Amiguinhos e amiguinhos, tios e tias voltei para contar o resto da história da minha viagem a Brasília. Para todo mundo entender direitinho tudo que está ai para baixo, tem que ler antes a primeira parte da contação da história: Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1. Mesmo quem já leu, deve ler de novo porque com certeza já esqueceu de muitos dos personagens. É só clicar com o botão direito do rato no link ai de cima e depois em “Abrir link em uma nova guia”. Espero que gostem do resto da história.
Congresso Nacional
Aqui é a casa dos Dicks Vigaristas. E não adianta eles ficarem bravos comigo e com meu pai, porque quem inventou este apelido para eles foi o Robin Hood. Virou até música do PDS, A música dizia assim: Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou. São 300 Dicks Vigaristas com anel de doutor. Mas isso foi antes do Robin Hood virar babá do Sr. Brasil. Depois eles ficaram super amigos, do tipo pai e filhos. Tanto é que o papai Robin Hood dava até um Mesadão para os seus novos filhos.
Mas quem está contando esta história sou eu, AGR e não o Robin Hood e para mim este é o restaurante que alimenta os personagens de Brasília. Os adultos para variar não devem ter entendido nada. Um prato virado para cima, outro prato virado para baixo e duas facas no meio só pode ser um restaurante.
O problema é que os personagens já estão enjoados da mesma comida: pizza, a especialidade da casa. A direita (prato virado para cima) é a pizzaria dos deputados. A cozinha é aberta a visitação e primeiro passamos pela sala do chefe dos Dicks Vigaristas, atualmente é o HEA. É ele quem decide se a pizza vai ser de mussarela, calabresa, portuguesa ou quatro queijos. Depois fomos visitar o forno onde as pizzas são assadas que eles chamam de plenário UG, em homenagem ao Mestre dos Magos da Caverna do Dragão. Mestre dos Magos foi chefão aqui por muito tempo e a melhor pizza que ele já fez tem um nome bastante esquisito: Pizza Constituição de 1988. Mas quando o bicho começou a pegar para o Sr. Brasil ele sumiu sem ninguém perceber como sempre faz o Mestre dos Magos.
Também conhecemos o Salão Verde que é o lugar onde eles saboreiam as pizzas, Aliás elas devem ser bem caras porque manter um salão de pizzaria com tanta obra de arte não deve ser barato. Apesar da fome saímos sem comer nada. Os pizzaiolos não trabalham de domingo, nem de sábado, nem de segunda e nem de sexta. Pizzaria que só abre de terça a quinta é bem esquisita.
Fomos então a pizzaria dos senadores na esperança de encontrar algo para comer, mas o prato para baixo significa pizzaria fechada. Mais uma vez aproveitamos para visitar a cozinha, mas antes passamos pelo Túnel do Tempo que conta a história da casa desde 1824. Na verdade eles só contam as historinhas que eles gostam. Por exemplo o Túnel começou a contar para todo mundo que encontrava a história da demissão do Capitão Guapo como babá do Sr. Brasil. Capitão Guapo que agora está trabalhado (trabalhar é modo de dizer né) na pizzaria reclamou e o Mario Bros que é chefão por lá mandou o túnel descontar a história.
Depois do túnel passamos ao forno que aqui também é chamado de plenário. O forno é bem menor do que aparece na televisão. Só mais uma mentirinha dos Dicks Vigaristas. Dentro do forno tem uma imagem do filho do Papai do Céu apesar do Sr. Brasil ser laico (esta eu é que fiquei sem entender). Meu pai disse que se o filho do Papai do Céu não estivesse crucificado já teria saído correndo dali, porque aquilo mais parece o inferno. Mesmo assim o forno é bonito, todo revestido de azul, tem um teto estrelado e um desenho da bandeira do Sr. Brasil. Quem faz o desenho todo dia é o faxineiro da pizzaria. O desenho é feito com um aspirador de pó. Deve ser por isso que os faxineiros de lá ganham tão bem, afinal tem dois empregos: faxineiro e artista.
Palácio do Planalto
Esta é a casa do Sr. Brasil. Todos os dias a babá deve vir aqui para cuidar do velhinho, mas as babás costumam faltar bastante devido a sua muitas viagens internacionais de AeroRobinHood. Logo na entrada tem o carro da Quadrilha da Morte da Corrida Maluca. Lembrem-se, Brasília é o lugar onde todos personagens se encontram.
Fora da casa ainda vimos a troca da guarda. Os soldadinhos de chumbo disseram que iam embora, mas continuam por aqui. Lá dentro é bonito demais. No térreo tem as fotos de todas as babás do Sr. Brasil. Estão lá vários dos personagens apresentados em Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1. No segundo andar tem o Salão Nobre. Aqui é o salão de festas da casa. Dá para chamar até 1000 pessoas para balada neste espaço. Se na Pizzaria tem a imagem do filho do Papai do Céu, aqui tem os Orixás desenhado na parede e mais um monte de quadro de museu.
Para oeste tem um salão com este nome e um quadro maior que minha casa desenhado pelo RBM, o Gepeto pai do Pinóquio.
Ainda no segundo andar tem a Sala de Reunião Suprema onde a Síndrome se reúne com seus ajudantes nas tarefas de cuidar do Sr. Brasil. Ela chama a todos de Ministro. Tem ministro dos jardins que é MC e nas horas vagas é pastor. Tem o ministro dos estudos que é o AM. Tem a faxineira da casa civil GH, mais conhecida como Barbie. O que não falta é ajudante para a Síndrome. Eles todos reunidos parecem até os Super Amigos na Sala de Justiça, mas as coisas aqui não dão tão certo quanto nos desenhos. Ainda neste andar tem a famosa rampa do Palácio, desde 2002 conhecida como rampa do Vampiro + Capeta = Vampeta. Subindo a onda que tem dentro da casa chegamos até o mezanino e terceiro andar. Mais um monte de salas, salões e pinturas para tudo quanto é lado. O que mais gostei neste andar foi o Gabinete da Síndrome que tem 3 ambientes: TRD. Segundo o homem que mostrou a casa para gente é: Trabalho, Reunião e Despacho. E olha que eu logo pensei em: Tava Rindo e Descansando.
Praça do Três Poderes
Esta praça é o quintal comum de três casas vizinhas; as pizzarias, a casa do Sr. Brasil e a Casa do Batman. A única coisa que tem na praça é uma estátua em homenagem aos candangos que são os Lumpa Lumpas que ajudaram Dom Quixote e Sancho Pança no parto de Brasília. A menina Brasília já nasceu com forma de avião, mas naquela época a classe C ainda não andava de avião por isso a estátua foi a única coisa que restou dos Lumpa Lumpas. Agora eles vivem nas cidades satélites.
Superior Tribunal Federal
Aqui é a casa do Batman nosso super herói favorito. JB o homem da capa preta não descansa um segundo. Só para ter uma ideia ele trabalha todo tempo de pé, nem sentar, senta. Depois que ele tomou conta da casa tem muito Dick Vigarista saindo da pizzaria direto para cadeia. Até o Robin Hood está com medo agora. Nem médico é e até transplante ele já fez. A Sra. Justiça agora está enxergando que é uma beleza. A Justiça é cega é frase que ficou só para estátua que fica na frente da casa dele.
Palácio do Itamaraty
Esta é a casa do Tintin. Aqui trabalham aqueles com espírito de aventura e que não tem medo do desconhecido. Aqueles que viajam para lugares longínquos para conhecer novas culturas, hábitos e costumes. Aqueles que não suportam a rotina e amam a sensação de adrenalina diante do novo. Aqui eles tem um nome bastante estranho. São chamados embaixadores. Acabei de descobrir que meu pai e minha mãe são embaixadores, pois esta é exatamente a descrição deles. Uma parte do trabalho deles é defender os interesses do Sr. Brasil em disputas com outros velhinhos do asilo chamado mundo. O manda chuva da casa é o AP, nosso TinTin chefe. Nome bem apropriado para função, pois é patriota até no nome. A última briga do Sr. Brasil foi com a Sra. Itália por causa do filho fujão de nome CB, o Butt-Head.
Falando um pouco da casa, ela é a mais chique que visitamos. Tem presentes do mundo inteiro é claro. Pena que não pude tirar fotos para mostrar para vocês. Tem um tapete de 70 m2. Também não tinha ideia do tamanho, mas meu pai explicou que é do tamanho da nossa casa. Que tal morar num tapete? Tem também um desenho em 3D que os adultos chamam de escultura bem legal. É a primeira arte que eu vi que a gente pode por a mão, bem diferentes dos museus chatos e monótonos. Pena que eu estava dormindo esta hora na minha companheira Mochila Kid Comfort II Deuter como vocês podem ver na foto. Para terminar descobri que você pode estudar para virar Tintin, o nome da escola é Instituto Rio Branco. Estou pensando em ser isso quando crescer.
Palácio da Justiça
Não confundam com a Sala de Justiça dos Super Amigos. Este aqui a gente não conheceu lá dentro, mas por fora gostei bastante. A casa tem 6 olhos que choram o tempo todo. Deve ser porque a Sra. Justiça só tem desgostos ultimamente apesar da chegada do Batman.
Memorial JK
A babá mais famosa do Sr. Brasil tem uma casa só para ele. Também não deu tempo de entrar, mas tirei esta fotinho na frente. Como dizem meus pais: nunca conheça tudo de um lugar que gostou. Você sempre terá uma boa desculpa para voltar.
E como diz o Perna Longa: That´s all folks.
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os pontos turísticos locais. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem dos seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1
Como chegar/sair do Aeroporto de Brasília
Muito verde e diversão a poucos minutos de São Paulo – Serra da Cantareira – Núcleo do Engordador
Fantástico, mais uma vez, Amélie!!! Essa tia tem um orgulho danado de você!!! A-D-O-R-E-I!
By: Daniela on 16/06/2013
at 10:57
Oi Tia Dani
que bom que você gostou. Viagem com gente legal é assim, sai post legal.
super beijo e nos vemos no sábado.
Amélie
By: Quatro Cantos do Mundo on 18/06/2013
at 15:07
[…] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]
By: Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1 | Quatro Cantos do Mundo on 19/06/2013
at 9:08
[…] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]
By: Ensaio: Como viajar com crianças | Quatro Cantos do Mundo on 30/06/2013
at 10:24
Adorei o Fabula 2. Como no primeiro, está muito bom, divertido e muito bem escrito. Com as comparações certas. Valeu Eder e Amélie. Esta dupla é um sucesso. Abraços
Vô João.
By: João Bezerra on 17/09/2013
at 11:20
Grande Vô João
a Amélie agradece os elogios.
grande beijo de toda a família
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 18/09/2013
at 14:56
[…] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]
By: Como chegar/sair do Aeroporto de Brasília | Quatro Cantos do Mundo on 05/04/2015
at 16:30
[…] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]
By: A Tomada do Castelo – Parque Güell – Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 23/07/2017
at 9:38
[…] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]
By: Viajar com filhos é … – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 30/09/2019
at 15:40
[…] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]
By: Viajar com filhos é … – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 30/09/2019
at 15:46