Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 02/09/2013

36º Encontro dos Viajantes – Culturas e Experiências no Amazonas

Daniel contando sobre suas aventuras na floresta

Após um mês sem Encontro de Viajantes, voltamos em alto estilo com uma super apresentação do Amazonas e de casa nova, pois a partir de agora nossos próximos Encontros ocorrerão nas modernas instalações do Ibis Expo Barra Funda.  O hotel nos cedeu um sala espaçosa, com ar condicionado e lugar para mais de 60 pessoas, ou seja, melhor impossível.

A apresentação do Amazonas começou com Daniel Thompson, Mochileiro das Maravilhas, contando suas diversas passagens por essa região do Brasil. A beleza de viajar no Amazonas é a possibilidade de conhecer a floresta Amazônica, seus animais e suas comunidades indígenas.  Saindo de sua capital Manaus a locomoção dentro do estado é feito basicamente de barco e em alguns casos de avião, sendo que o que é uma dificuldade na vida da população vira uma diversão para os turistas.

SLIDES DA APRESENTAÇÃO – PARTE 1

Na sua primeira viagem ao Amazonas fez um roteiro bem turístico, hospedando-se num hotel na beira do rio, fazendo passeios de barco com grupos de turistas, participando de passeios de “sobrevivência na selva”, visitando uma comunidade indígena, tendo contato com vários animas do local e a cereja no bolo foi a possibilidade de ver a revoada das andorinhas. Na época de sua viagem diariamente os pássaros entram na floresta as 5 horas da tarde para ir dormir. O caminho para entrada na floresta e o horário são sempre os mesmos,  fazendo com que fique fácil  posicionar estrategicamente o barco com turistas para ter uma visão privilegiada desse  espetáculo de milhares de andorinhas sobrevoando sobre suas cabeças e entrando na mata. Um espetáculo maravilhoso de poucos minutos e totalmente imperdível.

Na sua segunda viagem em 2012 foi mostrar a floresta amazônica quando percorria o mundo visitando as sete maravilhas naturais do mundo e desta vez entrou mais a fundo na floresta. Conheceu a Samaúma que é a maior árvore da amazônia, pode dar comida na boca dos botos, viu o encontro das águas onde o rio Negro de cor mais escura encontra o rio Solimões de cor mais barrenta. Viajou como os ribeirinhos indo de Manaus a Santarém de barco, numa viagem com 30 horas de duração e pasmem, não em uma cabine ou um local com ar condicionado, mas numa rede ao ar livre.

Neire e Fernando (de chapéu) contando sobre suas experiências

A segunda parte da apresentação foi feita pela Roberta, Blog Territórios, com a ajuda da Neire e do Fernando do Rota Gourmet. Primeiramente contaram sobre o Festival Folclórico de Parintins que ocorre durantes três dias no mês de junho. No bumbódromo os rivais  boi Garantido de cor vermelha e o boi Caprichoso de cor Azul  se enfrentam para um grupo de juízes para garantir o título do ano.  A apresentação é marcada pela sua grandiosidade, beleza das alegorias e fantasias mas principalmente pela rivalidade entre os dois bois. Enquanto um boi se apresenta, a torcida rival fica totalmente em silêncio e muitas vezes vira de costas para o o boi rival.

SLIDES DA APRESENTAÇÃO – PARTE 2

Roberta contando sobre Festival Folclórico de Parintins

SLIDES DA APRESENTAÇÃO – PARTE 3

Conheceram também a cidade de Manaus com seu passado histórico e grandiosos edifícios da época do ciclo da borracha. Ficaram hospedados no Juma Amazon Lodge que é um hotel no meio da floresta composto por Bangalôs a 12 metros de altura. Neste tipo s de hotel o publico é predominantemente de estrangeiros, aproximadamente 85%, devido principalmente ao preço um pouco salgado da hospedagem, oitocentos reais por dia por pessoa com tudo incluso.  A partir do hotel fizeram vários passeios: saídas de barco contemplativas, pescaria de piranha, focagem de jacaré, ver o nascer e por do sol, trilhas na selva e visita a comunidade ribeirinha.

No final da palestra foram sorteados brindes fornecidos pelo Zupper  e pelo blog Territórios e para fechar com chave de ouro todos foram para o bar para fazer um Happy Hour.

Apresentadores, Paulo do Quatro Cantos e os felizes ganhadores dos brindes

Agradecemos ao Daniel, a Roberta, a Neire e ao Roberto pela belíssima apresentação que só nos deu mais vontade de conhecer essa maravilha da natureza.

Apoio:  

??????????????????????????

Ibis Expo SP Barra Funda – Facebook

ZupperFacebookTwitter
Veja Também: 

Amazônia, Xingu e Chapada Diamantina – uma busca espiritual

O Atelier de Aleijadinho – Congonhas – MG

Cataratas do Iguaçu – Lado Brasileiro – Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu – Dia 1

Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1


Responses

  1. […] agosto repeti a participação Encontro dos Viajantes de São Paulo, desta vez falando sobre o Amazonas junto com outros blogueiros. Em novembro contei […]

  2. […] ouvindo e falando, já apresentei dois destinos considerados entre os mais bonitos do mundo: Amazonas e Torres del Paine. Todos nós do Alma Paulista já falamos de algum lugar do mundo e Monique já […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: