Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 10/03/2013

Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost

Quem já viajou de avião entre os países europeus está careca de saber que as empresas de aviação low cost tem preços que são difíceis de acreditar. Na Ásia este tipo de empresa que nos traz tanta alegria também já são bem comuns. Não raro o preço das passagens é mais barato que as taxas de embarque cobradas pelos aeroportos. Passagens por 30, 20, 10 e até 5 euros não são difíceis de encontrar. Claro que todo cuidado é pouco ao utilizar seus serviços, pois qualquer excesso de bagagem (ou mesmo o simples ato de despachar a bagagem), escolha de assento, serviço de bordo te custarão o olho da cara. Mas eu que já usei posso dizer: Usando bem, nenhum mal tem.

Low cost: muito além de preços baixos

Low cost: muito além de preços baixos

Esperar que as companhias aéreas brasileiras pratiquem preços pelo menos parecidos é uma utopia, já que nas raras promoções das TAMs e Gols da vida os preços nem chegam perto dos 10 euros e quando você tenta comprar muitas vezes não consegue. Mas bem que as empresas brazucas poderiam disponibilizar alguns dos mesmos utilíssimos serviços que as low costs europeias oferecem e muitos brasileiros nem sonham existir. Para quem não conhece, apresento as ferramentas que qualquer viajante gostaria de ter. Para ser redirecionado aos links das ferramentas basta clicar na imagem.

Jet 2 – Low cost Reino Unido

Começamos com uma ferramenta simples mas que ajuda bastante. Mostrar as opções dos preços na rota escolhida durante todo o mês, com destaque para o dia mais barato. Muito comum entre todas as low cost europeias.

Você escolhe a data do mês que quer viajar

Você escolhe a data do mês que quer viajar

Wizzair – Low cost da Hungria

Outra ferramenta que facilita muito minha vida é um mapa interativo com todas as rotas da companhia logo na página inicial do site. Assim você clica na cidade de origem e rapidamente fica sabendo se aquela empresa voa para seu destino final.

Este mapa agiliza a procura da rota

Este mapa agiliza a procura da rota

Norwegian – Low cost da Noruega

Deixando de lado ferramentas simples mas que ainda não temos no Brasil como as duas logo acima, entramos serviços mais sofisticados. A Norwegian por exemplo oferece a facilidade de não usar papel para embarcar. Basta abrir seu SMS ticket em seu smartphone e mostrá-lo no portão de embarque. Rápido, simples e ecologicamente correto.

Ecologicamente correto e ágil. Só podia ser na Escandinávia

Ecologicamente correto e ágil. Só podia ser na Escandinávia

Vueling – Low cost da Espanha

Os espanhóis da Vueling inventaram uma das ferramentas mais interessantes que conheci. Encontrou uma passagem super barata no site, mas não quer comprar agora porque antes quer verificar as data das férias da sua esposa (o), ou antes quer reservar o hotel. Mas e se você não comprar hoje e amanhã o preço mudar? Use a ferramenta “bloqueio de preço”. Você paga 2 euros e garante a tarifa encontrada por 24 horas. Fantástico.

Só perde a promoção quem quer

Só perde a promoção quem quer

Skyscanner – Buscador de vôos

Não são só as low costs que facilitam nossa vida. O site de busca de vôos Skyscanner disponibiliza um serviço muito legal. Você escolhe o aeroporto de partida (pode ser qualquer um ao redor do mundo) e eles te mostram os vôos mais baratos disponíveis saindo do aeroporto escolhido.

Escolha a passagem que cabe no seu bolso

Escolha a passagem que cabe no seu bolso

Easyjet – Low cost do Reino Unido

Esta é sem dúvida a ferramenta mais genial de todas as já inventadas. Não é Casas Bahia, mas poderia usar o mesmo jargão: “Quer pagar quanto?”. A empresa batizou a ferramenta de “Viajômetro”. Assim como na Skyscanner você escolhe o aeroporto de partida, mas aqui é ainda melhor. Você limita (movendo o cursor da barra a esquerda na tela) o valor máximo que está disposto a pagar pela passagem e o site te mostra no mapa todas as rotas e preços disponíveis dentro do seu limite. Simplesmente inacreditável. Isso é o que eu posso chamar de foco no cliente.

Casas Bahia? Não, muito melhor

Casas Bahia? Não, muito melhor

Tuifly – Low cost da Alemanha

A alemã Tui criou o alarme de preços. Você escolhe um voo e clica em ativar alarme de preços. Toda vez que o preço deste voo mudar eles te enviam um email automaticamente. Agora só perde as ofertas quem quer.

Despertador de preços, genial

Despertador de preços, genial

Zupper – Buscador de vôos

Se nossas companhias aéreas não se destacam em facilitar a vida dos viajantes, o site de busca de vôos genuinamente brasileiro Zupper é quem salva a pátria. Eles nos oferecem a mesma ferramenta de limite de preço partindo de um determinado aeroporto da Easyjet, mas ainda melhor. No Zupper além de limitar o preço que você pode pagar, você ainda escolhe o destino final entre as seguintes opções: Capitais Brasil, Compras Internacionais, Cultura Brasil/América Latina, Cultura Europa/África/Ásia, Entretenimento Internacional, Metrópoles América, Metrópoles Ásia/África/Oceania, Metrópoles Brasil, Montanha Brasil, Natureza Brasil, Natureza Internacional, Praias Brasil, Praias Internacionais, Romance Brasil, Romance Internacional e Sky Internacional.

Zupper salvando a pátria amada

Zupper salvando a pátria amada

Veja Também:

Empresas de Aviação Low Cost na Europa

Empresas de Aviação Low Cost na Ásia

Sites vôos globais

Planejando a Viagem


Responses

  1. Muito legal este post. Eu moro no Canada e aqui as opçoes de cia areas sao mais limitadas. Uso o expedia.ca, mas nao é assim tao baixo como na Europa. Boa viagem pra vcs!

    • Olá Simone
      nunca estivemos nos EUA e Canadá por isso nem sabemos se existem low costs por aí. Mas se não existem, deveriam existir né? rsrsrs.

      bjs

      Eder

  2. Eu sugiro alguns cuidados :

    1- Sempre verificar no kayak a melhor tarifa antes de comprar.
    2- Verificar o aeroporto no qual a low cosat voa, e somar o custo do transporte para ver se vale a pena.

    3- Muita atenção com horários. Eu já comprei uma vez uma passagem barata, mas que era cedo demais para chegar de metro. O valor que gastei com o taxi levou a uma economia falsa.
    4- Verifique se não é melhor emendar os voos internos num único bilhete, nos EUA e na Europa.
    5- Sempre, mas sempre, se voce for fazer conexão com low cosat para seu voo internacional, deixe no minimo 4 horas de espera para não ser surprendido com um atraso, e uma multa altissima pela perda do seu voo de volta internacional.

    • Olá pato

      seguem meus comentários:

      1) o Kayak ou qualquer outro site de busca de voos que conheço não trazem vôos de low costs, assim é quase impossível encontrar algo mais barato nestes sites
      2) Algumas low costs realmente voam de aeroportos distantes, mas todos servidos por ônibus o que na maioria das vezes ainda deixa o custo global da passagem mais barato. Inclusive em muitos sites das low costs eles já vendem o ticket do ônibus para o aeroporto.
      3) O custo de um táxi para o aeroporto devido a o horário muito cedo vale tanto para low costs quanto para cias aéreas tradicionais.
      4) É bom verificar se vale a pena emendar vôos internos da mesma cia, mas nunca vi vôos internos da Lufthansa, Iberia ou TAp por menos de 50 euros.
      5) Esta recomendação vale para qualquer conexão que não seja da mesma cia. aérea, seja ela low cost ou não.

      abs
      Eder

  3. Boas companhias com que voei

    Air Asia, Volaris (México) , Easy jet.

    Não recomendo, so se for muito barata : rayn air.

    • Air Asia é a mais barata low cost que conheço e o serviço é realmente bom.
      Easyjet geralmente voa de aeroportos perto da cidade e é boa.

      Ryanair é uma das mais baratas e por isso com serviços piores. è quase um ônibus de asas, mas não espere muito por um ticket de 10 euros. Basta alinhar as expectativas com o preço pago que ficará satisfeito.
      abs
      Eder

  4. Adorei as dicas de low cost, vamos viajar agora para a Europa e essas informações serão muito úteis, já por isso anotei todas e estão devidamente salvas nos favoritos.

    • Olá Mariana
      fique sempre de olho em nossa lista de low costs pois sempre adicionamos algumas novas que acabamos de conhecer. Hoje mesmo colocamos uma austríaca na lista.

      abs

      Eder

  5. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  6. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  7. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  8. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  9. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  10. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  11. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  12. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]

  13. […] Quer pagar quanto? – Empresas de aviação low cost […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: