Publicado por: Carol & Paulo Mendes | 24/09/2013

Apresentação Japão – 37 Encontro dos Viajantes

Paulo e Carol mostrando um pouco do Japão

O 37º  Encontro dos Viajantes foi uma viagem ao Japão apresentada pela Carol e por mim.  Nas nossas férias passamos  15 dias nesse país e escolhemos visita-lo em uma época mais que especial, na floração das cerejeiras. Nesse período o país está em festa, pois coincide com a saída do inverno e a entrada na primavera. Com o aumento das temperaturas, o povo aproveita para sair de casa e se encontrar embaixo das cerejeiras para fazer piquenique e celebrar a vida.

O roteiro, na maior parte do tempo, foi feito de trem utilizando-se o Japan Rail Pass que é uma opção econômica para quem quer conhecer várias cidades no Japão.

SLIDES DA APRESENTAÇÃO

Nossa viagem começou na capital Tóquio onde em 4 dias conseguimos conhecer bastante da cidade, desde a tranquilidade dos parques para se observar as orquídeas, passando pelos dois principais templos da cidade, um budista e outro xintoísta, conhecendo o agitado mercado de peixes, os arranha céus de Shinjuku e os bairros jovens e descolados de Akihabara e Harajuku. Fomos até a cidade de Nara que fica a 35 minutos de Tóquio para conhecer dois templos com uma arquitetura diferenciada pelos seus detalhes e descobrimos que ainda poderíamos  encontrar algumas cidades bem geladas,  apesar do clima ameno em Tóquio.

Todos encantados com o Japão

Saindo de Tóquio fomos a Shirakawa-go que é um vila com 200 casas típicas que é Patrimônio Mundial da Humanidade, e de acordo com a definição de nossa sobrinha de 7 anos, a vila do Kung-Fu Panda. Quando se chega a pequena cidade encravada nos Alpes Japoneses parece que ela parou no tempo, que nada aconteceu na última centena de anos. Nessa cidade ficamos hospedados num Ryokan, que é uma casa tipica japonesa, dormindo em tatame, vestidos para dormir com a Yukata (Quimono simples de algodão) e comendo comida Japonesa que já estava inclusa na diária. A próxima parada foi Takayama para provar seu famoso saque, conhecer as belas ruazinhas e descobrir que os japoneses jantam cedo e que após as 20h30 numa pequena cidade a única opção que resta é comer no McDonalds.

Apesar da refeição “internacional” indesejada, os ânimos continuavam a mil pois a próxima parada era o local mais turístico do Japão: Quioto.  O grande problema dessa cidade é conseguir escolher o que conhecer, pois lá se encontram 17 sítios que são Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Para facilitar a visita de outros turistas somente apresentamos os  locais considerados imperdíveis, entre eles: o Castelo Nijo, o bairro de Gion para fazer a “Caça a Gueixas “, os templos de Kiyomizu-dera,o Pavilhão Prateado, o Pavilhão Dourado, o Ryoan-Ji e o Fushimi-Inari Taisha com seus toriis laranjas. Além disso, o caminho filosófico e o bosque de bambus.

A próxima parada foi Nara, 1a capital do Japão, que é famosa pelos bâmbis sagrados que andam a solta e o seu Buda Gigante. Depois demos uma passada em Osaka e fomos conhecer o estrago feito pela bomba atômica em Hiroshima. A última parada foi na ilha sagrada de Myiajima com seu tori flutuante e  uma vez mais alguns bâmbis sagrados a solta.

Amélie sempre se divertindo no Encontro dos Viajantes

No final da apresentação comentamos  sobre a dificuldade de comer no Japão, apesar de existir sempre a possibilidade de fast food e das lojas de conveniência. A apresentação foi muito boa e somente podemos agradecer todos que nos honraram com sua presença. Até o próximo Encontro dos Viajantes que será sobre o Sudeste Asiático.

Apoio:  

??????????????????????????

 

 

 

 

Ibis Expo SP Barra Funda – Facebook

Veja Também:

Roteiro de 15 dias no Japão

Nossa viagem ao Japão – Uma Experiência Inesquecível

Visite a Coréia do Sul

Galeria de Fotos do 16º Encontro dos Viajantes – Laos e Camboja


Responses

  1. Caros,

    Foi um prazer estar presente na apresentação da vossa viagem. Esta foi a 1ª das várias vezes em que pretendemos comparecer e se possível compartilhar também as nossas experiências.

    Gratos a todos,
    Manuel Sequeira e Adriana Salles

    • Manuel e Adriana,

      Sejam bem vindos e já estão convidados para fazer uma apresentação no próximo ano.

      Grande Abraço,

      Paulo


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: