Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 02/05/2013

Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo

Este é um guest post escrito por Roberta Clarissa Leite, jornalista brasileira radicada em Praga e que nos conta um pouco desta relação de amor eterno entre os tchecos e a cerveja. As fotos deste post também são todas de autoria da Roberta Clarissa.

Quatro letras que tem o maior significado na República Tcheca: PIVO! Essa entra no vocabulário de todo turista. É ela, a cerveja. É a bebida tradicional e a mais famosa entre os tchecos. Segundo pesquisas, o país lidera o ranking de consumo por pessoa e está à frente da Alemanha, acredite. Aqui se bebe muito. A experiência na fabricação data do século X, é dessa época que se tem os primeiros indícios de produção de cerveja na Bohemia, região onde descansa o país.

Bebida tradicional da República Tcheca

Bebida tradicional da República Tcheca

Que marcas você já provou? Pilsner Urquell, Gambrinus, Kozel, Bernard, Staropramem, Chodovar, Ježek, Ostravar, Velkopopovický Kozel, Ferdinand, Vyškovské pivo, Klášter? Há ainda muitas outras.  Mas vamos deixar a lista de lado… Praga tem pubs em todos os cantos e muitas tem fabricação própria. O comum é beber em canecas de 500ml, para os não acostumados, há a versão malý (pequena) de 300ml. Não tão gelada como costumamos beber no Brasil, mas você pode escolher o teor de álcool. Geralmente o garçon pergunta: Desítka nebo dvanáctka? Isso significa que desítka tem entre 8 a 10% de álcool e dvanáctka 11 a 12%. Mas não precisa aprender tcheco para pedir uma cerveja, dizer pivo, já é suficiente.

A versão chopp é que lidera, aqui se chama točené pivo, eles enchem as canecas e sempre perguntam: Jeste jedno? (Mais uma?). Raramente se bebe em garrafas dentro dos restaurantes, mas é possível, é claro. As engarrafadas são ótimas dicas de presentes, também em  edições especiais.

Há uma rede de restaurantes chamada The Pub em que você pode se servir à mesa. A  chopeira  fica no centro da grande mesa e você mesmo enche sua caneca. No fim você paga pelos litros que bebeu, contados eletronicamente. Um telão fica na parede, com uma tabela que é atualizada a cada litro bebido, e você concorre com os clientes dos outros pubs pela quantidade de litros ingeridos, é pura diversão.

CERVEJA, UM FESTIVAL SÓ PARA ELA

Cerveja de todos os tipos e para todos os gostos

Cerveja de todos os tipos e para todos os gostos

Anualmente há o Festival da Cerveja, acontece todo mês de maio durante 17 dias no centro de exposições Výstaviště Praha – Holešovice. São 70 marcas de cerveja que participam do evento, é uma oportunidade também de provar a comida tcheca, além de presenciar uma programação cultural com danças típicas e músicas da região.

Centro de exposições durante o Festival da Cerveja

Centro de exposições durante o Festival da Cerveja

É uma tenda gigante com 10 mil lugares, as garçonetes se vestem à caráter  com roupas tradicionais. Mas se você não estiver na República Tcheca nesse período, não tem problema. Você não precisa estar neste evento para conhecer a bebida mais adorada pelos tchecos.

Como ela  é um dos símbolos do país, gera negócios. Em torno dela há muitas possibilidades de agregar eventos. Um exemplo são algumas pequenas cidades com suas cervejarias abertas ao público, inclusive com degustação. Uma delas fica em Velké Popovice há 10 km de Praga, onde se fabrica a cerveja da marca Kozel. O barão František Ringhoffer comprou a cervejaria em 1870 e  já naquela época, instalou tecnologia na fabricação. Antes pertenceu a outras famílias cuja dedicação sempre foi a tradição da cerveja. Há programas anuais como caminhada da estação de trem Velké Popovice até a cervejaria, com belas vistas da natureza ao redor da região, e comemoração do aniversário do símbolo da cerveja, o bode!

Batismo do bode: diversão para crianças

Batismo do bode: diversão para crianças

Museu da cervejaria Kozel

Museu da cervejaria Kozel

Há até o batismo do animal como simbologia à marca, assim crianças também se divertem, não só os adultos. Dentro da fábrica a visita dura 90 minutos, há um museu com exposição sobre a história da cervejaria, as maquinarias e grãos usados na bebida, no final o mais esperado, a degustação. No local há uma loja com camisas, garrafas e bolsas da marca à venda. A entrada para visitação custa 80 coroas tchecas, cerca de R$ 8,00. É possível ter a visita guiada em inglês.

Falar em cerveja é também falar na cidade Plzeň, ela batizou uma das mais conhecidas cervejas, a tipo pilsen. Fica distante 90 km de Praga, é a quarta maior cidade da República Tcheca. Lá a cervejaria Pilsner Urquell foi inaugurada em 1842 e é um destino formidável para os apreciadores da bebida. São organizadas excursões para visitar o local, com fácil acesso de ônibus ou trem.

VOCÊ SABE O QUE É MELHOR PARA ACOMPANHAR A CERVEJA TCHECA?

Não podemos esquecer que cerveja combina com petiscos. Nos menus há listas com as comidinhas especiais para serem provadas com a cerveja. Geralmente são picantes para dar mais sede e assim beber mais. O hermelín, a versão tcheca para o queijo camembert, é uma das entradas mais comuns. São deixados por dias imersos no azeite em compotas e quando servidos são macios e saborosos. Linguiças de porcos, patês de linguiças com pães pretos também são uma boa pedida.

Hermelín: parece uma delícia

Hermelín: parece uma delícia

Se você estiver com crianças, será divertido conhecer a coca-cola nacional tcheca, é a kofola. Um pouco mais doce do que a original, é bem comum entre as bebidas não-alcoólicas. No fim, algo também válido é aprender uma das frases mais ouvidas quando se brinda nas pubs tchecas: Na zdraví! Saúde!

Veja Também:

Český Krumlov: Um passeio pitoresco a 180 km de Praga

Um festival de cerveja, o melhor período para ir até a  República Tcheca

Mais 10 cervejas marcantes da nossa Viagem de Volta ao Mundo

A Volta ao Mundo em 10 Cervejas

A Enigmática Budapeste

A Melhor Cerveja do Mundo – Calafate – Argentina

Nossa Viagem de Volta ao Mundo não Acabou – Festivais Europeus: Oktoberfest, La Tomatina e Fêtes de Bayonne


Responses

  1. Pelo sobrenome da Jornalista Roberta C. Leite, é minha “prima” (brincadeira), eu e a muier, somos fãs de carteirinha de cerveja pelo mundo inteiro, temos inclusive uma coleção de copos e canecas ganhas dos restaurante e fabricantes. Em Praga, passamos 5 dias e só foi possível conhecer e beber a Pilsner Urquell, Gambrinus, Kozel, mas, na Alemanha e na Bélgica, foi preciso 15 dias para sair de lá com mais de 8 tipos de cervejas e de todas, a DUVEL na Bélgica, foi a melhor que já bebemos na região, ganhamos uma taxa da fabrica com gravação em “ouro”. Valeu Roberta, seu post está excelente. Compartilhando!

    • Ola Walter
      sabia que você iria adorar este post. além da cervejas em si, tem muita informação legal que só quem vive por lá pode dar.
      Parabéns para Roberta, sua prima postiça, rsrsrs.

      abs

      Eder

  2. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]

  3. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]

  4. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]

  5. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]

  6. […] a Roberta já publicou acesse: http://www.flashesdeviagem.com.br/2013/04/como-e-morar-em-praga.html https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2013/05/02/praga-voce-vai-provar-uma-das-melhores-cervejas-… […]

  7. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]

  8. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]

  9. […] Praga: Você vai provar uma das melhores cervejas do mundo […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: