Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 03/03/2013

São Miguel do Gostoso é uma delícia, delicious, délice, восторг, erfreuen

São Miguel do Gostoso apesar de muito pequena é também uma cidade muito eclética e por isso mesmo pode ter muitas definições. Muita gente prefere chamá-la de esquina do Brasil, já que sua localização geográfica fica bem onde o Brasil “vira” em direção a oeste. Lugar onde o vento faz a curva é outra definição muito usada por dois motivos. Primeiro porque ao “dobrar” a esquina obviamente todos (inclusive o vento) tem que fazer uma curva. O minuano (vento dos pampas) quando quer pegar uma praia faz a curva a esquerda, já o vento que come açaí tem que dobrar a direita quando quer fugir do calor amazonense. Segundo porque vento é o que não falta por lá. O vento é tanto que batizou a cidade com mais uma definição: capital brasileira do Kitesurf. Aqui deixamos uma dica, nos momentos de vento muito forte a areia da praia pode incomodar um pouco, portanto tenha sempre em mãos seu óculos de sol.

Esquina do Brasil

Esquina do Brasil

Fiquei tão hipnotizado com as nuances de verde do mar que parodiando um livro que está na moda criei uma nova definição para este lugar encantador: 50 Tons de Verde. Tem verde para tudo quanto é gosto. Verde-bandeira, verde turquesa, verde piscina, verde calcinha, verde esmeralda, verde garapa (esta cor acabei de inventar) e claro não poderia faltar o verde mar. Tudo isso me fez lembar com nostalgia das praias moçambicanas.

Escolha seu tom de verde

Escolha seu tom de verde

O título do post tem a palavra “delícia” em todos os idiomas que escutamos em apenas cinco dias na cidade. Foram russos, franceses, ingleses, alemães, sem contar o português de Portugal que ouvíamos todos os dias conversando com os proprietários da pousada. Não sabia até então, mas a TAP voa direto de Lisboa a Natal, por isso encontramos tantos gringos por lá. Prometo que é a última definição, mas não resisti a apelidar a cidade de Babilônia Potiguar.

Definições a parte o local tem muitas curiosidades. Uma que chamou bastante nossa atenção é a relação que a população tem com a cidade. Em Natal ou até mesmo em Touros (cidade a poucos quilômetros de distância) todos se referem ao local como “São Miguel”. Uma vez em terras gostosas o tratamento é outro. Tantos os gostosos (nascidos em São Miguel do Gostoso), quanto as gostosas (nascidas em São Miguel do Gostoso) e gostosenses (moradores do Gostoso não nascidos lá) tratam a cidade como se fosse um ser humano, pela alcunha de “Gostoso”. Só para esclarecer segue como exemplo frases que escutamos dezenas de vezes: O Gostoso é mesmo lindo ou O Gostoso tem praias paradisíacas.

Outra curiosidade é o bordão adotado. Se São Paulo é a cidade da garoa e o Rio a cidade maravilhosa, o Gostoso não poderia ficar para trás e criou o bordão de duplo sentido: “Aqui a gente faz gostoso”. Desde então uma dúvida cruel martela em nossas mentes. Quem criou este bordão tão sui generis? Seria Genival Lacerda do clássico Talco no Salão ou algo mais moderno criado por Michel Teló inspirado em Delícia? Pensando bem melhor mudarmos rápido de assunto se não sua vontade de conhecer o Gostoso vai por água abaixo. Vamos falar das praias que é o que o Gostoso tem de melhor.

Praias da cidade X Praias desertas

Existem vantagens e desvantagens inerentes a cada escolha. Se nas praias da cidade as inúmeras barracas estão sempre prontas a te servir bebidas e petiscos, são nas praias desertas que você encontra tranquilidade, paz e exclusividade.

Praias da cidade

Praia do Santo Cristo

Esta é a praia em que se reúnem os praticantes de Kitesurf, assim como as escolas que podem te dar as primeiras noções deste esporte. Ondas e ventos fortes são característicos desta praia. É também a praia da cidade menos movimentada. Para quem vem de Natal é a primeira praia da cidade.

 

Praia do Cardeiro

Ao lado da praia existe uma grande lagoa cercada por um coqueiral que é a típica imagem de paraíso tropical. A lagoa estava seca quando estivemos por lá. Na orla existem alguns restaurantes que conferem algum agito a esta praia.

Vento é o que não falta

Vento é o que não falta

De um lado o coqueiral

De um lado o coqueiral

Praia da Xêpa

Aqui está o ponto de ebulição do Gostoso. Local onde se localizam a maioria dos restaurantes, mercados e comércio em geral da cidade e de onde saíam todos os blocos de carnaval. Se o Gostoso tem um downtown, ele é aqui.

