Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 16/06/2013

Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2

Amiguinhos e amiguinhos, tios e tias voltei para contar o resto da história da minha viagem a Brasília. Para todo mundo entender direitinho tudo que está ai para baixo, tem que ler antes a primeira parte da contação da história: Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1. Mesmo quem já leu, deve ler de novo porque com certeza já esqueceu de muitos dos personagens. É só clicar com o botão direito do rato no link ai de cima e depois em “Abrir link em uma nova guia”. Espero que gostem do resto da história.

Congresso Nacional

Aqui é a casa dos Dicks Vigaristas. E não adianta eles ficarem bravos comigo e com meu pai, porque quem inventou este apelido para eles foi o Robin Hood. Virou até música do PDS, A música dizia assim: Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou. São 300 Dicks Vigaristas com anel de doutor. Mas isso foi antes do Robin Hood virar babá do Sr. Brasil. Depois eles ficaram super amigos, do tipo pai e filhos. Tanto é que o papai Robin Hood dava até um Mesadão para os seus novos filhos.

Dick Vigarista: invenção do Robin Hood

Dick Vigarista: invenção do Robin Hood

Mas quem está contando esta história sou eu, AGR e não o Robin Hood e para mim este é o restaurante que alimenta os personagens de Brasília. Os adultos para variar não devem ter entendido nada. Um prato virado para cima, outro prato virado para baixo e duas facas no meio só pode ser um restaurante.

Restaurante dos personagens

Restaurante dos personagens

O problema é que os personagens já estão enjoados da mesma comida: pizza, a especialidade da casa. A direita (prato virado para cima) é a pizzaria dos deputados. A cozinha é aberta a visitação e primeiro passamos pela sala do chefe dos Dicks Vigaristas, atualmente é o HEA. É ele quem decide se a pizza vai ser de mussarela, calabresa, portuguesa ou quatro queijos. Depois fomos visitar o forno onde as pizzas são assadas que eles chamam de plenário UG, em homenagem ao Mestre dos Magos da Caverna do Dragão. Mestre dos Magos foi chefão aqui por muito tempo e a melhor pizza que ele já fez tem um nome bastante esquisito: Pizza Constituição de 1988. Mas quando o bicho começou a pegar para o Sr. Brasil ele sumiu sem ninguém perceber como sempre faz o Mestre dos Magos.

Forno automático. Apertou o botão a pizza assa na hora

Forno automático. Apertou o botão a pizza assa na hora

Mestre do Magos exibindo sua pizza mais gostosa

Mestre do Magos exibindo sua pizza mais gostosa

Também conhecemos o Salão Verde que é o lugar onde eles saboreiam as pizzas, Aliás elas devem ser bem caras porque manter um salão de pizzaria com tanta obra de arte não deve ser barato. Apesar da fome saímos sem comer nada. Os pizzaiolos não trabalham de domingo, nem de sábado, nem de segunda e nem de sexta. Pizzaria que só abre de terça a quinta é bem esquisita.

Salão da pizzaria cheio de obras de arte

Salão da pizzaria cheio de obras de arte

Fomos então a pizzaria dos senadores na esperança de encontrar algo para comer, mas o prato para baixo significa pizzaria fechada. Mais uma vez aproveitamos para visitar a cozinha, mas antes passamos pelo Túnel do Tempo que conta a história da casa desde 1824. Na verdade eles só contam as historinhas que eles gostam. Por exemplo o Túnel começou a contar para todo mundo que encontrava a história da demissão do Capitão Guapo como babá do Sr. Brasil. Capitão Guapo que agora está trabalhado (trabalhar é modo de dizer né) na pizzaria reclamou e o Mario Bros que é chefão por lá mandou o túnel descontar a história.

Túnel fofoqueiro

Túnel fofoqueiro

Depois do túnel passamos ao forno que aqui também é chamado de plenário. O forno é bem menor do que aparece na televisão. Só mais uma mentirinha dos Dicks Vigaristas. Dentro do forno tem uma imagem do filho do Papai do Céu apesar do Sr. Brasil ser laico (esta eu é que fiquei sem entender). Meu pai disse que se o filho do Papai do Céu não estivesse crucificado já teria saído correndo dali, porque aquilo mais parece o inferno. Mesmo assim o forno é bonito, todo revestido de azul, tem um teto estrelado e um desenho da bandeira do Sr. Brasil. Quem faz o desenho todo dia é o faxineiro da pizzaria. O desenho é feito com um aspirador de pó. Deve ser por isso que os faxineiros de lá ganham tão bem, afinal tem dois empregos: faxineiro e artista.

Pizzaria do Senado: forno com teto estrelado

Pizzaria do Senado: forno com teto estrelado

Bandeira do Sr. Brasil (no meio da foto) feita com aspirador de pó, arte pura

Bandeira do Sr. Brasil (no meio da foto) feita com aspirador de pó, arte pura

Palácio do Planalto

Esta é a casa do Sr. Brasil. Todos os dias a babá deve vir aqui para cuidar do velhinho, mas as babás costumam faltar bastante devido a sua muitas viagens internacionais de AeroRobinHood. Logo na entrada tem o carro da Quadrilha da Morte da Corrida Maluca. Lembrem-se, Brasília é o lugar onde todos personagens se encontram.

Todos baixinhos, mas a Quadrilha da Morte é a da esquerda

Todos baixinhos, mas a Quadrilha da Morte é a da esquerda

Fora da casa ainda vimos a troca da guarda. Os soldadinhos de chumbo disseram que iam embora, mas continuam por aqui. Lá dentro é bonito demais. No térreo tem as fotos de todas as babás do Sr. Brasil. Estão lá vários dos personagens apresentados em Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1. No segundo andar tem o Salão Nobre. Aqui é o salão de festas da casa. Dá para chamar até 1000 pessoas para balada neste espaço. Se na Pizzaria tem a imagem do filho do Papai do Céu, aqui tem os Orixás desenhado na parede e mais um monte de quadro de museu.

Orixás

Orixás

Eu e minha amiguinha olhando os soldadinhos de chumbo

Eu e minha amiguinha olhando os soldadinhos de chumbo

Para oeste tem um salão com este nome e um quadro maior que minha casa desenhado pelo RBM, o Gepeto pai do Pinóquio.

Nosso Gepeto e não confundam porque não é o Jorge Amado

Nosso Gepeto e não confundam porque não é o Jorge Amado

Ainda no segundo andar tem a Sala de Reunião Suprema onde a Síndrome se reúne com seus ajudantes nas tarefas de cuidar do Sr. Brasil. Ela chama a todos de Ministro. Tem ministro dos jardins que é MC e nas horas vagas é pastor. Tem o ministro dos estudos que é o AM. Tem a faxineira da casa civil GH, mais conhecida como Barbie. O que não falta é ajudante para a Síndrome. Eles todos reunidos parecem até os Super Amigos na Sala de Justiça, mas as coisas aqui não dão tão certo quanto nos desenhos. Ainda neste andar tem a famosa rampa do Palácio, desde 2002 conhecida como rampa do Vampiro + Capeta = Vampeta. Subindo a onda que tem dentro da casa chegamos até o mezanino e terceiro andar. Mais um monte de salas, salões e pinturas para tudo quanto é lado. O que mais gostei neste andar foi o Gabinete da Síndrome que tem 3 ambientes: TRD. Segundo o homem que mostrou a casa para gente é: Trabalho, Reunião e Despacho. E olha que eu logo pensei em: Tava Rindo e Descansando.

Barbie ajuda a Síndrome na faxina da Casa Civil

Barbie ajuda a Síndrome na faxina da Casa Civil

Síndorme e seus ajudantes também tem sua Sala de Justiça

Síndorme e seus ajudantes também tem sua Sala de Justiça

Praça do Três Poderes

Esta praça é o quintal comum de três casas vizinhas; as pizzarias, a casa do Sr. Brasil e a Casa do Batman. A única coisa que tem na praça é uma estátua em homenagem aos candangos que são os Lumpa Lumpas que ajudaram Dom Quixote e Sancho Pança no parto de Brasília. A menina Brasília já nasceu com forma de avião, mas naquela época a classe C ainda não andava de avião por isso a estátua foi a única coisa que restou dos Lumpa Lumpas. Agora eles vivem nas cidades satélites.

A única coisa que sobrou dos Lumpa Lumpas em Brasília

A única coisa que sobrou dos Lumpa Lumpas em Brasília

Superior Tribunal Federal

Aqui é a casa do Batman nosso super herói favorito. JB o homem da capa preta não descansa um segundo. Só para ter uma ideia ele trabalha todo tempo de pé, nem sentar, senta. Depois que ele tomou conta da casa tem muito Dick Vigarista saindo da pizzaria direto para cadeia. Até o Robin Hood está com medo agora. Nem médico é e até transplante ele já fez. A Sra. Justiça agora está enxergando que é uma beleza. A Justiça é cega é frase que ficou só para estátua que fica na frente da casa dele.

Batman em pé com sua capa preta

Batman em pé com sua capa preta

Justiça agora só é cega na estátua

Justiça agora só é cega na estátua

Palácio do Itamaraty

Esta é a casa do Tintin. Aqui trabalham aqueles com espírito de aventura e que não tem medo do desconhecido. Aqueles que viajam para lugares longínquos para conhecer novas culturas, hábitos e costumes. Aqueles que não suportam a rotina e amam a sensação de adrenalina diante do novo. Aqui eles tem um nome bastante estranho. São chamados embaixadores. Acabei de descobrir que meu pai e minha mãe são embaixadores, pois esta é exatamente a descrição deles. Uma parte do trabalho deles é defender os interesses do Sr. Brasil em disputas com outros velhinhos do asilo chamado mundo. O manda chuva da casa é o AP, nosso TinTin chefe. Nome bem apropriado para função, pois é patriota até no nome. A última briga do Sr. Brasil foi com a Sra. Itália por causa do filho fujão de nome CB, o Butt-Head.

AP o Tintin chefe

AP o Tintin chefe

Butt-Head causou muitos problemas entre o Sr. Brasil e a Sra. Itália

Butt-Head causou muitos problemas entre o Sr. Brasil e a Sra. Itália

Falando um pouco da casa, ela é a mais chique que visitamos. Tem presentes do mundo inteiro é claro. Pena que não pude tirar fotos para mostrar para vocês. Tem um tapete de 70 m2. Também não tinha ideia do tamanho, mas meu pai explicou que é do tamanho da nossa casa. Que tal morar num tapete? Tem também um desenho em 3D que os adultos chamam de escultura bem legal. É a primeira arte que eu vi que a gente pode por a mão, bem diferentes dos museus chatos e monótonos. Pena que eu estava dormindo esta hora na minha companheira Mochila Kid Comfort II Deuter como vocês podem ver na foto. Para terminar descobri que você pode estudar para virar Tintin, o nome da escola é Instituto Rio Branco. Estou pensando em ser isso quando crescer.

Eu dormindo enquanto meus pais se divertiam modelando o desenho 3D

Eu dormindo enquanto meus pais se divertiam modelando o desenho 3D

Palácio da Justiça

Não confundam com a Sala de Justiça dos Super Amigos. Este aqui a gente não conheceu lá dentro, mas por fora gostei bastante. A casa tem 6 olhos que choram o tempo todo. Deve ser porque a Sra. Justiça só tem desgostos ultimamente apesar da chegada do Batman.

Seis olhos que choram o tempo todo

Seis olhos que choram o tempo todo

Memorial JK

A babá mais famosa do Sr. Brasil tem uma casa só para ele. Também não deu tempo de entrar, mas tirei esta fotinho na frente. Como dizem meus pais: nunca conheça tudo de um lugar que gostou. Você sempre terá uma boa desculpa para voltar.

Um dia eu volto para conhecer o que faltou

Um dia eu volto para conhecer o que faltou

E como diz o Perna Longa: That´s all folks.

Veja Também:

Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1

Como chegar/sair do Aeroporto de Brasília

Histórias da Amélie

Muito verde e diversão a poucos minutos de São Paulo – Serra da Cantareira – Núcleo do Engordador

A Disneylândia é no quintal da minha casa – São Paulo

Como carregar seu filho em uma viagem?


Responses

  1. Fantástico, mais uma vez, Amélie!!! Essa tia tem um orgulho danado de você!!! A-D-O-R-E-I!

    • Oi Tia Dani

      que bom que você gostou. Viagem com gente legal é assim, sai post legal.

      super beijo e nos vemos no sábado.

      Amélie

  2. […] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]

  3. […] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]

  4. Adorei o Fabula 2. Como no primeiro, está muito bom, divertido e muito bem escrito. Com as comparações certas. Valeu Eder e Amélie. Esta dupla é um sucesso. Abraços
    Vô João.

  5. […] Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 2 […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: