o seu.

      abs
      Eder

  17. Minhas cinco favoritas: Praga, Bangkok, Cairo, Budapeste, Cape Town

    • Olá Ideval
      sua lista é muito parecida com a minha. Temos 3 cidades coincidentes em nossas listas. Praga também é encantadora. O Cairo para mim foi uma decepção, acho que a expectativa era muito alta.
      grande abraço

      Eder

  18. Olá Comecei a te acompanhar recentemente e tenho gostado muito. Muito interessante ver a opinião do pessoal em relação às cidades preferidas. É realmente uma tarefa muito difícil escolher 5🙂
    Tenho ficado mais apaixonada pelas pequenas cidades que estão encravadas numa natureza deslumbrante. Talvez fuja um pouco do tema, mas aqui vai algumas lembranças🙂

    – Lofoten, no norte da Noruega, com suas inúmeras vilas de pescadores distribuídas nas incontáveis ilhas, é algo de perder o fôlego! Principalmente em julho para ver o sol da meia noite nos fjords. Alias, a Noruega precisa ser visitada🙂 Acho que nao a vi no blog de vcs ou estou enganada?
    -As cidades da Alberta, Canadå, compondo as Rocky Montains, com lagos por todo lado, é maravilhoso.
    – As cidades escocesas das Highlands, cheias de castelos, é algo a parte. Com direito de ver o monstro do Lago Ness🙂
    – Itália! Magnifico as cidades da Le Cinque Terre, principalmente Monterosso al Mare. Imperdivel o passeio pela Via dell Amore.
    -Rio de Janeiro! Adoro a combinação que o Rio oferece: natureza, cultura, historia e… Brasil.

    Abraços! Gleusa

    • Olá Gleusa
      você tem razão, dá para listar umas 10 cidades preferidas facilmente.
      Ainda não fomos a Noruega, mas temos o sonho de ver a aurora boreal. O problema é que um país muito caro para se viajar. Quem sabe quando formos mais velhinhos.

      Canadá é outro lugar que ainda não fomos, não gostamos muito de frio para falar a verdade.

      Na Escócia conheço Edimburgo que é maravilhosa, mas prefiro cidades digamos mais exóticas.

      Também acho demais Cinque Terre, mas na Itália minha cidade preferida é Siena.

      O Rio é o Rio né, sempre lindo.

      grande abraço

      Eder

  19. as minhas:
    Luang Prabang
    Ubud
    Pulau Perhentian
    Kathmandu
    Dharamsala

    • Olá Claúdia
      não sei porque mas todo mundo acha o Laos demais e nós não achamos a menor graça. Ubud é mesmo um lugar incrível assim como toda Bali é imperdível. Talvez por isso existam antos gringos vivendo por lá.
      Perhentian é um paraíso desconhecido da maioria, pior para maioria que ainda não conhecem toda aquela beleza. Um dos pores do sol mais bonitos da minha vida.
      Kathmandu e Dharamsala ainda não tive o prazer de conhecer. Quem sabe o Dalai Lama me chama para um visita, rsrs.
      abs

      Eder

  20. as minhas favoritas são:

    – Nova York
    – Londres
    – Paris
    – Los Angeles
    – Chicago

    Você acha Marrakech uma das melhores? Mais que Nova York e outras mais famosas?

    • Olá Ângelo
      respeito muito sua lista assim como dos demais leitores que opinaram, mas quando saio em viagem quero conhecer novas culturas, hábitos e costumes e pouco me preocupo com a fama da cidade. Ver coisas diferentes do meu dia a dia é minha prioridade e na sua lista não tem nenhuma cidade com este perfil apesar de eu só conhecer uma cidade da sua lista.
      Fui a Londres e achei a cidade bem sem graça.
      Como disse não conheço Nova York, mas mesmo sem ter ido acho que Marrakech é bem mais interessante do ponto de vista que acabei de descrever acima.

      grande abraço e continue nos acompanhando

      Eder

  21. A-do-rei a tua apresentação para Budapeste. Ela é tudo isso mesmo! E nós não fomos devorados pelos húngaros, mas levamos muitas e muitas broncas deles. rs

    • Oi Adriana
      pelo visto temos muito mais em comum em viagens do que pensamos. Quando todos veneram Praga, nós preferimos Budapeste. A melhor definição que tenho de Praga é: bonitinha mas ordinária.
      Budapeste a sedutora sempre, Se até Chico Buarque se rendeu a ela.

      bjs
      Eder

  22. […] Minhas 5 cidades favoritas no mundo […]

  23. Como n amar Cape Town né?
    Que sdds eu sinto daquele lugar…
    Até agora CT está no topo da minha lista…
    Mas acho que vou ficar balançada depois que conhecer a Grécia rs.
    😉

    • Ola Renata
      CT é mesmo inesquecível e por isso está na minha lista.
      Passamos bons momentos por lá.

      abs

      Eder

  24. Éder em janeiro acontece um fenômeno da natureza em CT que chama-se “Full Moon”… é o encontro da lua cheia com o pôr do sol.
    Para ver esta lindeza, é preciso escalar a Lions Head… eu n me lembro se é maior ou menor que a Table Mountain…
    Sei que andei demais até chegar lá rs…
    Mas depois que vc chega e dá de cara com aquilo, você percebe que todo o esforço da escalada, valeu a pena.

    Eu n tive sorte com a Table… de uma hora pra outra o tempo fechou e as rajadas de vento ultrapassaram 60km/h… e tivemos que descer. Então n sirvo de parâmetro rs.

    Na África do Sul eu saltei do maior bungee jump do mundo… é alto de fato que marca para o resto da sua vida…

    E tb o mergulho com os tubarões no Oceano Indico… até aconselho… mas é preciso tomar muito Dramin antes, como eu n tomei passei mal rs.

    Mas é isso!
    😉

    • Ola Renata
      passamos por todas estas atrações que você citou. A África do Sul é mesmo um país encantador e nós amamos a África em geral e por isso já conhecemos 13 países neste continente.

      abs

      Eder

  25. […] Minhas 5 cidades favoritas no mundo […]

  26. […] Minhas 5 cidades favoritas no mundo […]

  27. […] Minhas 5 cidades favoritas no mundo […]

  28. As minhas 5 cidades favoritas no mundo:

    1) Paris – foi a primeira cidade que visitei fora do pais e, de lá pra cá, já fui e voltei algumas vezes. Sempre será a cidade mais incrível.

    2) Istambul – lugar incrível, culinária incrível, pessoas incríveis, cenários incríveis, aromas incríveis, história incrível, noite incrível… O que não é incrível em Istambul?

    3) Tóquio – apesar de não ser uma cidade realmente bonita, Tóquio é um tapa na cara para qualquer viajante. Megalomaníaca por natureza, mas minimalista nos detalhes – um arranha-céu e, do lado, um restaurante familiar que é uma portinha. Exemplo de cidade lindíssima, segura e eficiente.

    4) Roma – amoR ao contrário. O que dizer da Cidade Eterna? Museu a céu aberto, lindos cenários, comida fantástica…

    5) Londres – para mim, é a capital do mundo. Reúne tudo o que tem de melhor no mundo e de maneira elegante, mas descolada. Parece que tudo aconteça lá primeiro. Amo!

    • Ola Leonardo
      Paris e Tóquio ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas parecem mesmo fascinantes.
      Istambul também está na minha lista e Roma está no meu TOP10.
      Como não podemos concordar em tudo achei Londres um mico total. Cidade bem sem graça para mim.

      abs

      Eder


Deixe uma resposta

Categorias