Praia do Maceió

Se o downtown é a Xêpa, a praia do Maceió é o Soho do Gostoso. A última praia da cidade é cheia de lugares descolados como o restaurante Spaço Mix e a Pousada Talismã que reúne em um só local acomodação e vivências em cursos que vão desde a fotografia até artesanato, dança e música. Assim como a Praia do Santo Cristo esta também é apropriada para quem busca mais tranquilidade.

Praias desertas

Praia de Tourinhos

Localizada a sete quilômetros da Praia do Maceió, Tourinhos é a primeira das praias deserta da região. O visual exuberante com coqueiros de um lado e falésias do outro poderia estar em qualquer cartão postal. Deserta é só modo de dizer. As barracas ainda que improvisadas já chegaram ao local e durante o meio do dia a movimentação é mais do que intensa. Durante a noite quem dá as caras são as tartarugas que escolheram esta praia para desovar.

Do outro as falésias

Do outro as falésias

Praia do Varame

Sem sombra de dúvidas nossa preferida. Foi lá que passamos manhãs tranquilas sem sermos importunados por nada ou ninguém. De vez em quando passava um buggy pela areia (apesar de ser proibido o trafego de carros pela praia), mas logo ia embora. Se você quer uma praia só para você mas ainda não tem dinheiro para comprar uma, venha para cá. Ideal também para crianças pois os arrecifes a poucos metros da costa fazem dela quase uma lagoa de água salgada. E a cor da água? Foi aqui que pensei nos 50 Tons de Verde. E fica apenas 3 quilômetros de Tourinhos.

Praia do Varame é uma vila de pescadores

Praia do Varame é uma vila de pescadores

Praia do Morro

Típica praia de pescadores. Tão calma quanto a Praia do Varame, o silêncio só era quebrado pelas marolas batendo nos cascos do barcos de madeira. Também lindíssima com verdes para todos os gostos. E olha que tinha uma casinha com uma placa de aluga-se. Vou contar para vocês que foi difícil resistir a tentação de anotar o telefone.

O Gostoso é tão inspirador que até um engenheiro como eu encontra inspiração para escrever uns versos:

O casal Mau Gosto e Gosto Duvidoso procuravam com gosto um lugar gostoso para as férias degustar. Perguntaram ao Bom Gosto: Bom Gosto qual é gosto do Gostoso? Sem contragosto, Bom Gosto respondeu ao Mau Gosto e Gosto Duvidoso que o gosto do Gostoso é uma gostosura. Que o Gostoso já caiu no gosto popular e que para o Bom Gosto seria um desgosto se Mau Gosto e Gosto Duvidoso não gostassem do gosto do Gostoso. Mau Gosto e Gosto Duvidoso gostaram do gosto do Bom Gosto e lá se foram para o Gostoso em agosto.

Veja Também:

Tudo que você sempre quis saber sobre São Miguel do Gostoso – RN

Guia Gastronômico de São Miguel do Gostoso – RN

Copacabana… o Rio de Janeiro continua lindo!!!!

O melhor presente do meu primeiro aniversário – Aruba – Acabou

Nosso irmão chinês – Vilanculos – Moçambique


Responses

  1. Gostoso, que como natalense, também chamo de São Miguel, é mesmo uma dos destinos de praia mais lindos do RN. Um lugar para quem procura vida mansa e sossego!😉

    • Olá Karla
      você resumiu bem. Mesmo no carnaval tivemos muita tranquilidade no Gostoso. Inesquecível e queremos voltar.

      bjs

      Eder

  2. Isso mesmo, em Gostoso, tudo fica “gostoso” inclusive a gente quando chega lá é “Gostoso”!!!
    Tinha certeza que essa postagem ir sair.
    Compartilhando!

    • Grande Walter

      no Gostoso tudo é uma delícia. Lugarzinho tão bom que dá vontade de ficar.

      valeu por compartilhar
      abs

      Eder

  3. Muito gostoso este seu post…

  4. […] São Miguel do Gostoso é uma delícia, delicious, délice, восторг, erfreuen […]

  5. […] São Miguel do Gostoso é uma delícia, delicious, délice, восторг, erfreuen  […]

  6. […] São Miguel do Gostoso é uma delícia, delicious, délice, восторг, erfreuen […]

  7. […] São Miguel do Gostoso é uma delícia […]

  8. Como norteriograndense, sempre visito São Miguel do Gosotoso. E como é gostoso estar ali… tranquilidade. Sossego. Voltei há pouco tempo, depois de 5 dias, completamente renovado.

    • Olá Karl
      isso também o que mais gostamos em São Miguel, a tranquilidade. Estivemos por lá no Carnaval e mesmo assim conseguimos relaxar e descansar.
      Recomendamos a todos os amigos.

      abs
      Eder

  9. […] São Miguel do Gostoso é uma delícia, delicious, délice, восторг, erfreuen […]

  10. Ameeeei a matéria! Vou com minha família esta semana! tks!😉

  11. […] São Miguel do Gostoso é uma delícia, delicious, délice, восторг, erfreuen […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: