Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 26/03/2013

Conhecendo Israel e Palestina – 31º Encontro dos Viajantes

Amal explicando a divisão geográfica de Israel e palestina

O 31o  Encontro dos Viajantes foi apresentado por Amal Zuhd, do blog Vim a Vida a Passeio, contando suas histórias em Israel e na  Palestina, sendo que chegou a morar por 3 anos neste último país. Quando se fala de Israel e Palestina, a primeira coisa que vem a cabeça são os conflitos que ocorrem  na região por diferentes razões, mas principalmente devido a motivações religiosas. Para entender o que ocorre hoje neste local do planeta, primeiramente precisamos entender sua história e suas religiões. Amal começou explicando os princípios básicos das três religiões: cristã, judaica e muçulmana, e  a importância desse pedaço de terra para cada uma. Foi sugerido ler os primeiros capítulos do livro “A Viagem de Théo”, em que se explica a importância dessa região para as três religiões.

Slides da Apresentação

Apesar de ser uma região de conflitos, é considerada uma região segura para o turismo sendo que o único local a ser evitado é a Faixa de Gaza que realmente é perigosa, mas não é um local com pontos turísticos. Foi comentado sobre a cultura local, e uma das principais sugestões as mulheres é de evitar shortinhos e blusinhas, pois diferentes de outros países em que se “empresta” roupa para se cobrir para entrar nas mesquitas, isto não acontece em Jerusalém. O local mais turístico e famoso é a cidade de Jerusalém, berço das três religiões, e a parte mais interessante é a cidade antiga que fica dentro da muralha. Ali se encontram os bazares com todos os tipos de mercadorias, e as principais atrações da cidade para  as diferentes religiões. Para os cristãos tem a Basílica do Santo Sepulcro que foi o local em que Cristo foi crucificado, enterrado e depois ressuscitou e a Igreja de todas as nações onde Jesus orou antes de sua prisão. Para os muçulmanos há a Cúpula da Rocha, famosa por sua Cúpula dourada banhada a ouro e um dos cartões postais da cidade, além da Mesquita de Al-aqsa. Para os Judeus há o Muro das Lamentações, onde seus fieis vão para orar e depositar seus desejos, e é considerado sagrado pelos judeus por se tratar do único vestígio do templo de Herodes.

Outra famosa cidade é Belém onde nasceu Jesus Cristo em uma manjedoura, e hoje abriga nesse local a Basílica da Natividade. Haifa é a terceira maior cidade de Israel e é famosa pelos jardim Bahai que é Patrimônio Mundial da Unesco. Uma viagem imperdível é ir conhecer o Mar Morto, que devido a quantidade excessiva de sal faz com que não existam peixes, mas também fica impossível de afundar e é onde os turistas tiram as famosas fotos boiando no mar e lendo jornal. Tel Aviv é a capital de Israel, que é uma cidade muito moderna onde existe um dos principais pólos de tecnologia do mundo. No lado palestino as principais cidades são Ramallah que é a sede do poder da Autoridade palestina e Nablus.

Amal e a turma do Quatro Cantos do Mundo

Comida Japonesa após a Apresentação

O Ministério da Cultura de Israel através da Zupper Viagens disponibilizou para cada participante um mapa turístico de Israel com suas principais atrações. O governo de Israel tem um site e uma página no Facebook em português para quem precisar de maiores informações para conhecer o país.

Amal sua apresentação foi muito boa, e nos encheu de vontade de conhecer Israel e Palestina. Muito Obrigado.

Veja Também:

Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia

Apresentação Itália – 28º  Encontro dos Viajantes

Guia Completo de Viagem: Chiang Mai – Tailândia

Apresentação Marrocos – 25 Encontro dos Viajantes


Responses

  1. Obrigada pela oportunidade, estou à disposição para falar de viagem!!!🙂

  2. Que pena que perdi. Vi os slide e adorei. Parabéns Amal e quatro cantos do mundo pela apresentação. Abraços.

    • Oi João

      pena mesmo porque foi demais ter a visão de alguém que já morou por lá.

      abs

      Eder

  3. Queria muito ter ido, mas infelizmente a data bateu com um compromisso importante! Muito legal o tema do encontro. Sonho em conhecer Israel um dia.

    Nos próximo eu faço questão de ir! Abraço!

    • Olá Rafael
      uma pena mesmo o encontro foi super legal e cheio de informações. Mas ainda temos muitos encontros durante o ano para nos revermos.
      O próximo é dia 20/04, esperamos ver todo pessoal do 360 Meridianos por lá.

      abs

      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: