Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 20/01/2013

Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia

O que uma praia pode ter de tão única em relação as outras que mereça entrar para o seleto grupo de Lugares Únicos no Mundo? Ser eleita entre as cinco mais bonitas do mundo pelos mais diversos viajantes pode ser a primeira pista. A cor da água que parece fosforescente com um navio gigante encalhado na areia branca tira qualquer dúvida de que ela é mesmo diferente das outras. Pensei em descrever em palavras as belezas inigualáveis desta praia, mas depois de muito tentar, imaginar e queimar a cabeça concluí que esta tarefa hercúlea não pode ser feita por um simples engenheiro metido a escritor como eu. Os encantos desta praia só poderiam ser descritos por poetas da estirpe de Fernando Pessoa ou Drummond. Poema esta é a melhor tradução deste lugar inesquecível, ou melhor, poama, porque será impossível não se apaixonar.

Resignado a minha insignificância literária resolvi escrever um roteiro sobre o lugar, apesar de não gostar nem um pouco dos roteiros tipo receita de bolo (até já escrevi sobre este assunto em: Porque não gosto de escrever roteiros de viagens), não poderia privá-los de conhecer este paraíso.

A cor da água não é Photoshop

A cor da água não é Photoshop

Localização

A ilha de Zakynthos fica na costa oeste da Grécia. Esta ilha é a terceira maior das ilhas Jônicas (Ionian Islands em inglês) tanto em área quanto em população. As Jônicas são menos conhecidas que as famosas Ilhas Cíclades, das quais se destacam Mikonos e Santorini, mas ainda mais bonitas em se tratando de beleza natural.

Navagio Beach está a 35 quilômetros do porto onde atracam os ferry boats vindos do continente.

Dá  impressão que o barco nem toca a água

Dá impressão que o barco nem toca a água

Como chegar a Zakynthos?

Para chegar a Zakynthos você pode sair de Atenas, Tessalônica ou Patras (todas no continente). O destino final destes ônibus é o porto de Kilini, de onde se toma o ferry para finalmente desembarcar em Zakynthos. Abaixo a tabela de preços e horários. Não confiem cegamente nestas tabelas pois na Grécia as coisas mudam muito rapidamente principalmente em se tratando de transportes.

Tabela de preços e horários (terrestre + marítimo)

Tabela de preços e horários (terrestre + marítimo)

Nas rodoviárias você compra os bilhetes dos trechos terrestres e também marítimos. Os endereços das rodoviárias são os seguintes:

Atenas – Estação KTEL – Rua Kifissou 100 – Telefone +30 2105129432

Tessalônica – Estação KTEL – Rua Makedonias 595417 – Telefone +30 2310595465

Patras – Estação KTEL – Rua Othonos Amalias 48 – Telefone +30 2610220129

O tempo de viagem do trecho terrestre partindo de Atenas é de aproximadamente 3 horas e meia e do trecho marítimo a partir de Kilini é de uma hora. Para aqueles que quiserem fazer reservas e consultas on line dos ferries que servem as ilhas gregas basta acessar: http://www.ferries.gr/greek-islands-ferry/

Outra opção é ir de carro até Kilini e embarcar o veículo no ferry. É isso que muitos italianos fazem ao sair de seu país. Esta alternativa dá uma ótima flexibilidade de locomoção nas ilhas gregas.

Para saber quanto custa se quiser embarcar o carro

Para saber quanto custa se quiser embarcar o carro

Quem preferir e tiver dinheiro sobrando pode viajar de avião. Os vôos de Atenas custam me média 85 euros, mais de três vezes o preço da combinação (ônibus + ferry). Abaixo tabela de horários dos vôos da Olympic Air. O aeroporto de Solomos (Zakynthos) fica a 3 quilômetros da cidade e o único meio de transporte entre ambos é o táxi. A duração do vôo é de aproximadamente 45 minutos.

Para quem prefere voar

Para quem prefere voar

O navio encalhado dá o toque final a este paraíso

O navio encalhado dá o toque final a este paraíso

Como chegar a Navagio Beach?

Uma vez na ilha, chegar em Navagio Beach não é tão difícil. Da região que concentra a maior parte dos hóspedes (Kalamaki) deve-se cruzar a ilha de sul para o norte até a região de Volimes. De lá é só seguir as placas até a praia. Não existe acesso a praia por terra, assim neste primeiro momento só se pode apreciar o visual de cima de um penhasco, a melhor vista diga-se de passagem. Dica: saia da muvuca que se forma na plataforma de visualização e caminhe pelas trilhas ladeira abaixo. Lá além da tranquilidade você vai encontrar um visual ainda mais bonito.

Já chegou tão perto para ficar vendo a praia só de longe, certo? Pisar na areia dela requer outra viagem. Barcos fazem passeios de aproximadamente uma hora saindo de Porto Vromi e parando em várias cavernas no caminho até Navagio Beach pelo valor de 10 euros, imperdível. Há também a opção de pegar um barco em Alykes, mas neste caso a distância até a praia é bem maior.

Nosso trajeto de scooter até Navagio Beach passando antes por Keri e Limnionas.

De perto ainda mais extasiado

De perto ainda mais extasiado

Onde ficar

Ficamos hospedados no bairro de Kalamaki que tem ótima infra estrutura de pousadas, hotéis, restaurantes, bares e supermercados. Como viajávamos em três pessoas (eu, Fabi e uma amiga) escolhemos o Athina apartments, um tipo de flat com cozinha em que pudemos preparar nossa própria comida. Em julho de 2008 pagamos 50 euros a diária para todo grupo. A distância do porto onde atraca o ferry até Kalamaki é de 5,4 quilômetros e pode ser percorrida de ônibus circular que custava 1,40 euros na época.

Fachada do Athina Apartments

Fachada do Athina Apartments

Simples, limpo e barato, do jeito que gostamos

Simples, limpo e barato, do jeito que gostamos

Quando ir

Conhecer uma praia tem que ser no verão certo? Sim vocês tem toda razão, de junho a setembro é o período mais indicado para conhecer a ilha. Além das temperaturas ficarem na maior parte do tempo acima dos 25 graus celsius, nesta época do ano as chuvas são menos frequentes e você pode aproveitar este paraíso da melhor forma.

Junho a setembro certeza de tempo bom

Junho a setembro certeza de tempo bom

Chuva nem pensar

Chuva nem pensar

Como se locomover

A ilha não é pequena, assim bicicleta e caminhadas não fazem parte das suas opções de transporte. São 40 quilômetros de comprimento e 20 quilômetros de largura. A melhor e mais barata opção de transporte de uma praia a outra são as scooters. A diária de uma destas sai por 35 euros.

Atrações de Zakynthos

A maior atração da ilha é mesmo Navagio Beach, mas além dela, existem outras praias quase tão estonteantes quanto ela. Limnionas é uma baía de calmas águas ora verdes esmeralda, ora azuis turquesa ótima para um mergulho relaxante. Porto Vromi é outra atração do local. Quando pensamos em porto logo nos vêm a cabeça água suja de óleo. Este pequeno pier de onde saem os barcos para Navagio Beach foge a regra, água límpidas e transparentes. Keri e Marathia são outras praias que valem a visita para ver o pôr do sol e almoçar um tradicional porco no rolete.

As calmas águas de Limnionas são ótimas para um mergulho

As calmas águas de Limnionas são ótimas para um mergulho

Desfrutando o visual em Marathia Beach

Desfrutando o visual em Marathia Beach

Depois deste guia completo não existe mais desculpas para deixar de conhecer este lugar único no mundo.

Veja Também:

Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia

TOP 10 Grécia – Lugares Inesquecíveis

Lugares Únicos no Mundo – Kefalonia – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Meteora – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Arquipélago de Bazaruto – Moçambique

Lugares Únicos no Mundo – Inhotim – Brumadinho – MG

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia


Responses

  1. Que lugar maravilhoso!!! amei o post… acho que teremos que dar uma escapadinha pra lá!! beijoss

    • Oi Karina e Pablo

      vocês vão mesmo passar pela Grécia, um pulinho nesta maravilha seria ótimo. Como já havia falado seu roteiro vai mudar muito durante a viagem e já está mudando antes mesmo de ela começar.

      bjs

      Eder

  2. Que lugar lindo! Amei…
    Tem que ser colocado na lista de “Lugares a conhecer”, rs
    Beijos

    • Olá Juju

      este lugar ainda é pouco conhecido de nós brazucas, mas deveria fazer parte da wish list de todo mundo.

      Fantástico.
      abs

      Eder

  3. Esse era um dos lugares que queria conhecer na Grécia, mas infelizmente não conseguia visitar a ilha quando viajei ao país. Quardei o post para uma próxima viagem. Lindo demais!!!

    Abraços

    • Olá Guilherme

      sempre que gosto muito de um lugar eu deixo de visitar alguma atração, pois ai tenho um bom motivo para voltar um dia. Você já tem um motivo mais do que grande para voltar a Grécia. Zakynthos é fantástica.

      abs

      Eder

  4. Nossa!!! Que azul é esse??? Fiquei encantada!!! Eu quero, eu quero!!!😉
    Ótimo post.
    Abs!

    • Olá Ana
      o azul é aquele que todos acham se tratar de Photoshop, mas é real, de verdade verdadeira.
      Se nas fotos já emociona. imagine ao vivo e a cores e que cores.
      O roteiro está ai, agora é juntar a grana e pé na estrada.

      abs
      Eder

  5. Suspiros eternos pela Grécia. O país que habita minha “lista de lugares pra conhecer” há mais tempo. Desde que me conheço por gente. Tenho verdadeira adoração. Daí, vem esse azul que não consigo definir. Que coisa incrível! =)

    Um beijo em todos!

    • Olá Aguilera
      se está nesta lista há muito tempo, não está na hora de ele sair desta lista e passar para outra lista: lugares visitados?

      O roteiro está ai, se precisar de mais dicas é só falar

      bjs

      Eder, Fabi e Amélie, a mordível

  6. Meu Deusss!!! Esse é o lugar dos meus sonhos!! A Grécia é meu sonho maior desde a infância, esse ano vou realizá-lo na minha Volta ao Mundo e já acrescentarei esse paraíso no meu roteiro!

    • Olá Karla

      em breve mais posts sobre o país serão publicados e acho que sua lista vai aumentar, rsrsrs.
      boa viagem e aproveite

      Eder

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  8. Ei Eder,
    Muito bom o que vc escreveu. Estou indo pra grecia com meu marido por 8 dias na ultima semana de marco. como é ainda friozinho estava pensando em ir pra atenas, santorini e mikonos, o basicao. mas na verdade nao sei se um dia poderemos voltar, entao preciso realizar meu sonho de ver a agua azul, areia branca e os paredoes e acho q isso é só en Zante, entao to pensando em mudar de planos. ainda que seja só pra olhar. com blusa de frio e tudo. 2 noites. comeco 2 noites em atenas, vou pra zante, volto pra atenas e no dia seguinte vou pra santorini e passo mais 2 noites. dependendo de como combinar, da pra fica uma noite mais em um dos lugares. sei que é corrido mas somos jovens e nao somos ricos, entao… temos que aproveitar.
    vc acha loucura? acha q em 2 noites da pra conhecer direitinho o basico?
    ai que duvida. brigadao.

    • Ola Manu
      acho que seu roteiro está bom. Pena que você tem pouco tempo, tem muitos lugares legais para conhecer por lá. Como você falou vocês são jovens e irão aguentar a correria. Tente pegar os ferries durante a noite para poupar tempo.

      Dois dias em Zakynthos são suficientes. Alugue uma scooter porque ai você pode ir no seu ritmo. Santorini também é linda.

      se precisar de mais ajuda é só falar

      boa viagem

      Eder

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  11. Nooossa, que perfeito!! Estou planejando minha lua de mel próximo ano na Grécia e agora estou morrendo de vontade de ir para essa ilha!! Mas também gostaria de fazer as ilhas mais tradicionais.. Você acha que daria certo: Atenas (1 dia e meio) – Santorini (2 dias) – Mykonos (3 dias) – Rodes (2 dias) – Milos (2 dias) e agora Zakynthos (2 dias)???

    • Olá Livia
      seu roteiro contempla ilhas bem legais,mas está super corrido. Dois dias em Santorini e em Milos são suficientes para conhecer tudo, mas o resto tá meio na correria. Leve em conta que Zakynthos fica no lado oeste da Grécia perto da Itália e do outro lado (lado leste) ficam todas as outras ilhas citadas. Assim você terá que ir passar por Atenas para ir das ilhas do lado leste para oeste e vice versa.
      Perto de Zakynthos tem outras ilhas também de beleza única. São elas Kefalonia e Lefkada caso queira incluí-las no roteiro.
      boa viagem e estamos a disposição

      Eder

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  13. Olá!!!
    Que dicas ótimas!!!
    Estou indo para a Grécia em setembro e quero muuuito incluir a Navagio Beach no meu roteiro!! As fotos são liiiindas!
    Bjs, Anna Bárbara

    • Olá Anna Bárbara
      além de Navagio também recomendamos ir a Lefkada e Kefalonia na mesma costa oeste. Se der tempo vá a Meteora que é encantadora. Tem um post fersquino no blog sobre o destino.

      boa viagem

      Eder

  14. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  15. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  16. Oii Eder, muito obrigada pela resposta! Qual seria a melhor praia para se hospedar, e por que, na sua opinião?

    • Bom dia Livia
      ficamos hospedados em kalamaki e gostamos. Tem ótima infra estrutura como hoteis, supermercados, restaurantes e lojas para alugar sacooters e carros. Também fica perto do porto onde irá atracar seu ferry ou do aeroporto. De lá você pode ir para as outras praias.

      boa viagem

      Eder

  17. Obrigada novamente pela resposta! Dei uma olhadinha nos hotéis em Kalamaki e vi que não ficam pertinho da praia.. Estava vendo em Tsilivi e tem umas opções bem bacanas, pertinho do mar e com preços ótimos! Você acha que é uma boa praia para se hospedar?!

    • Ola Livia
      Tsilivi é uma praia um pouco mais sofisticada com hoteis mais caros do tipo resort. De qualquer maneira não recomendo ficar todos os dias na mesma praia. terá que alugar um acrro ou uma scooter para conhecer todas as praias da ilha que são maravilhosas. Mas não vejo problemas em ter Tsilivi com sua base.

      abs

      Eder

  18. Obrigada!! Só mais uma pergunta: 3 dias é suficiente para conhecer todas as praias?!

    • Se você alugar um carro ou scooter, 3 dias dá para ver tudo sim e com calma.

      boa viagem

      Eder

  19. Oooi! Eu de novo, rsrs.. desculpa estar pertubando, mas queria mais uma opinião sua.. Estou vendo que vai ficar mto aperreado ir para as 2 ilhas, Cefalonia e Zakynthos, então pnsei em passar 5 dias em uma delas e fazer um day trip para a outra. Na sua opinião, é melhor ficar em Zakynthos e fazer day ttrip em Cefalonia ou o contrário?? Obrigada!!

  20. Certo! E nesse caso, 3 dias em Zakynthos e 2 em Kefalonia ou o contrário? Muito, muito obrigada pela ajuda!!

    • Zakynthos é mais bonito, mas Kefalonia é maior e tem mais lugares para visitar. Ficaria 3 dias em Kefalonia e 2 em Zakynthos.

      abs

      Eder

  21. Olá, adorei as suas dicas. Estou planejando minha viagem para a Grécia, vou em maio/2014. Existem ferries nesse período entre Killini e Zakynthos? Existem ferries entre Zakynthos, Kefalonia e Lefkada? Tentei abrir o link de um post acima mas a página não está disponível. Grata.

    • Olá Vanessa em maio já tem ferry de Kilini para Zakynthos sim. Também existem ferries de Zakynthos para Kefalonia e de lá para Lefkada, este foi exatamente o trajeto que fizemos. Estranho pois acabei de abrir o link http://www.ferries.gr/greek-islands-ferry/ sem problemas. Tenat de novo porque está funcionando.

      boa viagem

      Eder

  22. Ola, o que acha de 2 dias atenas, 2 dias santorini, 2 dias mykonos e 2 dias zakynthos… nao me preocupo em querer ver tudo, mas alguns pontos principais de cada lugar… tb estou com orçamento apertado, pois vou visitar outros países também… será que esses 8 dias são suficientes?

    • Olá Renata

      se você conseguir dedicar dois dias inteiros para cada um destes lugares está ok. Lembrando que o deslocamento de Mikonos ou Santorini para Atenas vai levar meio dia pelo menos (pode pegra o ferry noturno) e a mesma coisa de Atenas para Zakynthos.

      abraços e boa viagem

      Eder

      • obrigada pela dica… talvez nao de tempo de ir para todas as ilhas, vou decidir na hora, mas Zakinthos é imperdivel…

      • Ola Renata
        realmente Zakinthos é demais principalmente Navagio Beach. Das que você quer ir só não fui a Mykonos que é mais balada e fica fora do nosso estilo. Santorini também é demais.

        boa viagem

        Eder

  23. Ooi Eder!! Eu de novooo!! Nossa, depois de muito pensar, colocar, tirar, pirar, rs, cheguei a 2 roteiros na Grécia! Vou de lua de mel e quero fazer Grécia + Suíça, então estou em dúvida se tiro mais um dia da Grécia (tiraria da estadia de Santorini) para colocar mais 1 na Suíça ou não. De qualquer forma, segue meu roteiro abaixo, com o dia de Santorini a menos, para vc dar sua opinião:

    14/09 FOR – ATH – chega dia 15 segunda 18h30 – dorme atenas 2 noites
    17/09 ATH – ZAK – aéreo com OLYMPIC – sai quarta 17h40 chega 18h35 – dorme zakynthos 2 noites
    19/09 – ZAK – KEF – de FERRY – sai sexta 19h15 chega 20h45 – dorme kefalonia 2 noites
    21/09 – KEF – SAN – aereo com OLYMPIC – sai domingo 17h05 chega 19h55 – dorme 3 noites
    24/09 – SAN – MYK – de FERRY – sai quarta 10h45 chega 13h30 – dorme 4 noites
    28/09 – MYK – ZUR – aereo com AEGEAN – sai domingo 6h50 chega 10h15

    O que você achou!? A diferença da outra opção é que eu dormiria mais uma noite em Santorini.. Se puder ajudar agradeço!! Um abraço!

    • Olá Livia
      seu roteiro está ótimo. Os deslocamentos sempre a noite o que poupa tempo para conhecer os lugares. Talvez eu tiraria um dia de Mykonos para Santorini ou para Kefalonia que está mais apertado. MAs isso é porque não gosto muito de baladas que é o forte de Mykonos. Se vocês gostam de baladas está perfeito, naõ precisa mudar nada.

      valeu e aproveite sua lua de mel
      Eder

  24. Muito obrigada Eder!! Vou conversar com o meu noivo sobre o dia a menos em Mykonos, acho até que por ser lua de mel combinaria mais ter mais um dia em Kefalonia, né?! Abraço!!

  25. Olá! Achei seu blog quando procurava sobre Kefalônia e Zakinthos! Voce sabe me dizer se existe alguma vida noturna nessas ilhas, ou é uma ilha de praias bonitas e sem muita coisa pra fazer a noite? Pensei em ir pela beleza do lugar mas como vou com amigos, queria algum lugar com opções a noite também. Já fui a Corfu, Mykonos, e Ios e agora pensei nestas duas opções e tb em Creta, que já sei que tem uma praia mais agitada e com jovens!

    Obrigada,

    Marianne

    • Ola Marianne
      Kefalonia e Zakynthos são infinitamentes mais calmas que Mykonos, mas existe vida noturna sim. Como não gosto muito só fui aos restaurantes. Em Zakynthos tem até baladinha na praia que fiquei. Em Kefalonia não melembro mas deve ter também.

      Com relação a natureza são emso estonteantes e acrescentaria também Lefkada que é pertinho e linda.

      boa viagem

      Eder

      • AH legal! Não estava buscando a vida noturna de mykonos não! Lá tem até demais! Mas tb não queria um lugar que a noite fica deserto. Se tiver barzinho e esses sunsets na praia pra mim já basta! Qual praia vc ficou em Zakynthos?
        Vou procurar sobre a Lefkada tb! Valeu a dica!
        Muito obrigada pela ajuda!!! beijos

      • Ola Marianne
        fiquei hospedado em Kalamaki que é onde tem alguns restaurantes e bares, lojas para alugar scooters e mais algum agito. Veja o post que tem até o site do hotel que ficamos.

        https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/01/20/lugares-unicos-no-mundo-navagio-beach-zakynthos-grecia/

        Lefkada também vale a pena

        boa viagem

        bjs

        Eder

  26. Obrigada, Eder!! Depois conto o que decidi!! Bjs

  27. Olááá! amei seu post! mas fiquei com duas dúvidas. Será que você poderia me ajudar?
    Ficarei 3 dias em Patras até embarcar para Bari na Itália, e gostaria de saber:
    – quanto tempo é de viagem de Patras até Zakynthos ?
    – dá para visitar Navagio Beach em um dia ou em um dia e meio e voltar para Patras?

    muuuito obrigada!
    Larissa

    • Ola Larissa
      de Patras para chegar a Zakynthos você precisa ir de carro até Kilini (74 Km mais ou menos 1 hora) e de lá pegar o ferry para Zakynthos. No total vai gastar umas 3 horas.
      Navagio Beach é uma das praias da ilha, a mais bonita. O iedail é ficar uns 3 dias na ilha para conhecer tudo, mas para quem não tem tempo como você da para ir só para conhecer Navagio em um dia e meio.

      abs e boa viagem

      Eder

  28. […] https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/01/20/lugares-unicos-no-mundo-navagio-beach-zakynthos-… […]

  29. Adorei!!! Uma pergunta, na segunda quinzena de setembro, como é a água do mar? Eu amo nadar, mas n gosto mto de água fria rs. Obrigada.

    • Ola Priscila
      a água das praias gregas mesmo durante o verão não é muito quente como por exemplo no Nordeste brasileiro. Mas diante de tanta beleza é mesmo difícil resistir a um mergulho mesmo na segunda quinzena de setembro.

      boa viagem

      Eder

  30. Parabéns pelo post Eder,muito bem explicado,to indo chegando dia 7/5 em atenas a noite até o dia 11/5,minha vontade de conhecer a praia de navagio aumentou depois de ler seu post,mas to numa dúvida cruel de como dividir esses dias,pelo que vi deverá estar meio friozinho quando eu chegar, teria alguma luz no fim do túnel ai pra mim??gostaria de saber também quanto a estação rodoviária um ponto de referencia mais ou menos pra eu chegar ate ela, to tentando localizar pelo google e nao to conseguindo, e os horários de funcionamento para que eu possa comprar o ticket para zakynthos,estou pensando em dormir em atenas o primeiro dia , e no dia 8 cedo ja partir pra la,se puder ajudar eu agradeço, e precisando de dicas bacanas e economicas para Caribe,EUA ou ásia estou a disposição, grande abraço..obrigado…Maycon.

  31. Olá Eder! Estou indo pra Grécia em junho e ficarei hospedada no mesmo hotel que você ficou em Zakynthos (Athina apts). Paguei 21EUR/dia pra mim e pro meu marido. Só fiquei com uma dúvida, o quarto tinha ar condicionado? Eles disponibilizavam toalha, essas coisas? Achei tão barata a diária que não tô nem acreditando, confesso que estou um pouco receosa. Vamos passar 3 dias em Zakynthos, você acha que é suficiente ou até d+? Indica alguma outra coisa pra fazer pelas redondezas? Um abraço!!

    • Ola Rafaella
      o quarto que ficamos tinha sim ar condicionado, não sei se todos tem. Também tinha toalha disponível para os hóspedes sim.
      3 dias na ilha é suficiente para conhecê-la bem e sem pressa. Sugiro que aluguem uma scooter para se locomover por lá. Se tiverem medo aluguem um carro, mas a scooter é mais legal e barata.
      Na região indico Kefalonia (dá para ir de ferry) que é linda também e tem também Lefkada se você tiver tempo.

      boa viagem

      Eder

  32. Meu Deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeus!
    Que perfeição de Deus!
    E eu achando que as praias da África do Sul eram as mais belas do mundo… bom pelo menos até agora são rsrs.

    Estou indo para a Grécia e o seu blog arrebentou!

    Como sempre viajo sozinha fico procurando coisinhas na net rsrsrs.

    Parece bastante complicado chegar neste paraíso…
    Mas se Deus quiser… vai dar certo!

    Volto aqui para falar! Rs.

    Tks!

    • Ola Renata
      é bem fácil chegar lá tenho certeza que vai adorar.
      E para mim as praias mais bonitas do mundo são da Grécia e Zanzibar (tem post no blog tb).

      valeu

      Eder

  33. Obs.: eu só estou um pouco sem noção de distância… tipo do lugar que vc ficou hospedado até Atenas…
    Ou até mesmo a distância do aeroporto (Chania) até o hotel/hostel.

    Poderia me ajudar?
    Tks again…

    • Ola Renata
      de Zakynthos a Atenas você via levar umas 5 horas, primeiro de ferry até Kilini e depois de ônibus de lá até Atenas. Veja no post que está tudo explicadinho.
      Chania é o aeroporto internacional da ilha de Creta que está na outra costa da Grécia. Esta ilha não visitamos.

      boa viagem

      Eder

  34. Olha…
    Estou com uma dúvida cruel…
    Pq só tenho 4 noites na Grécia e em 4 noites é bem provável que eu n consiga visitar Atenas, Santorini e este paraíso que vc foi.

    N ficarei em Creta…
    De lá ja irei pegar um voo para Atenas…
    Ficaria lá por 1 dia ou dois e partiria para Santorini.

    Mas na boa?
    Estou quase mudando a rota novamente…
    Apenas para conhecer este lugar fantástico.

    Obrigada!

    • Ola Renata
      quatro noites é muit pouco para conhecer tudo mesmo. Sugiro visitar apenas Santorini e Atenas ou Zakynthos e Atenas, pois em qualquer opção perderá muito tempo no transporte de ferry.

      fico a disposição para ajudar no que precisar
      boa viagem

      Eder

  35. Olá Eder!
    Chutei o balde…
    Vou passar 1 semana na Grécia para conhecer este paraíso.

    Na vdd eu já tinha comprado passagem para outro país…
    Mas…
    Prefiro perder alguns euros… do que este visu! Rs.

    Vou traçar a rota novamente e se eu tiver dúvida (provavelmente terei) volto a entrar em contato contigo.

    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaa!

    • Ola Renata

      tenho certeza que não se arrependerá. Se der tempo inclua tanbém Kefalonia (perto de Zakynthos) e vai ficar mais boquiaberta ainda.

      boa viagem

      Eder

  36. Olá Eder!
    Você tem algum post referente a Kelafonia?
    De fato é muito bonito tb…
    Dá para fazer o trajeto de ônibus ou ferry?

    Pq deixei minha CNH no Brasil, n tenho como alugar um carro.

    Tks!

    • Ola Renata
      ainda não temos posts de Kefalonia, estou pesnsando em fazer um.
      De Zakynthos para Kefalonia você tem que ir de ferry, pois ambas são ilhas.

      boa viagem

      Eder

  37. Éder…
    Vc sabe como eu faço para chegar em Santorini partindo de Zakynthos?

    Pq assim…
    Vou desembarcar em Chania e vou pra Atenas…
    Fico uns 2 dias lá e depois vou para Zakynthos…
    Após Zakynthos quero ir para Santorini…

    Até pq de Santorini fica mais perto de Atenas que é onde está localizado o aeroporto para o meu embarque e n quero dar bobeira para o ferry, que td é muito imprevisível.

    Como faço para curtir td em 7/8 dias?
    Qual rota vc sugeria para o meu caso?

    Heeeelp!
    Tks!

    • Renata
      Chania é o aeroporto de Creta que fica na costa oriental da Grécia. Chegando lá o melhor é ir de ferry para Santorini que também fica na costa oriental. Depois também de ferry para Atenas e de lá para Zakynthos e Kefaloinia para finalmente voltar a Atenas.

      boa viagem

      Eder

      • Ola Eder, vou mes que vem pra zakynthos e estou com dificuldade em comprar logo a travessia no ferry desde Atenas. Quando tento comprar, o site me pede que eu coloque o número da licença do veículo, porém como iremos alugar em Atenas não temos essa informação ainda. Se eu deixar pra comprar na hora a travessia do ferry vc acha que corro um grande risco de não ter mais vaga?

        Um abraço.

      • Ola Rafaella
        sempre comprei minhas passagens de ferry na hora e estive lá em agosto que é um mês bem concorrido. Acredito que não terá problemas.

        Mas porque você não tenta colocar no número da licença as letras TBA (To Be Advised). Na Austrália isso funciona, quem sabe na Grécia também.

        boa viagem

        Eder

  38. Olá Eder,voltei de zakynthos segunda feira agora e seu blog foi muito útil para minha estadia lá quero agradecer as dicas e compartilhar com seus leitores sobre a ida para zakynthos,o trajeto agora ta levando em torno de 6 horas sendo o primeiro horário partindo de atenas as 7:45 e chegando em Zakynthos as 14:00 hrs, e o último saindo de zakinthos as 19:00,chegando em atenas as 00:30,os valores estão de 5.60 euros o trajeto do ferry e 26.10 euros de onibus por trecho,a maneira mais economica que encontrei de ir foi pegar o onibus de número 51 que sai da praça omonia por 1.20 ele passa a cada 15min.e tem com ponto final a estação KTEL,pelo que vi da para comprar na hora mesmo em altas estações,o ferry é gigante e cabe dezenas de pessoas,lembrando que vontando no último horário para atenas não tem onibus, mas tem vários taxis,acho que não compensa ir de carro para zakynthos,aluguei um carro lá por 30 euros a diária,em uma agencia que aparentemente só vende tours bem ao lado do hotel strada marina,bem na orla a uns 500m do porto,ali vende também passeios de barco por 25 euros para contornar a ilha toda com um total de 5 a 6 paradas incluindo navagio,o que mais gostei da ilha foi o respeito ao turista, não exploram,os mesmos preço praticados em atenas se praticam la também,até mesmo no cambio ,espero ter colaborado um pouco mais para os seus leitores,grande abraço Eder…

    • Ola Maycon
      valeu muito por voltar e deixar as dicas bem atualizadas. Quem me dere se todos leitores tivessem esta iniciativa.

      Detalhou bem preços e heorários, mas esqueceu de dizer se gostou da ilha. Se bem que dá para não gostar?

      grande abraço

      Eder

      • Descreveu bem Eder,não tem como não gostar a ilha é um espetáculo,as praias são incriveis, navagio maravilhosa seus comentários sobre navagio não exageram em nada,e olha que ja passei por 7 praias caribenhas e outras 4 asiáticas,mas navagio é realmente única,eu peguei o carro alugado as 4 da tarde do sábado passado e até as 9 ja tinha percorrido a ilha toda só para me localizar e poder ir nos locais certos e com calma no domingo,esqueci de comentar que o porto vromi esta desativado até os proximos 30 dias,tentaram me explicar mas não entendi o porque,e a opção mais próxima e em conta que achei para ir até a praia de navagio foi do porto St nicholas o valor inicial era de 20 euros por pessoa mas com o choro saiu por 30,eu e minha esposa,achei razoável ja que incluia as cavernas azuis,muito lindo e diferente por sinal, vale muito a pena tambem,lembrando que do porto St nicholas só partem barcos pequenos e são esses que entram nas cavernas, o barco grande que faz o passeio pela ilha toda por 25 euros que eu citei so passa pela parte externa e aquele azul mesmo só da pra ver dentro da caverna,sugiro que experimentem um prato grego que se chama PITAS,tipo um enrolado,charuto,com carne de frango ou porco, verdura e batata frita,muito bom e satisfaz, por um valor abaixo de um café expresso que esta 2.50 euros, esse pitas sai por 2 euros somente,a cerveja esta em torno de 3, o suco 2.50 e o refrigerante por 2 também,precisando de dicas Eder para o caribe, ásia ,europa e Eua estou a disposição ,e mais uma vez obrigado e parabéns pelo blog…grande abraço!!!

      • Maycon

        mais uma vez valeu por enriquecer de informações úteis nosso post. Grande viajante você hein.

        abs

        Eder

  39. Caramba Maicon, que fantástica sua descrição! Estou indo pra Zakynthos mês que vem e sempre olho o blog. Ontem mesmo fiz a reserva do carro em Atenas pra seguir pra Zakynthos, infelizmente só li seu comentário depois que já tinha reservado, porém vamos em 5 pessoas, sendo assim você acha que vale a pena? (financeiramente). Outra dúvida que tenho, de Atenas pra Kilini (onde pegaremos o ferry) a estrada é boa ou ruim?
    Desculpe lhe bombardear de perguntas, mas você sabe quanto está o preço da travessia no ferry para carros? (preço atualizado). Última perguntinha, quanto levar por pessoa pra Atenas e Zakynthos (em euro)? (considerando que o carro e hospedagem já estão pagos). MUITO obrigada pela ajuda!

    • Olá Rafaella,primeiramente peço licença ao Eder para tentar responder a suas perguntas, vamos lá,com certeza irá valer a pena voces terem alugado o carro devido ao numero de pessoas,sendo que por pessoa iria sair 52.2 euros ida e volta só o onibus, o valor atualizado para a travessia com carro não sei dizer mas não deve estar muito mais alto do que o Eder descreveu,acredito que não deve ter aumentado nem 10 euros,mas fora o carro ainda se paga os 5.60 do ferry por pessoa,a estrada é perfeita,pista dupla em quase todo o trajeto, so tem uma parte que estao duplicando agora mas mesmo assim é um tapete…a paisagem até lá também é bastante interessante, montanhas,ponte,mar,não deixam o trajeto tão monótono,só não aconselho dirigir em atenas, não pelo transito que é parecido com o de Sp, só que com o dobro de motos, mas pela falta de estacionamento nos pontos turísticos,ja em zakynthos é tranquilo,em atenas eu aconselho o onibus de tour HOP-ON -HOP-OFF, sai por 17 euros por dois dias para o tour em atenas e piraeus, ou 14 euros só para atenas,vale muito apena pois tem tradução em portugues e nos deixa a par de toda a historia da cidade,aconselho também em ir primeiro na acrópole pois voce compra o ticket a 12 euros e nesse mesmo ticket ja vem outros cinco tickets para entrar na agora grega, a agora romana, o cemitério Cerâmico, o Templo de Zeus Olímpico e o Teatro de Dionísio,tudo pelos 12 euros, só nao serve para o novo museu que na minha opinião não deve deixar de ser visitado,acho que paguei de 7 a 12 euros para entrar no novo museu, não lembro, mas vale a pena,eu passei por la cedo, mas se não me engano ele esta sendo fechado após o meio dia, então chegue cedo,no geral passei bem com menos de 50 euros a média por dia o casal,incluindo entrada em museu , compra de souvenirs que custam em média 1,2 euros os pequenos e,alimentação e minha cerveja..rs,isso tirando as estadias que ja tinham um um bom café da manhã que ja serviam até para o almoço,,sai a noite em atenas somente para jantar, não fiz mas vale a pena dar uma passada nos bares próximos a avenida atenas nos arredores da acrópole,principalmente no sábado ficam lotados de gente bonita,passei bem com este valor não me privando de quase nada também sem esbanjar por que atenas e zakynthos eram os últimos destinos de 4 que ja tinha ido por isso dei uma segurada na grana para nao ter que usar o cartão,mas no final deu tudo certo, espero ter ajudado,faça uma boa viagem e quando voltar de mais uma força aqui no blog do Eder para manter sempre todos atualizados,abraço…

      • Licença mais do que dada.

        fique a vontade para comentar o quanto quiser

        um prazer ver esta troca de informações

        Eder

      • Olá, adorei suas informações, vamos em Junho, e queremos alugar um carro em Atenas e ir até Lefkada, Kefalonia e Zakynthos, é tranquilo embarcar com o carro no ferry entre as ilhas? Obrigado. Cleber.

      • Ola Cleber
        muito tranquilo embarcar de carro nos ferries. Não tem segredo.

        boa viagem

        Eder

    • Rafaella
      respondiod pelo Maycon suas dúvidas.

      Maycon valeu mesmo por esta troca de informações. Isso aqui ta virando um forum sobre zakynthos. To adorando.

      abs

      Eder

  40. Gente, esse blog tá demais, tô amando os comentários e perguntas! Maycon, valeu demais pelo feedback! Vou pra Zante em setembro, passar minha honeymoon lá, depois vou pra Kefalonia, e tbm voltarei aqui pra deixar minhas impressões!!

    Aproveitando, queria perguntar umas coisinhas:
    – seria mais interessante alugar carro ou aqueles ATV (tanto em Santorini como em Zante e Kefalonia)??
    – Maycon, tem alguma empresa que faça o passeio para Navagio que vc indica?
    – Chego em Zante quarta à noite, daí estou pensando em fazer o passeio a Navagio quinta pela manhã, alugar carro depois do meio dia e ficar com o carro até ir embora, sexta à tarde, deixando no porto (para ir para Kefalonia). Vocês acham interessante isso??? Queria conhecer a ilha todinha parando onde eu visse paisagem bonita!!

    Sobre Kefalonia, se souberem:
    – Alugando carro, dá para fazer os passeios para o Melissani Lake, cavernas, etc., por conta própria, ou tem que contratar excursão mesmo??
    – táxi é muito caro? vou ficar em um hotel em Svoronata, chego de Zakhyntos por ferry, o hotel que vou ficar cobrou 15euros pelo transfer do Porto Pessada. Acham que vale ou seria melhor pegar um táxi na hora??

    Obrigadaaaaaaaaaaaaaa!!

    • Ola Livia
      complementando as informações do Maycon:
      – a scooter é mais barata e mais emoção. Ara Zakynthos fiz com ela e minha esposa na garupa sem problemas. Kefalonia é muito grande e o melhor é um tour ou o carro.
      – em breve teremos um post sobre Kefalonia no blog, bem antes de você viajar. fique atenta
      – o passeio de barco a Navagio é como ele falou. Vá até porto Vromi e lá terão muitos barcos saindo para o passeio. Negocie o que você achar melhor e aproveite.
      – Quanto ao carro, legal sua ideia, só não sei se a locadora vai aceitar que você devolva o carro no porto de saída para Kefalonia que é bem afastado da região central.
      – Dá para visitar Melissani cave de carro, não precisa de excursão.
      – 15 euros ta de bom tamanho pele transfer

      boa viagem
      Eder

    • Olá Lívia, acabei de chegar de Zakynthos e o Porto Vromi não estava funcionando. O trajeto até lá não foi muito fácil (o gps me mandou pelo caminho mais curto, porém pior) e cheguei lá e não estavam fazendo passeios, sorte que eu ainda tinha outros dias pra visitar Navagio, aí comprei um cruzeiro com duração de 8h numa das lojas de turismo da cidade. Escrevi um blog sobre isso hoje. O resto que o Eder falou tá ótimo, tudo de acordo. Um abraço e boa viagem!

  41. Então , eu ja loquei uma vez um atv, pra mim que tenho moto não tive problema algum, mas depois de uns 20km minha esposa ja começou a reclamar,se for pela economia o atv é bem melhor ja pelo conforto, segurança com um ar condicionado, bem melhor o carro,pra voce ter idéia eu percorri 230km em um dia e meio e não conheci toda a ilha, ta certo que andei me perdendo,por isso acho melhor o carro e além disso tem uns precipicios sem guardrail que se cair ja era,rs,então quanto mais seguro melhor,passeio terrestre para a vista de navagio talvez o Eder possa ajudar dizendo se tem,eu não vi esse tipo de tour pra lá,ja para a praia de navagio eu acho que ficaria bom voce pegar o carro pela manhã na quinta vá direto até o ponto em que se avista navagio seguindo as instruções que o Eder passou que não tem erro de lá desça até o porto vromi que ja deverá estar ativo, pegue um barco e vá para a praia de navagio e blue caves,o local que achei a locação mais em conta foi em uma agencia de tour ao lado do hotel Strada Marine,saindo do porto vire a direita na orla mais ou menos uns 400,500 metros ja ira ver o Hotel essa agencia fica uns dois estabelecimentos ao lado,e da para deixar o carro no estacionamento do porto depois com a chave dentro…tudo na confiança…rs, e nem tem aquela taxa de garantia que todas locadoras pedem, voce nem usa o cartão,agora vai por mim…se resolver parar em cada local que achar a paisagem bonita acho ira precisar de uns 4 dias,eu tentei e logo desisti,quando se sai das rotas principais e pega as alternativas pra ir a outras praias é que as coisas se complicam, e nas rotas alternativas as placas são muito confusas,quanto aos outros destinos não tive o prazer de conhecer desta vez,mas ainda irei conhecer, espero ter ajudado um pouco..boa viagem…abraço!!

  42. ahh,só mais um comentário…eu vivo em honeymoon até hoje mesmo depois de 15 anos casado, isso ja me rendeu vários upgrades,tanto em voos para a classe executiva quanto em hotéis,desta vez no voo não deu certo,mas neste hotel Strada marine me rendeu um upgrade para o quarto com vista para o mar,nem que for só um parabéns ja ta valendo , eu tento sempre..rs…

    • Hahahah, Maycon, essa vai ser nossa 2a honeymoon, e me arrependo horrores de nas viagens passadas não ter feito honeymoon tbm, rsrsrs… Isso é ótimoOO!!

  43. A quem possa interessar…
    São Paulo (GRU) – Atenas R$ 1104 (ida 07/06 e volta 15/06) Swiss(sem taxas) tem outras datas tambem…

  44. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  45. Olá Éder…
    Olha eu aqui outra vez…
    Bom… a sua ultima resposta foi a seguinte: “Renata
    Chania é o aeroporto de Creta que fica na costa oriental da Grécia. Chegando lá o melhor é ir de ferry para Santorini que também fica na costa oriental. Depois também de ferry para Atenas e de lá para Zakynthos e Kefaloinia para finalmente voltar a Atenas.”…
    Porém o ferry de Chania fica muito distante do aeroporto e como estarei chegando a tarde tb n teria mais ferry disponível…
    Pensei em pegar um voo para Atenas pela Olympic (que sai o mesmo preço do ferry), passaria dois dias lá e embarcaria para Zakynthos…
    Em Zakynthos estou pensando em ficar de 2 a 3 dias, pois vou ter que voltar para Atenas e pegar o ferry novamente para Santorini…
    E por fim Atenas novamente.

    Isso tudo em 1 semana…
    O que você me diz?
    Dá para fazer este roteiro meio confuso, sabendo que irei realizar sem carro?

    Obrigada mais uma vez!

    • Ola Renata

      você tem mesmo que passar em Creta (Chania)? Não entendi bem porque está indo para lá. Dá pra fazer este roteiro sim e como você sempre estará passando por Atenas sugiro usar sempre o avião em todos os trajetos para poupar tempo.

      boa viagem

      Eder

  46. Olá!!

    Gostaria de agradecer pelo post tão completo!🙂

    Vamos para a Europa em ago/set e realizarei meu grande sonho de conhecer a Grécia!

    Meu roteiro ficou assim: chegamos (partindo de Londres) na Grécia por Zakynthos, onde passamos 3 dias.

    De lá para Atenas, 2 dias (avião)

    Atenas > Mykonos 3 dias (ferry)

    Mykonos > Santorini 3 dias (ferry)

    E de Santorini partimos de avião para Florença. ❤

    Infelizmente não temos mais muito tempo para ficar em cada ilha ou acrescentar outras..

    Oq vc acha do roteiro? Alguma sugestão?

    Reservamos o mesmo apart q vc em Zakynthos.😉

    Depois voltamos para contar tudo!

    • Ola Juju

      perfeito. Ia te indicar a ilha de Kefalonia que fica ao lado de Zakynthos e também é belíssima e acabou de sair um post no blog, mas você já disse que não tem tempo. Então é isso mesmo.

      aproveite e depois volte para nos contar como foi

      bjs

      Eder

  47. Oi Eder, tudo bem?
    Estou indo para Zakynthos e Kefalonia em Agosto e queria saber sobre o barco para Navagio Beach – esse passeio só é comprado na hora ou há como fazer reserva?
    Muito obrigada!

    • Ola Fernanda
      os barcos são locais e os donos provavelmente nem sabem da existência da Internet. Não se preocupe pode reservar na hora mesmo. Os barcos são muitos e você não vai perder o passeio

      boa viagem

      Eder

  48. Oi Eder, tudo bem? Vamos para Zakinthos em agosto, ficaremos na Tsilivi Beach. Na sua opinião, qual a melhor maneira de irmos até o porto Vromi para pegar o barco até Navagio Beach? Para este, e demais passeios, você recomenda que a gente alugue uma scooter ou carro? Grande abraço! Parabéns pelo blog.

    Raphael e Natalia

    • Ola Raphael
      nós ficamos hospedados em Kalamaki e de lá íamos para todos os lugares da ilha de scooter. Foi bem tranquilo, mas é um pouco cansativo. Para quem tem espiríto de aventura é sussa.
      Tem a opção de alugra carro, mas a scooter sai bem mais barato e dá para ir a porto Vromi e todos os outros lugares descritos no post.

      boa viagem

      Eder

      • Olá Raphael, acabei de chegar de Zakynthos e como fui com mais 4 pessoas, alugamos um carro em Atenas e seguimos pra ilha – o pedágio é barato e combustível também. Fomos até o Porto Vromi, mas não estavam fazendo passeios, pois o mar estava muito agitado. O jeito foi fazer o passeio com um cruzeiro que contratamos na ilha e pagamos 23EUR pelo passeio de 8h de duração, que achei que valeu muito a pena. Hoje mesmo falei um pouquinho sobre a ilha no meu blog. (eu me baseei quase 100% nas opiniões do Eder pra planejar a viagem). Um abraço!

  49. Olá, Eder. Primeiramente parabéns pelo blog e pelo maravilhoso post sobre Zakynthos. Tive que incluir esta ilha no meu roteiro depois que li sobre a beleza deste lugar. Como é minha primeiro viagem à Grécia, quero conhecer Santorini e Mykonos também. Chegarei por Atenas e pretendo pegar um voo para Zakyntos. A pergunta é: como faço para ir de Zakynthos a Santorini de ferry? Me parece que todas as opções tem que ir para Atenas para depois chegar em Santorini. É isto mesmo? Agradeço pela ajuda.

    • Ola Maria Luísa
      como Zakynthos fica na costa oeste da Grécia e Santorini na costa leste não exsitem ferries diretos que fazem a ligação entre as duas. Tem que passar por Atenas.

      Se tiver pouco tempo outra opção é usar o avião também passando por Atenas.

      boa viagem

      Eder

  50. Olá Eder!!!! Estou indo para grecia dia 28/09… Morrendo de medo de já estar um pouco frio por la e não poder aproveitar tanto… O que vc acha? Vou ficar exatos 15 dias. Quero ir para atenas, mykonos, santorini e zakynthos. Qual a melhor sequência para visitar esses lugares? Não quero perder tanto tempo com deslocamento, posso fazer os trechos de avião… Dicas pls???? Muito muito obrigada!!!!

    • Ola Fabiana
      a melhor sequência é Santorini, Mykonos, Atenas e Zakynthos ou ao contrário, pois Santorini e Mykonos ficam na costa leste e Zakynthos na costa oeste.
      Mas se você for chegar em Atenas ai tantao faz para qual lado você vai primeiro.

      De Santorini a Mykonos é perto e melhor é ir de ferry. De Atenas as ilhas você pode fazer de avião, mas Santorini ou Mykonos a Zakynthos o avião para em Atenas antes.

      boa viagem

      Eder

  51. Ola Eder!
    Bom… finalmente cheguei em Zakhyntos…
    Embora eu tenha feito uma pesquisa de quase 7 meses… ao chegar aqui tive que mudar muita coisa.
    Para quem depende de condução como eu… n é muito simples chegar.
    Primeiro pq em Atenas a galera n sabe direcionar você para a rodoviaria… cada um fala uma coisa…
    Sendo assim… fui pega de surpresa ao gastar dinheiro com taxi.
    Comprei o ferry antecipado para sair de Killini 11:00…
    Chegando na rodoviaria fui surpreendida novamente ao ser informada que o onibus chegaria em Kilini apenas 12:30…
    Tive que pagar novamente.

    Estou no hotel que vc indicou…
    E como a timetable daqui eh doidera… a melhor opçao é pagar 10,00 para um taxista.

    Comprei um cruzeiro para conhecer todas as ilhas pagando apenas 25,00 (euros) para rodar o dia inteiro.

    Bom…
    Como estou fora do Brasil desde o ano passado n teria coragem de dirigir… então pensei… “Como vou ver a praia do topo?”.
    Os taxistas cobram cerca de 80,00 (euros) para realizar este “desejo”…
    Consegui uma oferta até por 60,00… mais ainda assim estava caro e deixei pra la…

    Algumas agencias fazem excursoes para ver a vista do topo… mais apenas 3 dias da semana por 18,00…Infelizmente n calhou os dias com a minha estadia.

    Conheci um casal Brasileiro… eles vieram para alugar carro na ilha…
    E estavam todos alugados… seria a minha change de ver a blz da praia do topo.

    Por fim…
    Amanha eh o grande dia!

    Espero ajudar algumas pessoas que gostam de viajar sozinhas como eu e que precisa do transporte publico para se locomover.

    Ah…
    O hotel eh demais!
    Atendimento… quarto… tudoo!

    Eh isso!
    Ate breve!

    • Ola Renata

      espero que tenha realizado seu sonho. Porqeu ir a Zakynthos e não ver Navagio é o mesmo que ir ao Rio e não ver o Cristo

      boa viagem

      Eder

  52. Olá Eder e Fabi, primeiramente parabéns pelo blog. Adorei ler os comentários, inclusive os do Maycon! Me ajudaram muito, já que sou marinheira de primeira viagem na Grécia. Meu marido e eu sairemos de férias em outubro e faremos Paris, Itália e Grécia. Mesmo a Grécia estando longe dos outros destinos não pude deixar de incluir no roteiro, pois meu sonho sempre foi conhecer esse pais. Por conta do roteiro, ficaremos 4 dias em Santorini e 2 dias em Atenas. É uma pena que só tenha conhecido Zakhythos agora (após as passagens e hotéis reservados), pois certamente teria tirado alguns dias de outro lugar para poder passar uns dias na ilha. Enfim, me disseram que 1 dia em Atenas é suficiente, vocês acham que vale um bate e volta em Navagio? Sei que a ilha é longe, mas queria muito conhecer essa praia…

    Desde já, agradeço pela ajuda =)

    • Ola Cecília

      a ilha é linda e vale a visita. Tem que ter pelo menos dois dias, pois você vai perder meio dia para ir e meio dia para voltar.

      Se der vá e nao se arrependerá

      boa viagem

      Eder

  53. […] Fontes: Nômades Digitais, Quatro Cantos do Mundo. […]

  54. Excelente artigo. Amei e vou já ver como poderei no próximo verão ir lá!

    Obrigada!

  55. muito obrigado, seu post é muito explicativo, inclusive com uma média de preços, isso é importante. foi de grande utilidade. abraço

  56. Olá!!! Estou fazendo o roteiro para minha família para julho( casal e dois filhos). No meu roteiro inicial tinha Atenas, Delfo, Meteora, Mykonos, Santorini e Creta. Depois deste post mudei o roteiro. Vamos para Atenas, Delfos, Meteora, Cefalônia, Zakhyntos e santorini. Achas que fiz uma boa opção?
    Obrigada

    • Ola Giovana

      acho sim que fez uma boa opção. Mykonos é mais um lugar de balada e com crianças não combina muito

      boa viagem

      Eder

  57. Ola! Vou para Kefalônia e Zakynthos final de maio, início de junho e estou tendo dificuldades de encontrar ferries de Kafalônia para Zakynthos. Vi que no verão tem um direto mas não sei a partir de quando começa a funcionar. Tem algum site de ferries que consigo ver isso: já vi em vários e não encontrei.

    Quanto a hospedagem, na kefalônia pensei em ficar em Fiscardo, mas não sei se é uma boa opção, já que esse ferrie para Zakynthos sai do porto de Pessada e não do de Fiscardo.

    Obrigada pela ajuda desde já!

  58. Ola!
    Você disse que vemos a praia de cima: é uma trilha?
    É difícil de chegar la em cima?
    Da para ir com um bebe?

    Agora, pegar o barco para entrar na praia, isso farei com certeza! Tem um horário mais específico em que o sol bate mais forte?

    Obrigada, Eneida.

    • Ola Eneida
      na parte de cima você chega de carro não precisa caminhar por trilhas e dá para ir com bebê sem problemas.

      A praia tem um paredão que a protege do sol, assim sempre tem alguma sombra durante o dia para se proteger

      boa viagem

      Eder

  59. Obrigada pela resposta! Quanto aos Ferries de Kefalônia pra Zakynthos, não acho tb nesse link. Me parece que o trecho direto só existe no verão, e começa a funcionar no final de Junho. Como estarei no fim de maio/início de junho teria que fazer o trajeto até Killini e depois de Killini para Zakynthos. estou achando melhor fazer de avião mesmo, pela Sky Express, que é de noite e não perderei tanto tempo. Conhece alguém que vôou nesta cia?

    Mais uma dúvida: Sabe me dizer se em Argostoli tem barcos pra alugar? Sei que em Fiskardo tem pq estava pensando em fica lá, apesar de ser mais distante (irei alugar carro). Mas se decidir por Argostoli, não sei se tem a opção de alugar barco para fazer passeio pelas praias.

    Obrigada novamente pela ajuda.

  60. […] 1) Zakynthos – Navagio Beach […]

  61. Nestas praias existem sítios perto onde se possa almoçar ou para isso temos de deixar a praia à qual foi trabalhoso chegar? Obrg

    • Ola Filipa
      em Navagio não tem lugar para almoçar, recomendo que você leve um lanche

      boa viagem
      Eder

  62. Em santorini conhece algum cave hotel barato?

  63. Ola estou me programando para ir a Grecia junho/2016 e a ideia inicial é assim: 3 dias em Atenas, 3 dias em Santorini, 2 em Mikonos e 4 dias em Kefalonia, O QUE VOCE ACHOU? Ou é melhor ficar em Zakinthos?

    • Ola Valéria
      a parte inicial do roteiro está ótima. Mudaria apenas o final, ficando dois dias em Zakynthos e dois dias em Kefalonia.

      boa viagem

      Eder

  64. Olá!! Amei o post, bem completo! Estou pensando em passar 1 semana em Zakynthos com meu marido e meu filho em setembro. Meu filho vai estar com 3 anos e meio, vc acha viável fazer essa viagem com criança? Vi muitas fotos com crianças… Será que conseguimos alugar carro, por conta da cadeirinha? Ó, dúvida! Rs! Já fomos para Santorini e Creta, mas queríamos muito conhecer Zakynthos. Vc acha 1 semana demais? Como vamos com criança, queríamos ficar só em um lugar mesmo, mas se vc tiver alguma outra sugestão, aceito. Rs! Ah, moramos na Holanda, então fica pertinho! Muito obrigada desde já!🙂

    • Lendo os comentários, surgiu outra pergunta. Qual ilha vc escolheria, Zakynthos ou Kefalonia? E quais melhores lugares para se hospedar? Será que fica muito corrido fazer as 2 ilhas em 1 semana? Pelo fato de tá com criança… Muitíiiissimo obrigada!!

    • Ola Lorenna
      uma semana só em Zakynthos realmente é bastante. Mesmo com criança eu dividiria esta semana com 4 dias para Zakynthos e três para Kefalonia. Em ambas as ilhas tem muitas agências de aluguel de carro que com ceterza tem cadeirinhas para crianças.
      Em Zakynthos ficamos no bairro de Kalamaki que tem ótima infra. Já em Kefalonia ficamos em Argostoli (vila principal). Ambos são ótimos lugares para se hospedar. Dá uma olhada aqui: https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2014/06/01/lugares-unicos-no-mundo-kefalonia-grecia/

      boa viagem

      Eder

  65. olá, Eder e Fabi! Parabéns pelo ótimo blog. Super informativo e bem ilustrado. Gostaria de saber se vocês recomendam a ida de barco à Navagio Beach mesmo para quem não sabe nadar, como eu. Como os barcos não podem chegar muito perto da areia, para não atracarem, fiquei com dúvida se eu poderia descer do barco para ir à praia sem me afogar. Será que dá altura para caminhar pela água até a areia? Tenho 1,70 e vou no final de agosto próximo. Muito obrigada! Grande abraço!

    • Ola Ofelia
      o barco para bem perto da praia. Dá para saltar na água e ir caminhando.

      Boa viagem e aproveite

      Eder

  66. Boa noite, excepcional o blog de vocês, parabéns !!!

    Vou pra Grécia no inicio de julho e preciso da ajuda de vocês, meu roteiro é esse:
    Chego em Atenas 01/07 as 9h e fico 3 dias, pego um ferry para Myconos 04/07 as 7:25h (porto Rafina), fico 2 dias em Myconos e depois vou pra Santorini 06/07 as 9:45h e fico até 09/07 – 3 dias.

    Como fico 3 dias completos em Atenas, quero conhecer Navagio Beach, estava pensando em fazer um bate e volta, sair 6h da manhã e voltar no final do dia, mas já li alguns comentários que não aconselham fazer isso, devido a distância, mas se eu considerar três horas e meia de carro + 1h no ferry, saindo as 6h chegaria em Zakynthos as 10:30h da manhã e voltaria no horário do ultimo ferry. O que vocês acham? loucura?

    Minha segunda opção seria ir de manhã e voltar no outro dia, mas eu dá conhecer os principais pontos turísticos de Atenas em um dia e meio?

    Abs,
    Guilherme.

    • Guilherme

      fica bem corrido. Pra mim é meio loucura. Você pode ficar paensa dois dias em Santorini. Atenas em um dia e meio não dá.

      MAs fica s seu critério

      abs

      Eder

  67. olá!!! vou a kefalonia no dia 22/07 e dia 24/07 parto para Zakhintos. Gostaria de saber se há ferry direto da kefalonia para Zakinthos! Andei procurando em alguns sites e não consegui comprar direto no site. Eles sugerem comprar estes tickets por agencias.
    Obrigada

    • Ola Giovana

      o site com os detalhes de ferries entre as ilhas é o http://www.danae.gr/

      Aqui você pode ver horários de partida e respectivos portos em cada ilha. Só não sei se dá para comprar on line porque quando fui comprei lá.

      boa sorte

      Eder

    • Oi Giovana,

      Acabei de fazer este trajeto no início de junho e tem sim uma linha que faz esse trajeto direto apenas de maio a setembro (15/05 a 15/09), a Ionion Pelagos. Todas as outras fazem o trajeto com baldeação em Kilini.
      Os horários são 08h e 18h e dá pra comprar na hora. No meu ferry tinham no máximo 10 pessoas, bem vazio, mas no meio do verão talvez seja mais cheio, por isso chegue um pouquinho antes. Este ferry sai do Porto de Pesada (na Kefalônia, – 20 minutos de taxi de Argostoli) e chega em Agios Nikolaos, em Zakynthos. Custa 8 euros por pessoa. Se for de carro custa 32 euros + a passagem das pessoas.

      Espero ter ajudado!

      Bjs
      Marianne
      Instagram: @despachadas

      • Ola Marianne
        valeu pela dica.

        bjs

        Eder

      • Obrigada oela dica Mariane! Sabes dizer se este ferry tem lugar para veículos???

      • Oi Giovana, tem sim. Coloquei la em cima. 32 euros pelo carro mas 8 euros por pessoa. Se for sem carro paga somente os 8 euros por pessoa!

        Bjs

  68. Oii Eder!!

    Já elogiei anteriormente seu post, e venho aqui hoje retribuir sua gentileza em nos dar tanta informação! Seu blog me ajudou muuuuito no planejamento da minha viagem a Zakynthos, foi o que encontrei com mais informações e detalhes. Fui em lua de mel em setembro do ano passado, e posso te garantir que Zante continua do jeitinho que vc deixou (um pouco mais moderna, claro, rs). Fiz um relato no meu blog contando meu roteiro, os passeios que fizemos e dando várias dicas da nossa experiência por lá, e convido você e todos os que querem saber um pouco mais sobre essa ilha linda a visitar. Mais uma vez obrigada por esse post, que ajudou tantas pessoas e continua ajudando! Estou à disposição para qualquer dúvida!! Bjs!!
    PS: endereço do blog: nossonaipe.wordpress.com

    • Ola Livia
      agradeço sua palavras, é um prazer ajudar pessoas que são apoixonadas por viagens como nós. Este é um Lugar Único no Mundo que todo mundo merece conhecer

      bjs

      Eder

  69. Oi Eder, vou chegar em Zaquyntos as 16:30, você acha que consigo fazer a trilha para navagio e ainda pegar o Dia?

    • Ola Nathalia
      melhor fazer Navagio no dia seguinte com mais calma

      Eder

      • Eu chego em Zaquintos as 16:30 e vou embora no dia seguinte as 21:00. Estou triste demais com o pouco tempo e queria aproveitar ao máximo.

        Quanto tempo de trilha?
        Quanto tempo o passei de barco que conhece Navagio e outras prais?

        Consigo fazer as duas coisas no mesmo dia?

        Obrigada beijos,
        Nathalia

      • Ola Nathalia
        você consegue fazer as duas coisas no mesmo dia sim. Logo de manhã faça Navagio pela parte de cima, não tem trilha voc~e chega de carro ou de scooter até o topo e anda menos de 100 metros.
        depois desça e pegue um barco para fazer a praia também por baixo e nadar em suas águas além de outras praias

        boa viagem

        Eder

  70. Oi Eder, muito bom o material do seu blog. estou com uma dúvida. pretendo ir para grécia em setembro e ficar 1 semana. Irei direto de Paris pela ryanair e sei que o aeroporto fica bem longe de Atenas. Sabe uma ideia de tempo de deslocamento de Thelassoniki para Atenas, de bus ou trem? outra dúvida. Quero muito conhecer Zakinthos, o deslocamento interno é muito complicado? Estou sem permissão para dirigir (viajei e não renovei minha habilitação muito menos tirei a internacional) e queria saber se é muito dificil se deslocar em Zakinthos. Quero ver a praia de Navagio por cima e tomar um banho naquela água maravilhosa. Agradeço a ajuda. Abraço. Israel

    • Ola Israel
      para Thelassoniki não posso te ajudar pois não estive por lá

      De Atenas para Zakynthos você vai levar um dia inteiro como descrito no blog. Primeiro ônibus até Kilini e de lá o ferry até Zakynthos.
      Um vez lá em um dia você consegue visitar Navagio por cima e por baixo no mesmo dia. Alugue uma scooter. Você consegue sem a carteira de habilitação em algumas locadoras menores.

      boa sorte
      Eder

  71. Éder obrigada, conterrâneo ajudou muito .Agora só esperar o dia da viagem.

  72. olá, Eder! Já coloquei seu blog na pasta dos meus favoritos. Seu blog virou uma ferramenta de viagem para mim. Queria ver contigo se você pode me tirar umas dúvidas: saindo de Zakynthos para Kilini de ferry, o ferry sai do porto principal de Zakynthos, certo? E chegando em Kilini, onde eu tomo o ônibus para Patras? E esse ônibus tem vários horários por dia? Não achei endereço de rodoviária ou estação de ônibus em Kilini. Em Patras você colocou o endereço da estação e já ajudou muito. Obrigada mais uma vez! Grande abraço!

  73. oi, Eder! sou eu de novo. Acho que eu não me expliquei muito bem. A minha dúvida é porque eu pretendo voltar de Zakynthos para Atenas de ferry e ônibus. Ferry de Zakynthos para Kilini e ônibus de Kilini para Patras e outro ônibus de Patras para Atenas. Na ida vou de avião, mas na volta, queria economizar, então pensei em fazer esse itinerário.

    • Ola Ofelia
      quando você comprar a passagem do ferry de Zakynthos para Lilini já pode comprar a passagem de ônibus de Kilini para Atenas, não precisa passar em Patras. O ônibus vai direto Kilini-Atenas.
      A saída do ferry é no porto principal de Zakynthos.
      Você descendo do ferry a estação de ônibus já é em frente.
      Os horários são estes:
      MONDAY TO SATURDAY : 05.15-09.45-14.15-18.45

      SUNDAY : 07:30-12.00-14.15-18:45

      boa viagem

      Eder

  74. Estivemos na Grécia, agora, final de junho. Ficamos apenas 1 dia em Atenas, 2 dias em Zakyntos e 4 na Kefalonia. O plano inicial era passar 1 dia em Lefkada e voltar para Kefalonia, mas infelizmente, por questões de logística (horário do ferry e voo pra Paris), não deu pra esticar a viagem até lá. Esse site foi essencial pra organizar a viagem e queremos aqui partilhar um pouco da nossa experiência.
    A viagem foi pautada por Navagio, ou seja, não poderia ir a Grécia e não ir a Navagio e por isso abrimos mão de Creta e do que apelidamos de “Grécia das fotos”, que são Mikonos e Santorini. E NÃO NOS ARREPENDEMOS!

    Partimos para Zakyntos em um domingo pela manha, de avião pela Aegean, e a passagem custou 84 euros por pessoa, já com taxas. Era um avião daqueles pequenos, mas confortável e o voo tranquilo.
    Chegamos em Zakyntos por volta de 06:30, e não sei porque deixamos pra alugar o carro na hora, o que obviamente foi uma tremenda de uma burrada. É impossível se deslocar na ilha sem um veículo e sem GPS! Somente duas lojas estavam abertas: Avis e Hertz, ou seja, a facada foi beeeeem grande. Sem opções, locamos um Golf (o único que tinha no momento) e pagamos a “bagatela” de 222 euros por duas diárias.
    Bom, deixando a raiva de lado seguimos para o nosso hotel, Vigla, que fica em Volimai, o que de carro levou uns 40 minutos. Na verdade são pequenas casas chamadas vilas, umas 4 ou 5, simples mas bem amplas e equipadas, e com uma vista incrível de Agios Nikolaos. O ponto negativo do hotel é que fica totalmente isolado, no alto de um morro, e como não tínhamos coragem de dirigir a noite (as ruas não tem iluminação), acabou que ficávamos “presos” durante a noite, depois das 21h.

    Enfim, devidamente acomodados não demoramos muito e fomos logo para o que interessava: Navagio! Pra chegar lá foi super tranquilo, bastou jogar no google maps ‘Porto Vromi’ e o GPS nos guiou até o destino, sem sustos. Lá compramos o passeio que custou 15 euros, em um barco médio pra grande (mais um erro de quem é afobado demais). De Vromi até Navagio são uns 15 a 20 minutos, e ficamos na praia cerca de uma hora, que já estava bem cheia, mas nada que atrapalhasse. Na volta o barco passa, literalmente apenas passa, pelas Blue Caves, e por ser um barco grande, não deu pra curtir dentro das cavernas e tampouco houve paradas pra nadar, o que foi broxante. Por isso, ao chegar ao porto procure barcos menores, barcos pequenos mesmo, assim, você terá um passeio exclusivo e ainda poderá entrar nas caves e parar pra nadar.

    Do Porto Vromi seguimos para o mirante, o que também foi bem tranquilo, o google maps nesses dois trajetos foi certeiro. Pra conseguir a melhor vista, siga andando à direita do mirante, uns 5 minutos e você terá uma vista perfeita de Navagio. E que vista, o visual é indescritível!
    E pra finalizar o dia fomos pra Agios Nikolaos, a 5 minutos do nosso hotel, onde há um pequeno porto (para onde parte o ferry para Kefalonia) e uma belíssima praia, excelente pra ali terminar o dia. Na verdade, não há um agito noturno nessa região. Existem alguns restaurantes espalhados, alguns mercadinhos, mas o movimento não nos pareceu muito empolgante.

    No dia seguinte saímos contornando a costa leste, sem rumo, parando de praia em praia, tais como: Makris Gialos, Xigia, Alikanas e Tsilivi.
    Tanto Alikanas e Tsilivi possuem uma boa estrutura de praia, restaurantes, hotéis, bares, mercados, locadoras de carro e etc. Portanto são uma ótima opção para se passar o dia.
    Pra quem prefere andar a noite a pé, ver gente, ficar em restaurantes até mais tarde ou coisa do tipo, deve se hospedar em Tsilivi ou Alikanas. Essas regiões são bem cara de cidade praiana. E as praias tem estrutura com barracas que oferecem duas cadeiras e guarda sol por cerca de 6 euros.
    As outras praias que visitamos em Zakynthos não são tão especiais como Navagio, e valem apenas uma parada para fotos.
    De zakyntos fomos, de ferry, para Kefalonia. Outro paraíso!

    • Anderson e Simone

      muito obrigado por compartilhar sua experiência com nossos leitores. Super detalhada e esclarecedora.
      Tomara que nosso blog venha a inspirar vocês em outras viagens

      abs

      Eder

  75. Bom dia Eder!

    Estou pensando em entrar na grecia por corfu e conhecer as ilhas jonicas. Tem ferry entre corfu e Kefalonia?? Não estou achando nos sites…
    Minha ideia seria ir por corfu (19/6), passar por kefalonia (se der tempo lefkada) e iria embora por zakhyntos (28/6).

    Obrigada!!!

    • ola Lis
      procure neste site: http://www.ferries.gr/greek-islands-ferry/

      se nao tiver aqui é porque nao tem ferry direto.

      boa sorte
      Eder

      • Então, eu procurei. Ele mostra os nomes dos portos como se tivesse o percurso, porém nao mostra os horarios…ai to na duvida se ainda nao saiu os horarios ou se é pq em junho nao tem mesmo…

        Dai to na duvida se compro passagem pra corfu ou se é melhor ir pra atenas mesmo.

        Obrigada!!

      • Ola Lis
        fui a Corfu mas a ilha é muito grande e difícil de se locomover. Se fosse você com tão pouco tempo não passaria por lá.

        bjs

        Eder

  76. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  77. […] Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia […]

  78. Parabéns pelo relato. Estamos indo para Zakynthos em agosto. Chegaremos no dia 24 e partiremos no dia 26 a tarde. Pegaremos o primeiro ônibus em Atenas que de acordo com o site da KTEL sai as 7:45 e deve chegar por volta das 13 ou 14h. A ideia é chegar e ir direto para Shipwrek View. Depois, a dúvida é se vale a pena ir neste dia a Navagio ou é melhor ir na manhã seguinte devido ao fluxo de pessoas? No dia 25 acordaríamos bem cedo para conhecer algumas praias como Xigia e a ilha de Marathonisi. Para nos ajudar com o reteiro, você saberia dizer o horário do por do sol neste período? Desde já agradeço.

    • Ola MArlom
      nesta época do ano a praia é sempre lotada de turistas, mas se forem bem cedinho ainda podem curti-la quase vazia. O por do sol é bem tarde, perto das oito da noite

      boa viagem

      Eder

  79. Olá, Eder! Caso no início de outubro de 2017 e, como visitar as ilhas gregas sempre foi um sonho, já iniciei as pesquisas para a lua de mel rsrs você acha que existe a chance de termos tempo bom nas ilhas nessa época ou não vale a pena o risco? obrigada desde já!

    • Ola Bianca

      fim de setembro e início de outubro é data limite para fim da temporada, mas ainda dá para aproveitar. A água vai estar gelada mas o visual ainda estará belíssimo

      boa viagem

      Eder

  80. Olá, Eder! Pretendo visitar as ilhas Gregas (Mykonos, Santorini, Kefalonia e Zakynthos) no final de maio- início de junho do ano que vem. Os seus posts no blog e o esclarecimento das dúvidas das pessoas nos comentários estão sendo de imensa ajuda para o planejamento da viagem.
    O visual das Ilhas é fenomenal, mas pra mim é importantíssimo poder curtir as praias, tomando um banho de mar.
    Vc sabe me dizer como está a temperatura da água neste período?
    Obrigado!

    • Ola Daniel
      as águas são frias mesmo no verão. Nesta época é início do verão e você conseguirá nadar dependendo da sua coragem para enfrentar águas frias

      boa viagem

      Eder

  81. Olá Éder.
    Parabéns pelo post, tem informações valiosas, chegaremos e Atenas dia 02 de Junho, decidimos ir nesta data para tentar encontrar praias mais vazias, apesar da água ainda muito gelada, e como gostamos de aventura, vamos para as ilhas de carro no mesmo dia, teremos 10 noites no total, a nossa prioridade é conhecer e curtir praia, qual das 3 ilhas você acha que tem o maior número de praias legais para visitar? E consequentemente vale a pena ficar um dias a mais.
    Um abraço.
    Cléber

    • Ola Cleber
      Zakynthos é sem dúvida a mais bonita e Lefkada e Kefalonia se equivalem. Com 10 dias dá para conhecer todas elas muito bem.

      boa viagem

      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: