Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 24/03/2013

Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia

Bendita e abençoada Santa Irene (Santa + Irene = Santorini). Esta obra prima de Deus só poderia mesmo ter um nome de santa. Foi assim que no século XIII foi batizada a ilha, também conhecida como Kalliste (the most beautiful one). A beleza e a divindade que carrega no nome já bastaria para Santorini figurar entre nossos Lugares Únicos no Mundo, mas ela vai além disso. Casinhas de um branco imaculado que faz inveja ao mais alvejado lençol do melhor hotel cinco estrelas, com tetos pintados de azul anil são ingredientes fundamentais para alçar esta ilhota a condição de Lugar Único no Mundo. Agora imaginem estas casinhas debruçadas em um penhasco de 300 metros de altura admirando o que parece ser o mar, mas na verdade é uma lagoa (caldeira) de água salgada formada por uma erupção vulcânica que um dia fez parte da ilha desmoronar. Se o conjunto da obra ainda não te convenceu, te apresentamos a tradução do azul em uma imagem: a água da caldeira. Por isso uma vez em Santorini, não importa para onde vá,  siga nossa dica: Olho na caldeira.

O mais azul dos azuis: a água da caldeira

O mais azul dos azuis: a água da caldeira

Olho na caldeira

Olho na caldeira

Localização

Santorini fica no mar Egeu, costa leste da Grécia, a 200 quilômetros de Atenas e ao lado de Mikonos são as mais conhecidas das Ilhas Cíclades. Com população de aproximadamente 15.000 habitantes a ilha vive em função do turismo e da florescente indústria do vinho. Só para aumentar ainda mais o encanto do lugar, muitos acreditam que Santorini trata-se da antiga Atlântida, a cidade perdida.

Como chegar a Santorini?

Para chegar a Santorini o principal meio de transporte são os ferries. Como o local recebe um fluxo de turistas muito grande, existem inúmeras rotas que servem a ilha. Abaixo apresentamos uma tabela com ponto de partida, preços (classe econômica) e tempo de duração da viagem entre os principais portos da Grécia e Santorini:

Chegando em Santorini de ferry

Chegando em Santorini de ferry

O tempo de duração da viagem pode ser menor caso a opção seja por um ferry mais caro.

Com relação aos ferries deixamos duas dicas importantes. Fora da temporada de verão muitas das rotas não funcionam. Por exemplo a rota Kos – Santorini só começa a operar a partir de abril. Foi esta rota que escolhemos para em um só dia sair da Turquia (Bodrum) e chegar a Santorini de madrugada, curtindo todo o dia em Kos. Programe-se bem pois as partidas da rota Kos-Santorini são somente de segundas, quartas e sextas. A segunda dica é ao comprar as passagens na internet, ficar atento aos nomes dos portos que muitas vezes são diferentes dos nomes das ilhas. Por exemplo o porto de Santorini é Thira, o de Atenas é Piraeus e o de Creta é Heraklio. Para qualquer dúvida favor consultar diretamente os sites de compra de bilhetes para os ferries: Ferries Ilhas Gregas ou Ferries do Mundo.

Santorini é uma das únicas ilhas Cíclades que tem aeroporto de grande porte e assim voar para lá é uma opção, mas na maioria da vezes a mais cara para quem já está na Grécia. Abaixo tabela de vôos internos com preços (com taxas), companhia aérea, duração dos vôos e rota:

Vôos internos quase sempre mias caros e nem sempre mais rápidos

Vôos internos quase sempre mias caros e nem sempre mais rápidos

Durante a temporada de verão há vôos de várias cidades europeias para Santorini. Abaixo uma tabela com algumas das rotas, tempo de duração, preços e companhias aéreas. Para informações sobre outras rotas, consulte o Aeroporto de Santorini e depois Empresa de Aviação Low Cost na Europa.

Uma boa opção para quem vem de outro país da Europa

Uma boa opção para quem vem de outro país da Europa

Onde ficar

Ficamos hospedados em Perissa no Holiday Beach Resort. Apesar do nome imponente trata-se de um hotel pequeno mas muito bom. Para quem chega de um dia agitado rodando pela ilha nada melhor que encontrar uma piscina toda iluminada a sua espera. Os quartos são pequenos, mas com tamanho ideal para um casal. Na chegada o transporte do porto até o hotel é grátis (todo hotel da ilha faz este transfer como cortesia) e o trajeto contrário na saída também. Perissa é um bairro longe o bastante de Fira (centro) para não se ouvir o barulho durante a noite, mas perto o suficiente para vencer a distância em 15 minutos de carro. Por não estar localizado na muvuca do centro, o que eu particularmente prefiro, os preços de hotéis em Perissa são mais baratos. Na média temporada (01-jun a 15-jul e todo mês de setembro) você pagará 55 euros por um quarto de casal com café da manhã no Holiday Beach Resort, apenas 5 euros a mais do que pagamos em 2009. O bairro tem pequenos mercados onde você pode comprar sua refeição com típicos produtos locais como queijo fêta, coalhada, tomates, etc. Para restaurantes o melhor mesmo é tomar um táxi até Fira.

Depois de um dia de praia nada melhor que uma piscina

Depois de um dia de praia nada melhor que uma piscina

Quando ir

Conhecer uma praia tem que ser no verão certo? Sim vocês tem toda razão, mas quando é o verão em Santorini. A ilha é um dos únicos dois lugares da Europa classificado como clima desértico  Como mostrado no gráfico abaixo não chove nos meses de junho, julho e agosto, mas estes são os meses de alta temporada quando os preços sobem a estratosfera. Assim recomendamos ir no mês de setembro quando as temperaturas ainda estão bem altas e chove menos de 1 mm. Só para se ter uma ideia em São Paulo pode facilmente chover 40 mm em um só dia. Neste mês você também terá uma ilha menos cheia e mais tranquila.

Boas temperaturas e pouca chuva, ideal para praia

Boas temperaturas e pouca chuva, ideal para praia

O que comer

Ir a Grécia e não comer Gyros Pita é o mesmo que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. No resto da Europa ele é mais conhecido como Doner Kekab, nome proveniente do turco. Ainda não sabe do que estamos falando? Não se assuste mas estamos recomendando que você coma o que é conhecido no Brasil como churrasco grego. A única semelhança entre o original e a imitação brasileira é o preço em conta. Você gasta por volta de 2 euros para comprar um. As diferenças vão desde os ingredientes que passam por carne de carneiro (pode ser de porco), tomate e cebola frescos, o delicioso molho tzatziki, o pão do tipo Pita e a higiene no preparo. Podem provar sem medo de passar o dia seguinte no trono.

Como se locomover

A ilha é pequena, mas não o suficiente para adotar o uso de bicicletas e caminhadas . A melhor e mais barata opção de transporte de uma praia a outra são as scooters. A diária de uma destas saiu por 13 euros em 2009 em uma pequena loja de aluguel de scooters em Perissa. Cuidado pois algumas empresas de aluguel de veículos podem exigir habilitação para motos no ato do aluguel. Outa opção é alugar um Smart caso você esteja em apenas duas pessoas.

Atrações de Santorini

Depois de viajarmos toda a noite e chegarmos as 3 da manhã no hotel resolvemos que o primeiro dia seria dedicado fazer um passeio de barco que por sorte começa as 11 da manhã. Na época pagamos 20 euros por pessoa, hoje custa 4 euros a mais, mas vale a pena. A primeira parada do barco é na pequena ilha de Nea Kameni onde ainda existe um vulcão ativo que pode ser escalado em apenas 30 minutos.

Na cratera do vulcão com a ilha principal ao fundo

Na cratera do vulcão com a ilha principal ao fundo

De lá fomos para uma ilha ainda menor (Hot Springs) que leva este nome por ter uma área com água quente. O problema é ter que cruzar a nado uma água bem fria (mesmo no verão) antes de chegar na água quente. A terceira parada é em Thirasia, a segunda maior ilha do arquipélago e que dá  formato de caldeira a esta região. Aqui você tem duas opções: almoçar ou explorar a charmosa vila. Ficamos com a segunda e não nos arrependemos. Para aqueles que não querem encarar a subida íngreme  existe a facilidade do lombo de burro. Já no caminho de volta o barco passa beirando o penhasco, momento ideal para fotos sensacionais. O passeio termina no porto por volta de cinco e meia da tarde. O traslado hotel-porto-hotel está incluso no preço.

A subida nos cansou mas valeu pelo visual de Thirassia

A subida nos cansou mas valeu pelo visual de Thirassia

Na volta vimos de perto as casinha desafiando a Lei da Gravidade

Na volta vimos de perto as casinha desafiando a Lei da Gravidade

No segundo dia alugamos uma scooter logo cedo e passamos o dia explorando a ilha. Como não podia deixar de ser a cada curva e não são poucas, não tirávamos o olho da caldeira. Começamos pela praia Vermelha que tem este nome por razões óbvias (vide foto).

Praia Vermelha

Praia Vermelha

De lá mais uma olhada na caldeira e seguimos para ver o farol no Cabo Mavro Vouno.

Cabo Mavro Vouno com farol ao fundo

Cabo Mavro Vouno com farol ao fundo

Mais umas voltas de scooter e chegamos a praia de Kabia que não tem nada de mais (cheia de pedras), mas ali pertinho aproveitamos para conhecer esta capelinha que é uma verdadeiro cartão postal.

Um prato cheio para quem gosta de fotografar

Um prato cheio para quem gosta de fotografar

Do outro lado da costa (mar aberto) visitamos as praias de Kamari e Monolithos, ambas bem agitas e cheias de turistas, por isso mesmo ficamos pouco tempo. O dia estava corrido e nos apressamos para chegar em Fira, a capital da ilha. Esta vila é a maior concentração das casinhas brancas de tetos azuis debruçadas no penhasco. Sem maiores descrições, o clichê uma imagem vale por mais que mil palavras é a mais pura verdade neste caso.

Imaginem se hospedar em um hotel com esta vista

Imaginem se hospedar em um hotel com esta vista

Ou com esta?

Ou com esta?

Casinhas de Fira debruçadas no penhasco admirando a caldeira

Casinhas de Fira debruçadas no penhasco admirando a caldeira

Ficamos tão encantados com a beleza de Fira que quase perdemos o por do sol em Oia. Aceleramos a scooter ao máximo para termos tempo de ver mais belezas da arquitetura local, um sacerdote da Igreja Ortodoxa Grega tocando o sino da igreja antes do tão esperado por do sol.

Apreciamos a arquitetura local enquanto aguardávamos o por do sol

Apreciamos a arquitetura local enquanto aguardávamos o por do sol

Enquanto o sacerdote chamava os fiéis

Enquanto o sacerdote chamava os fiéis

Outros se entregavam aos prazeres mundanos. Eita vida mais ou menos

Outros se entregavam aos prazeres mundanos. Eita vida mais ou menos

Um belo por do sol para coroar um dia inesquecível

Um belo por do sol para coroar um dia inesquecível

No último dia só deu tempo de conhecer a beleza das areias negras da praia de Perissa, antes de rumarmos para a fascinante Milos. Só nos arrependemos de uma coisa em Santorini: não ter ficado mais.

A areia negra de Perissa

A areia negra de Perissa

Veja Também:

A Fotogênica Santorini

Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia

TOP 10 Grécia – Lugares Inesquecíveis

Lugares Únicos no Mundo – Kefalonia – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Meteora – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia

A Surpreendente Troca da Guarda em Atenas

Lugares Únicos no Mundo – Petra – Jordânia

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja


Responses

  1. Todas as dicas devidamente anotadas para minha ida em setembro durante a nossa Volta ao Mundo!! Santorini é realmente meu sonho!😀

    • Olá Karla
      temos certeza que irá adorar Santorini. Se precisar de mais alguma dica é só falar.

      abs

      Eder

  2. Nossa!!! :-0 To pasma, rs, que lugar lindooooooooooooooooooooo, qual a melhor época pra ir?
    Parabéns, a matéria está ótima!!!
    Aviva Juju

    • Olá Juju
      conforme escrito no post a melhor época para ir é entre junho e setembro.

      abs

      Eder

  3. Muito bom! Tenho um amigo que fez uma viagem à Grécia com a namorada e mais um casal de amigos e lá se casou com ela. O amigos foram padrinhos. Grécia está na minha lista de desejos há tempos…🙂
    []’s

    • Olá Camila
      as praias gregas são mesmo de cair o queixo. Se ainda não viu dê uma olhada em nosso post de Zakynthos.
      Se for não se arrependerá.

      abs

      Eder

  4. Esse hotel, essa vista, essa arquitetura, esse padre chamando os fies, esse por do Sol, esse mar azul, essas casinha desafiando a lei da gravidade e essa imagem em 3D me deixaram com água na boca! Simplesmente fantástico navegar numa viagem assim! Parabéns, a postagem está boa e recheada de belas imagens!

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  7. Um dia vou conhecer. Estou esperando evoluir para classe “B”. Abraço Eder/fabi e Amelie.

    • Oi João

      quanto tempo. A Grécia está em crise brava e agira está aceitando classe C também, rsrsrs.
      Vai para lá.

      abs

      Eder

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  9. Olá!! Lindo relato sobre Santorini. Alugando um smart, você acha que dá pra visitar todas as praias com facilidade?? Outra coisa, tem informações sobre Milos?? Obrigada!!

    • Olá Livia
      com smart você vai sim a todas as praias que quiser assim como alugando uma scooter. Claro que em algumas praias você precisará caminhar um pouco, mas nada demais. O Smart tem o inconveniente de buscar um lugar para estacionar, mas tá valendo.
      Milos é uma ilha bem pequena e bem próxima de Santorini, acho que uma hora de ferry. Tem praias bem bonitas e vale também alugar uma scooter ou smart. Nós acabamos fazendo de bicicleta, mas é bem cansativo. Você precisará de CNH para motos para alugar a scooter lá. É a ilha onde foi achada a venus de Milos roubada pelos franceses.

      boa viagem

      Eder

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  11. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  13. Boa noite, adorei as dicas…
    Gostaria de saber se precisa de habilitação internacional, e se é fácil andar por santorini e zakynthos…
    Obrigada

    • Olá Aryane
      tanto em Zakynthos quanto em Santorini alugamos scooters e não precismaos de carteira de habilitação internacional, aliás nem habilitação de motos nós temos.
      Em Milos eles não quiseram alugar as scooters sem habilitação para motos, mas se você tem habilitação de moto, a brasileira é mais que suficiente.

      Santorini é uma ilha pequena, em dois dias com uma scooter você conhece tudo sem correria. Zakynthos é bem maior e dois dias são suficientes para conhecer os principais pontos da ilha.

      boa viagem

      Eder

  14. excelente post! Muito completo!! Parabéns!

    • Olá Raquel

      valeu pelos elogios. Se quiser mais roteiros tão completos quanto este, veja os posts de Lugares Únicos no Mundo.

      abs

      Eder

  15. Oiii Eder!! Já estou praticamente finalizando meu roteiro. Queria saber se você acha que dá certo fazer um bate-volta de Kefalonia para Lefkada. Vou estar em Kefalonia, então passaria o dia em Lefkada e voltava. Meu roteiro está assim:

    1. 18/09 voo às 17h35 de Atenas para Zakhyntos. Dorme Zakynthos e passa os dias 19 e 20.

    2. 20/09 pega ferry às 19h para Kefalonia. Dorme Kefalonia e passa os dias 21, 22 e 23.

    3. Dia 23/09 pega voo de Kefalonia para Santorini às 17h. Dorme Santorini e fica dias 24, 25 e 26.

    4. Dia 26 sai de Santorini às 14h ou 17h (estou vendo se o valor do voo de 17h baixa para eu aproveitar mais na ilha).

    Se eu fosse fazer um bate-volta Lefkada, faria dia 21, então só teria dia 22 e 23 até umas 15h para curtir Kefalonia. O que você acha? Obrigada!!

    • Ola Livia
      o grande barato de Lefkada é o passeio de barco pela praias sem acesso por terra. Se você chegar bem cedo talvez consiga pegar esta passeio, caso contrário acho melhor deixar esta ilha para outra viagem. Seu planejamento já está bem justo e corrido. Eu particularemnte gosto de curtir mais os lugares. Vistar menos lugares e gatsar menos tempo neles, mas ai é de cada um mesmo.

      espero ter ajudado

      boa viagem e tenho certeza que vocês vão adorar

      Eder

  16. […] https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/03/24/lugares-unicos-no-mundo-santorini-grecia/  […]

  17. […] Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia […]

  18. Olá.estou indo p Creta daqui 2 semanas com marido e dois filhos (7/13 anos) vc saberia me informar se é possível fazer um bate volta em Santorini??? Obrigada. Seus posts são fantásticos.

    • Ola Denise
      que dá, dá mas fica bem corrido. Melhor dormir uma noite em Santorini e voltar no outro dia. O primeiro ferry sai 08:20 de Creta e chega 10:25 em Santorini e o último ferry do dia que sai de Santorini apara Creta parte as 17:55 hrs.
      Para comprar acesse: http://www.ferries.gr/greek-islands-ferry/

      Ao procurar no site, Creta é Heraklio e Santorini é Thira

      boa viagem

      Eder

      • Oi Eder!! Muito obrigada !! Vou seguir seu conselho! Como estamos com as crianças procuramos ao maximo evitar os check-out e carregar malasde um lado p o outro.rsrsrsr

      • Ok Denise

        boa viagem e aproveite porque o lugar é demais

        Eder

  19. olá Eder!

    Estou indo com meu marido p Santorini em agosto.
    Achei seu blog procurando sobre o passeio até o vulcão!

    você poderia me dizer qual companhia vocês compraram o tour?
    não encontrei blogs recomendando alguma cia, só comentando do passeio, e como são muitas agencias, gostaria de uma que fosse recomendada.

    Fico no seu aguardo e agradeço desde já!

    att,

    Paula.

    • Ola Paula
      não me lembro o nome da empresa cm a qual compramos o passeio. Me lembro que agendamos o passeio pelo hotel. Eles só nos falaram o preço e o horário qe o ônibus passaria para nos pegar.

      Ela todas conram o mesmo preço e o serviço é mais ou menos o mesmo, não se preocupe.

      boa viagem

      Eder

      • OK Eder! muito obrigada pelo contato!

  20. ola

    Da para aproveitar bem a praia no mes de Abril? Ou a temperatura (inclusive da Agua) eh fria ?

    Abs

    • Ola Roberto

      final de abril é o começo da temporada e as temperaturas já são bem quentes e boas para pegar uma praia. A água é sempre fria mesmo no verão.

      abs

      Eder

  21. Olá, adorei as fotos e dicas, nossa dúvida está na logistica, pois moramos na França e a passagem daqui até Atenas é bem mais barata do que até Santorini, mas o valor do ferry é de ida e volta?
    Estamos nos programando para ir em junho, fomos para em abril dessa ano e nosso arrependimento é não termos ido na ilha (faltou $).
    Os hotéis estão bem em conta em junho, talvez seja pela antecedência. Então, como disse no início, tem barcos saindo a noite? Pois um dos horários de chegada do voos que vi, seria as 20:30 em Atenas, dormir em Atenas ou ir de madrugada para Santorini? Tem essa opção😀
    Muito obrigada.

    • Ola Andrea

      o preço está por volta dos 40 euros por perna, ou seja seria uns 80 ida e volta.

      Os ferries todos saem de Atendas apenas pela manhã, não tem ferry noturno.
      boa viagem

      Eder

  22. queria saber quanto você gastou, to querendo viajar com minha melhor amiga, e estamos economizando, e procurei em sites, os lugares mais baratos, em questão de hotel, alimentação, e vi que a grécia era… queria saber

    • Ola Luana
      em se tratando de Europa a grécia é bem barata. Santorini é mais badalada então é um pouco mais cara. Pagamos 50 euros num bom hoytel para duas pessoas. nas outras ilhas você oode ficar em quartos alugados pro famílias por até 20 euros a diária.

      boa viagem

      Eder

  23. Ola, parabéns por seus comentários e dicas, achei realmente muito bons, estou pensando em ir a Grécia em maio/15, iremos em 2 casais, terei disponível apenas 10 ou 12 dias, qual roteiro vc nos sugere, desde já parabéns e muito obrigado.

    • Ola Claudio
      eu prefiro as praias da costa oeste que são mais bonitas e menos badaladas. Tem também Meteoa nesta costa que é incrível. Faria Atenas, Zakynthos, Kefalonia e Lefkada e se der tempo também Meteora. Fora Lefkada todas as outras tem post no blog

      abs
      boa viagem

      Eder

  24. olá, adorei suas fotos e dicas. Poderia dizer qual hotel vc fotografou com essa piscina maravilhosa em Santorini? Estou indo, e achei fantástico. É a foto abaixo da do padre.Obrigada

  25. […] 2) Santorini […]

  26. adorei as dicas, estou indo em junho e vou fazer, Bodrum-rhodes-santorini-mykonos-atenas, estou com duvidas em relacao aos ferrys, e melhor comprar antes, e em qual site! obrigada

    • Ola Fernanda
      eats rotas são bem populares e assim os ferries são grandes e não vejo necessidade de comprar com antecedência, mas se mesmo assim quiser, segue o site:
      ferries.gr/greek-islands-ferry/

      Só a rota Bodrum-Rhodes que não sei se existe.

      abs

      Eder

  27. Parabéns! É muito legal todas esta dicas!

  28. […] foto feia. É incrível a beleza deste lugar. Apesar de já termos um post com todas as dicas de Santorini, são tantas imagens incríveis que resolvemos criar este fotopost para brindar os olhos dos […]

  29. […] – Quatro cantos do mundo […]

  30. Bha!!
    As dicas de vcs são excelentes e com detelhes precisos. Estive em Santorine em 2010. Lendo esta publicação parece que eu estava lá novamente revivendo tudo. Parabéns e muito obrigado por essa emoção

    • Ola Edison

      ficamos felizes de ter despertado em você lembranças tão boas.

      continue nos acompanhando

      abs

      Eder

  31. Alguém sabe me dizer se para ir de Atenas para Santorini de avião precisa pagar taxa extra para transporte de bagagem, lembrando que levarei somente uma.

  32. Ola! Pretendo ir para Santorini no início de Abril do próximo ano. Gostaria de saber se o tempo nesse mês é agradável…se faz frio, se costuma chover ou se já encontro temperaturas amenas e um belo céu azul. rs

    abcs!

    • Ola Lara
      a temperatura vai estar bem amena e muito frio para entrar na água, mas chuvas vão ser raras. Se é só para apreciar a beleza sem se banhar pode ir tranquilamente

      abs
      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: