Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 26/01/2014

Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal?

Esta pergunta sempre rondou a mente de todos viajantes de longos períodos como nós, mas nunca havíamos encontrado uma solução para equacionar este problema. Equações difíceis requerem respostas complicadas, mas tecnicamente é possível viver na Europa para sempre sem ter o risco de ser deportado. Eureka. Sim, temos a resposta para suas angústias. Você que não quer aprender italiano na escola como todo mundo, mas entre um gelato e outro ou saboreando uma pizza em Nápoles. Você que tem um namorado (a) holandês e não quer ficar longe dele (a). Ou você que simplesmente como nós só quer ficar mais de noventa dias viajando pelo velho continente.

Na Europa por quanto tempo quiser

Na Europa por quanto tempo quiser

Apesar de a primeira vista a Europa parecer um bloco único e uniforme com a entrada da maioria dos países para a União Europeia, a história não é bem assim quando o tema tratado é visto de permanência. Quando falamos ou ouvimos que o tempo máximo de permanência na Europa é de 90 dias, estamos nos referindo ao países da Schengen Area. Guarde bem este nome, pois ele é a chave para solução do problema. Os países da Schengen Area são quase os mesmos da União Europeia, eu disse quase. A recém saída do Reino Unido da União Européia em nada muda o status anterior já que a terra da rainha não fazia parte da Área Schegen. Brasileiros continuam tendo direito a permenecer 180 dias por ano em terras britânicas como turistas. Abaixo a lista dos vinte e seis países da Schengen Area:

Mapa com países da Schengen Area em azul claro e escuro

Mapa com países da Schengen Area em azul claro e escuro

Para quem não é tão bom de geografia, a lista completa com os nomes dos países da Schengen Area

Para quem não é tão bom de geografia, a lista completa com os nomes dos países da Schengen Area

Bulgária, Croácia, Romênia e Chipre apesar de fazerem parte da União Europeia ainda não são signatários da Schengen Area e farão parte da lista nos próximos anos. Já Islândia, Suíça, Noruega e Liechtenstein não fazem parte da União Europeia, mas seguem os tratados da Schengen Area. Resumindo a conversa você pode ficar viajando por estes países por até 90 dias sem problemas. Os 90 dias na Schengen Area são contados dentro de um período de 180 dias, ou seja, você pode ficar 45 dias viajando pelos países da área, depois visitar seu tio na Turquia por 90 dias e voltar para ficar mais 135 dias consecutivos (45 dias do primeiro período de 180 dias e mais 90 dias do segundo período de 180 dias) na área sem problemas.

Não se esqueça que para entrar na Area Schengen é exigido um Seuguro Saúde com cobertura mínima de 30.000 euros. Caso não tenha você pode ser barrado na imigração. Não tinha pensado nisso? Compre um Seguro Saúde conosco e ajude a manter este blog no ar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.

Mas ainda existe uma exceção que nos beneficia. Porque não então conhecer Albânia, Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, Kosovo, Macedônia, Montenegro, Rússia, Romênia, Sérvia, Ucrânia e outros tantos países que estão na Europa mas não fazem parte da Schengen Area? Todos estes países permitem aos brasileiros ficar por períodos que variam entre 60 e 90 dias. Seu bolso com certeza agredecerá um descanso dos altos preços alemães, franceses, italianos e demais países com alto custo de vida da Europa ocidental.

Que tal uma volta pelos Balcãs para descansar seu bolso? Foto do blog http://foraadentro.wordpress.com/

Que tal uma volta pelos Balcãs para descansar seu bolso? Foto do blog http://foraadentro.wordpress.com/

Mas se você é daquelas raras pessoas que dinheiro não é problema, mas solução. Então esqueça as belas croatas, a vodca russa, as praias cipriotas, os Balcãs e o leste europeu em geral  aproveite para gastar em libras esterlinas. No Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) você tem 180 dias de permanência a partir de sua entrada. Outra opção é ficar 90 dias na República da Irlanda (EIRE). Aqui deixamos mais uma dica: quem entra no Reino Unido vindo da República da Irlanda tem direito a apenas 90 dias de permanência, portanto se é um viajante de longa permanência planeje visitar O Reino Unido primeiro.

Para quem tem grana de sobra vale uma visita para vovô ai

Para quem tem grana de sobra vale uma visita para vovô ai

Até aqui você aprendeu como viajar ou viver na Europa para sempre. Basta fazer a combinação correta de viagem: 90 dias na Schengen Area + 90 dias em qualquer outro país europeu fora desta área esperando seu primeiro período de 180 dias terminar. Mas o ser humano é um eterno insatisfeito e para aqueles que querem ficar mais de 90 dias na Schengen Area também temos uma solução. Um tanto arriscada, mas para grandes projetos são necessários grandes riscos.

Permanecer por mais de 90 dias na Schengen Area é passível de deportação e multa. Se você ficar alguns dias ou apenas uma semana a mais talvez não tenha problemas na saída. Em países como Holanda, Suíça e Alemanha talvez até alguns dias a mais seja causa de grandes dores de cabeça ou algo ainda pior para qualquer viajante: um carimbo com os dizeres “imigrante ilegal”. O que tecnicamente fará você necessitar de um visto prévio para voltar a visitar a Europa mesmo sendo brasileiro. Em casos extremos você pode ser banido do continente. Se você estiver de saída pela França, Espanha ou Grécia talvez até meses além do prazo limite de saída serão esquecidos, já que os fiscais de aduana nem olharão em seu passaporte, ainda mais se tiverem múltiplos carimbos como de qualquer bom viajante. Mas é sempre um risco e nunca é bom agir fora da lei.

Este carimbo nenhum viajante quer em seu passaporte

Este carimbo nenhum viajante quer em seu passaporte

muito menos este: DID NOT DEPART

muito menos este: DID NOT DEPART

Todos devem estar se perguntando: Você explicou o que não fazer. Mas o que fazer para ficar mais de 90 dias na Schengen Area? É uma artimanha que pode ser usada a seu favor. Basta entrar na Schengen Area pela França vindo da Inglaterra via Eurotunel. Quando você sai da Inglaterra eles não carimbam seu passaporte e também não há carimbo de entrada na França por esta via. Tecnicamente você ainda está na Inglaterra (onde pode permanecer por 180 dias), mas fisicamente você já está na Schengen Area (onde pode permanecer por 90 dias). Assim você terá 270 dias (180 dias do Reino Unido + 90 dias da Schengen Area) na Schengen Area usando desta artimanha. Note que já tivemos pessoas relatando que seus passaportes foram carimbados ao chegar a França. Na saída basta dizer ao fiscal da aduana que você deixou a Inglaterra no 180° dia de sua estadia por lá. Neste caso é recomedado que deixe a Schengen Area por algum país do Mediterrâneo (Espanha, Grécia…) onde eles estão menos preocupados com datas de entrada e saída de turistas. Outra opção é comprar um ticket de trem do Eurotúnel no 180° dia, este seria seu álibe provando que você realmente deixou a Inglaterra somente após 180 dias. É sempre um risco, mas neste caso é a palavra do agente contra sua sem que qualquer um dos lados possa provar que sua história é verdadeira.

Seu visto eterno para Europa passa por aqui

Seu visto eterno para Europa passa por aqui

Este post foi baseado no ímpeto de nosso amigo Riq Lima em permanecer na Alemanha vivendo seu amor por uma nativa e também no relatos do blog Nomadic Matt.

Não responderemos nenhum questionamento sobre estadia nos países na Área de Schengen. Por favor procurem as embaixadas dos países em questão para esclarecimentos de eventuais dúvidas.

Veja Também:

Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor para mim?

Só comprei a passagem aérea de ida. E agora o que faço para não ser barrado?

Tudo que você sempre quis saber para passar pela Alfândega sem medo – Entrevista com Fiscal da Receita Federal do Aeroporto de Guarulhos

Site para saber se precisa de visto

Onde encontrar a Embaixada mais próxima

Embaixadas e Consulados no Brasil

Como tirar o visto para Ruanda

Como tirar o visto para o Uzbequistão

Como tirar o visto para a Austrália

O Padrão Mc Donald´s

Viaje, saia da ignorância


Responses

  1. Texto que veio em boa hora, precisávamos ler algo sobre isso mesmo, rs.

    Fabi e Eder, gostaríamos de agradecer a vocês por serem uma constante fonte de informação e inspiração. Entramos em contato com vocês há algum tempo, meio desesperados (haha), mas finalmente conseguimos nos organizar e, ENFIM, partiremos HOJE para a maior aventura de nossas vidas: Uma volta ao mundo!

    Linkamos vocês lá no nosso blog, um grande abraço pra vocês e pra pequena Amélie, fiquem com Deus!

    • Ola Wendell e Carol
      desejamos a vocês um super viagem com muita segurança e com certeza muito aprendizado.
      Aproveitem esta oportunidade única que vocês criaram em suas vidas. Será inesqeucível.

      boa viagem

      Eder, Fabi e Amélie

    • Eu tenho uma questão e gostaria se possível me ajudar. Estou querendo fazer dois intercâmbio de inglês, 1 mês em Chipre (Limassol) e 8 semanas em Londres, mas também queria conhecer outros países da Europa após o intercâmbio, como devo fazer? o que vcs me sugerem? Qual país seria melhor eu entrar, gostaria de entrar pela Inglaterra é melhor para mim e menos dispendioso. O que faço? Podem me ajudar.
      Agradeço antecipadamente.
      Julian.

      • Ola Julian
        por este etempo pode ir sme problemas pois não excederá os 3 meses de visto. Inglaterra não faz parte da Area Schengen

        abs
        Eder

      • Valeu pela informação.

      • de nada

      • Julian, todos os países da União Europeia (e a Inglaterra) não exigem visto para brasileiros, então, se você tiver os requisitos obrigatórios (seguro viagem, vacina de febre amarela em dia e dinheiro suficiente pra se manter), qualquer um dos países é “bom” pra entrar.

        Se por acaso você estiver temendo a imigração britânica nos aeroportos – dizem que é muito rígida … -, talvez seja uma opção chegar lá sem ser por via aérea. Nós, por exemplo, fomos a Londres saindo de Amsterdã! Pegamos um ônibus à noite que nos deixou no Porto de Calais, de lá pegamos um ferry até a Inglaterra, passamos pela imigração terrestre (bem simples), e de lá seguimos de ônibus, chegando pela manhã em Londres.

        Boa viagem e boa sorte!

      • Wendell e carol
        valeu por compartilhar sua experiência

        abs

        Eder

  2. Acho que tem informação errada aí…

    Os 90 dias na Schengen Area são contados dentro de um período de 180 dias, ou seja, você pode ficar 45 dias viajando pelos países da área, depois visitar seu tio na Turquia por 90 dias e voltar para ficar mais 135 dias consecutivos (45 dias do primeiro período de 180 dias e mais 90 dias do segundo período de 180 dias) na área sem problemas.”

    http://travel.state.gov/content/passports/english/go/schengen-fact-sheet.html

    segundo o link acima, o tempo nao para se sair do Schengen. Logo, o segundo período (após visitar o tio na Turquia, poderá ser de apenas 90 dias).

    • Ola Daniel talvez não tenha explicado direito, mas a informação está correta.
      São 90 dias no primeiro período de 180 dias, ou seja, 45 dias na Schengen Area + 90 dias na Turquia + 45 dias na Schengen = 180 dias com 90 dias na Schengen Area.
      No 181° dia de viagem você entra num segundo período de Schengen Area e tem direito a mais 90 dias na Schengen Area, ou seja 135 dias oconsecutivos.

      abs

      Eder

      • Eder, pelo que sempre entendi e acredito ser assim porque uma das minhas amigas quase foi barrada entrando na Europa e’: terminam os 180 dias. Voce nao pode comecar mais 180 dias coladinhos. Ou seja, confirme bem se o 181o dia pode ser apos uma estadia onde vc ja esta na UE. Pelo que eu soube, ezse novo direito de 6 meses valeria se a pessoa, por exemplo, voltasse ao Brasil e dali repartisse para a Europa. Quando vim morar aqui, ha mais de 15 anos, muitos iam e vinham da Suica. Ate q a primeira medida foi: pararam de carimbar passaportes. Depois houve um caso (um rapaz da minha escola de italiano) cujos guardas da fronteira suica queriam deportar diretamente. Stay tuned!

      • Ola Luciana
        depois de sua mensagem fui buscar mais a fundo sobre como funciona a regra dos 90/180. Fucei em vários foruns mas em nenhum deles existe uma resposta unânime.
        Neste diz que você pode ficar quase seis meses consecutivos aproveitando dois períodos consecutivos de 180 dias (item 33) como está escrito no meu blog: http://travel.stackexchange.com/questions/14675/must-i-leave-the-schengen-area-to-start-a-new-6-month-period-as-a-canadian

        Neste outro site que parece ser da União Europeia eles dizem a mesma coisa (pag 63)
        http://ec.europa.eu/home-affairs/policies/borders/docs/c_2010_1620_en.pdf

        No mesmo forum ai de cima há outro participantes que diz que você pode ficar no máximo 90 dias em qualquer período de 180 dias: http://travel.stackexchange.com/questions/13183/about-schengen-90-180-rule/21461#21461
        Existe até uma calculadora para saber se você excedeu ou não o tempo máximo de estadia: http://www.visacalc.com/
        Se as regras usadas por esta calculadora estão relamente corretas, é uma bela ferramenta para ajudar-nos

        Não consegui encontrar informações consistentes, mas confio no site da Uniao europeia.

        se tiver mais alguma informação para ajudar será bem vinda

        abs

        Eder

      • Sobre a contagem dos 180 dias: hoje saí da Alemanha tendo estourado os 90 dias. A policial disse que ao retornar devo verificar os 180 dias anteriores à minha entrada, os quais tem que ter no máximo 90 de permanência na Schengen. Esta seria a regra pra saber quando retornar e contar novo período de 180.

    • ola gostaria de uma ajudinha, estou na irlanda com visto ate 15/3/15 passei 90 dias na Alemanha que acabaram 1/9/14 seria possivel eu ir para a Inglaterra e atraves do Eurotunel ir para a Franca e assim ir pra Alemanha em 1/10/14 novamente e ficar por 180 dias? Terei o passaporte checado para saida e/ou acesso a Alemanha?

      • Seu visto é de estudante? Se for você pode ir sem problemas.
        Se for visto de turista você pode fazer isso mas tem que ser pelo Eurotunel onde não carimbam o passaporte e em teoria você ainda estaria na Inglaterra.

        boa sorte

        Eder

    • Oie estou com dúvida nesse assunto cheguei da italia dia 16 de outubro passei no total 84 dias a minha dúvida e se eu esperar 3 meses e volta novamente se a algum problema nisso pretendo voltar em 30 de janeiro de 2015

      • Ola Natanael

        depois de 90 dias fora você pode voltar sem problemas.

        Se voltar dia 30 de janeiro poderá entrar para ficar mais 90 dias

        abs
        Eder

      • ola, boa tarde! estou na italia, vir passar 3 meses de ferias, retorno dia 29 de setembro para meu pais de origem, Brasil.
        mas, estou com passagem comprada para italia dia 01 de dezembro, no caso passo 02 meses no Brasil.
        A minha pergunta e? vou ter algum problema devido o tempo ter sido apenas de 02 meses de espera no Brasil?

      • Ola Elaine
        se você passar três meses na Itália e voltar para o Brasil tem que ficar no mínimo mais 3 meses no Brasil para poder voltar

        Você pode até conseguir entrar novamente mas existe a chance grande de ser barrada

        boa sorte
        Eder

  3. Fiquei confuso, mas acho que 90 dias na europa vão me fazer bem

  4. ! ! ! Valeu ! ! ! Vou ter que te visitar aí em Sampa para entender isso melhor ! ! ! rs.rs.rs. Beijos para Amélie.

  5. Bom saber dessas informações. Vou procurar me aprofundar mais e planejar melhor a viagem que estou pra fazer pela Europa. Obrigado.

  6. […] Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal? […]

    • olá, estou em paris com visto de estudante, ele expira dia 02/05 e eu gostaria de ficar até dia 15 de julho em paris, seria mais um mes e meio. Se eu for para Dublin antes do meu visto expirar e retornar a paris eu teria mais os 90 dias de permanencia na europa pois estou saindo da uniao europeia? muito obrigada! adorei o blog!

      • Ola Victoria
        você pode sair de Paris para Irlanda e voltar deppis que expirar seu visto de estudante. Ai volta com visto de turista e pode ficar até 90 dias

        boa sorte
        Eder

    • Olá, meu visto de estudo em Portugal vence no dia 05/01/2017, como posso fazer para renovar ele por + 90 dias como turista?

      • Ola Arthur
        quando terminar seu visto de estudante automaticamente já começa um visto de turista de 90 dias

        boa sorte
        Eder

  7. Olá,

    naquele trecho que você comenta sobre a Turquia, Republica Tcheca e Dinamarca. A R. Tcheca e Dinamarca sao do espaço schengen, portanto, com que eu posso ficar os 90 dias restantes lá?

    Estou indo ficar um tempo bem na fronteira da Alemanha com a Rep Tcheca, se eu quiser então posso ficar 90 dias lá?

  8. […] Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal? […]

  9. Oi alguém pode me ajudar?
    Entrei na Europa pela Alemanha no dia 14/11/2013 e sair pela Dinamarca no dia 09/04/2014 queimei meu passaporte ou não?? E com quanto tempo depois posso voltar para Dinamarca??

    • Queridos, este blog me esclareceu muitas duvidas! Obrigada.

      Fiquei com um duvida sobre a Dinamarca e Republica Tcheca. Eu cheguei na italia dia 12/11/2014 meu prazo schengen vence em fevereiro ao que parece, em fins de janeiro eu poderia ir pra um desses dois paises e ficar mais tempo na europa?
      E outra dúvida, quanto.tempo eu devo fucar fora da area Schengen antes de voltar? São sempre 90 dias? Menos que isso nao adianta?

      Ah! Minha história por aqui esta relacionada a um alemão : -).

      • Ola Thais
        depois que vencer seu prazo você tem mesmo que ficar 90 dias fora da área de Schengen, menos não adianta.

        Dinamarca e Rep. Tcheca também não dá pois fazem paret da área. Tem que ir para Croácia, Bosnia, Servia ou Reino Unido

        abs

        Eder

    • Gracias Eder!

      La vou eu invertigar passagens para a Croácia quem sabe.🙂

      Saudações
      Abs
      Thais

  10. Olá! Cheguei na Schengen Area no dia 4 de Março (pela Espanha ) rumo a Estônia. Durante esse tempo estou reunindo a papelada para realizar meu casamento com um estoniano, porém como a burocracia é enorme provavelmente não conseguirei dar entrada na minha permissão de residência antes dos 90 dias (turista) terminarem. São muitos prazos e cada um mais demorado que o outro. Meu noivo e eu estamos pensando em todas as soluções possíveis e foi ótimo encontrar esse site. Li o post e gostaria de saber se alguém tem mais alguma dica que possa me ajudar. Ter 90 dias a mais seria perfeito para resolver tudo que preciso. Tenho passagens compradas de volta para o Brasil (ida e volta saiu mais em conta) mas definitivamente não gostaria de voltar somente para esperar essa permissão e então retornar novamente a Estônia.😦 Muito obrigada desde já!

    • Ola Mariana
      sua resposta já está no post. Depois de 90 dias você tem que sair da área de Schengen. As opções são voltar ao Brasil ou ir para outro país ond evocê não estará irregular e seja mais perto da Estônia. As opções são: Reino Unido, pode ser também a Rússia.

      espero que tenha ajudado

      boa sorte

      Eder

  11. Eder, vi que vc é muito bem informado sobre o assunto e estou com uma dúvida. Moro em Portugal e tenho visto de estudante, que vale por 120 dias. Eu volto pro Brasil cerca de 1 mês depois que meu visto vence. Andei pesquisando e me disseram que se eu sair da UE é como se meu contador zerasse, como se a partir do momento que sai passe a ser somente turista e tenha mais 90 dias pra ficar aqui. Eu posso extender meu visto, mais são 95 euros pra ficar só mais 30 e poucos dias… Será que vc tem essa informação mais correta? Obrigada!

    • Ola Isabella
      a informação parece correta, já que hoje você tem um tipo de visto (estudante) e depois entraria com outro tipo de visto (turista), mas por via das dúvidas e já que está ai melhor consultar as autoridades locais.

      boa sorte

      Eder

      • Olá Eder e Isabella,
        Estou com um problema semelhante… meu visto de estudante Tier 4 vence aqui na Inglaterra dia 27 de Junho… Estou querendo ficar 6 meses a mais como turista… não sei se tem como aplicar antes ou se eu saindo do país no dia q meu visto vencer e retornar de repente 1 semana depois consigo o visto de turista… contando q já terei a carta convite de hospedagem de uma amiga e falarei na imigração q vou ficar só 1 mês, mas na verdade quero ficar mais 6 por causa do meu namorado inglês… mas quero evitar de falar dele na imigração com medo deles encrencar em sabe… tô até pensando em comprar minha passagem pro Brasil já pra Agosto só pra mostrar se pedirem… dpois cancelo outro troco…
        vcs acham q devo ir pra um país da EU pq dae posso ficar 180 dias?
        Pensei na Rep. Czech já q tenho um primo q mora lá dae poderia visitá-lo.
        Gostaria mto da ajuda de vcs!
        Tô pensando tb em conversar com um advogado pra obter mais informações…
        Obrigada desde já!
        XXX

      • Ola Naiara
        depois que seu visto de estudante vencer você deve sair da Inglaterra para qualquer lugar, o que for mais conveniente para você e depois de voltar agora com visto de turista. Ai pode ficar 180 dias como turista

        boa sorte

        Eder

      • Ahhh sim, imaginei isso, e é isso q to planejando.
        Obrigada pela confirmação!
        Mas, estou com uma dúvida… tendo o carimbo no passaporte de visto pra 6 meses, posso entrar e sair da Inglaterra quando quiser? Ou terei q sempre ter uma passagem pro Brasil em mãos quando passar pela imigração provando q pretendo voltar pro Brasil? Pq pretendo ficar 6 meses mas quando passar pela imigração pela primeira vez dpois q meu visto de estudante vencer em Junho vou falar q vou ficar somente 2 meses, pra curtir o verão, e terei uma passagem pro Brasil pra Setembro… dae penso, toda vez q resolver viajar vou ter q providenciar uma passagem pro Brasil né… e mais carta convite de amiga e comprovante de dinheiro e blá blá blá… certo????

      • Sim Naiara
        toda vez que passar pela imigração vai tre que provar tudo isso de passagem, dinheiro seguro saude e etc

        Eder

  12. Bom dia,

    Fiquei um pouco confusa… Mas gostaria de confirmar somente se essa é a linha de raciocínio: Saio do Brasil e entro na Europa pela Inglaterra, passo 90 dias lá e viajando pelos países próximos que fazem parte dessa área em azul, após esses 90 dias viajo para outros países fora dessa área por 180 dias e depois posso voltar para passar mais 90 dias nos países da área em azul, correto?

    Fico no aguardo.

    Obrigada!

    • É isso ai Ana
      90 dias na área azul, 180 dias fora da área azul e depois pode voltar para mais 90 dias na área azul. Repare que a Inglaterra está na área verde e você pode ficar 180 dias lá se entrar direto vinda do Brasil.

      espero ter ajudado

      boa viagem
      Eder

  13. Oi, deixo aqui a minha dúvida, se alguém puder responder fico feliz. Estive na europa em janeiro, por 1 dia (27 de jan). Dia seguinte segui para Istambul, Turquia (cheguei dia 28 de jan) e fiquei até o dia 24 de abril, quando retornei para lisboa para o meu vôo de volta ao Brasil, no total foram 89 dias de viagem Literalmente, não permaneci em território europeu, este foi apenas meu portão de entrada e saída. A minha dúvida é, mesmo não tendo ficado em território europeu, tendo este sido apenas meus portões de entrada e saída, esse período de 89 dias é contado, ou eu posso viajar para visitar qualquer outro país, dessa vez dentro da área Schengen, antes dos 90 dias?

    • Ola Thais
      pelo que entendi você apenas passou pelos aeroportos em 27 de janeiro e 24 de abril sem dar entrada na Europa, ou seja, seu passaporte não foi carimbado. Se for isso você pode ir e ficar seus noventa dias.

      Já se você deu entrada na Europa e “gastou” 2 dias, poderá ficar 88 dias antes de vencer os 180 dias de sua primeira entrada

      é isso

      boa viagem

      Eder

      • Oi Eder! Na verdade, meu passaporte foi carimbado, tanto em Lisboa, meu portão de entrada, como em Zurique, onde tive a última conexão para Istambul, que foi meu destino final. E claro, onde meu passaporte foi também carimbado. Eu fiquei apenas 1 noite na zona Schengen, por conta dos vôos, fora isso, todo o período foi em Istambul. Isso me dá uma baita dúvida, pq pretendo viajar novamente, desta vez para a zona Schengen, mas não sei se pelo fato do meu passaporte ter sido carimbado, apesar de eu poder provar que passei todo o período em Istambul (pelos carimbos), se mesmo assim é contado ou não.

      • Ola Thais
        não é contado o tempo que você ficou fora da área. Você tem direito a 90 dias dentro de um período de 180 dias. Pode ir sem medo de ser feliz por tá 89 dias (já que você gastou 1 dia).

        boa viagem

        Eder

  14. Muito bom e bem explicado. Mas o classe “C” aqui só tem tanta grana para 15 dias e retornar para juntar uma grana para a próxima. Abraços e obrigado pela dica.

  15. Olá, achei o post super explicativo e muito bem embasado!
    Estou em uma situação um pouco complexa e, se alguém puder me ajudar, ficaria muito feliz.

    Vou por partes, eis que minha situação envolve períodos como turista e períodos com visto de estudo. Inclui os locais de conexão bem como mencionei os carimbos que recebi no meu passaporte:

    1) período como turista: cheguei na Alemanha dia 31/12/13 (fiz conexão em Londres, onde carimbaram meu passaporte. Carimbaram meu passaporte também na chegada na Alemanha). Sai da Alemanha, em 06/02/2014, e voltei ao Brasil (também fiz conexão em Londres, porém carimbaram meu passaporte apenas na saida da Alemanha). Retornei à Alemanha na semana seguinte, dia 12/02/2014 (novamente, conexão em Londres, sem carimbo no passaporte apenas na chegada à Alemanha), onde fiquei até 16/04/2014.

    2) período com visto de estudante: desde o final de março estou com o visto de estudante na França, o qual tem validade entre 31/03/2014 e 31/07/2014. Meu visto frances é apenas para estudo, de curta duração e não é renovável.

    3) Ademais, fui para a Inglaterra do dia 16/04/2014 e retornei a Paris dia 20/04/2014 (possuo carimbo de entrada e saída da Inglaterra nessas datas).

    4) Desde então, estou somente em Paris, onde pretendo ficar até 26/07/2014.

    Após esse período, gostaria de retornar à Alemanha, entre 27/07/2014 e 22/08/2014 (retornarei ao brasil, no dia 22/08/2014, com voo saindo de Londres).

    Minha dúvida é a seguinte: diante de todas essas minhas idas e vindas (para o Brasil e Inglaterra) e da minha combinação turista + visto estudante, é possível eu ir para a Alemanha entre 27/07/2014 e 22/08/2014 como turista?

    Desde já agradeço a atenção de quem se dispor a ler esse longo texto e parabenizo os responsáveis por esse site pelo excelente trabalho que estão fazendo.

    Att.,
    Paula.

    • Bom dia Paula

      te indico usar este aplicativo http://www.visacalc.com/

      coloque as datas apenas quando ficou como turista, exclua o período como estudante e também as estadias na Inglaterra que fica fora da area de Schengen. Na prática você pode ficar 90 dias na area de schengen em 180 dias corridos da data da primeira entrada.

      espero ter ajudado

      Eder

  16. Ola… adorei o blog, parabénss…Bom eu fui pra Portugal no dia 29/10/2013 e fiquei la os 90 dias…e antes de completar os 90 dias fui ao sef e pedi um visto para ficar mais 90 dias…la eles me deram e fiquei totalmente legal (3 meses como turista 3 meses com um visto)…ou seja no total fiquei la por 6 meses…e retornei ao Brasil tem exatamente 1 mes agora…a minha duvida é a seguinte…proximo mes quero ir na Espanha, terei problemas na entrada por ter ficado todo esse periodo em Portugal?

    • Ola Maria

      a regra é que você pode ficar 90 dias na Area Schengen em um período de 180 dias. Assim você ficou os 90 primieors dias como turista e depois mais 90 dias com um visto diferente de turista (estudante, trabalho, etc). No final do último período vneceram os 180 dias iniciais e você agora está apta a voltra e ficar mais 90 dias como turista.

      será que fui claro?

      boa viagem

      Eder

    • Maria Saldanha,

      acabo de ler o relato que vc deixou sobre ter ficado 90 dias como turista em Portugal e ido ao Sef pedir o período de prorrogação de permanência por mais 90 dias. É exatamente o que estou pretendendo fazer quando for para lá daqui alguns meses, mas estou com algumas dúvidas, se vc puder me ajudar. Nesse período de prorrogação vc ficou só em Portugal ou tb viajou para outros países? Para vc foi fácil o pedido de prorrogação por mais 90 dias mesmo sendo turista? Vc teve que justificar o pq ia prorrogar o período?

      Desde já agradeço!

      • Ola Isadora

        já encaminhie sua dúvidas a Maria

        boa viagem
        Eder

      • Ola Isadora, sim foi bem facil de conseguir, voce tem que ligar ao sef bem antes de vencer o seu prazo para poder marcar…normalmente la esta sempre lotado e so se consegue vagas uns 15 dias depois…mas é so ligar bem antes…No dia marcado um amigo foi comigo, ele é Portugues e se responsabilizou por mim, eles nao me perguntaram o motivo da prorrogaçao, so me pediram pra levar dinheiro em espécie por cada dia a mais que iria ficar e tamb uma reserva de passagem marcada de volta para o Brasil… a reserva nao precisa ser paga…é so vc ir a uma agencia e fazer, é rapido….leva tamb o comprovante de endereço, la eles te orientam tudo, foram ate simpaticos,rs, depois tiraram uma foto minha na hora e pronto, feito o visto, com esse visto pode viajar pra onde quiser, pois estara totalmente legal, foi o que eu fiz.. Tem dois locais, o sef de Lisboa e o de Odivelas, fui ao de Odivelas por ser menos lotado!!

        Espero ter ajudado!!!
        Abraços, boa viagem!!

      • Ajudou sim! Muito obrigada!! Abraços

    • Maria tire uma dúvida minha pois estou na mesma situação querendo um visto por mais 30 dias, quais documentos você precisou levar para conseguir mais esses 30 dias de visto?

      • – Olá, sou bem grato pelo auxílio que vocês me deram até agora. :0) Tenho mais uma dúvida e gostaria que vocês, se puderem, me ajudassem a elucidar mais uma questão. Meus 180 dias na área Schengen terminam no dia 05 de Dezembro, ou seja, daqui a poucos dias. Estou no sul da Suécia, perto da Dinamarca, e é provável que eu volte para o Brasil à partir de Copenhagen. No entanto só terei condições ($) de comprar a minha passagem de volta alguns dias após o vencimento dos 180 dias – embora teoricamente eu ainda tenha mais 20 dias de permanência na Dinamarca (onde a minha entrada foi registrada em 25 de setembro). Imagino que as regras do tratado de Schengen prevalecem sobre a dos 90 dias em cada país. No entanto e mesmo assim, eu gostaria de saber se existe um ‘tempo de tolerância’, alguns dias a mais que eu possa ficar sem ter me passaporte carimbado como ‘overstayed’. Procurar a embaixada brasileira ou algum organismo do país e explicar a minha situação pode ajudar para que eu não corra esse risco? Minha intenção é voltar ao Brasil antes do natal. Grato desde já. Um abraço, Thomas.

      • Ola Thomas

        na verdade você já está “overstayed” pois o prazo para Area Schegen é de 90 dias e não de 180 dias.

        Você pode sim procurar as autoridades locais mas ai corre o risco de ser deportado.

        abs

        Eder

  17. Certo..entendi Eder foi claro sim…muitoo obrigadaa… No meu passaporte diz Visto de Prorrogaçao V curta duraçao!!!😉

    Obrigadaa e suceesoo!

  18. Ola td bem? Poderia me ajudar a esclarecer uma duvida, tenhi uma tia que veio para italia, ela fica o perido de um mês, eu moro aqui na Alemanha, ela pode comprar passagem e vir ate aqui me visitar, apesar de ter destino na italia?obrigada.

    • Ola Rose

      claro que pode. ela pode ficar até 90 dias circulando ai por Italia e Alemanha sem problemas.

      Eder

  19. Ja fui pra turquia não tive problema, mas pra Belgica tive ,fui barrado em Amsterdã,estou querendo voltar a turquia será que terei problema, por causa do carimbo?

    • Ola Elias
      a Turquia não faz parte da area de Schengen e como você já entrou uma vez lá a chance de ter problemas é pequena, mas se estiver receoso pode fazer outro passaporte onde não constará o carimbo de entrada negada na Europa.

      boa sorte

      Eder

  20. Ola.. Os 90 dias só se renovam a cada 6 meses. Essa regra dos 6 meses não se aplica para quem chega da inglaterra?

    • Ola Manu

      os 90 dias se renovam a cada 6 meses. Para a Inglaterra você recebe 180 dias logo na entrada

      boa viagem

      Eder

  21. Olá Eder! Tudo bem? Eu fiquei 3 meses na Alemanha e voltei para o Brasil no dia 22/05/14. Eu posso voltar agora em julho e ficar mais 3 meses? Abs, Rosana

    • Ola Rosana
      pelo que entendi você chegou a Alemanha em 25/02/2014 certo? Se foi isso e você ficou até 22/05 só pode voltar em 25/07. São 90 dias que você pode ficar lá num período de 180 dias.

      abs

      Eder

  22. Ola Eder,
    eu cheguei no tratado de schengen, estudei por 3 meses com visto de turista, ai tirei mais 3 meses de visto de estudante, totalizando 180 dias! como eu fiquei apenas os 90 primeiros dias com visto de turista, se eu sair agora do tratado para um pais fora do tratado, como a croacia, depois de estar estudando por 180 dia e voltar, eu teria direito a mais 90?
    Obrigado,
    Marcelo.

    • Ola Marcelo
      a regra é de 90 dias em 180 dias com visto de turista. Como você ficou os primeiros 90 dias com visto de turista e depois mais 90 com visto de estudante seu período de 180 dias terminou e você tem sim direito a mais 90 dias com visto da turista.

      boa sorte

      Eder

  23. Olá!

    Viajo para a Inglaterra em Ago, e fico um mês (30 dias). Em Setembro, viajo para Paris onde vou estudar por 120 dias (Visto de Estudante). Após o término do meu visto de estudante, gostaria de ficar mais 30 dias viajando pelo espaço Schengen. É possível ir ao Reino Unido por alguns dias ou visitar países como Croácia e Bósnia e de lá retornar a Portugal ou algum outro país do espaço Schengen como turista?

    Att.,
    Camila

    • Camila
      a regra é de 90 dias em 180 dias como turista. No seu caso você ficará 30 dias como turista e depois 120 dias como estudante (este período não conta), então você pode ficar mais 30 dias na área de Schengen. Lembrando que Croácia e Bósnia não ficam nesta área e portanto o tempo não conta. Na inglaterra eles vçao te dar 180 dias assim que chegar por lá.

      boa viagem

      Eder

  24. ola,passei 223 dias na suiça e vim para o brasil na saida em basel na suiça ao entregar meu passaporte o controle viu meu passaporte carimbado com a data de entrada e vim para o brasil ,agora chegou carta de proibição no espaço de Schengen ate 23 de março de 2017 e diz que tem ate uma pena de prisao de 1 ano caso eu viole ,ou seja se eu tentar entrar,como eu poderia entrar novamente e qual o País que eu poderia entrar.me ajude,obrigada

    • Ola Glauce
      como a prórpria carta diz você não pode entrar na área de Schengen até 23 de março de 2017. Pelo que entendi você quer voltar a Suíça não é?
      Existem outros países na Europa fora da área de Schengen que você pode ir, mas para esta área eu não te aconselharia voltar. O risco é muito grande de ser presa, não vale o risco.

      o negócio é mesmo aguardar 2017.

      grato

      Eder

      • Ola Eder,como vc me aconselhou a esperar 2017 p q eu voltasse p a suiça ok,mas v falou tambem q eu poderia entrar por outros Paises e eu gostaria de saber quais sao esses paises q eu poderia tentar entrar p chegar na suiça,qual o meio de atravessar os controles nas barreiras ou como posso if pelono aerotunel ja q vc falou q nunca eles carimbam o passaporte

      • O que eu disse é que vc pode ir para outros países da Europa fora da area de Schengen como Sérvia, Ucrânia, Bosnia etc

  25. Ola!
    Sou casada com um holandês e gostaria de saber se eu ficar apenas 85 dias na holanda posso voltar ao Brasil por 30 dias e depois retornar a Holanda e ficar mais 90 dias?

    • Ola Suely

      como turista você não pode fazer isso. Caso o faça ficará ilegal no país. Mas se você é casada com um holandês você já não tem cidadania holandesa?

      abs

      Eder

  26. E der boa tarde!!!

  27. E der boa tarde!!!

    Eu fui para Espanha em Dezembro de 2013

  28. Boa tarde E der! !! Eu fui para Espanha em Dezembro de 2013 entrei por Portugal e voltei somente em Julho de 2014 tive problemas particulares e não consegui voltar dentro dos 90 dias eu fiz empradonamento meu e da minha filha coloquei ela na escola durante este período, uma vez que eu coloquei ela na escola eu acabei esperando as férias que começou em Junho. E ao sair de Portugal recebi uma multa de160€ o que eu faço tenho que pagar realmente essa multa??? Eu posso voltar a Europa se sim depois de quanto tempo??? Eles caribaram os nossos passaportes somente com a data de saída e nada mais. Uma pergunta estou suja perante as autoridades não posso voltar mais a Europa??? Eu posso recorrer essa multa???

    Aguardo ajuda

    Obrigada

    Katia de Oliveira

    • Olá !! Eu fui para Espanha em Dezembro de 2013 entrei por Portugal e voltei somente em Julho de 2014 tive problemas particulares e não consegui voltar dentro dos 90 dias eu fiz empradonamento meu e da minha filha coloquei ela na escola durante este período, uma vez que eu coloquei ela na escola eu acabei esperando as férias que começou em Junho. E ao sair de Portugal recebi uma multa de160€ o que eu faço tenho que pagar realmente essa multa??? Eu posso voltar a Europa se sim depois de quanto tempo??? Eles caribaram os nossos passaportes somente com a data de saída e nada mais. Uma pergunta estou suja perante as autoridades não posso voltar mais a Europa??? Eu posso recorrer essa multa???

      Aguardo ajuda

      Obrigada

      Katia de Oliveira

      • Ola Katia
        o empadronamento é um ato válido para território espanhol e não legaliza sua situação perante a lei europeia. Você não pode recorrer da multa já que ela é legal uma vez que você infringiu as regras da Area de Schengen. Geralmente além da multa eles estipulam um prazo para que você possa voltar a Área de Schengen. Se você não foi informada disso provavelmente deverá receber uma carta sobre qual a data você poderá voltar a Espanha.

        grato

        Eder

  29. Olá Eder, por favor preciso de uma ajuda mega urgente!
    Cheguei em Londres dia 10 de julho, dia 11 de julho estava em Istambul.
    Não pretendo voltar para o Brasil antes do ano novo.. então.. se eu sair daqui de Istambul em 90 dias (tipo começo de outubro), ficar um final de semana na Hungria por exemplo, ou qualquer país que a passagem esteja mais em conta, e voltar para Istambul depois desses 2 dias, posso ficar mais 90 dias aqui?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!Um arraso!!

    • Oi Aline! Infelizmente não, após 90 dias em território turco, você precisa passar mais 90 dias fora da Turquia para então retornar ao país legalmente. Mesmo que você saia da Turquia e vá pra europa, não é possível retornar a Turquia antes dos 90 dias passados após a saída do país!

    • Ola Aline
      é isso mesmo que a Thais citou. Veja abaixo a regra tirada do portal consular brasileiro:
      2. REQUISITOS PARA PERMANÊNCIA

      É permitido ao estrangeiro permanecer no país pelo prazo máximo de 180 dias por ano, dividido em dois períodos de 90 dias cada. Esses dois períodos de 90 dias não poderão ser usufruidos consecutivamente, devendo o estrangeiro deixar a Turquia após decorridos os primeiros 90 dias e permanecer fora do território turco por igual período de 90 dias, podendo ser readmitido no país somente após decorrido esse lapso temporal. As novas regras entraram em vigor no dia 01/02/2012.

      boa sorte

      Eder

      • Obrigada Thaís e Eder!!Assim que eu deixei a mensagem aqui, achei essa info.. =( bom.. só me resta dar entrada no visto de residência então.. abraços e obrigada mais uma vez!

  30. Olá, Eu fiquei em Amsterdam os 90 dias e voltei ao Brasil, cheguei no final de março desse ano, pretendo voltar para Amsterdam no próximo mês que totaliza um período de quase cinco meses que estou no Brasil. Vocês acham queterei algum problema na entrada??

    • Ola Nena
      a regra é de 90 dias de permanência em um período de 180 dias. Se você chegou no Brasil no final de março deste ano, agora no final de julho vai fazer 4 meses que você etsá aqui e não cinco.

      Faça os cálculos de quando você pode voltar usando o aplicativo: http://www.visacalc.com

      boa sorte

      Eder

  31. Olá Eder!
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    Em novembro embarco para Londres, onde ficarei 3 meses e meio estudando (com visto de turista). Durante esse período provavelmente vou visitar os países próximos, que podem estar na Schengen área.
    Após o término do curso, farei uma viagem de 15 dias por vários países da Schengen área até chegar à Holanda, onde pretendo ficar mais 90 dias para realizando de um segundo curso, também com visto de turista.

    Minha dúvida é em relação as viagens curtas:
    Se no momento que eu entrar nos países da Schengen àrea, o prazo que eu tenho para ficar na Holanda será diminuído.
    Obrigada.

    • Ola Jaqueline
      na Inglaterra você tem 180 dias para ficar com visto de turista.
      Jpá nos outros países da Area de Schengen você tem apenas 90 dias. Assim você não pode ficar 90 dias na Holanda tendo ficado mais 15 dias em outros países.

      Já que vai para estudar, sugiro que pegue um visto de estudante, assim seu tempo como turista (90 dias) não conta.

      boa sorte

      Eder

      • Olá Eder!
        Obrigada pela dica..

        Caso eu viaje somente para países fora do tratato nesses 15 dias, por exemplo Croácia, Sérvia, Rússia.. eu não perco os 90 dias dentro da Holanda? certo?

        Obrigada!

  32. Olá, eu fui para Portugal no dia 17/04/14 e voltei para o Brasil no dia 24/07/14. E agora só posso voltar após 6 meses. O que eu faço? Eu queria voltar para Portugal agora no final de agosto.

    • Ola Luiza
      como turista você tem que esperar 90 dias depois de sua volta ao Brasil para entrar novamente.
      Uma alternativa é tentar um visto de estudante.

      boa sorte

      Eder

      • Por fv alguém pode me ajudar?
        Estou em Barcelona a u80 dias aguardando um doc ficar pronto no Brasil p dar entrada em minha cidadania na Italia, mas este doc so chegara aqui 2 dias antes de vencer meus 90 dias !
        Eu posso ir para Irlanda ficar so uma semana e voltar p Italia e terei mais 90 dias?

      • Ola Jo

        melhor ficar mesmo quietinho em Barcelona. Você só terá problemas ao sair do país de avião, mas até lá você já terá a cidadania italiana.

        Sair para Irlanda e voltar não te dá direito a mais 90 dias.

        boa sorte

        Eder

      • Eder, se eu tentar pedir um visto de estudo com curso preparatório eles autorizam, ou somente com a faculdade?

      • Ola Luiza

        não sou especialista em vistos de estudante, mas acredito que o visto possa ser emitido para qualquer curso.

        boa sorte

        Eder

  33. Seria possivel sair pela Hungria estando com irregular a 1 ano no Schengen ir para Sobotika na Servia e voltar depois de 3 dias pela Hungria para me zerarem denovo mediante a pagamento de propina a policia de fronteira da hungria que ja se sabe serem corruptos nesses casos? Qual seria uma opção alternativa no meu caso que preciso sair e voltar antes de 90 dias?

    • Ola Tony
      sair da Hungria não “zera” seu tempo de estadia. Você tem 90 dias para ficar num prazo de 180 dias corridos.
      Se tudo correr conforme o figurino, ao tentar sair da Hungria você será deportado e ainda terá que pagar uma multa.

      Não existe alternativa dentro da lei para seu caso.

      boa sorte

      Eder

      • Obrigado pela resposta.
        Me sinto mais motivado agora.
        Hehehe…..
        Não acredito que isso ocorra pois conheço muitas pessoas que fazem isso pela Hungria e conseguem sair da Schegen e retorna por la antes de 90 dias e renovam o timbro no passaporte.
        Existe tipo um caixa 2 por parte da policia de fronteira quando se entra via terra com onibus.depende muito do tipo de problema que vc tem no passaporte.
        A hungria
        Os preços variam de 50 a 200 euros para fazerem vista grossa e te deixarem entrar.
        Deoende muito do problema no seu passaporte.
        Esse eaquema exuuste a anos

      • boa sorte Tony

        abs

        eder

  34. Bom dia, eu tenho uma duvida e não está fácil de encontrar a resposta,
    Tenho um visto estudante para França que terminará quando eu estiver em uma viagem na Inglaterra, pode dar problemas tanto viajando pela terra da rainha quanto voltando para França? ou a partir da data que vence o meu visa eu tenho mais 3 meses de turismo ?

    Att.

    • Ola Gustavo
      é exatamente isso. Quando vencer seu visto de estudante você passa a ser turista e tem 3 meses para ficar na área de Schengen.

      boa viagem

      Eder

  35. […] Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal? […]

  36. Eder, antes de viajar eu revirei a internet atrás dessas dicas e não encontrei nada do tipo! Muito útil! Agora tenho umas dúvidas e espero que vocês possam me ajudar. Eu estava na Itália, saí antes do término dos 90 dias, tipo uns 3 dias antes, e vim pra Tunísia, onde estou faz 1 mês, daqui quero ir pra República Tcheca, posso fazer isso sem problemas? Segunda dúvida, fui furtada, meu passaporte é novo e foi emitido aqui, portanto, está sem os carimbos de entrada pela Espanha e saídanpela Itália e de entrada aqui na Tunisia, você acha que podem encrencar com isso? A imigração da República Tcheca costuma ser tranquila? Porque levaram meu cartão de crédito e minha identidade profissional, quer dizer… rs, tenho nada direito, nem passaporte, nem muitos comprovantes! Medo total!
    Obrigada!!

    • Ola Juliane
      quanto ao passaporte novo você não vai ter problemas, basta guardar o comprovante do furto do antigo para qualquer eventualidade.

      Para ir a Rep. Tcheca ai sim você terá. Este país faz parte da Area schengen na qual você já ficou quase 90 dias e portanto não pode voltar agora. A regra é ficar no máximo 90 dias em um período de 180 dias, ou seja, você tem que esperar vencer 180 dias da data de sua primeira entrada para poder voltar.

      na duvidause o site http://www.visacalc.com para calcular a data que poderá retornar

      grato
      Eder

      • Obrigada pelo esclarecimento, Eder, mas continuei sem entender rs a regra dos 90 dias extras: “Assim poderíamos ficar por 90 dias na Schengen Area e mais 50 dias na Dinamarca e 40 dias na República Tcheca. Totalizando 180 dias na Europa e estaríamos prontos para mais 90 dias na Schengen Area”, não vigora mais?

      • Ai, agora fiquei confusa! Resumindo, então mesmo depois dos 90 dias na Itália (Schengen) e só 30 e poucos dias fora (Tunisia), posso ir pra República Tcheca, Turquia, Dinamarca ou outro país não Schengen, é isso? Hahaha nao me mata do coração!

      • Ola Juliane
        é isso mesmo. Se não tiver vínculo com nenhum dos países recomendo ir a Turquia que é belissíma e aos países da ex Ioguslávia (bosnia, kosovo, servia, montenegro) para economizar uma grana

        boa viagem

        Eder

      • Beleza, Eder. Na verdade quero ir pra República Tcheca justamente porque tenho onde ficar, mas claro que vou tentar visitar a Turquia também! Obrigada!

  37. Olá,

    Eu já fiquei 90 dias como turista em Portugal. E eu queria me casar com um português.. Tem algum visto que eu possa entrar lá de novo para me casar?

    Obrigada!

    • Ola Luiza

      você pode tentar um visto de estudante e neste caso tem que estar matriculada num curso. Pode também ir ao Sef e pedir prorrogação do visto de turista.

      boa sorte

      Eder

  38. Boa noite, fiquei 79 dias ilegal em Portugal. Depois de quanto tempo posso voltar a Portugal? Retornei em 20 de julho de 2014 e quero voltar logo para Lisboa. Por favor me ajude.
    Camila

    • Ola Camila

      eles deveriam ter te informado na sua saída sobre até quando está impedida de entrar em Portugal. Se não informaram é porque não perceberam sua ilegalidade.
      Se realemnet foi isso você tem que ficar 90 dias fora de Portugal para poder retornar

      grato

      Eder

  39. Estou programando uma viagem para Las Palmas de Gran Canaria/Espanha onde mora minha filha casada com um espanhol e já naturalizada espanhola.
    Pretendo ficar por mais de 90 dias somente em Madri (3 a 4 dias) e nas ilhas Canárias.
    O que devo fazer para permanecer mais de 90 dias e não ficar iligal?????

    • Ola Carlos
      como turista você nçao pode ficar mais de 90 dias.

      Uma solução é conseguir um visto de estudante, mas para isso precisa estar matriculado em alguma escola

      boa sorte

      Eder

  40. Eder!

    Estou em uma situação um tanto complexa assim como todo esse pessoal que chega aqui…

    Estou morando na Turquia por conta de um estágio da Aiesec desde 25/03/14. Tenho permissão e visto para morar aqui então estou tranquila quanto à ficar aqui o quanto precisar.

    Bom, nesse meio tempo, fui para Frankfurt dia 09/07/14 e voltei por Budapeste dia 13/07/14 (ambos em território Schengen e carimbando passaporte).

    Quero voltar para a área para o Oktoberfest em Munique! No mais tardar dia 04/10/14.

    A Questão é que estou fechando um curso de Francês em Lyon que começa dia 06/10/14 e gostaria de ficar na área até no mais tardar dia 03/01/15.

    Porém, os 90 dias fora de Schengan só estarão 100% completos em 11/10/14. Então gostaria de saber, estou fazendo as contas certas, qual é a rigidez dessa contagem de datas e o que posso fazer para conseguir despistá-la?

    • Ola Juliane
      você está estourando o tempo de permanência em 7 dias, o que é bem pouco e na maioria das vezes vai passar desapercebido, mas melhor não arriscar.

      Use o site http://www.visacalc.com para fazer os cálculos. Já fiz seus cálculos aqui: http://www.visacalc.com/Results.aspx

      Se for voltar da Turquia sugiro que o faça por terra saindo da Bulgária, ai com certeza vai passar despercebido

      boa sorte

      Eder

      • Obrigadaa Eder!!
        Acabei mudando meu roteiro e vou ficar um tempo na Irlanda/Inglaterra antes de ir pra França!
        Parabéns pelo site!!
        Obs: voltei aqui pra ver se vocês tinham algum artigo sobre mochilas pra backpackers… Seria um bom conteúdo! Se tiver dicas gostaria de saber🙂

        Até logo!

      • Ola Juliane

        conheço este post de um amigo. Deve ser útil: http://diariodemochileiro.com/mochila-qual-melhor-tamanho/

        bjs

        Eder

  41. Deixa ver se eu entendi, quero ficar com minha namorada belga na belgica por tempo indeterminado (6 meses a um ano). Portanto eu compro uma passagem para a inglaterra, pego o eurotunel ateh a frança fico o tempo que quiser na belgica e volto para o brasil pela espanha, procede?

    • Marcos
      não é bem assim. Você entra na Inglaterra e tem direito a 180 dias por lá. No primeiro dia já pode cruzar para França via Eurotunel e eles não carimbam o passaporte e portanto tecnicamente você ainda está na Inglaterra, mesmo fisicamente já estando na França ou Bélgica. Quando acabar os 180 dias da Inglaterra, você tem direito a mais 90 dias na Area de Schengen (França e Bélgica e Espanha inclusas) totalizando 270 dias reais na Bélgica sendo teoricamente 180 dias destes na Inglaterra. Um ano não dá.

      entendeu?

      abs

      • entendi, então se eu fizer esse esquema, chego na inglaterra em janeiro, no primeiro dia ja vou para a frança pelo eurotunel, tenho 270 dias na area schengen portanto se eu voltar pela espanha em julho totalizando 180 dias esta tudo certo?

        Outra questão, quando eu chegar na frança posso ir de avião ateh a belgica e depois outro aviao em julho da belgica para a espanha, ou tenho de fazer tudo de trem?

      • Marcos o grande segredo é não carimbarem seu passaporte. Se no eurotunel carimbarem seu passaporte (nunca o fazem) babau acabaram seus 270 dias. Sem o carimbo de entrada na area schengen você pode alegar que estava na Inglaterra durante os primeiros 180 dias e só depois destes 180 dias é que foi para area schengen. Como no avião da frança para belgica tabem nao acarimbam o passaporte vc pode ir de aviao sim.

        boa sorte

  42. Olá, passei 3 meses ilegal em milão, voltei por lisboa e não tive nenhuma dor de cabeça, tudo normal, mas quero voltar agora em janeiro, tenho que fazer um passaporte novo ? Voltei agora 30 de julho… Obrigada

    • Ola Marina

      não adianta você fazer um passaporte novo. A aduana tem seus dados (nome, nacionalidade, etc). A regra é que você pode ficar 90 dias a cada período de 180 dias. Você pode voltra em janeiro e ficar 90 dias seguidos

      abs

      Eder

  43. Olá!
    Muito boa a matéria, porém fiquei com uma dúvida:
    Seria possível passar, por exemplo, 6 meses na França, se eu chegasse e saísse pela Inglaterra?
    Digamos assim: Compro passagem ida e volta de Londres, com diferença de 7 dias, digamos. Chego na Inglaterra (onde o periodo maximo é de 6 meses, como você disse). Fico alguns dias, pego o Eurostar onde não carimbam o passaporte. Ligo para a a compania aérea e remarco a passagem. Fico 5 meses na França. Depois volto pelo Eurostar e pego o aviao para o Brasil em Londres.
    É possível?

    • Ola Bernardo
      sim é isso mesmo. A teoria é realmente esta. Só cairá por terra se seu passaporte for carimbado no eurotunel, o que não acontece atualmente.

      boa viagem

      Eder

  44. Boa noite!!! Estamos em Amsterdan desde abril de 2014. Pretendemos retornar ao Brasil em outubro. Qual a melhor rota para saída , já que extrapolamos o período de permanência de 90 dias. Há possibilidade de sermos deportados no aeroporto. Em quanto tempo podemos retornar,.Desde já, agradecemos.

    • ola Josiane

      deportados não, mas a chance de tomar uma multa e ficar proibida de voltar a europa por um tempo é grande. Quanto ao tempo que ficaram proibidos depende do oficial da aduana.

      voltando de avião por qualquer país dá igual

      boa sorte

      Eder

  45. Prezado Eder, agradeço a gentileza da resposta. E, sendo um pouco insistente você sabe se no caso de algum dos viajantes tiver ficado doente nesse período o procedimento é o mesmo.

    • Não sei te dizer,
      mas se um dos viajantes ficou internado e por isso ficou impossibilitado de deixar a europa com certeza deve haver uma flexibilização. Mas neste caso tem que reunir todas as provas de sua internação.

      boa sorte
      Eder

  46. Boa noite,
    Achei bem interessante e oportuno a leitura. Inclusive, tirei algumas dúvidas mas tenho mais uma. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

    Por exemplo,
    1) Eu vou à Itália e fico 90 dias como turista. Ao finalizar os 90 dias, eu vou para Londres e fico 1 ou 2 dias. Após, retorno à Itália. Minha dúvida é se quando eu voltar a Roma, terei algum problema. Ou “zera” os 90 dias? Terei direito a ficar mais 90 dias sem problema nenhum? Posso fazer isso?

    2)Estou pensando em fazer um curso de 3 meses de italiano. Mas estava pensando em fazer assim, se meu curso começar em abril, eu queria ir 3 meses antes – como turista – ao encerra meu prazo de turista, iria iniciar meu visto de estudante (de acordo com a validade do visto), certo? Dai eu poderia ficar, ao todo, 6 meses. Posso fazer isso?
    E se quando terminar o visto de estudante eu for a Londres e ficar 1 ou 2 dias e depois voltar para Italia como turista, pode?

    • Ola Gabriela
      voce pode ficar 90 dias como turista e ir para Londres não vai zerar o seu contador, assim você não pode voltar a Itália como turista, mas pode sim voltar com um visto de estudante.

      boa viagem

      Eder

  47. Olá, Éder!
    Estive em Portugal por 4 meses – do dia 20 de Fevereiro deste ano até 16 de Junho – e voltei para o Brasil sem problemas, sem nenhuma multa, nada. Agora no final de Setembro pretendo voltar pra ficar uns 15 dias. Pode haver problema na minha entrada? Posso ser barrado por conta desse período que fiquei lá além dos 90 dias?
    Agradeço desde já e parabéns pelo trabalho!

    • Ola Matheus
      no final de setembro já terá passado 90 dias fora da área de Schengen e portanto você não deve ter problemas em voltar para lá.

      boa viagem

      Eder

      • Ola Eder,

        Tambem tenho uma situação parecida, porem fiquei 9 meses
        no total alem dos 3 meses de turista, sem qualquer renovação, na saida não tive nenhum problema muito menos orientação de quanto tempo ficar fora.
        Minha pergunta é esses 06 meses extras geram alguma multa? quando eu chegar la novamente.

      • Ola
        a multa geralmente é aplicada na saída. Portanto fique 90 dias no Brasil e estará apto a voltar, mas não exceda os 90 dias por lá novamente

        Eder

  48. Ola Eder,

    Ficaria muito grata se pudesse me ajudar pois estou bem confusa. Cheguei em Stockholm pelo o Brasil no dia 4 de junho. No dia seguinte , dia 5 de junho viajei para a Moscou e fiquei la ate dia 8 de junho, quando retornei a Stockholm. Depois disso voltei a Russia , dessa vez fui a St. Petersburg e passei 2 dias e retornei a Stockholm. Neste meio tempo também fui a Londres, onde passei 3 dias.
    Minha duvida e a seguinte : os dias que passei na Russia (5 dias ) e na Inglaterra ( 3 dias) são descontados dos meus visto de 90 dias para turismo na area Schengen ?
    Estou planejando sair de Stockholm no dia 9 de setembro, o que excederia os 90 dias ( contando que a minha primeira entrada aqui foi no dia 4 de junho) .
    Desde ja agradeco qualquer ajuda !

    Taina

    • Ola Taina
      os dias passados na Russia e Inglaterra não contam para os 90 dias. A regra éque você tem 90 dias para ficar num período de 180 dias.
      para cálculos acesse http://www.visacalc.com

      boa viagem

      Eder

  49. Vocês tem certeza que a única forma que eles sabem da minha estadia é pelo carimbo? Tipo… se eu ficar 90 dias, sair, tirar outro passaporte e voltar… vocês acham que funcionaria?

    • Ola Ivinha
      isso não funciona. Suas entradas e saídas ficam registradas em um sistema interligado, assim não adianta tirar outro passaporte

      grato

      Eder

      • ola. gostaria de uma ajudinha tambem se possivel.
        tenho visto de estudante na Irlanda ate 15/3/15 fiquei na Alemanha 90 dias terminando em 1/9/14. Seria poossivel ir pra Inglaterra e atraves do Eurotunel ir pra Franca e entao entrar novamente na Alemanha em 1/10/14 ? irao me checar o passaporte,sera arriscado,o que poderei fazer_ muito obrigado desde ja

        Josias

      • Com visto de estudante pode ir tranquilo

        ABS

        Eder

  50. Ola! Otimo texto, gostaria qur me tirasse uma dúvida. Eu fiquei 40dias na espanha. Voltei para o Brasil dia 20 de julho. Agora em setembro queria voltar pra la para mais 30dias. É possivel? Esta dentro desaa regra dos 90 dias?
    Obrigada!

    • Ola Wivian

      pode ir para ficar mais 30 dias sem problemas

      boa viagem
      Eder

      • Obrigada Eder!!

  51. Ola gostaria de sabe se na inglatera else controlan a lista nera do tratado de scheng pois estou nella ha 4 anos tentei voltar 2 vezes PRA europa fui deportada. Agorà estou querendo ir pra londres !!!abracos

    • Roberta

      você está há quatro anos ilegal e terá problemas para entrar na europa sim

      • Mas londres nao faz parte do tratado di scheng ???

      • Sim o Reino Unido faz parte do tratado de Schengen

  52. Olá, boa noite!

    Você tem certeza que para ir da Inglaterra à França não há nenhuma autoridade que pede o passaporte?
    Queria fazer isso para visitar minha namorada que mora na França mas li em alguns sites que há uma imigração na estação em Londres e em Paris…

    Obrigado, Gabriel

    • Ola Gabriel
      nunca fui. As informações que tenho é que não se carimba o passaporte e portanto você pode alegar que estava na Inglaterra por 180 dias.

      Certeza não tenho pois nunca fiz este trajeto

      abs

      Eder

  53. Em fevereiro de 2014 saí de Paris e fui à Londres por 5 dias. Estava de férias na Europa, fui de avião e voltei de TGV, o trem bala. Meu passaporte foi carimbado na chegada e na saída de Londres. O controle para que viaja de trem é igual.

    • Ola Maíra

      a informação que tenho é que pelo eurotunel não se carimba passaporte.

      abs

      Eder

  54. Voces tem certeza que hoje eles nao carimbam mais o passaporte de quem sai de Londres em direcao a Paris? Porque imigracao ha. Ainda em Londres passamos por agentes da Franca e do Reino Unido.

    • Eliza

      imigração há, mas como você está passando entre dois países do mesmo tratado não carimbam o passaporte. è a mesma coisa que passar da Alemanha para Aústria. Passa direto. Não sei te dizer se exatamente hoje isso mudou.

      boa sorte

      Eder

  55. Olá!
    Eu tenho uma tia na Inglaterra e pretendo fazer um curso de inglês de 11 meses em Londres. Ela vai custear todas as minhas despesas, mesmo assim, para conseguir o visto de estudante eu preciso comprovar minha renda de 1000 Libras Esterlinas por cada mês que ficarei lá, ou ela pode comprovar por mim?

    Atenciosamente

    • Ola Weendelly
      com ceretza como estudante você pode ter um sponsor (patrocinador) que np caso vai se rsua tia.

      bons estudos
      Eder

  56. Uff… Depois de ler tantos relatos gostaria de ter recomendações sua Eder. Estou na Espanha desde de 20/05/14 tenho intenção de retornar ao Brasil final de Dezembro. Estando eu ilegal aqui, o risco de ser deportado é grande, mas corro menos riscos indo nesse mês? Tenho uma outra duvida, ocorrendo tudo certinho e ficando 90 dias no Brasil, o retorno a Europa de navio e menos arriscado do que avião. Desde de já agradeço, Un saludo!

    • Ola Alexandre

      quanto antes você sair maiores as chances de evitar problemas. Geralmente na Espanha eles não causam problemas com quem passou somente alguns dias do prazo.
      Caso ao sair não seja multado, nem deportado basta ficar 90 dias no Brasil e voltar por mias 90 dias sem problemas de navio ou avião.

      boa sorte

      Eder

      • Pretendo fazer Barcelona/Roma/Roma/São Paulo está bem por Itália?

  57. Olá Eder tudo bem . Meu nome e Alex estou na Espanha já faz 2 anos e 5 meses em maio de 2015 dou entrada no arraigo minha dúvida è estou planejando irme a Brasil final desse ano e ficar lá por três meses . Mas tenho muito medo de não me deixarem entrar em Espanha dinovo pesso opnioes de todos que estão informados por favor muito obrigado e que Deus abençoe a todos… Abraço

  58. Olá Eder tudo bem . Meu nome e Alex estou na Espanha já faz 2 anos e 5 meses em maio de 2015 dou entrada no arraigo minha dúvida è estou planejando irme a Brasil final desse ano e ficar lá por três meses . Mas tenho muito medo de não me deixarem entrar em Espanha dinovo pesso opnioes de todos que estão informados por favor muito obrigado e que Deus abençoe a todos… Abraço

    • Ola Alexandre

      a chance de você poder não voltar é grande, eu diria quase 100%. Se fosse você espararia até maio de 2015 pra voltar.

      abs

      Eder

  59. Olá!
    Uma amiga está na França e pretende ficar mais que os 90 dia permitidos. Se ela for para a Inglaterra peli euro túnel terá o passaporte carimbado na entrada lá? E desta forma ela poderia retornar pelo euro túnel de forma a ficar parecendo que ela ficou lá? Se o passaporte dela não forcarimbado na entrada na Inglaterra pelo eurotunel seria pelo aeroporto? OBRigada!

    • Ola Karinna
      a informação é que pelo eurotunel o passaporte não é carimbado. Provavelmente por avião também não pois ambos os países estão na área de Schegen. O truque só vale da Inglaterra para França e não ao contrário.

      abs

      Eder

  60. Olá Eder tudo bem . Meu nome e Alex estou na Espanha já faz 2 anos e 5 meses em maio de 2015 dou entrada no arraigo minha dúvida è estou planejando irme a Brasil final desse ano e ficar lá por três meses . Mas tenho muito medo de não me deixarem entrar em Espanha dinovo pesso opnioes de todos que estão informados por favor muito obrigado e que Deus abençoe a todos… Abraço

  61. Oi, boa tarde Eder! gostaria que você me tirasse uma dúvida. entrei aqui na Europa vindo por portugal e seguir aqui pra Paris. casei com um francês aqui em Paris por pacs. mas meu visto é de turista e já tá expirando. esse casamento nao me dá visto, teria que voltar no Brasil com os documentos de casamento e obter visto por mais tempo. nao gostaria de regressar ao Brasil, tambem nao gostaroa de sujar meu passaporte, pq pretendl futuramente ter passapprtr Europeu. aguardo sua resposta!!

  62. tive uma inforçao que saindo de Paris pra Grecia, ganha mais 90dias de turista. é verdade? posso fazer sem problema?

    • Não, não é verdade. Você teria que ficar 90 dias fora da área de Schengen para voltar como turista.

  63. Sou estudante angolano na republica da Polonia e eu gostaria de ficar ca com Meu filho e a minha esposa Que e ucraniana, mas eles Só tem visto chengen para 90 Dias, oque posso Fazer para eles ficar ca Mais tempo?

    • Ola Ndilu
      não sei te responder, mas acredito que se você tem visto de estudante e é casado no papel sua esposa e filho podem ficar com você durante seu período de estudos.

      Melhor perguntar na universidade

      boa sorte

      Eder

  64. Olá, vou para espanha agora em setembro, e pretendo ficar ilegal, eu poderia quando estiver chegando perto dos 90 dias de turista, ir para a ucrania, russias, etc, para conseguir um novo visto de turista e ficar apenas 2 dias nesses paises e voltar para espanha para poder ficar mais 90 dias, tem como ?

    • Não

      após os 90 dias você tem que ficar 90 dias fora do território espanhol para voltar

      Eder

  65. Eder, muito obrigado, eu teria uma outra pergunta, se alguem se habilita a responder, é facil quando estiver chegando perto dos 90 dias, ir para londres, ou preciso comprovar algumas coisas, como dinheiro etc.

    Att… Bruno

  66. Ola!
    Gostaria de saber se e possibel ter um visto chengen da luthuania e envés de ir para lá, não você muda para outro destino mas dentro do mesmo espaço Chengen sem neh cruzar a Lituânia que te deu o visto?

    • Ola Ndilu

      se você tem um visto de permenência na Lituânia você pode sim ir para outros países da área de Schegen

  67. Olá! Fui a Portugal no dia 21 de maio deste ano. Sei que o tempo permitido para turista é de 3 meses. Acabei ficando 4 meses pois passei mais um mês na França. Resumindo passei 4 meses ao todo. Retornei ao Brasil no dia 20 de setembro. Gostaria de saber se posso retornar a Portugal em Dezembro? Desde já agradeço a atenção!

    • Ola Simone

      você tem que ficar 90 dia no Brasil, assim pode retornar dia 20 de dezembro
      boa sorte

  68. Excelente esse site! Olá, fui a Portugal no dia 22 de maio deste ano. Sei que o tempo permitido por lei para o visto de turista são de 3 meses. Acabei ficando mais um mês pois fui a França. Retornei ao Brasil no dia 20 de setembro. Gostaria de saber se posso retornar a Portugal em Dezembro deste ano? Agradeço a atenção que me for dada.

  69. Olá!
    Preciso de ajuda, estou programando passar 6 meses viajando de motorhome pela Europa, sei dos 90 dias mas eu posso pedir visto de turista prolongado em algum país? Se sim, qual é o mais fácil?
    Obrigada
    Silvia

    • Ola Silvia
      a regra dos 90 dias é para área de Schengen. Você pode ficar na Europa em outros países também que estejam fora desta área.
      No caso para pedir um visto prolongado eu te aconselho a pedir em Portugal.

      boa sorte

      Eder

      • Éder,

        muito obrigada pela ajuda!

        silvia

        Enviado do meu iPhone

        >

  70. Oiii… Fui deportada da dinamarca e so posso entrar na europa em 2016 … So que quero voltar esse ano, estou muito depessiva. Minha tia vai fazer uma carta convite da frança e eu vou tentar entrar pela italia y pegar outro voo pra paris… Sei que posso passar de boa como amigos meus ja fizeram. e tambem sei que posso ser levada pra famosa “salinha” a minha pergunta é, se por acaso eles olharem no site e verem que estou com entrada proibida, posso ser presa? Ou eles ma mandam de volta pro brasil? Bjos

    • Ola Fernanda

      como você estará infringindo a lei deste país ao tentar entrar clandestinamente no país. Sim você pode ser presa.

      Se fosse você não arriscaria.

      • ola fernada me escreva glaucefilgueira@hotmail.com

      • Olá, gostaria de tirar uma dúvida.. eu estive em Portugal no ano passado entre Julho a novembro de 2015passei 27 dias do prazo de turista paguei uma multa na saída, eu posso volta pra europa sem problemas?

        Desde já obrigada

      • Ola Joselene
        após 90 dias no Brasil você já pode voltar a Portugal sem problemas

        Eder

  71. Olá! A minha pergunta é, tenho visto de turista chengen obtido na embaixada da luthuania mas eu não quero ir para luthuania, preciso ir para outro pais, será que posso?

    • Ola

      se seu visto é de turista Schegen significa que você pode circular por toda área Schengen durante a vigência do mesmo

  72. Eder, Boa tarde!
    Nossa você responde as dúvidas isso é muito raro…geralmente encontro blogs com informações mas as dúvidas nunca são respondidas.. PARABÉNS!
    Estou agora em Portugal depois de meses viajando pelos paises Schengen.
    Queria comprar um curso e e espanhol na espanha e assim ter o visto para continuar na Europa por mais 4 meses mas li em um blog que “a solicitação de visto só pode ser feita do seu país de origem, a embaixada espanhola apenas estende a duração de um visto já emitido no Brasil”. Para mim isso não faz sentido… Não posso comprar um curso de idiomas já estando aqui na Europa e solicitar o visto para o estudo? ?
    2° fiquei desesperada depois de ler essa informação e cai aqui no seu blog com todas essas informações de como estender sua estadia etc… e li um comentário que dava a sugestão de solicitar a extensão do visto de turista aqui por Portugal e (eu não sabia disso) que é relativamente simples.
    Li tbm que em UK temos a possibilidade de ficar 180 dias e tudo sobre idéia de pegar o trem da Inglaterra para França eassim entrar na area Schengen como se ainda estivesse na UK ( ótimo Pq. Meu namorado mora na Inglaterra e está indo para Espanha fazer o mestrado dele mas em Dezembro quer passar o natal com a família)
    Então tive uma idéia …. eu poderia solicitar aqui em Lisboa A Extensão Do Meu Visto De Turista > Seguir para Espanha e ficar por la > no natal em dezembro pegar um vôo para Inglaterra (meu visto vai ser carimbado dizendo que cheguei na Inglaterra em x de Dezembro) passo digamos 10 dias lá pra festas. > pego um esse trem Inglaterra X França e da França sigo pra Espanha e posso ficar mais 170 dias na espanha como se eu estivesse na Inglaterra. > Voltando ao Brasil se por acaso perguntarem há quanto tempo estou na Espanha, digo que cheguei há uma semana e antes estava em UK.
    Exato???

    • Ola Michelle
      a primiera pergunta não sei responder.

      Quanto a prorrogação do visto em Portugal é isso mesmo.
      Em relação a situação de ir para Inglaterra e voltar pelo trem é meio controverso, pois há pessoas que rwlatam que tiveram seu passaporte carimbado na chegada a França. Se seu passaporte não ofr carimbado é isso mesmo, pode alegar que estava por 180 dias na Inglaterra.

      boa sorte

  73. Olá Eder!!!! Que da hora esse tópico!!!
    Tenho uma dúvida, se puder me ajudar!
    Estou na Suíça a 50 dias, meu noivo mora aqui, e quero ficar mais tempo aqui antes de legalizar, vou levar tempo para legalizar, por volta de 6 meses. Pensei que poderia ficar 6 meses direto, mas descobri que não é possível, Mas enfim, tem um jeito de eu ficar mais tempo aqui, mas sem sair daqui por muito tempo, sem ter que ficar rodando outros países para depois voltar por longo período? Meu noivo não pode se ausentar daqui, e não queremos ficar longe um do outro.
    Detalhe: já estive aqui em fevereiro, e fiquei 1 mês direto.

    Valeu! Abraços

  74. Eder, obrigada pela ajuda…
    Pow eu liguei hj para poder marcar essa tal extensão de estadia No Sef, que me permitiria ainda mais 3 meses além dos 3 que já passei aqui na Europa, e nossa me marcaram para o dia 8 de novembro! ! Mas me enviaram um documento em meu email dizendo que estou autorizada a ficar aqui até esse período por conta dessa marcação.
    O detalhe é que me informaram tbm que essa tal Extensão só é válida dentro de Portugal, e não para o espaço Schengen. Eu não gostei claro, Pq quero ir para a Espanha…ae, não sei se quero me arriscar de alguém na Espanha pegar meu passaporte e embora eu tenha essa extensão autorizada, me digam que ela só vale pra Portugal e da merda pra mim… Ae, pensei… se essa extensão só vale no país onde foi emitido a solicitação, então vou pedir uma mas na Espanha já que pretendo ficar lá mesmo…. Só que não acho informação NENHUMA sobre onde ir na Espanha, onde ligar etc…. aqui em Portugal achei fácil a página do Sef…Você sabe me orientar sobre qual o órgão público procurar pra marcar essa extensão na Espanha??

    Abraços! !

    • Ola Michelle
      na Espanha não sei que orgão procurar, mas só de ter a extensão para Portugal já dá para arriscar ir para Espanha.

      Com este documento me sentiria bem mais seguro

      boa sorte
      Eder

  75. Ficou muito legal as discussoes aqui. Vivo na Italia hà 5 anos e sempre que o pessoal me pergunta sobre a prorrogaçao de prazo, isto é, alem dos 90 dias, indico deles irem ao Marrocos, ficarem dois dias e voltarem para a Italia.
    Até hoje, eles nao tiveram problema com a imigraçao italiana, e nem na saida da Italia para outro pais, apòs voltarem do Marrocos.
    Conheço muitos que tambem foram para a Turquia, ficaram 1 dia e voltaram para a Espanha ou Italia.
    Sendo assim, pergunto:
    Os vistos nao foram renovados, eles tiveram apenas sorte de nao serem barrados???

    • Ola Michael
      é isso mesmo. Segundo a lei os vistos não são renovados.
      As imigrações “latinas” de Espanha, Portugal, Itália e outras são mais condescendentes que as alemãs e escandinavas por exemplo.

      foi sorte mesmo
      abs

      Eder

  76. boa noite, gostaria de uma resposta urgente a quem realmente possa mi ajudar, pois meu caso tenho ciencia ser muito complicado e preciso d eresposta sinceras e precisas. vou conta-lhe meu caso, sair do brasil no dia 6/8/2013 em direcao a suica, mas so coprei a pasagem ate lisboa e de la entrei na suica de carro com amigo que ja era legalizado na suica, resumindo ao entrar em portugal tive passaporte carimbado,mas so fiquei la 2 dias depois fui logo em seguida pra suica ,onde estou ate hoje neste meio tempo fiquei na suica onde para mi legalizar la eu conhecir apos alguns meses apos os 90 dias ou seja apos 7 meses na suica conhecir alguem que mi vendeu um permisso de portugal e com este permisso ele colocou como se eu fosse europeu portugues assim eu conseguir o permisso da suica por 5 anos , agora a minha duvida è como eu conseguir a autorizacao de permisso como se fosse europeu eu posso vaijar ao brasil ou outro pais da europa? mas lembrando que sou brasileiro nao tenho nehum permisso por vias legais de portugal,a pessoa apenas mi colocou como se eu fosse portugues, se eu tentar viajar terei problemas?, ja que meu documento original e o passaporte brasileiro pois eu nao tenho o de portugal foi apenas uma farsa para eu mi legalizar na suica.eu corro risco de ser preso ao tentar sair do pais ou se tiver um contrele mas de rua rigoroso?

    • Ola Marcio

      diria que as chances de ser preso são pequenas, mas ao tentar sair do país de volta ao Brasil com certeza pode tomar uma multa e ficar imperdido de voltar a Suiça ou Portugal ou outro país da area de Schengen por um bom tempo.

      boa sorte

      Eder

  77. Boa Tarde! Vou visitar meu namorado que mora em Bordeaux no sul da França. Moro no Recife e comprei meu bilhete assim: Recife/ Lisboa. Lisboa/ Bordeaux. Vou com a carta convite dele. Ele tem dupla nacionalidade: Francesa e Portuguesa. Mas mora mesmo em Bordeaux. Gostaria de saber se a carta convite pode ser feita por ele mesmo e ele me enviar por email com copia de seus documentos anexados ou se é preciso ele registrar essa carta em algum departamento policial? Agradeço se me informarem.

    • Ola Maria Eduarda

      não sei te responder, achoq ue pode ser só a carta convite com os documentos dele. De qualquer maneira você não precisa de uma carta convite para entrar nestes países.

      bao viagem

      Eder

  78. Vou para a Europa em Jan, mas passarei apenas um mês. Mas esse post é ótimo p/ quem quer ir e ficar por + tempo. Quem pode me indicar um bom seguro viagem? Abç.

  79. Passei 2 meses na Europa esse ano. Morei na casa de um amigo em Dublin e fiz um curso intensivo para melhorar o meu inglês. Transcorreu td mto bem. Mas tbm ñ fiquei por um período tão longo. Davi, o seguro eu fechei c/ a http://www.touristcard.com.br Eles estão c/ uma promo p/ quem apresentar o código. Usa o meu: tourist15. bj

  80. Tenho 17 anos e vou para a França em 05.01.15 com visto de estudante para 05 meses. Minha mãe virá me encontrar na França no final do meu intercambio em 05.06.15 quando então iremos viajar a turismo pela Europa. Viajaremos a turismo por +- 60 dias mas ainda não temos o roteiro. Pergunto: eu poderei viajar por qualquer pais da Europa sem problemas dentro desses 60 dias após o término do meu visto de estudante ( incluo nisso paises dentro e fora da área de schengen )? Preciso fazer alguma comunicação às autoridades quando eu estiver chegando na França em 05.01.15, informando que quando acabar meu visto de estudante eu irei viajar a turismo por 60 dias pela Europa? Abç

    • Ola Maria

      não terá problemas. O visto de turista é de 90 dias e só começa a contar após o término do visto de estudante. Como você vai ficar apenas 60 dias estará legal.

      boa viagem

      Eder

  81. – Olá, tenho uma dúvida e gostaria que vocês por favor me auxiliassem a elucidar uma questão: cheguei na Schengen Area (Madrid) em 05 de Junho, fui para a Suécia – onde passei dois meses – e vim para o Reino Unido no dia 05 de Agosto, portanto após dois meses na Area Schengen – tendo a minha ‘saída’ registrada em Copenhagen na Dinamarca. Quando cheguei aqui no Reino Unido eles me deram 180 dias (6 meses) de permanência, portanto quero saber se eu tenho que permanecer aqui durante todos os 6 meses – restam ainda 3 meses e meio – para voltar legalmente como turista para a Area Schengen, ou se posso voltar pra lá antes desse período terminar. Minha namorada está na Suécia e disse que eu poderia voltar antes e ficar até dezembro, pois ela afirma que eu tenho 180 dias na Schengen ao invés de 90, mas não tenho certeza se essa informação é plausível (acho que não). Ah, e também quero saber se após os 6 meses no Reino Unido eu estarei automaticamente ‘legal’ na Zona Schengen (?). Grato desde já. Thomas

    • – E mais uma pergunta… quanto tempo posso ficar fora da Zona Schengen pra depois voltar? Tô na Inglaterra agora…

    • Ola Thomas
      os 180 dias são válidos somente para a Inglaterra e não para area de Schengen. Como a Inglaterra faz parte desta área de Schengen você já está há mais de 90 dias na área e não pode voltar para qualquer outro país da area agora.

      A regra é de 90 dias num período de 180 dias. assim você tem que ficar 90 dias fora da area para poder voltar legalmente.

      Duvias use este site: http://www.visacalc.com
      boa sorte

      Eder

      • – Grato pela resposta, Eder! Então, agora estou (dia 05 de Novembro) para a Zona Schengen (Dinamarca) à partir do Reino Unido. Entrei na Europa inicialmente pela Zona Schengen (Espanha) em 05 de Junho, fui pra Portugal e de lá para a Dinamarca sem passar por nenhum oficial de imigração no aeroporto de Copenhagen – por ser um voo dentro do Espaço Schengen – e permaneci lá até o dia 05 de Agosto, em um total de dois meses, quando vim pra cá o Reino Unido. Agora, voltando pra Zona Schengen, eu terei que passar por algum oficial de imigração pelo fato do Reino Unido ter regras diferentes? E após 4 meses no Reino Unido eu posso voltar e permanecer por mais 1 mês legalmente como turista na Zona Schengen (onde estive antes por 2 meses – 05 de Junho a 05 de Agosto), confere?

      • Ola Thomas
        você pode ficar 90 dias na Area Schegen em um período de 180 dias que se iniciou em 05 de junho, ou seja, você pode ficar mais um mês lá. Para os cálculos exatos use http://www.visacalc.com
        abs

        Eder

      • – Oi Eder, grato pelo imenso auxílio! Perdão por parecer repetitivo… Vou tentar ‘clarear’ as minhas questões. Fiquei por 2 meses na Europa continental (Zona Schengen todo o tempo), depois fui para o Reino Unido, onde permaneci por 4 meses. Eu sei que poderia ficar no Reino Unido até completarem-se os 6 meses de visto de turista, mas no entanto decidi reencontrar a minha namorada na Dinamarca e já comprei a passagem. O tempo ‘urge’, pois estou na iminência de embarcar e portanto, procurando facilitar a tua resposta, separei as questões da seguinte forma:
        1) Posso voltar à Dinamarca e ficar lá por um mês até se completarem os 180 dias (não contínuos) na Zona Schengen e então voltar para o Brasil?
        2) Se o Reino Unido, mesmo com regras diferentes de permanência, pertence a Zona Schengen, o vôo entre Londres e Copenhagen é considerado voo doméstico ou não?
        3) Passarei por algum controle/oficial de imigração na volta à Dinamarca à partir da Inglaterra?
        4) Ajuda o fato de ter eu ter a minha namorada – que é sueca – me esperando no aeroporto de Copenhagen?

  82. Eder, fiquei na noruega por 90 dias e gostaria de passar alguns dias em Londres antes de ir embora, minha duvida é…posso viajar pra Londres após os 90 dias da noruega ou eu vou ser parado na imigração?

    • Ola Leticia
      a Noruega faz parte do tratado de Schengen assim como a Inglaterra e portanto você deve deixar esta área após os 90 dias passados nela.

      Existe sim a chance de ser parada na imigração

      Eder

      • Poxa, que pena, obrigada Eder e parabéns pelo blog, é incrivel!

      • valeu

  83. Ola, estou na Bélgica a 5 meses e gostaria de saber se existe algo que eu posso fazer para aumentar meu tempo ou se existe a possibilidade de pedir mais 90 dias em algum órgão. Lembrando que eu entrei pela Holanda. Obrigado

  84. Olá Eder,

    Parabéns pela matéria! muito bem explicada para um tema tão confuso! Estou em uma situação confusa também…estou a quase 90 dias na França e gostaria de ficar mais uns 60 dias. Tenho o visto de turista. No meio da minha estadia, tive que renovar meu passaporte. Se eu for pro Reino Unido e voltar de avião, ganharei mais um período de 90 dias? Ou devo voltar de eurotunnel? Ou nenhuma das opções porque o sistema da imigração francesa vai verificar os passaportes e vistos anteriores? Obrigada!!!

    • Ola Luna
      todos os países citados fazem parte do tratado de Schengen onde é permitido ficar por 90 dias que você já ficou. O Reino Unido te dá 180 dias e ai você poderia voltar a França de eurotunnel onde foi reportado que não se carimba o passaporte e em teoria você ainda estaria no Reino Unido. Mas já houve gente que reportou que a imigração francesa carimba sim o passaporte. assim não posso te dizer o que fazer. O melhor mesmo é voltar ao Brasil por 90 dias

      boa sorte

  85. Olá Éder.
    Muito bom conteúdo do seu blog.
    Parabéns!

    Li todas as perguntas e acredito que já tirei minha dúvida, mas só pra reforçar:
    O período de 180 dias para se retornar à Europa é contada a partir da data de entrada ou saída do país?

    Por exemplo, entrei na Romênia em maio e sai em julho ( total de 61 dias).
    Voltei pro Brasil e pretendo visitar o mesmo país em dezembro.
    Esses 180 dias se aplica a partir da data em que sai da Romênia ou que entrei?

    Obrigada,
    Márcia Campos
    E-mail: marciatatuchun@yahoo.com.br

    • Ola Marcia

      a regra é de 90 dias em 180 dias da entrada. Assim em dexembro já venceu seu primeiro período de 180 dias e você pode voltar para ficar mais 90 dias.

      Qualquer dúvida faça a prova em http://www.visacalc.com
      abs

      Eder

  86. Estou nesse exato momento na Franca, dia 9 de novembro completo 90 dias e estou planejando a ida ate a Inglaterra para carimbar o passaporte. Tenho algumas questoes.

    Vou entrar de onibus em Londres vindo de Paris, por agua terra ou mar eu passo pela imigracao certo?

    voce sabe se o retorno de onibus eles carimbam a saida?
    Ou tu aconselha a volta de trem mesmo? a minha grande questao e essa. Eles nao carimbam realmente a saida? Senao de nada valeria essa ida ate la.

    A minha passagem de volta ao Brasil eh com conexao por Londres, estou pensando em falar na entrada que estava viajando pela europa e estou la para ficar uma semana antes do retorno ao Brasil o que de fato posso comprovar pois tenho a passagem pro Brasil por la,

    A minha ideia e dentro de uma noite retornar a Franca e ir pra Barcelona dentro do periodo legal que ainda posso ficar na Europa.

    Queria saber quem fez isso de fato, se tiver o carimbo na saida seria demasiadamente frustante, tomare que de certo!

    • Ola Lima
      já tivemos em nosso forum de discussões pessoas dizendo que tiveram seu passaporte carimbado na saída da Inglaterra pelo eurotunel e outros dizendo que neste mesmo percurso não tiveram seu passaporte carimbado

      Não sei te dizer qual é a situação hoje

  87. Olá Fabi e Eder, primeiramente parabéns pelas informações esclarecidas a todas essas pessoas🙂
    Vi que disse algumas coisas sobre a república tcheca, mas gostaria de esclarecer mais algumas.

    Minha situação é a seguinte, entrei na área de Schengen por Munich, passei por alguns países e os últimos 2 meses na república tcheca, e meus 90 dias de permanência expiraram semana passada, antes disso acontecer, vim para a Croácia de ônibus, onde carimbaram a saída de Schengen no meu passaporte (bem no nonagésimo dia, ufa!), estou aqui faz uma semana e gostaria de voltar para a república tcheca, devo ir para Londres e pegar o Eurotrem para França, e depois descer até a república tcheca de ônibus? Ou existe outra maneira?
    Agradeço já a atenção nesse meu dilema.🙂

    • Ola Rodrigo

      esta seria uma alternativa, mas algumas pessoas já reportaram aqui no nosso forum que tiveram seu passaporte carimbado no Eurotrem na chegada a França.

      Ai você tem que decidir se vai arriscar ou não

      boa sorte

  88. Ola Eder
    Por favor, se eu ficar mais de 90 dias na França posso ir a algum País ou ficarei impedido de circular na europa ou no espaço Schengen?

    • Ola Jefferson
      depois de 90 dias na França você deve ficar 90 dia fora da área de Schengen para poder voltar legalmente. Mas você pode ir para outros países da Europa fora desta área como Inglaterra e outros do Reino Unido e leste europeu como Croácia e Sérvia

      boa viagem

  89. Oii, eu tenho uma dúvida.. Bem não sei se você poderia responder, porem vou perguntar..
    Eu vou viajar em novembro para Alemanha, vou ficar la 12 dias. Depois eu voltarei ao brasil, vou ficar aqui 20 dias e pretendo ir em dezembro para Inglaterra 10 dias. você acha que possa existir algum problema, ir e voltar na europa em um espaço curto de 20 dias?!?!
    desde ja agradeço a atenção!!
    adorei a publicação!!!

  90. Posso ficar em zig zag da Inglaterra para Alemanha de 3 em 3 meses eternamente?
    Obrigado!

    • Ola Denis
      na teoria pode sim. Claro que depois que fizer isso por muito tempo eles vão perceber sua intenção. Mas na lei não tem nada que impeça sua ideia.

      boa sorte

      Eder

  91. boa noite!Eu cheguei na Italia dia 5 de setembro onde meu passaporte foi carimbado e logo em seguida viajei para Portugal..onde devo ficar ate o dia 02 de dezembro..Caso resolva ficar aqui ate janeiro pagarei alguma multa.

    outra pergunta:Eu ficando ate o dia 02 de dezembro quando completarei 90 dias de turista aqui na Europa e depois retorno para o Brasil..poderei voltar depois de quanto tempo .. seria permitido voltar em janeiro para Portugal?

    ..

    • Ola Dayse
      além da multa você pode ficar proibida um bom tempo de voltar para estes países.

      Caso volte ao Brasil após 90 dias, terá que ficar aqui por mais 90 dias antes de voltar

      abs

      Eder

  92. Eder,
    Parabéns pelo Bolg!!!
    Gostaria que, caso vc pudesse, me ajudasse com um dívida:
    Entrei na Espanha (16/09/2014), por Portugal, com visto de Estudante válido por 90 dias. Ao chegar solicitei o Documento de Estudante Estrangeiro que me permite ficar aqui até 19/06/2015. Me disseram que posso ficar aqui por mais 90 dias e que caso eu queira sair da Espanha eles me darão uma autorização de regresso que me permitirá regressar…. Minha dúvida consiste no seguinte: Nesse período de 90 dias poderei viajar para outros países da UE sem problemas? Como isso funcionará?
    Forte abraço!

    • Ola Ilison

      brasileiros podem viajar pelo Europa por 90 dias sem problemas.

      abs

      Eder

      • Ola,tenho uma proibiçao de 2 naos pa suiça,mais queria muito voltar,sera que eu posso pela frança e não terei problemas,qua, a melhor rota Eder abraços

      • Ola Glauce
        se você está proibida de entrar na Suíça por dois anos, é melhor respeitar esta proibição pois caso contrário você pode até ser presa. Não indico tentar.

        grato

        Eder

      • Ola Eder,vc tem imformações aqui muito uteis,bem eu tenho uma proibição de entrar na suiça por 2 anos,eu gostaria tentar voltar, sera que eu posso ir pela frança,oh qual a tora melhor para eu entrar e qual os paises que nao fazem pafte da ljsta de schegen,abraços.

  93. Oi
    Estou querendo fazer minha cidadania na italia, mas parece que pode demorar até 4 meses. Gostaria de saber se posso ficar esses 3 meses como turista e ir para algum outro país até ficar pronto para não precisar voltar ao Brasil e ir de novo, pelo menos até ficar pronto. Tenho um amigo que mora na espanha ficaria esses 3 meses lá, depois de dar entrada nos papéis na Italia.
    Obrigado

    • Olá,

      Quero ficar o máximo de tempo possível na Itália, e gostei da ideia do Eurotúnel.

      Só não entendi a questão do alibi. No caso eu compraria uma passagem no 180 dia pela internet e apresentaria no aeroporto na hora de ir embora? Seria isso?

      E se caso eu quiser ficar mais tempo que isto, eu poderia no 90º dia ir para um país fora da Área de Schengen como Dinamarca e República Tcheca passar 90 dias e voltar tranquilamente?

      Obrigado.

      • Ola Eduardo
        a questão do alibi só é válido se seu passaporte não for carimbado na chegada a França pelo eurotunnel. Já tivemos pessoas dizendo que seus passaportes relamente não foram carimbados e outras dizendo que tiveram seu passaporte carimbado. É um risco.

        Quanto a ir a países fora da Area Schengen melhor ir para Inglaterra ou Croácia

    • Ola Rafael
      você pode ficar na Area de Schengen que inclui Espanha e Itália por 90 dias, deppis teria que sair para um país europeu fora desta área como Inglaterra ou qualquer outro país do reino unido ou croácia

      boa sorte

      Eder

      • Obrigado pela ajuda. Só uma pergunta, pra eu sair da Area de Schengen depois desses 90 dias, eu teria que pegar o trem? E quanto tempo tenho que ficar para poder voltar a Italia?
        Obrigado

  94. Oi Eder, muito legal seu blog e você respondendo, parabéns!
    Me tira uma dúvida please, perdi meu passaporte na rua aqui na Suíça e vou tirar um novo, tem 2 meses que estou aqui e preciso ficar mais 3 meses. Ultrapassando o tempo legal, mas em meu novo passaporte não vai ter data de entrada ou vai? Terei problemas? Há algum controle de entrada e saída no sistema que eles possam consultar? Marquei pra tirar meu novo passaporte em dezembro, pois só tinham essa data pois é agendamento eletrônico.
    E na volta pro Brasil terei problemas? No novo passaporte terá um carimbo dizendo que ele foi emitido em substituição ao passaporte extraviado?
    Muito obrigada. Namastê
    Raquel

    • Raquel

      em seu novo passaporte não terá o carimbo de entrada, mas no sistema de imigração suíço a data de sua entrada está registrada, assim não poderá ficar 5 meses. Caso fique ilegal na saída além de uma multa pode ficar impedida de entrar no país por um bom tempo

      boa sorte

      Eder

  95. Olá Eder, depois de ler tanta coisa estou ficando doida.kkkkk
    Eu sai do Brasil e entrei na Itália dia 23/07 e fiquei mais de 90 dias, minha passagem de volta é pro dia 19/11.
    Você acha que no retorno posso ter problemas? Ou ter o passaporte carimbado? Ou vou ter que pagar alguma multa?
    Desde já obrigada!

    • Ola Amanda
      você pode sim ter que pagar multa e também ficar impedida de entrar no país por um bom tempo.

      Mas como você já passou dos 90 dias que tem para ficar legalmente agora é rezar para sair sem problemas

      boa sorte

      Eder

  96. Olá!

    Eu pretendo ficar 90 dias na frança e depois ir para a Inglaterra e ficar uma semana antes de voltar ao Brasil. A passagem de volta ao Brasil pela Inglaterra faz conexão em Paris. Tenho problemas? Ou aeroporto é uma área neutra? abraços

    • Ola Camila

      se é só uma conexão e você não vai passar pela imigração francesa não terá problemas

      boa viagem

      Eder

  97. Fiz o trajeto, da Franca ate Inglaterra, entrei e sai de onibus via eurotunel, recebi o carimbo na entrada pra Londres, mas ja aviso que eles sao implicantes com Brasileiros, eu acho que so passei pq tinha uma passagem com conexao em Londres de retorno ao Brasil.

    Na ultima cidade da Franca em direcao a Londres, tu passa e a policia Francesa so olha pra realmente ver se e voce,

    Depois voce passa pela Inglesa que vai perguntar o porque da sua entrada ( perguntaram o que eu ia fazer em Londres, o que fazia no Brasil, se tinha passagem, hospedagem) Mas nao tem como saber, depende muito da situacao, passagem e uma boa pra conseguir entrar,

    Na saida; na cidade Inglesa antes do onibus entrar no tunel, somente a imigracao Francesa, entrou um policial dentro do onibus e pediu o documento de um por um, so conferindo tambem se era a pessoa, como na entrada, sem carimbo e sem nada. Entao, quem for arriscar Londres; recomendo ir de Onibus da empresa IDbus, a que eu fui.

    Eder, tenho uma questao eh que so consegui trocar minha passagem pela mesma cidade que entrei na Franca, mas o meu perido de 90 dias acaba em novembro, no caso eu fiquei 88 dias na Europa e estou teoricamente na Inglaterra.
    Apos 90 dias teoricamente na Inglaterra, sera em Fevereiro. Eu posso votlar por mais 90 dias, Correto ?
    Vou comprar uma passagem no 95¤ dia mais ou menos, de Londres x Paris pra comprovar quando for embarcar no aeroporto, ja que vou retornar em Marco!!!!

    Espero que ajude a galera ai, e espero nao ser fichado qndo sair… kkkkkkkkkkkkkkk

    • Ola Lima

      primeiro muito obrigado por seu relato comprovando o que já foi dito no blog. Existe sim um pulo do gato e você acabou de comprová-lo. É isso mesmo após 90 dias teoricamente passados na Inglaterra você pode voltar a Area Schengen para mais 90 dias

      boa sorte

      Eder

    • Boa tarde, estou pensando em usar essa sua tática, você pode me informar a hora que você viajou de ônibus, queria fazer tudo exatamente como você fez para não correr o risco ! Obrigada desde já pelo seu relato !

      • Beta, você foi? Usou a tática do ônibus? Funcionou?

    • Lima, no caso você foi por ônibus né? De Londres pra Paris, foi isso? E só olharam mesmo a sua foto?

  98. Boa noite Eder!

    Gostei muito do seu post mas fiquei um pouco desesperada pois tinha esquecido dessa regra você pode me ajudar?

    Eu fui a passeio para a Bélgica no meio do ano, entrei dia 17/06/14 e sai 08/07/2014. Porém agora vou fazer um curso na frança e tenho que chegar dia 4/12/14 e voltaria dia 2/03/15, eu estaria violando a regra e seria barrada?

    Muito obrigada!!

  99. Meu cunhado tem permesso com tempo indeterminado pois mora na italia a bastante tempo mais nao e cidadão italiano e minha irma ja tirou o permesso dela está com 2 anos estive recentemente la passei 2 meses e 20 dias passei no teste de futebol so que tive que retorna no brasil pra não ficar ilegal queria saber o que faço pra poder morar lá qual forma posso da entrada no permesso e com quanto tempo posso retorna pra italia , queria pode voltar o quanto antes aguardo a resposta!!

    • Ola Natanael
      para morar lá você precisa de uma permissão de trabalho que só o clube de futebol onde irá jogar pode te dar

      abs

      boa sorte

      • Eu passei 2 meses e 20 dias na italia cheguei em outubro de 2014 quando posso retorna tenho que espera 90 dias????

      • Ola Natanael

        sim tem que ficar 90 dias fora da Itália para poder voltar legalmente

        abs

        Eder

  100. Olá Eder,

    Primeiramente venho agradecer por esse blog cheio de conteúdo e dicas valiosas.
    Temos algumas dúvidas, talvez você possa me auxiliar nessa jornada.

    Pretendo realizar um verdadeiro “mochilão” pela Europa com uma duração de 1 a 2 anos.
    Pretendo visitar o máximo possível de países dentro e fora da área Schengen, isso inclui caronas, estadias em locais variados, pretendo utilizar programa de voluntariado e de estadia como o wwoof e couchsurfing entre outros.
    Seria possível como turista? Utilizando essa artimanha de entrar e sair do espaço S.
    Pelo que li fazendo uso dessa “brecha” o período máximo seria 180 dias? Ou poderá ser refeito para mais 180 somando 360… e assim sucessivamente.
    Recomendaram-me o visto de estudante na França por ter validade de 1 ano, é necessário comprovar matricula?

    Desde já, agradeço o auxilio.

    • Ola Diego

      mesmos os 180 dias não são garantidos. Se quiser ficar totalmente na lei tem ficar 90 dias na area Schengen e 90 dias fora desta area.

      Para visto de estudante tem sim que comprovar matricula em escola.

      abs

      Eder

  101. Boa tarde, minha situação é a seguinte:

    Cheguei em Portugal a 3 meses como turista e prolonguei agora minha estadia pelo SEF até dia 03/03/15, mas pretendia ficar mais 5 meses aqui e ir de volta para o Brasil somente final de Julho, então a pergunta é a seguinte:

    Se final de julho quando eu quiser ir embora para o Brasil estando 5 meses ilegal aqui se sair para um país que não faz parte da Área de Schengen e embarcar deste pais poderei ter algum problema?é possível fazer isso e não ter que pagar a multa e ficar proibido de voltar futuramente?

    E estando ilegal consigo viajar pelo menos pelos paises mais próximos de Portugal como Espanha, Italia, França, Belgica, de onibus ou trem?

    Obrigado

    • Ola Hever

      respondendo a primeira pergunta: Quando sair de Portugal para um país fora da Area de Schengen eles podem sim te multar e restringir e proibir sua volta.

      Estando ilegal você poderá sim viajar ao países vizinhos sem problemas já que não existem aduanas nas fronteiras e você não precisará apresentar seu passporte. É como se você ainda estivesse dentro de Portugal.

      boa sorte

      Eder

  102. Olá! Poxa, antes de qualquer coisa, gostaria de dar parabéns pelo blog… muito show! =D
    Tá tudo bem explicadinho, mas fiquei meio paranoica com essa história de vistos… gostaria de tirar uma dúvida…
    Estou para ir pra Itália no mês de abril de 2015 pra estudar por três meses. Estou indo atrás do visto de estudante pra poder permanecer esse tempo, mas depois gostaria de ficar mais um pouco para conhecer os outros países. Se depois desses três meses com visto de estudante, eu for pra fora da área Schengen… Irlanda, por exemplo, pra ficar uns 15 dias… depois posso voltar pra área Schengen como turista e passar mais 90 dias? Não terei problemas?
    Muito obrigada!
    Um abraço.

    • Ola Jess
      se você conseguir o visto de estudante depois que o mesmo terminar você pode ficar 90 dias na Area de Schengen sem precisar sair dela.

      boa viagem

      Eder

  103. Olá ,
    no dia 7/01 começa a valer meu visto de estudante para a frança e dura até o dia 17/04. Gostaria de saber se posso passar mais 90 dias na frança como turista após vencer meu visto de estudante.
    Aguardo resposta ansiosamente.
    beeijos

    • Ola Joana

      desde que você não tenha estado na França antes de 7/01 pode sim ficar mais 90 dias depois que acabar seu visto de estudante

      boa viagem

      Eder

      • Obrigada pela resposta! Eu vou para londres dia 11/12 e fico ate o dia 1/01 lá! A moça que me deu o visto no consulado francês falou que eu poderia entrar na frança a partir do dia 29/12! O fato de eu entrar dia 1/01 acaba com o meu direito de ficar mais 90 dias como turista ou só diminui 6 dias dos 90 ?? Aqui no Rio é muito dificil ter essas informações, pois o consulado não atende pelo telefone! Seu post foi muuuito esclarecedor !! Obrigada!!!

      • Ola Joana
        deposi que acabar seu visto de estudante você pode ficar 90 dias como turista.

        Eder

  104. Olá, estou com uma duvida, estive na Italia com visto de estudante por 1 ano, mas agora pretendo voltar como turista… quanto tempo devo permanecer no Brasil? Ou vi dizer que só posso voltar depois de 6 meses no Brasil.

    • Ola Fernanda

      se seu visto era de studante você pode voltar a Itália como turista quando quiser.

      boa viagem

      Eder

  105. Oi, Eder. Como vai? Minha situação é a seguinte: eu e meu marido brasileiros chegamos em Malta (com entrada pela Alemanha) em 02/09/2014. Dessa forma, a partir de amanhã não temos mais visto de turista aqui em Malta, mas nós já aplicamos pro residence permit maltês há séculos e eles não nos responderam (mas estenderam nossa permissão para ficar em Malta até o dia 07/01/2015, enquanto eles analisam o pedido). Minha dúvida é: queremos ir pra Itália nesse fds. Havíamos reservado tudo (mesmo pq aqui em Malta nos falaram que o visto levava menos de dois meses pra ficar pronto). Estaremos ilegais se fizermos isso, correto? A gente passa pela imigração mesmo dentro de países da área de schengen?
    Obrigada pelo seu tempo e pelas informações disponibilizadas.

    • Ola Carolina
      sim vocês estarão ilegais na Itália.
      De um país a outro dentro da área de Schengen não há necessidade de passar pela imigração, mas vocês terão que apresentar o passaporte para cia. aérea e ele spodem ver que o tempo de permanência já venceu.

      Acho pouco provável que tenham problemas mas pode ocorrer. Se fossem via terrestre com certeza não teriam problemas.

      boa sorte

      Eder

      • Muito obrigada, Eder. Bom, vamos cancelar a viagem então😦 Obrigada novamente!

  106. URGENTE!

    Olá! Gostei muito, muito do post, e acho que vc é a pessoa certa pra me salvar! Viajo daqui a menos de 1 mês e minha situação é tão confusa que não consigo entender se estou dentro da legalidade ou não. Hahaha. HELP!!! Meu caso é o seguinte: vou passar 5 meses e pouco estudando na Inglaterra. Mas, depois, pretendo passar 1 mês e meio viajando pela área Schengen, o que totalizará 205 dias, ou seja, quase 7 meses. Durante esses 5 meses de estudo na Inglaterra, também pretendo fazer viagens esporádicas à área Schengen.

    Recebi um email do consulado da França dizendo o seguinte: “Brasileiros não precisam de visto para circular pelo Espaço Schengen por um período de 180 dias a cada 6 meses”. O que DIABOS significa esse “a cada 6 meses”?! Se acabarem os 6 meses eu terei de voltar ao Brasil, mesmo tendo ficado menos de 180 dias de fato em Schengen? Pq vou ficar decididamente a maior parte dos meus 205 dias na Inglaterra. Segue um esqueminha resumido pra facilitar o entendimento da minha situação desesperadora:

    – Meu vôo para Londres passará por Lisboa (só de passar no aeroporto, isso já conta um dia na área Schengen?)

    – Ficarei 145 estudando na Inglaterra. PORÉM, durante esse período, pretendo fazer pequenas viagens à área Schengen.

    – Depois, eu queria viajar durante 51 dias pela área Schengen, já tendo saído da Inglaterra, pq meu visto de 6 meses lá vai acabar.

    – Total: 205 dias, alternando dentro e fora da área Schengen.

    – Retorno ao Brasil por Paris.

    Pode ou não pode? E, principalmente, por favor me explique o que quer dizer o email do consulado francês, o que quer dizer o “a cada 6 meses”.

    MUITO obrigada! =)

    • Ola Laura
      a regra é que você pode ficar 90 dias na Area Schengen (a Inglaterra não está nesta área) em um período de 180 dias.
      Seu vôo só passará por Lisboa e você não passará pela imigração e portanto não entrará na Area Schengen.
      No primeiro dia que entrar na Area Schengen começa seu período de 180 dias que você pode ficar 90 entre idas e vindas.

      boa sorte

      Eder

      • Obrigada! Parece que está tudo certo então! =) Estou mais tranquila! Só para me certificar de que entendi direito: passados os 180 dias, em que provavelmente não estourarei meus 90 dias a que tenho direito, renova-se a possibilidade de ficar mais 90 dias e começa um novo período de 180 dias, certo?

      • isso

  107. Oi,eu fui na suíça fiquei por 33 dias.Voltei ao Brasil fiquei 12 dias e vim para Itália,quantos dias posso ficar na Itália ja que tem 38 dias que estou aqui.

  108. […] Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal? […]

  109. Oi, tudo bom? Olha to com algumas dúvidas sobre os vistos. Li em vários lugares que poderia ficar mais de 90 dias na Tailândia, mas no Consulado vi agora que só posso ficar 90 dias mesmo. E tenho que esperar 180 dias fora de países do Acordo para poder voltar, então estava planejando ficar os 180 dias na Tailândia. Mas como posso ficar mais tempo e quais trabalhos são aceitos para aumentar os dias para ficar lá? Teria que entrar com visto de trabalho?

    • Ola Mila
      realmente nós, brasileiros, somos uma das poucas nacionalidades que podem ficar 90 dias na Tailândia. Sugiro que você fique 90 dias na Tailândia e os outros 90 dias rodando por Camboja, Vietnan, Laos, Miamar e vizinhos.

      Caso realmente queira ficar os 180 dias só na Tailândia acho que não terá problemas. Nós quando estivemos por lá entramos na Tailândia 4 vezes de outros países e nunca ninguém conferiu a quanto tempo já estávamos no país.

      boa sorte

      Eder

  110. Olá,
    Espero que possa me ajudar !
    Cheguei em Dublin ontem (7/12/2014) farei um curso de inglês de 5 semanas. Quando passei para imigração informei que ficaria dois meses e que estudaria, ele pediu a carta da escola e eu lhe dei. Porém, ele colocou no meu passaporte a data do termino do curso, sendo que depois que acabar o curso eu ainda ficarei mais 2 semanas aqui. Isso pode me dar problema na hora de deixar o paiís ? Só observei isso hoje.
    Ps.: o total da minha permanência são 2 meses e 4 dias.

    Obrigada

    • Ola Taisa
      sugiro seguir as regras abaixo:
      2. REQUISITOS PARA A PERMANÊNCIA

      Para permanecer no país por prazo superior ao autorizado no momento da entrada (por motivos de turismo, estudo, trabalho, reunião familiar etc.), os brasileiros devem dirigir-se ao GNIB (Garda National Immigration Bureau), situado em Burgh Quay, Dublin 2. Tel: (00353) 1-666.9100
      (www.garda.ie).
      Observa-se que o nacional estrangeiro em situação imigratória irregular pode ter o passaporte apreendido, o que é prerrogativa legal na Irlanda. Nesse caso, ele deverá
      informar o Setor Consular da Embaixada para eventuais providências.
      A permanência no país sem autorização das autoridades irlandesas ou uma vez expirado o prazo concedido é considerada ilegal e pode, em certas circunstâncias, levar ao
      encarceramento.

      Para os assuntos relacionados à estada, concessão e prorrogação de vistos, devem ser contactados os seguintes órgãos:
      Garda National Immigration Bureau Burgh Quay, Dublin 2 Tel: (00353) 1-666.9100 http://www.garda.ie
      Immigration and Citizenship Division Burgh Quay, Dublin 2
      (00353) 1-616.7700 http://www.justice.ie

      boa sorte

      Eder

  111. Parabéns pelo blog!
    Tenho uma dúvida,
    Estou indo para Malta fazer intercâmbio, sei que posso ficar 3 meses de estudo e ser renovado por mais 3 meses.
    Dúvida: esse visto pode ser renovado de 3 em 3 até completar 12 meses como estudante? Ou poderia ficar 3 meses Malta, ir para Londres ficar 6 meses estudando e voltar para mais 3 meses em Malta? Sendo assim, terei que entrar por Londres?
    Na verdade gostaria de fazer 12 meses de curso, mas os trâmites de visto de estudante difícil, e caro.

    Muito grata

    Cris

    • Ola Cris
      o visto de studante varia de país para país. Você pode sim conseguir um visto de estudante de 12 meses só para Malta.

      boa sorte

      Eder

    • Muito obrigada Eder,
      Excelência no atendimento!
      Parabéns!🙂

  112. Olá, obrigada pela disposicao em responder as perguntas!!!

    A minha questao é a seguinte, eu entrei em Madrid 27/10/2014 e estou fazendo viagens por aqui e saindo de frankfurt para Dublin, recebi o carimbo de saida de frankfurt e quando cheguei recebi a entrada aqui em Dublin, eu voltarei para Frankfurt dia 24/12/14 e os 90 dias vencerao 27/01/14.
    Esse novo visto que vou receber em Frankfurt me da direiro a permanecer mais 90 dias na area Shengen?

    Muito obrigada desde ja pela resposta.

    • Ola Helena
      esta nova entrada em Frankfurt não te dá direiro a mais 90 dias. São só mesmo os 90 dias iniciais

      boa sorte

      Eder

      • Obrigada pela resposta

  113. Olá!

    Nunca saí do Brasil, mal saí da região sudeste, mas tenho uma imensa vontade de cair no mundo futuramente. Eu não sei se entendi muito bem como funciona esse lance de viajar pelos países da área. Vou descrever o que entendi, e por favor, me corrija se eu estiver errada: posso entrar na Europa por Portugal, por exemplo, lá receberei o visto de turista e poderei então ficar turismando pelos países da área por 90 dias. Feito isso, tenho que retornar ao Brasil ou ficar turismando por países europeus fora da área por mais 90 dias, e feito isso, posso retornar a qualquer país da área e ficar turismando pelos países da área por mais 90 dias. É isso mesmo? Se não for isso, quanto tempo tenho que dar de intervalo entre os primeiros 90 dias e os segundos 90 dias do total de 180 dias? Pode ser no Br ou qualquer país que não seja da área ta valendo mesmo?

    Agradeço desde já, valeu!

    • Ola Vanessa

      é isso mesmo, vc entendeu direitinho.

      São 90 dias num período de 180 dias

      abs

      Eder

  114. Que site magnífico!

    Eu tenho uma dúvida:
    O meu visto de estudante na França, iniciado no dia 01-09-2014 vence no dia 01-02-2015. Porém, a minha passagem de volta é apenas no dia 01-03-2015. Além disso, nesse período, do dia 16 de janeiro em diante, irei estar viajando pela europa( hoteis e passagens compradas), incluindo países fora do espaço Schengen, retornando à França três dias antes do meu retorno.

    Gostaria de saber se terei problemas e, caso sim, como poderia resolve-los.

    Grato desde já e parabéns pelo site!

    • Ola Rafael

      dentro da França você está como estudante e depois que seu visto de estudate vencer você tem direito a mais 90 dias como turista. Fora da França você tem direito a 90 dias a partir da primeira entrada (16/01). Como você vai embora em 01/03 não irá vencer seus 90 dias como turista

      pode viajar tranquilo

      Eder

  115. Ola, só gostaria de uma luz…fui pra França dia 21 de fevereiro de 2014 e minha estadia superou em seis meses os 90 dias dados na o espaço Schengen…ao sair por Portugal, o policial do controle de passaporte me perguntou se eu pretendia retornar no proximo ano…disse que sim, então ele me aconselhou a pagara multa para que eu não ficasse com registro no sistema deles….também me aconselhou a chegar no Brasil e fazer outro passaporte para que não implicassem no meu retorno com a data de entrada e saída nos carimbos…paguei a multa de 250 euros e preciso ficar 90 dias fora do espaço Schengen pra poder voltar… como vim de férias para o Brasil ta tranquilo, porém me surgiram algumas dúvidas….primeira…como funciona o passaporte com chip? Ele guarda o registro da viagens no chip? Corro o risco do policial ter tirado uma com a minha cara e ter colocado alguma anotação no sistema deles? Obrigada

    • Ola Ana

      a simples troca de passaporte não apaga seus registros no sistema de imigração da Area de Schengen. Está registrado lá que você ficou mais de 90 dias.
      Mas se você pagou a multa com certeza ela te isenta de outras penalidades. Guarde o comprovante de pagamento para quando voltar a área.

      boa sorte

      Eder

  116. Oii Eder!
    To com uma duvida e o meu caso é um pouco diferente.
    Eu vou para a Alemanha dia 04/02/2015 com o visto de turista e vou ficar em uma casa para ser au pair da familia, mas nao consigo me aplicar para o visto de au pair pq nao falo alemao. Entao, estavamos pensando em fazer isso de sair da schengen area e dps voltar para alemanha, porem, ficar 180 dias é impossivel para nos, se eu ficar 30 dias fora, é possivel zerar este “cronometro”?
    Ou existe outra forma de conseguir ficar direto?

    Obrigada!

    • Ola Laura

      com visto d eturista não tem jeito. Você teria que ficar fora durante 90 dias. Chega fica 90 dias direto e depois tem ficar mais 90 dias fora da área para poder voltar por mais 90 dias

      boa sorte

      Eder

  117. ola… estou na irlanda desde setembro de 2014… tive alguns problemas e nao consegui tirar meu gnib,pois fecha hoje. Estou a um pouco mais de 3 meses aqui. O problema e que comprei passagens pra ir com uns amigos pra bruxelas,e de la pegar um onibus ate amsterdam… quais os problemas que posso ter? ha alguma solucao pra isso? obrigado

    • Ola Felipe
      a Irlanda não faz parte da área de Schegen e portanto você estará entrando plea primeira vez nesta área ao chegar em Bruxelas e não terá problemas.

      abs

      Eder

  118. Oi, Tenho uma dúvida. Estou legal na Irlanda mas meu namorado não e agora estamos planejando nossa volta para casa atraves de navio, porem eu gostaria de visitar a italia e a grecia antes de embarcar no navio (na espanha) ele poderá fazer essas viagens comigo tendo em vista que ele nao vai voltar mais pra irlanda e que ja temos os bilhetes do navio etc comprados?

    • Ola Vicky
      o que pode acontecer é ele levar uma multa e ser impedido de voltar a Irlanda, mas a Irlanda não faz parte da area Schegen, então ele pode entrar na Grecia e Itália sem problemas para ficar até 90 dias

      Eder

  119. Oi Achei muito válido esse blog, tira uma duvida: estou na Itália com visto de turista até o início do mês de fevereiro, qual o risco da minha permanência até abril de 2015, quando eu pretendo voltar para o Brasil, uma vez que estou fazendo companhia a minha filha que reside na Itália e encontrasse gravida ?

    • O risco é você tomar uma multa e ficar impedida de entrar no país por um tempo.

      Presa você não vai

      abs

      Eder

  120. Tenho uma dúvida, penso em utilizar Budapeste na hungria somente p seguir até a Asia depois retornar e fazer passeios pela europa. a Questão é chego na hungria dia 24/fev vou para asia fico 2 meses e meio retorno para europa consigo fazer um mochilão por lá, sem problemas por entrado apenas para seguir destino para outro lugar sendo que eles carimbarão meu passaporte com a data de entrada ?

    • Ola Diego
      só carimabarão seu passaporte em budapeste se você passar pela imigração, acho que não é o caso. Entendi que vai ficar algumas horas no aeroporto esperando o voo para Ásia. Mesmo que carimbem você vai gastar apenas 1 dias dos 90 dias que você tem direito a ficar na area Schegen

      boa viagem

      Eder

  121. Olá! estou com uma dúvida: Tenho visto de estudante que vence uma semana antes de eu retornar para o Brasil, e o consulado pediu que eu o renovasse, caso contrário ficaria ilegal por uma semana. O detalhe é que teria que desembolsar 100 euros por esse renovação. Assim pergunto: teria algum problema eu não renovar o visto e em seguida retornar para o Brasil?

    • Ola Aryclenes

      vencendo seu visto de studante você tem direito a 90 dias com visto de turista

      abs

      Eder

  122. Primeiramente parabéns pelo blog super explicativo! Vou tentar ser breve na minha dúvida: estou tentando um processo pra estudar no exterior por 1 ano, não sabemos o país ainda, e meu namorado quer ir comigo. Eu terei o visto para esse período mas ele não, qual o pais que voce recomenda que a gente vá e que ele consiga ficar 1 ano, mesmo que tenha que entrar e sair do país?

    • Ola Juliana
      ele pode ficar 90 dias na Area Schegen e tem que obrigatoriamente ficar 90 dias fora da área (Servia, Reino Unido, Croacia, Ucrania etc)

      abs

      Eder

  123. Olá, estou me programando para ficar 5 meses na Escócia fazendo trabalho voluntário pelo site Workaway e estou em dúvida sobre a quantidade de dinheiro o consulado pede, pois visando o fato de ter acomodação e refeição a princípio pretendo levar no máximo 800 libras. Podem me ajudar?!

    • Ola Mayara
      não existe uma quantidade mínima para entrar. Leve dinheiro e leve também cartões de crédito e comprovantes de renda.

      boa sorte

      Eder

      • Okay, muito obrigada.

  124. Ola Wanderson

    você pode fazer isso mas não na Dinamarca e Rep. Tcheca. tem que escolher um país fora da area Schengen como reino Unido, Servia, Croacia, Ucrania, etc

    Eder

  125. Eu só queria agradecer, vc é gente boa muito obrigado meu velho pela ajuda!!
    Parabéns pelo site tudo de bom.

  126. olá
    Eu estou morando aqui na Inglaterra, Reino Unido, eu estou morando com o meu futuro esposo, porém gostaria de ficar morando aqui, com um visto permanente, e estender o mesmo se assim for possível, gostaria de saber se eu tenho que voltar para o brasil, e se eu voltar, quanto tempo eu tenho que ficar, já que eu vendi tudo, achando que seria possível eu ficar aqui, somente casando e agora eu tenho dúvidas. Gostaria que me ajudasse a tirar essa dúvida, já que o meu visto inspira em março de 2015.

    • Ola Ivani
      para legalizar sua situação você deve casar com seu noivo inglês o mais rápido possível. Caso não seja possível deve voltar ao Brasil e ficar aqui por 90 dias antes de regressar.

      boa sorte

      Eder

  127. Oi Fabi e Éder, o site de vcs é muito massa!!!Parabens pelo empenho e também pelo resultado!!!
    Gostamos muito da dica do eurotunel,entendemos o conceito da ideia,e vimos uma luz no fim do túnel já que queremos passar 180 dias dentro do schengen…
    Já compramos a ida pra Portugal em 2 de abril,sendo que 3 de abril vamos pra Inglaterra,e o passaporte será carimbado com a saída… Hipoteticamente dia 4 voltamos para Schengen , aí começamos a viagem….
    Só não entendemos o que Vamos alegar se formos abordados pela polícia apos 90 dias em Schengen?ja que só temos carimbo de saída do Schengen e teoricamente estamos na Inglaterra …e ainda por cima já passei de 90 dias que cheguei em Schengen por Portugal .
    Como explicar que To em Schengen mas pelo passaporte deveria estar na Inglaterra …
    Um grande abraço !!!

    • Ola Paula
      como você só tem o carimbo de entrada na Inglaterra e não terá (se tudo der certo) o carimbo de volta a area Schegen você pode alegar a polícia ou a inigraçaõ que acabou de chegar a esta área. Entendeu?

      valeu

      Eder

  128. Ola Eder
    Estou como turista visitando meu namorado por 6 meses na Inglaterra.
    Eu planejei ficar apenas os 90 dias mas o carimbo no passaporte diz que eu tenho direito a 180 dias aqui e quando os 180 dias expirarem eu estarei voltando ao Brasil. Preciso saber quando posso voltar a Inglaterra apos passar 180 dias aqui.
    Obrigada, Seu wordpress e muito informativo e bacana, tenha um otimo ano!

    • Ola Isabella

      acho que são 90 dias como na area Schegen, mas melhor você confirmar com as autoridades locais.

      boa sorte

      Eder

  129. Oi Eder.
    Obrigada por estar me auxiliando, gostaria de saber de você, se você sabe o preço que temos que pagar para casarmos aqui, e qual é o procedimento mais que podemos fazer para resolvermos isso o mais rápido possível, e onde a gente tem que fazer isso, em Londres, eu vi uns sites de ajuda aos brasileiros e imigração, eu marquei uma consulta com ele, você acha que eu devo entrar com advogado para resolvermos isso logo, pois a minha situação é muito delicada, e o meu tempo esta ficando curto.
    Sinceramente falando (escrevendo) estou apreensiva com isso, não consigo dormir, já que eu não tenho mais nada, não sei sinceramente quem cometeu o erro, se foi eu ou meu noivo, por não ter dito isso antes, ele disse para não me preocupar com isso, e agora estamos com esse problema.
    Você acha que tem solução e que possamos reverter esse caso e vivermos juntos aqui sem problema para mim e para ele, já que ele patrocinou tudo a minha vinda aqui, e quando passei pela imigração, eles ligaram para ele, e pegaram um documento dizendo onde estou.
    Não quero ficar ilegal aqui, e tampouco insegura, eu preciso ter acesso de ir em vir, pois a minha mãe esta doente, e provavelmente eu precisarei ir ao Brasil futuramente, que seria nesse ano.
    Agradeço por estar me ajudando, mas se tiver como dizer e saber o valor que nos teremos que arcar para o nosso casamento agradeço.
    Liguei para o consulado aqui na Inglaterra, não atende, somente na secretária eletrônica.
    Liguei para ajuda de um site brasileiros em londres, eu consegui marcar uma consulta que é 40 pouns, do dinheiro daqui, que posso colocar o meu futuro esposo como união, mas gostaria de saber se eu devo fazer isso, pois estamos com muitas dúvidas.
    Obrigada

    Ivani Cristina

    • Ola Ivani
      nesta questão infelizemente não tenho conhecimento. Melhor ir a sua consulta oara ver o que eles falam.

      boa sorte

      Eder

    • Ivani voce pode ver no website que da informacao sobre o visto.
      voce precisa ter um visto que te de direito a casamento.
      o visto precisa ser obtido no seu pais.
      https://www.gov.uk/government/organisations/uk-visas-and-immigration
      se voce tiver um tempo livre, leia a parte apply for a uk visa ou check if you need a uk visa.
      nao sei se ajudei muito mas boa sorte.

  130. Prezado Eder, obrigado pela respostas às minhas dúvidas!
    Abraços.

  131. Olá, eu de novo! A dúvida agora é:

    Eu pretendo ficar 90 dias na Alemanha e depois ir para o Reino Unido (ou o contrário, do RU para a Alemanha). Ouvi dizer que para conseguir o visto de turista já é preciso ter a passagem de volta (Brasil) porque eles pedem na imigração. Como faz? Tem que comprar ida e volta e depois dá para cancelar a de volta para ir pro outro país?

    Obrigado!

  132. […] Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal? […]

  133. Olá. Também tenho uma dúvida.
    Estou na Irlanda com visto de estudante até dia 17/02/2015, porém comprei passagens para viajar para barcelona (23/2) e depois turquia. Volto para Dublin, 07/03 e embarco pro Brasil dia 09/03. Ou seja, só ficaria 2 dias aqui para pegar as minhas coisas. Já fui na imigração mas não quiseram me dar nada e não me asseguraram que eu conseguiria entrar novamente e, que o visto de turista só é válido se eu tivesse vindo do Brasil e não no meu caso, que já estou aqui como estudante.
    Você tem algum link ou algo que comprove que eu posso ir e vir nesses países por mais 90 dias sem nenhum problema? Ou, haveria possibilidade de me barrarem em algum dos países? Obrigada.

    • Ola Estela
      na Irlanda ou em qualquer outro país você pode ser barrada independentemente do tempo que você já tenha passado lá. A questão é que se você sai para Barcelona e Turquia e volta já pode ser considerada turista e entrar como turista, não precsia voltar pro Brasil. Como turista você pode ser barrada na entrada, mas acho difíci que isso aconteça. Abaixo segue o link com os requisitos de entrada na Irlanda como turista: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/irlanda

      boa viagem

      Eder

  134. Bom dia, em primeiro lugar parabéns pelo blog. Preciso de uma ajuda e com urgência, tenho um visto de estudante na França que vai vencer dia 1/02/2015, porém preciso ficar aqui até 15 de março, não sei o que tenho que fazer, eu passo a ser turista depois que meu visto vence? Ou eu preciso pedir para aumentar mais 1 mês e 15 dias como estudante?

    Obrigada

    Isadora

    • Ola Isadora
      se der para aumentar o de estudante melhor. Se não, vá para a Inglaterra, carimbe seu passaporte e volte como turista

      abs

      Eder

  135. Olá Eder!

    Você saberia responder se ficando cerca de 5 meses ilegal na Irlanda e fazendo conexão em Londres ou Paris (Conexão com extensão de 3 dias para o retorno ao Brasil) pode dar algum problema?

    Pq antes de regressar, gostaria de ficar 3 dias no país que vou fazer a conexão (Ainda n escolhi a cia aérea)…

    Obrigada!

    • Ola Renata

      você pode ter problemas para sair da Irlanda, mas não para entrar em outro país

      boa viagem

  136. Olá! Primeiramente, obrigada pelas informações, muito úteis.
    Tenho uma dúvida: estou quase completando os meus 90 dias na Alemanha. Se eu for para a Sérvia, terei mais tempo para ficar na europa, visto que esse país não faz parte do espaço Schengen? Ou preciso sair da europa para nao ultrapassar os 90 dias?
    Espero ter sido clara.
    Obrigada

    • Ola Kali

      você pode ir para Servia mas teria que ficar lá ou em qualquer outro país fora da Area Schengen por 90 dias para poder voltar legalmente

      boa sorte

      Eder

  137. Boa noite Eder, parabéns pelo blog, me esclareceu muitas dúvidas, porém uma ainda está me deixando sem sono, vou lhe explicar e espero que você possa me orientar por favor. Estou em Paris desde o dia 11/11/2014, entrei pela Alemanha e dei entrada no meu casamento, porém como sou estrangeira e meu noivo europeu-francês-, a senhora no cartório (marie) nos disse que demoraria e marcou a data de irmos assinar os papéis para oficializar tudo no dia 05/05/2015. Porém, meu passaporte de turista completará os 90 dias em fevereiro e não tenho condições de voltar ao Brasil agora, eu poderia ir a outro país e depois voltar a Paris e com isso ter direito a ficar mais 3 meses? Se eu fosse para o Reino Unido teria 6 meses para ficar aqui?. Poderia me informar como eu poderia ficar aqui até maio para assinar meus papéis oficializando nossa união, ou se como ja demos entrada ja posso ficar aqui, infelizmente aqui ninguém não nos informa sobre nada. Agradeço desde já.

    • Ola Diana

      para ganhar o direito de ficar mais 90 dias na Area Schegen você teria que ficar 90 dias fora da área (no Brasil, nA servia, Croácia ou outros páis fora da área). Não basta sair e já ter o direito de voltar.

      Como você vai casar com um cidadão talvez a melhor saída seja memso ficar ilegal neste período até p casamento. Depois você paga uma multa e resolve tudo

      abs

      Eder

  138. Oi Eder sou Ilda tenho 66 anos quase 67, estou indo a Itália, Firenze, para estudar italiano, culinária e viajar por onde der e puder. Aluguei um apartamento por 32 dias, fiz inscrição nos cursos e já comprei as passagens de ida e volta. A minha idade não permite visto de estudante e sim de turista. Quero saber se tenho que pedir permissão ao consulado para ficar esse período ou até 90 dias, no país estudando e viajando. Se quiser ou puder pode mandar a resposta via e-mail Ildafigueiredo@yahoo.com.br. Muito obrigada e abraços.

    • Ola Ilda

      até 90 dias você pode ficar tranquilamente com visto de turista e estudar e passear.

      Só não pode passar de 90 dias

      boa viagem

      Eder

  139. Muito obrigada pela orientação Eder. Como lhe disse o blog é formidável e esclarece muitas dúvidas, sucesso sempre!. Fique com Deus. Abc “D

  140. Oi eu estive na grecia por um periodo de um ano e seis meses, claro que eu estava ilegal, na saida pela suica eles tiraram copia do meu passaporte e me alertaram que se eu tentasse voltar seria deportada, o carimbo no meu passaporte esta normal. Data de saida somente. Ja tentei pagar a multa mais eles nao estao querendo cooperar. Nao chegou nada oficial no meu endereco, multa ou carta de quanto tempo devo ficar fora da area de Schegen. Ja faz tres meses que estou no Brasil. A duvida e: para nao correr o risco de ser mesmo deportada, eu pensei na possibilidade de comprar uma passagem com conexao em Instabull e de la ir para Grecia onde eles nao olham os passaportes. Eu teria algum problema com a policia turca? Obrigada

    • Ola Nathalia
      com a polícia turca você não terá problemas. O problema é entrar novamente na Grécia. Sugiro entrar de ferry de Bodrum para Kos. Quando passamos por lá era verão e estava cheio eles nem olhavam os passaportes. Carimbavam e mandavam entrar. Mas agora é inverno

      Esta sugestão tem garnd eprobabilidade de dar certo.

      abs

      Eder

  141. Olá Eder, Parabéns pelo blog, sou fã!
    Estou com uma dúvida, entrei em Londres no dia 27 de agosto do 2014 e tenho o visto de student visitor de 6 meses. Isso acabaria agora no começo de março. Mas eu viajei pra a França em Janeiro de 2015 e carimbaram meu passaporte com mais 6 meses. Isso significa que posso ficar aqui por mais de 6 meses a partir do ultimo carimbo dado em janeiro? Ou o ultimo carimbo nao conta e só tenho mesmo os 6 meses estipulados a partir de agosto?

    • Ana
      você tem seis meses como estudante. Quando acabar estes seis meses você tem que sair da Inglaterra e voltar para receber um carimboe visto de turista

      boa sorte

      Eder

  142. Ola, primeiramente gostaria de agradecer pelo Blog, ja aprendi muito com ele! Estou com uma grande duvida. Minha mae e irma estao em Barcelona mas estao sem visto, chegaram no dia 16/12/14 e voltarao no dia 20/08/15.
    Em marco vencera os 90 dias concedidos para turistas na Europa. O que elas podem fazer? Uma ida para londres ganharia, mais 90 dias ou 135? Se a resposta for sim, elas poderiam ir a Londres e pegar um trem e voltar para Barcelona?
    Abracos

    • Ola Daniel
      a ida para Londers não dá mais 90 dias. Elas precisam ficar fora da área Schegen (Londres é uma opção) por 90 dias para voltar a ter direito de ficar 90 dias.

      Eder

  143. Ola, estive lendo aqui as perguntas de outroas pessoas e acredito que a resposta da minha pergunta anterior seja a mesma.
    Mas tenho outra pergunta, se antes dos 90 dias da europa eu for para Marrocos e ficar 1 semana e depois tentar entra em Londres para ganhar o carimbo e ir de trem para Barcelona, consigo ficar por 180 dias?
    Abracos

    • Daniel
      se de Londres para barcelona seu passaporte não for carimbado você pode alegar que este é seu primeiro dia em Barcelona pois não tem como comprovar; Mas se ele for carimbado você estará ilegal.

      Eder

  144. Olá,

    Estive na Europa (UE) de 05/11/2014, até 28/11/2014, 23 dias, e voltei para o Brasil. Agora estou voltando para lá em 09/02/2015, terei problemas?

    Ótimo site, muito obrigada!

    • Kamilla
      não terá problemas desde que fique menos de 67 dias na Area Schegen

      boa viagem

      Eder

  145. Eu e meu esposo estamos indo para Dublin fazer um curso de inglês com duração de 3 meses. Durante estes 3 meses, pretendemos conhecer Inglaterra, Escócia e o interior da Irlanda aos finais de semana. Após os 3 meses, queremos viajar por mais 1 mês para outros países como França, Alemanha, Áustria, Suíça, República Tcheca e Holanda (todos países pertencentes à área de Schengen).
    O que você nos aconselha para podermos permanecer legalmente durante estes 4 meses? Será que deveríamos entrar pela Inglaterra para seguirmos para Irlanda ou podemos entrar diretamente pela Irlanda.

    Desde já agradeço pela ajuda!

    Viviane

    • Viviane
      vocês podem ficar 3 meses na Irlanda que não faz parte da Area Schengen e depois ficar mais um mes passeando na Area Schengen sem problemas

      Eder

  146. Olá Eder!

    Eu cheguei na Alemanha dia 22 de Janeiro (entrada pela França). Vou estudar um semestre numa universidade alemã. O semestre dura até 30/09. Consegui dar entrada no visto, porém dia 24/02 foi o horário que consegui para a entrevista no departamento de imigração alemã. Então teoricamente do dia 22/01 ao dia 24/02 eu ficarei como turista e depois do dia 25/02 até 30/09 com o visto de estudante. Porém eu gostaria de ficar na Alemanha até dezembro. Eu posso ficar mais tempo utilizando o saldo do visto de turista que eu não usei no começo (68 dias)?

    Obrigada pelo retorno!!🙂

    • Ola Amanda
      melhor que isso em 22 de julho ou perto desta data vence o período de 180 dias da sua primeira entrada, assim a partir desta data você tem direito a entrar novamente na Alemanha para ficar mais 90 dias como turista. Basta sair da Area Schegen e voltar novamente com carimbo de turista

      Eder

  147. Olá meu caro tudo bem?
    Eu estou em viagem, indo para Asia agora ficar 70 dias Thai, Vietan, etc.., tenho uma dúvida acho que bem difícil: meu voo é Dublin To Thalandia e volta, porém tenho escala na turquia, de 23 hrs pretendo utilizar essa escala pra viajar por lá uns 20 dias e depois sigo viagem europa a fora…
    Minha questão é:

    1- vou ter problema na turquia se eu não pegar meu voo de retorno e por ficar 20 dias ou mês lá mesmo seguindo viagem para outro lugar fora do país?

    2 – ainda não tenho a passagem de retorno para o Brasil porque pretendo comprar quando eu estiver na europa, porque não tenho data certa muita coisa pra fazer e tals, vc acha que posso ter problema?

    Muito obrigado desde já, sei que vc é ferra já tive ouras dúvidas e foi paceiro, parabéns

  148. Elder, boa noite. Eu saí de Londres essa semana e fui de Eurostar para a Belgica. Na estação Saint Pancreas, a do Eurostar, tive uma surpresa. Existe um controle de passaportes, controle de bagagem e parecia um aeroporto. Na aduana puseram o carimbo que é “left Londres”. Nenhum passageiro da comunidade européia recebia os carimbos nos passaportes. Somente nós, “os que não eram da Gra Bretanha e da Comunidade Europeia”. Ao chegar em Bruxelas, não deram a entrada. Logo. a saída de Londres é registrada . O que não ocorreu, foi a entrada na area Schengen. Confesso que estou confusa. Além de Londres, o trem vai para outras duas cidades na Inglaterra. Creio que é um novo procedimento. Carimbar a saída.

    • Ola
      já havia registrado que algumas pessoas dizem haver carimbo de saída e outras dizem que não. No seu caso o carimbo “Left Londres” quer dizer o que? Que você saiu de Londres, mas não do Reino Unido?
      Se não deu entrada na Area Schengen, ainda está no Reino Unido?

      difícil dizer

      valeu pela mensagem

      Eder

      • Elder, nessa viagem que eu comentei (a de trem, via Eurostar com a saída carimbada no passaporte) eu fui para a Espanha. Fiquei 10 dias na Espanha e decidi ir a Londres outra vez para ter apenas o carimbo de entrada e deu certo. (só que na Espanha carimbaram a saída) Entrei na Inglaterra pelo aeroporto de Gatwick e recebi a entrada. Quando saí de Londres pelo aeroporto de Gatwick, com a empresa Monarch, não deram o carimbo de saída e ao chegar em Alicante, no aeroporto, não carimbaram a entrada. Então teoricamente estou na Inglaterra, certo? Vale a última entrada, correto?

      • isso mesmo

        e obrigado por voltar para contar sua experiência e compartilhar com quem precisa destas informações

        boa viagem

        Eder

      • Ola ,gostaria de sua ajuda,tenho uma proibiçao de entrar na suiça ate 2016 so porque eu passei 11 meses,logico que eu sabia que era so 90 dias,sera que tem um outro País por onde eu possa tentar entrar,vc tem algum roteiro,de carro de trem um coiote sei la me ajude.bjsss

      • Glauce
        minha recomendação é que não vá, pois a Suíça é muito rigída com este tipo de coisa. Mas se você quiser arriscar entre pela Grécia e de lá vá por terra até Eslovênia, Itália e depois Suíça.

        boa sorte

        Eder

      • Ola,obrigada por me responder Eder,mais por terra tem as fronteiras né,e eles podem me parar ? A alemanha faz parte da lista de schegen?

      • Por isso te recomendei entrar pela Grécia onde não são tão estritos com esta questão de visto. Uma vez na Grécia pode entrar em todos os outros países da Area Schengen sem verificação, pois é como se fossem um único país.

        Eder

      • Ola Eder,obrigada por me responder vc é muito inteligente,so me tire mais uma duvida, se vc me disse que posso ir pela grecia e entrar em qualquer lugar de schegen inclusive na suiça,da grecia de la como vou p a suiça de avião ou de carro e quantas horas são de avião e eu chegando no aeroporto qualquer da suiça ele vão ver meu passaporte e la nao vai constar a minha proibiçao? Um forte abraço de uma Paraense.

      • Ola Glauce
        eu disse que é a melhor alternativa , não que você deva fazer isso. Eu mesmo não faria. Entre na Grécia por terra (ônibus ou ferry se vier da Turquia) e de lá até a Suíça só use tranportes terrestres. Isso não impede que haja fiscalização e peçam seu passaporte. Quando fui da Bélgica para Suíça houve fiscalização de passaportes na fronteira suíça.

        boa sorte

        Eder

  149. Olá,

    Tudo bem?

    Estou fazendo estágio na Alemanha desde novembro do ano passado (cheguei na Alemanha um pouco antes dia 12.10) e vou permanecer no estágio até 31.10.2015, um ano de estágio.

    Minha dúvida é com relação a minha permanência depois do fim do estágio, pois meu visto expira no último dia de estágio.

    Me falaram que caso eu fosse para algum pais fora do tratado de Schengen um pouco antes do meu visto expirar eu poderia permanecer mais 90 dias na Europa. Isso realmente é verdade?

    Outro ponto, caso eu visite Londres mês que vem eu já terei o carimbo que sai do tratado, mas vá novamente um pouco antes do meu visto expirar, qual dos dois fica valendo?
    O tempo é contado a partir da primeira visita?

    Caso conte o primeiro carimbo, existe outra possibilidade para eu conseguir permanecer mais 3 meses na Europa? Ir para outro país fora do tratado e voltar?

    Eu gostaria de permanecer para finalizar meu curso de alemão que faço depois do estágio.

    Muito Obrigado.

    • Alex
      entendo que você tem visto de estudante ou trabalho na Alemanha. Quando seu visto de estudante ou trabalho vencer você pode ir para um país fora da Area Schegen e voltar ai com visto de turista

      abs

      Eder

  150. Olé…tudo bem?

    Eu estou na Áustria a 2 meses cursando Alemão e precisaria ficar pelo menos mais um mês para terminar o curso, mas aqui no país eles não liberam visto para estudantes de idiomas.
    Se eu sair agora para algum país, ficar 1 semana e voltar meu prazo aqui passa a contar mais 90 dias ou não?
    E segundo informações que eu tenho é que ao sair pelo Eurostar em Londres eles carimbam a sua saída, é verdade isto? Ou eles só checam o carimbo de entrada em Londres e liberam a sua saída sem carimbo?

    Obrigada,
    Claudia

    • Claudia
      você tem direito a 90 dias. Se já ficou 60 dias e precisa de mais 30 dias não precisa sair.
      Sair e voltar não dá direito a mais 90 dias.

      Entrar na Area Schegen saindo de Londres é confuso. Aluns dizem que não há carimbo de saída e outros dizem que há. Leia todos os comentários do post para saber mais
      abs
      Eder

  151. Ola Eder,
    Parabens pelo blog, esta sendo de muita ajuda! tenho uma situação um pouco peculiar e gostaria muito da sua opinião.

    Sou brasileira (sem dupla nacionalidade) e estou agora vivendo em Dublin na Irlanda com visto de estudante que vence em 17/jun/2015. Em abril eu inicio uma viagem para Servia, Grecia e depois Turquia. No final de junho (já com visto de estudante vencido) quero entrar na area Schengen (voo de Istambul a Viena) e ficar viajando na area Schengen por uns 60 dias, depois sair da Schengen e viajar Marrocco, Tunisia, Egito, Thailand… no final voltar a Dublin, pegar minhas malas e voar para o Brasil🙂

    Achas que isso seria possível? ou eu posso ter problemas ao tentar ingressar na area Schengen quando estiver vindo da Turquia?

    muito obrigada,
    abs
    Nadia

    • Ola Nadia
      não terá problemas. O tempo de permanencia na Area Schegen como turista é de 90 dias e você ficará menos tempo

      boa viagem

      Eder

  152. Olá Eder, parabéns pelo blog…
    Estive na Alemana por 6 meses com visto de estudante durante todo esse período.Porém voltei uma semana depois do vencimento do visto, e fui barrada no retorno, paguei uma multa e logo fui liberada. Minha dúvida é se posso encontrar algum problema ao retornar para a Europa agora? Grata

    • Ola Lilian
      se você estava com visto de estudante e depois voltou com visto de turista não deveria ter sido barrada pois são vistos diferentes. Voltando com visto de turista não é para ter nenhum problema. Depois por favor volte aqui no blog para contar e compartilhar sua experiência e ajudar outras pessoas na mesma situação.

      boa sorte

      Eder

  153. Oi Eder, obrigada pelo retorno.

    Acho que não fui clara em minha explicação. Estive na Alemanha com visto de estudante por 6 meses, porém meu retorno ao Brasil foi após a expiração deste visto, ou seja, meu visto finalizou em 31/07 e o meu retorno foi em 09/08. Assim, fui barrada no aeroporto, e após pagamento de uma multa de 110 euros fui liberada. Será que terei problemas ao tentar entrar na Europa novamente, desta vez como turista? P.S. Não fui informada sobre período que deveria ficar sem entrar na area Schengen, e além disso uma policial no aeroporto de Frankfurt disse que não teria problemas ao retornar já que teria efetuado o pagamento da multa. Mesmo assim, segue o receio…

    • Ola Lilian
      agora ficou mais claro. O problema é que você não saiu da Area Schengen após o vencimento do seu visto de estudante. Você deveria ter saído e deppis ter voltado como turista que é o que vai fazer agora e não terá problemas.

      Eder

  154. Olá sair de londres mo período do meu visto que era de 6meses estou em portugal por 90 dias, será que posso volta para londres por mais 90 dias? Grata

    • Ola Isa
      pode sim a Inglaterra não faz parte da Area Schegen e pelo que entendi você tinha um visto de estudante a agora vai entrar com um de turista

      abs

      Eder

  155. Olá,

    Me tire uma dúvida por favor, se eu entrar na Europa pela Inglaterra, terei meus 180 dias carimbados certo? Então poderei viajar pela França, Bélgica, Alemanha e Holanda por 180 dias ou volta para os 90? Obrigado! Abraçooo!

    • Sebastião
      na Area Schegen(França, Bélgica, Alemanha e Holanda) a permanência é por apenas 90 dias.

      Eder

      • Obrigado! Sem chances de dar um migué!😀

      • Sebastião
        você pode entrar pela Inglaterra que te dá 180 dias e sair de lá pelo eurotúnel rumo a França. Alguns dizem que seu passaporte não é carimbado outros dizem que é. Se o passaporte não for carimbado teoricamente você ainda está na Inglaterra e pode ficar 180 dias na Area Schegen alegando que estava na Inglaterra (se não houver carimbo), basta voltar dias antes de vencer os 180 dias para Inglaterra e de lá voltar pro Brasil. entendeu?

        abs

        Eder

      • Agora eu entendi! Era exatamente isso que eu queria saber meu amigo!

        Obrigado pela resposta e parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas, pois, muitas vezes por falta de informação fazemos coisas erradas ou passamos vontade.

        Abraço!

      • boa sorte Sebastião

  156. Boa noite Eder amei este site e pela velocidade das resposta, Parabéns por nos ajudar rs bom eu tive em londres por seis meses como turista, sair de lá 4dias antes de vencer meu visto e vim fica por aqui na ilha Madeira portugal e gostaria de saber se posso ir para londres por mais alguns meses pois tenho um noivo lá a trabalhar! obrigado desde já pela ajuda Deus abencoe todos.

  157. Opa blz, vou estar em Portugal no começo de abril seria possível passar alguns dias na França ?

  158. Minha dúvida é se o tempo de 90 dias de permanência na Turquia é o mesmo tempo de permanência nos países que não aderem a área Schengen ou são contados separadamente? Por exemplo, posso ficar 90 na Romênia e mais 90 dias na Turquia?
    Obrigada🙂

    • Ola Duciara
      cada país tem um tempo de permanência para turistas. No caso tanto Romênia e Turquia estão fora da área Schegen e dão 90 dias a brasileiros. Assim pode ficar 90 dias em cada um

      abs

      Eder

  159. Oi Eder,

    Eu de novo🙂 primeiramente, muito, mas muito obrigada mesmo pela sua resposta a minha pergunta anterior.

    Agora tenho uma nova dúvida: Tive uma mudança de planos e pretendo iniciar as minha viajem no dia 10/jun (voo de Dublin a Londres e depois Londres a Grécia), meu visto de estudante na Irlanda expira em 22/jun… assim sendo, a minha dúvida é se poderia ter problemas em sair da Irlanda e entrar na Inglaterra com o visto prestes a vencer??

    *Se alguém tive uma situação e puder me contar se foi tranquilo, eu agradeceria muito também🙂

    xx Nadia

  160. Oi Elder, boa tarde, eu já entrei no seu comentário um dia e estava na Inglaterra aquela vez, eu perguntei a você sobre como casar na Europa, já que o meu visto somente acabaria em abril. Porém eu e meu ex-noivo, que agoro eu considero, porque nos fomos ler o documento da uk border immigration, ele deu para trás, brigamos e ele praticamente me expulsou de sua casa, pois eu tive que voltar as presas para o brasil, chorei muito, pois eu vendi tudo que eu tinha no brasil, para morar com ele. Confiei na palavra dele, que íamos casar no prazo de 6 meses, porém ele não fez. Eu liguei para uma advogada brasileira em londres, e a mesma disse a ele que eu não precisaria sair da inglaterra para casar, bastava eu ir ao escritório dela em londres que ela dava o jeito, porém ele fez de tudo para não ir. Prometeu me ajudar e nada, prometeu entrar em contato e nada, tenho roupas e minhas coisas lá na casa dele, porém ainda não tenho contato dele, desde que sai da casa dele. Gostaria de saber quanto tempo eu tenho para entrar com uma ação de danos morais e materiais, pois hoje estou sem trabalho aqui no brasil e vivendo com a ajuda de um amigo que esta desempregado, porém me ajudando. Sei que vou voltar, mas agora eu vou viver e tentar casar lá em londres. Mas preciso saber quanto tempo eu levaria para entrar com ação, pois tenho documentos dele para provar tudo, e também todos os registros de contatos e nenhuma respostas até hoje. Hoje estou deprimida, sem trabalho, doente, e ainda sem dinheiro, pois nem ajuda financeira eu tenho dele. Procurei advogados aqui e eles me disseram que não resolvem no Brasil, somente em Londres ou em Manchester, tive contatos com escritórios de advocacia via email, porém os mesmos disseram que pode pegar minha causa, porém não tenho muitas explicações referente a quanto tempo eu levaria para entrar com ação, eu tenho que pagar a consulta, mas eu vou a londres e quero fazer isso com o próprio advogado ao vivo, pois já tive prejuízos demais para ser enganada novamente.
    Por favor me ajude e me explique se puder, como eu consigo resolver isso, para que eu possa ficar mais tranquilo, e que eu consiga comer e dormir direito, porque não faço isso há meses, e estou cada dia mais doente com toda essa situação.
    Deus abençoe
    Obrigada
    Atenciosamente
    Cristina

    • Ola Cristina
      não sou advogado e não conheço os tramites e seus direitos

      infelizmente não poderei te ajudar

      Eder

  161. Olá
    Seu texto é bem explicativo, mas queria só confirmar pra ver se eu entendi e se o meu roteiro está fora de risco..rs
    Estou indo p Itália 30 de março fico lá por quase 1 mês dps vou fazer curso de inglês em Londres por 3 meses. Dps vou viajar pela Europa em geral (Áustria, Amsterdam, Suiça ) por mais 1 Mês e volto para o Brasil pela Itália.
    Resumo: 1 més no espaço Schengen, 3 meses em Londres dps mais 1 mês no espaço Schengen de novo. Esses 3 meses em Londres é incluído na permanência de 90 dias na Europa ou fica por fora? Muito grata!

    • Ola Meire
      a Inglaterra não faz parte da Area Schegen, seu roteiro está ok, não terá problemas

      abs

      Eder

  162. Gente eu estou perdida..Por favor me ajudem! Minha mãe vai se casar na Suíça, e eu tenho 19 anos, ou seja, nao recebo a cidadania por ser maior. Mas tudo bem, eu quero saber se posso ir pra Suíça, ficar 90 dias e depois ir para Londres fazer um curso de 3 meses. Isso é possível? Agradeço e MUITO se alguém me responder! to desesperada!!!!!

  163. Oi Eder, tenho uma dúvida. Tenho visto de estudante (curso de italiano) aqui na Itália até 11 de agosto e em setembro começam minhas aulas na universidade. Queria continuar na Itália nesse período entre agosto e setembro. Pensei em ir pra Londres dia 10 ou 11 de agosto, ficar 2/3 dias lá e depois voltar pra Itália, entrando com visto de turista até a faculdade me dar o visto de estudante. Achas que a imigração italiana vai me barrar ou me incomodar?

  164. Edeeer to aqui rachando a cuca amigo, estou na Irlanda com visto de estudante, porem meu visto vence em final de maio, tenho uma namorada na espanha, e se caso eu for para a espanha e ficar 3 meses por la e ir morar na Irlanda do Norte, onde tambem tenho amigos, e pertence a regiao UK, eu pegarei este visto de 180 dias ?

    • Ola Vinicios
      pode fazer isso sim

      A Irlanda do Norte pertence a Gra Bretana e portanto te darão 180 dias para ficar

      abs

      Eder

      • Eder muito obrigado, mas ainda tem um porem, eu cheguei em dublin dia 23 de maio, porem fiz escala em londres e eles me deram 1 mes de visto, nao terei problema caso tente voltar ? o visto em uk sao 180 + 180 e posso voltar (mas teoricamente a Irlanda tem as mesmas regras)? ou eu posso ir tranquilho pois meu visto era de estudante. e na minha primeira passagem em londres eles perguntaram muitas coisas, refentente a dinheiro onde eu ficaria e blablabla. posso ir tranquilo mesmo assim ? muito obrigado amigao, to tentando economizar pois quero conhecer aqui de cabo a robo e depois ir para asia. seu blog ta me ajudando pacas, parabens Eder. abracao

      • Ola
        se entoru com visto de estudante tem que sair antes de vencer e depois voltar com visto de turista
        veja este site. O visto de turista é válido por ate sies meses
        http://www.brasileirosemlondres.co.uk/saiba-se-voce-precisa-de-visto-para-o-reino-unido/

      • ainda ficou uma duvida, eu posso voltar depois de 3 meses ou 6 ? pois meu visto seria anteriormente de estudante e nao de turista.. thank u

  165. Boa Tarde, eu sou Brasileiro e estou na França, se eu voltar antes do 90 dias ao Brasil pra resolver alguns negócios, e quiser voltar a França eu posso fazer isso dentro dos 90 dias ?

    • Ola Matheus
      a regra é 90 dias lá num período de 180 dias

      Por exemplo fica 45 dias lá, volta e fica 10 dias aqui e pode voltar para ficar mais 45 la

      abs

      Eder

  166. Olá Eder!

    Minha situação é a seguinte… Tenho planos de ir visitar minha namorada que vai estudar em Coimbra.
    Temos planos de viajar para Espanha e Itália.
    Como devo proceder? Necessito ter visto? qual o máximo de tempo posso permanecer lá?

    Obrigado!

    • Ola Gelson
      você não precisa de visto. Pode ficar um total de 90 dias nestes países que citou.

      boa viagem

      Eder

      • Muitíssimo obrigado Eder.

  167. Ola a todos!! Minha Duvida e a seguinte Eu quero ir passar 270 dias na Noruega como turista,eu posso fazer esse tramite entrada pelo Reino Unido em seguida pego o Eurotúnel para França,la pego um Aviao pra Noruega ok se tudo ocorrer bem eu terei tranquilamente 270 dias na Noruega! ok na saida eu estarei com um ticket do eurotúnel do Reino Unido para França naqueles exatos 180 dias, minha pergunta e a seguinte : na minha saida da Noruega eu compro bilhete Aéreo internacional para Brasil saindo da Espanha e um bilhete NORUEGA/ESPANHA sera um voo domestico normal? e isso?

    Obrigada pelas Dicas

    • Ola Arinete
      respondendo a sua pergunta. Sim ,todos os voos entre países da Area Schengen (Noruega e Espanha são) são tratados como voos domésticos ou seja não se passa pela imigração nem tem carimbo de passaporte. Só tem um problema na sua viagem. Após os 180 dias que teoricamente você estaria na Inglaterra, você tem que novamente voltar a Inglaterra via eurotunel (onde nçao se carimba passaporte) e sair de lá via avião para receber o carimbo de entrada na Area Schengen.

      abs

      Eder

  168. Boa noite! Estou indo estudar por dois meses em Londres, mas primeiro farei uma escala na França, o que significa que ganharei dois vistos e me disseram que meus 90 dias expiram mesmo eu estando na Inglaterra onde o visto é diferente e eu seria deportada. Mas ao ler esse blog, vocês colocam de forma diferente. Como posso saber sobre como funciona e como é visto pelos fiscais da imigração? Agradeço desde já.
    Tuane.

    • Ola Tuane
      a França faz parte da Area Schegen e a Inglaterra não faz parte ou seja os vistos são diferentes. Você pode ficar 90 dias na Area Schengen e maos 90 dias na Inglaterra sem problemas

      Eder

  169. Olá, tenho uma dúvida.
    Estou na Itália fazendo um curso que terminará na terceira semana de junho. O meu período como turista é válido até o dia 20 de maio. Por isso precisaria ficar aqui um mês além do permitido. O meu vôo de saída da Europa parte da Itália também. Fui na Questura da minha cidade, pedi uma prorrogação, autorização… Ou qualquer forma de ficar aqui por mais um mês legalmente. Me informaram que eu devo voltar ao Brasil e esperar 90 dias antes de voltar para a Itália.
    Se eu for para o Reino Unido de avião, ficar uns 5 dias lá, e voltar para a área Schengen pelo Eurotunel, consigo ficar aqui até 20 de junho?
    Pretendo ir para o Reino Unido antes do final dos meus 90 dias. Eles não tem como saber quando eu sai da Inglaterra, então na alfândega quando estiver saindo da Itália dia 20 de junho, posso dizer que voltei para a Italia por trem alguns dias antes do meu vôo.
    O que você acha?

    Muito obrigada pela ajuda!
    Ananda.

    • Ola Ananda
      seu raciocínio faz sentido, mas recomendo que saia da Europa pela Inglaterra e não pela Itália. Vá de avião da Itália para Inglaterra e tenha o carimbo inglês no seu passaporte. Depois via eurotunel volta a Itália (sem carimbo no passaporte). Após terminar o curso volte a Ingaterra via eurotunel mais uma vez sem carimbo e de lá pro Brasil como se nunca tivesse saído da Inglaterra

      boa sorte

      Eder

  170. Olá!
    Estou indo fazer um curso de três meses na Espanha. Chego na véspera de seu início, e parto no dia seguinte ao seu término.
    Depois de tudo comprado e pago, inclusive passagens, descobri que minha saída da Espanha se dará no 91o. dia…
    Tentei trocar a passagem para um dia antes, mas o preço é de uma nova…
    E agora?
    Posso ter problemas? Arrisco e vejo no que vai dar?
    Será que se eu viajar para a Inglaterra em um dos finais de semana durante os 90 dias do curso o tempo que eu ficar lá “abate” dos 90 dias?
    Obrigado se puderem responder, estou um tanto quanto aflito, pois não esperava por isso e todo o restante está 100% (aluguel de apto., matricula etc)

    • Ola Roberto
      seu caso é simples. A regra é de 90 dias na Area schegen em 180 dias. Ou seja do dia que chegou contam-se 180 dias e destes você pode ficar 90 dias na Area Schegen. Como você falou se for a Inglaterra um fim de semana vai ganhar dois dias a mais na Espanha. Se for dpis fins de semana mais quatro dias, mas você só precisa de um dia a mais. Um só dia a mais eles também não vão pegar muito no pé, mas se estiver apreensivo faça isso.

      boa viagem

      Eder

      • Caro Eder,
        Muito obrigado pela atenção!
        Acho que vou a Dublin.
        Abraço.

  171. Complementando o comentário anterior, o que acontece se na hora em que eu for sair o policial da imigração detectar esse excesso de 1 dia? Ele pode me impedir de sair, aplicar uma multa, ou algo do gênero?

    • Ola
      o máximo é uma multa e ficar impedido de entrar na Area schegen por algum tempo, mas por um dia duvido que façam isso

  172. Oi Eder, sou eu Cristina, gostaria de saber de você. Lembra estava em Manchester e fiquei lá por 5 meses e agora estou no Brasil. Eu preciso voltar a Inglaterra, mas agora eu vou a Londres, resolver aquele meu problema. Pergunto.
    A algum problema eu entrar novamente na Inglaterra, mas entrando em Londres, pois sei que agora podemos entrar na Inglaterra sem necessidade de visto por menos de 6 meses, não sei se essa informação é correta ainda. Eu vou receber uma carta convite de namorado para entrar em Londres e ficar na casa do mesmo, porém tenho informações de alguns brasileiros que estão dizendo que vai ser difícil eu entrar em Londres, porque eu fiquei 5 meses em Manchester. Mas gostaria de saber se eu posso entrar em Londres numa boa, ou corro o risco de não entrar e ser deportada ou meu passaporte ficar retido na imigração. Pois pretendo ficar lá em Londres por um tempo até resolver o meu problema e futuramente trabalhar lá.
    Mas gostaria de obter informações a respeito disso. Aguardo contatos.
    Abços

    • Ola Cristina
      você poderá tre probelmas para entrar sim. Veja as regras abaixo:

      – Se você entrar no Reino Unido como turista e ficar por seis meses contínuo, ao deixar o país depois de seis meses você não poderá retornar ao Reino Unido antes de um período de doze meses.
      – Se você ficar por menos de seis meses pode retornar antes de um ano.
      – Vale apena ressaltar que ao sair do Reino Unido a imigração não carimba o passaporte. Portanto a pessoa não tem como provar quanto tempo ficou no país. Sendo issim é bom guardar o bilhete aereo como comprovante de saída, para provar que não usou a cota dos seis meses toda.
      – Os turistas devem passar pela imigração toda vez que re-entrar ao Reino Unido, pois o visto de turista perde a validade ao sair do país.
      – É importante também saber a respeito da regra “the spent leave rule” que significa que a imigração tem o direito de impedir a entrada de pessoas retornando ao país antes do prazo de doze meses, se achar que haja razão para isso.

      boa sorte

      Eder

      • Eder, sou eu Cristina. Eu não fiquei 6 meses e sim eu comprei a passagem em 10/9/2014 e voltei em 13/01/2015 eu fiquei 4 meses e 6 dias. eu tenho os tickets da passagem de volta para o Brasil provar na imigração. Eu vou receber uma carta convite, e o meu namorado vai comprar o ticket da passagem para eu ir a londres, e gostaria de saber se ele compra por quanto tempo 3 meses ou deixa em aberto. Não vai ser eu que vou comprar a passagem e sim ele.
        Ele vai mandar uma carta convite de namorado para mim. O que carta ele manda para mim, namorado ou noivado.
        Poderia me ajudar sobre isso. Pois ele falou que vai comprar a passagem no início do mês que vem.
        Obrigada.

      • Ola Cristina

        você só pode ficar legalmente até completar 6 meses contando o tempo que já ficou que foi de mais de quatro meses. Assim compre a passagem de voltra para menos de dois meses depois da chegada.

        boa sorte

        Eder

      • Olá Eder,
        Tenho uma dúvida…
        Como já disse por aqui, estou na Inglaterra como estudante desde janeiro do ano passado, meu visto vence no final de junho, vou viajar 1 dia antes do meu visto vencer e depois de 2 dias voltar como turista com toda documentação necessária inclusive passagem pro Brasil… Após ficar os 6 meses como turista tenho q voltar pro Brasil e ficar lá 3 meses antes de poder voltar aqui pra Inglaterra certo?! Pelo menos foi o q advogados me disseram tb… OU tenho q ficar no Brasil por 1 ano antes de voltar?????

      • Ola Naiara
        tem que ficar um ano no Brasil ou fora do Reino Unido.

        Veja abaixo as regras:
        – Se você entrar no Reino Unido como turista e ficar por seis meses contínuo, ao deixar o país depois de seis meses você não poderá retornar ao Reino Unido antes de um período de doze meses.
        – Se você ficar por menos de seis meses pode retornar antes de um ano.
        – Vale apena ressaltar que ao sair do Reino Unido a imigração não carimba o passaporte. Portanto a pessoa não tem como provar quanto tempo ficou no país. Sendo issim é bom guardar o bilhete aereo como comprovante de saída, para provar que não usou a cota dos seis meses toda.
        – Os turistas devem passar pela imigração toda vez que re-entrar ao Reino Unido, pois o visto de turista perde a validade ao sair do país.
        – É importante também saber a respeito da regra “the spent leave rule” que significa que a imigração tem o direito de impedir a entrada de pessoas retornando ao país antes do prazo de doze meses, se achar que haja razão para isso.

        boa sorte

        Eder

  173. Eder, se eu for voltar a Inglaterra, para ir a Londres, qual é a melhor alternativa de eu ir para lá, de onde estou para o aeroporto de Londres, ou ir para outro país e ir via aerotunel para Londres. Poderia explicar qual é a melhor alternativa para que possa entrar em Londres sem problemas.
    No momento agora estou no Brasil, mas pretendo ir a Londres no início de maio.
    Aguardo contatos.
    Obrigado.

  174. Olá pessoal, queria uma informação. se alguém puder ajudar agradeço.
    cheguei em portugal no dia 12/03/15 e apenas tive carimbado a data de entrada. é assim, mesmo? carimba-se somente a data de entrada?
    outra questão, pretendo pedir prorrogação de minha estadia aqui, portanto ultrapassará meu período de 90 dias no espaço schegen. quando estiver somente com o visto de estada temporária em portugal, poderei visitar outros países normalmente?

    • Ola Vinicius
      é assim mesmo. A data de saída só em carimbada na sua saída da Area Schengen.

      Com este carimbo pode visitar qualquer outro país da Area Schengen sem problemas no prazo de 90 dias da entrada

      abs

      Eder

      • Valeu Eder!
        Outra coisa, será que com visto de estada temporária em portugal pode-se visitar outros países da área schegen ou até mesmo ir ao Brasil e retornar

      • Vinicius
        não é visto de estada temporária. é visto de turista. Com ele pode ir para qq país da Area Schengen como se fosse o mesmo país (sem carimbar passaporte e sem imigração).A regra é que você pode permanecer por 90 dias num período de 180 dias a contar da data da primeira entrada.

        boa sorte
        Eder

  175. Ola Eder, eu de novo🙂

    Estou definindo o meu roteiro e estive lendo sobre as regras da Area Schengen (especificamente que o visa de 90 dias é contado com base no período de 180 dias que começa a contar no seu passaporte no primeiro dia da primeira entrada, e reinicia a cada 180 dias) então verificando as minhas entradas no meu passaporte, minha primeira entrada na area foi em 06/Setembro/2012, tenho a seguinte situação:

    – meu atual período na Area Schengen vai de 06/Abril a 06/Setembro deste ano. Eu vou entrar a area em 08/june (Grecia), sair (viajar pela Turkia) e retornar em 22/Agosto para a Italia. Meus planos de viajem são para ficar na Area Schengen ate 02/Novembro.

    Minha dúvida é se posso continuar na area Schengen direto uma vez que o meu primeiro período termina em 06/Setembro (e teoricamente um novo período de 180 dias começa a contar)? Esse período começa imediatamente após o primeiro vence ou se preciso sair da area e retornar alguns dias depois para pegar um novo visto de 90 dias?

    Espero que meu texto esteja claro🙂
    agradeceria muito por qualquer informação que possas me dar
    XX
    Nadia

    • Ola Nadia
      você precisa sair da Area e retornar para configurar a aquisição de um novo período de 180 dias.

      Para tirar suas dúvidas use: http://www.visacalc.com

      abs

      Eder

      • Sorry Eder, mas eu estou cada vez mais confusa.

        Enviei um email official ao European Comission pedindo informação para o meu caso e me responderam com links do website e indicando para usar essa calculadora (a mesma que você indicou). Fui ler o Manual de uso da mesma (link indicado no email de resposta que recebi) e no manual diz claramente que as alterações de Outubro 2013 não se aplicam a Brasileiros e ainda que para Brazilian Nationals o uso da calculadora não é recomendado.

        “Please note that the change does not apply to the visa waiver agreements concluded between the EU and Antigua and Barbuda, The Bahamas, Barbados, Brazil, Saint Kitts and Nevis,
        Mauritius, and Seychelles where the old definition (“3 months during a 6 months period following the date of first entry”) continues to apply. For citizens of these 7 third countries
        the calculator is not recommended to be used”.

        Não faz sentido…

      • Ola Nadia

        a tradução do que você me mandou é:
        Por favor, note que a mudança não se aplica aos acordos de isenção de visto celebrados entre a União Europeia e Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Brasil, São Cristóvão e Nevis,
        Maurício e Seychelles, onde a antiga definição (“três meses durante um período de 6 meses após a data da primeira entrada”) continua a aplicar. Para os cidadãos desses sete países terceiros
        a calculadora não é recomendado para ser usado
        ou seja vale a regra de 3 meses em 6 meses desde a primeira entrada

        Eder

  176. Olá, Eder!
    Me tire uma dúvida, por favor!
    Eu cheguei na França no dia 26.06.2014 e meu visto de estudante
    é válido de 01.07.2014 até 01.07.2015, eu poderia ficar na França por mais 1 mês após o vencimento do meu visto?
    Grato, Deny!

    • Ola Deny

      quando vencer seu visto de estudante você deve sair da Area Schengen e voltar para poder validar um novo visto como turista

      abs

      Eder

  177. Olá Eder,
    Seu blog é uma fonte de informação maravilhosa pra quem está querendo se aventurar também, parabéns!!
    Fiquei com uma dúvida a respeito do período de 180 dias de permanência como turista no Reino Unido…
    Se eu entrar na Europa pela Inglaterra, recebo 180 dias de visto, caso eu queira ir pra outro país como a Espanha e voltar para a Inglaterra, eu perco o direito de ficar o restante dos 180 dias?
    Podendo apenas permanecer pelos 30 dias de visto que vou ganhar quando entrar na Espanha?
    Eu gostaria de passar 4 meses na Europa, vou ter que passar 1 mês no Reino Unido antes de ir para outro país, para garantir que terei o visto por 4 meses?

    Abraços,

    Nathália.

    • Natália

      no Reino Unido você tem 180 dias e na Area Schengen você tem 90 dias. Assim como você quer pasar 4 meses na Europa, terá que passar 3 meses (90 dias) em qualquer país da Area Schegen e 30 dia sfora dela (Inglaterra, Servia, etc)

      abs

      Eder

  178. 90 dias*

  179. Ola, eu tenho uma duvida sobre questao de visto e tempo de permanencia apos o vencimento, se voces souberem algo e puder me ajudar, ficarei bastante feliz🙂

    Eu estou estudando por 1 ano na França, e com isso tenho um visto de estudando que dura 1 ano, ele se vence dia 04 de julho de 2015, so que eu vou estar viajando pelos Balcas durante esse tempo e vou terminar minha viagem na croacia dia 17 de julho, de la vou pegar um voo de volta para a França. Resumindo, eu vou encontrar algum problema com isso? Dps que terminar meu visto, eu ainda tenho 90 dias como turista?

    Obrigado!🙂

    • Ola Claúdio
      não terá problemas, assim que entrar novamente na França depois de vencido seu visto de estudante terá um visto de turista de mais 90 dias

      boa viagem

      Eder

  180. oi boa tarde, eu gostaria de saber se esses 90 dias precisam ser consecutivos? Eu posso ficar 2 meses na área de Schengen ir para o leste europeu e depois voltar e ficar mais um mês? Ou necessariamente precisa ser consecutivo? Pois vou ficar 2 meses na Alemanha depois vou para alguns países do leste em 80 dias e depois gostaria de ir para a Grécia (Schengen), isso seria permitido?
    Obrigada, agradeço muito se me ajudar!!

    • Ola Caroline

      não precisam ser consecutivos. Pode ficar 60 dias sair e ficar no leste europeu (fora da Area Schengen) e voltar para mais 30 dias

      boa viagem

      Eder

      • Obrigada Eder, valeu mesmo!

      • de nada

  181. Estou com uma duvida, agradeceria de coração se pudesse me ajudar, fui para a Alemanhã em novembro de 2014 voltei de la em fevereiro de 2015, fiquei um total de 88 dias na Alemanhã, voltei ao Brasil e vou ficar no total de 70 dias ou seja 20 dias a menos do necessário pra poder voltar à Alemanha, estou de passagem comprada para dia 22 de abril, vou fazer um curso de alemão com um total de 6 meses, meu amigo na Alemanha foi no governo de lá e disseram à ele que carimbariam meu passaporto com uma prorrogação de 6 meses, a minha duvida é a seguinte, posso ficar na Alemanha por 90 dias e 90 dias fora de lá, como ficarei somente 70 dias fora de lá e na ultima vez fiquei somente 88 dias, tenho o direito de entrar lá com esses 2 dias restantes e pegar a minha prorrogação de 6 meses? No caso não teria problema com a imigração, por poder usar esses 2 dias restantes sabendo que se eu ficasse 90 dias fora de lá e voltasse para lá poderia entrar sem problemas adquirindo os 90 dias de turista, preciso voltar para a Alemanhã antes de completar os 90 dias fora, por que meu curso iniciará antes de eu completar esse tempo!

    • Ola Rafael

      você pode entrar para “gastar” seus dois dias que ainda restam dos 90 dias a que tem direito, mas provavelmente a imigração de pedirá provas que pretende sair dos país em dois dias (passagem de volta). A única solução que vejp para você é conseguir um visto de estudante. Ai poderia viajar tranquilo

      abs

      Eder

      • Oi eder obrigado pela resposta, mas é o seguinte eu nem perderia meu tempo usando 2 dias na europa, tenho a passagem de volta, mas ela esta comprada pra 6 meses depois de eu chegar lá, eu terei que ir na prefeitura da cidade me registrar, e receber uma prorrogação de 6 meses no meu passaporte, isoo ja é certo meu amigo é Alemão e conseguil isso pra mim, mas tenho medo de a imigração no aeroporto não aceitar minha entrada por ter somente os 2 dias e nada comprovando que ganharei essa prorrogação, a não ser uma carta desse meu amigo explicando a situação toda!

  182. Oi,boa tarde! Gostaria de ficar na Suíça por 6 meses legalmente
    Como faço para fazer isso
    Posso realmente viajar para outro país um final de semana e retornar por mas 90 dias?

    • Ola Tatiane

      não voc~e não pode fazer isso. Só pode ficar legalmente por 90 dias. Depois disso tem que ficar 90 dias fora da Area Schegen para poder voltar legalmente
      Eder

  183. ola tudo bem ? eu posso ficar 3 meses na área de Schegen e depois ficar de 4 a 6 meses no Reino Unido e depois voltar para ficar mais 3 meses na área de schegen ?

    • Ola Patricia
      sim você pode fazer coomo descrito em sua mensagem. Reino Unido não faz parte da Area Schegen e te dá até 6 meses como turista

      boa sorte

      Eder

  184. Olá tudo bem?

    Tenho uma grande dúvida.. Mês quem vem irei para Malta estudar por 1 mês e em seguida irei para Irlanda estudar por mais 3 meses. Em malta farei conexão na Itália e dizem que eles implicam com isso, estou bem preocupada, vi caso de estudantes que voltaram. Devo realmente me preocupar? E já na Irlanda, posso viajar para outros países?

    • Ola Kamila
      Malta e Itália fazem parte da Area Schengen assim você não passará pela imigração ao chegar a Itália vindo de Malta.

      Da Irlanda pode ir para outros países da Area Schegen sem problemas

      abs

      Eder

      • Obrigada Eder!!

        Então não tem problema ficar 1 mês em Malta e mais 3 na Irlanda,

        Minhas passagens são: Brasil – Malta e volta Irlanda – Brasil.

      • sem problemas

        pode ir tranquila

      • Ah,muito obrigada Eder!!

        Abs =)

  185. Olá,

    Parabéns pelo blog!! Adorei que soube ser sucinto e claro.

    Estou com uma dúvida: Tenho visto academic visitor para o reino unido por 6 meses (vence dia 01/09/2015). Nesse período já viajei para paises como frança e holanda por periodos de no maximo 4 dias. Porém gostaria de viajar pela escandinavia e talvez algum pais da Europa (excluindo Reino Unido) por 1 mes depois do meu visto, saindo antes de terminar meu visto (pelo dia 25/08 até 25/09). Gostaria de saber se terei problemas para entrar nos outros países por estar na europa com visto vencido? Viajei de aviao e nao tive passaporte carimbado em nenhuma vez ao sair do Reino Unido (Só nas entradas). Será que consigo voltar ao Reino Unido no final dessa viagem para pegar o voo pro Brasil? Ou vão alegar visto vencido? Não queria viajar com um monte de mala e muita gente diz q pra entrar com visto de turista no Reino Unido só voltando pro Brasil antes.

    Obrigada pela atenção!

    Bruna

    • Ola Bruna
      você pode sim viajar pelos outros países da Europa (excluindo Reino Unido) desde que estas viagens não superem 90 dias.

      Quando voltar ao Reino Unido não terá probelma de visto vencido, pois seu visto era de estudante e depois de 01/09/2015 você pode entrar com visto de turista

      abs

      Eder

  186. Obrigada pela resposta, mas ainda estou cm uma duvida. Meu visto em paris acaba dia 02 de junho, eu preciso necessariamente voltar para para paris dia 03 ou eu posso voltar dia 31/05? Pois meu voo de dublin – paris é dia 31/05

    • Não Victoria
      você pode voltar para Paris qualquer dia depois do dia 02 de junho e entrar com visto de turista

      abs

      Eder

  187. Ola! Gostaria de tirar um duvida… Vou para a Romenia via Lisboa/Vienna. Da Romenia, pretendia visitar Budapeste por 2 dias e voltar para a Rome ia (essa viagem de carro). Há algum problema para a entrada e saída? Sairei da europe via Lisboa (Bucareste/Lisboa).
    Obrigada!

  188. Olá Eder, tudo bem?
    Primeiramente quero agradecer pelo blog. Muito bem explicado.
    Tenho uma grande dúvida. Estou indo fazer um curso na Alemanha por 3 meses. Mas, minha ideia é ficar na Europa por mais tempo, arrumar um trabalho na minha área de publicidade e daí conseguir o visto. Por isso ainda não comprei a passagem de volta. Mas aí vem o grande problema. Entro pelo tão temido aeroporto Barajas, em Madrid. Se eles me pedirem a passagem de volta, como faço para “produzir” um vôo de volta dando o “encaminhar” no email?

  189. Olá, eu gostaria de saber se eu fizer um intercambio na Irlanda de 3 meses sem visto ficar só como turista depois eu posso ir para França e ficar mais 2 meses sem visto? Eu terei problemas para entrar na França ou não?

    • Ola Lucila
      a França faz parte da Area Schengen e a Irlanda não. Assim você pode ficar 90 dias na Irlanda como turista e depois ir para França e ficar mais 90 dias também como turista.

      Não terá problemas

      Abraços

      Eder

  190. Bom dia,
    Tenho uma dúvida se eu ficar 88 dias em Paris, voltar ao Brasil ficar um mês ( 30 dias ) e voltar para Paris eu terei algum problema ?

    • Sim terá problemas. Na sua volta a Paris você só poderpá ficar 2 dias, depois estará ilegal. Tem que voltar ao Brasil e ficar pelo menos 90 dias

      • Se eu voltar do Brasil e entrar pela Inglaterra ficar uns dias e depois for pra Paris de erotunel e eles não carbarem meu passaporte eu não estaria ilegal certo ? Estou tirando minha cidadania italiana para permanecer aqui( Paris ) mas como está demorando vou voltar ao Brasil passar um mês e estava pensando em voltar por Londres !
        Muito obrigada por sua ajuda !

      • Ola Beta
        na Inglaterra você não estaria ilegal, mas na França sim. Como na saída da Inglaterra eles não carimbam o passaporte, basta voltar para Inglaterra ealegar que ficou todo este tempo lá. Mas se te pegarem na França você está sim ilegal

        Eder

  191. Olá,

    Gostaria de saber se eu ficar os 3 meses na Schengen area e depois for para Londres, eu poderei ficar lá por 180 dias ou somente por mais 90?

    • Ola Bruna

      são areas totalmente separadas. No Reino Unido você tem direito a 180 dias mesmo que tenha ficado 90 dias na Area Schengen

      abs

      Eder

  192. Olá!!
    Estou pensando em estudar em Londres por 11 meses, com o visto de estudante de 11 meses. Eu posso ir antes para a inglaterra? Ou só quando começar meu curso de ingles?
    Quando terminar o curso de 11 meses, posso ficar na inglaterra para visitar outros lugares como turista, ou sou obrigada a sair do pais?
    Tem a possibilidade de, por exemplo, ir para Paris por uns dias, e depois voltar para a inglaterra para viajar?
    Eles vão me aceitar logo depois como turista, ou preciso esperar um tempo fora da inglaterra?

    • Ola Ketlyn

      você pode sim ficar 11 meses como estudante e depois sair para Paris e voltar um dia depois já com vist de turista desde que seu visto de estudante já tenha terminado

      boa sorte

      Eder

  193. Bom dia e obrigada pelas informações! Tenho um visto de estudante para Portugal que vence dia 17.06, mas estarei viajando até dia 08.08 por outros países da Schengen Area. Quando meu visto vencer, estarei na Alemanha. Após o vencimento do meu visto eu passo a ter 90 dias automaticamente como turista, mesmo sem ter saído da Schengen Area? Obrigada!

    • Ola Mariana
      sim na teoria é assim, mas na prática recomendamos que você esteja fora da Area Schengen quando vencer seu visto de estudante para depois voltar com visto de turista

      abs

      Eder

  194. olá eder, gostaria de saber se eu posso entrar na escócia, pois já passou 4 meses que eu entrei no reino unido em manchester e se eu posso entrar normalmente na escócia.
    aguardo contatos, obrigada.

  195. Ola,boa tarde!!! Estou com umas duvidas se vc puder me ajudar ficarei muito grata…..Bom ano passado viajei para a DINAMARCA e fiquei 3 meses ilegal,no caso ao todo 180 dias.Estou pretendendo voltar agora mas,estou com medo de ser deportada.Sei que tirando outro passaporte nao adianta mas,mesmo assim vou tirar pra ver se me tranquiliza mais.Sempre fui pela Alemanha,dessa vez vou arriscar fazer conexao em Paris.Sera se vao exigir que eu pague alguma multa pelo tempo ilegal que fiquei??Ah E TAMBEM EU IREI PARA SUECIA E DEPOIS DE CARRO PRA DINAMARCA,E MEU NAMORADO IRA FAZER UMA CARTA ME CONVIDANDO PARA SUECIA.SERA SE MESMO ASSIM CORRO O RISCO DE DEPORTACAO?😦
    OBRIGADA!!!
    ANA

    • Ola Ana
      se você não recebeu nenhum aviso ou multa na sáida da Dinamarca onde fiou ilegal por 90 dias a chance d evocê tre problemas é pequena.

      Provavelmente não farão nenhuma checagem e entrará sem problemas via Paris

      Eder

  196. Olá, boa tarde. Vou requerer meu visto de Aupair na Alemanha valendo a partir do dia 26 /09, mas a passagem mais barata pra mim é no dia 18, 1 semana antes. Além disso gostaria de viajar pelo país antes do trabalho começar…Posso entrar na Alemanha como turista, antes do meu visto começar a valer?
    Caso não, há uma outra possibilidade… posso entrar como turista da Alemanha antes, ir para a Inglaterra para visitar uma prima e voltar para Alemanha já com visto de aupair?

    • Ola Beatriz

      você pode entrar antes com o visto de turista sem problemas.

      boa viagem e bom trabalho

      Eder

  197. \ola Eder; sou casada com um cidadao escoces ha 3 anos, para tirar meu visto de esposa ‘e necessario meu marido informar uma quantia razoavel financeira. como ele trabalha fora da Escocia por mais de 6 meses por ano, ficou dificil provar que temos condicoes. Estou pensando na possibilidade de ficar na Escocia por 5 meses, retornar ao Brasil e depois ficar mais 5 meses na escocia. Qual seria o intervalo de tempo entre uma viagem e outra> para a Escocia?

    • Ola Mara
      no Reino Unido você pode entrar para ficar como turista por até 6 meses e depois tem que ficar mais 6 meses fora para poder voltar legalmente

      boa sorte

      Eder

  198. Boa Tarde Eldel
    Obrigada por tirar minhas, dúvidas.
    Agora estou com mais uma.
    Eu comprei um ticket de passagem com 3 escalas.
    Brasil – Lisboa, Lisboa – London, London – Edimburg
    Eu vou ter problema em passar pela imigração, gostaria de saber.
    Pois já vai fazer 5 meses que eu fiz a viagem para Inglaterra – Manchester.
    Gostaria de saber, pois estou um pouco apreensiva a respeito disso, ao passar pela imigração em Londres.
    Desde já agradeço
    Obrigada

    • Ola Ivani
      no Reino Unido você pode ficar por até 180 dias num período de u ano

      boa viagem

      Eder

  199. Olá, meu visto de estudante em paris acaba dia 02/06/14. Eu quero ficar na europa até dia 14/07. Peguei um voo hoje para Dublin (01/06) e voltarei para paris dia 3/06. Está correto como procedi? Pq fiquei confusa em entender se DUBLIN nao faz parte da uniao europeia e assim poderia vir pra ca e retornar a paris com visto de turista. MUITO OBRIGADA!! Victória

    • Ola Victoria
      Dublin não faz parte da Area Schegen e o procedimento está correto.
      Quando você voltar para Area Schegen com seu vsito de estudante já vencido você pegará um visto de turista para viajar por lá.

      boa viagem

      Eder

  200. Olá! Tenho um dúvida =)
    Farei intercâmbio na Irlanda, nesse caso terei o visto de estudante e trabalho de duração de 8 meses! E depois quero viajar! Nesse caso se eu for para Schengen Area eu posso passar os 90 dias tranquila? Devido ao fato que eu estava na IrlaNDA? E nesse caso terei que mostrar seguros e passagens de volta ao Brasil? E se eu decidir ir também aos países do leste europeu eu posso ficar 180 dias né? Estou confusa hahahahahaa

    Obrigada =)

    • Ola Izabella
      a Irlanda não faz paret da Area Schegen então você pode sair de lá e ir para Area Schengen para passar 90 dias sem problemas. Como entrará como turista pode ser que peçam para mostrar seguro e passagem de volta sim. Se os países d leste europeu fizerem parte da Area Schegen você tem direito a 90 dias em todas área. Croácia e Servia por exemplo estão fora desta Area e cada um dá 90 dias para você ficar

      boa viagem

      Eder

  201. Olá menu nome é Karla sou brasileira, estou na Inglaterra com o direito de permanecer 180 dias , mas depois disso ou 2 semanas antes de esse prazo terminar quero viajar para Itália e ficar 90 dias .
    Estou com uma dúvida cruel se isso é possível
    Você poderia me informar se é possível ? E se for sabe que algum site oficial que confirma a informação ?

    A situação é que quero fazer a minha cidadania italiana e vou esperar na Itália ou em algum país da Europa os documentos que a minha mãe está reunindo no Brasil para mim.

    Preciso saber o mais rápido possível

    Desde já agradeço …

    • Ola Karla
      você pode fazer isso sim. A Inglaterra não faz parte da Area Schegen da qual a Itália faz. ESta área te dá direito a permancer 90 dias como turista num período de 180 dias a contar da data da primeira entrada

      pode ir tranquila

      abs

      Eder

  202. Olá, Eder, obrigado pelo post!

    Cheguei na Alemanha dia 26/03 para estudar numa universidade alemã. Porém só consegui pedir meu visto de estudante hoje (08/06), então, teoricamente, fiquei desde 26/03 até 08/06 como turista. Meu visto vale até 30/09; contudo, gostaria de passar mais um mês na Europa.
    Pelo que li dos posts, passados 180 dias da minha primeira entrada – 26/03 – eu teria direito a entrar novamente na Alemanha como turista, após ter saído do Schengen. Este entendimento procede?

    Agradeço o retorno🙂

    • Ola Rodrigo

      procede sim.

      Teoricamente você nem precisa sair da Area Schengen após terminar seu visto de estudante para passar a usufruir do visto de turitsa, mas sempre recomendamos que saia da Area Schengen antes do visto de turitsa terminar e volte após ele ter expirado ai como turista

      boa viagem

      Eder

  203. Olá, parabéns pelo site! Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar…. Estou morando em Paris a 5 meses (jan 15 até o dia de hoje), para renovar o meu visto de turista fui para a África por 3 dias. E agora o visto está expirando novamente. Saindo de Paris vou me mudar para Austrália, e minha dúvida é quais são as penalidades que podem me aplicar se eu permanecer na França 20 dias após expirado o meu visto? Existe uma multa para se pagar? Ou corro o risco de ser deportada mesmo com o visto e passagem para Austrália em mãos? Muito obrigada….

    • Ola Lorena

      você já está ilegal na França. Você não pode sair por 3 dias e voltar. A regra é que você pode permancere por 90 dias num período de 180 dias a contar da data da primeira entrada.

      Ao sair para Austrália você pode tomar uma multa e ficar impedida de entrar na Area Schengen por um tempo

      boa sorte

      Eder

      • Você sabe mais ou menos de quanto seria essa multa? Mais não corro o risco de ser deportada para o Brasil né? Até porque já estaria com visto e passagem para Austrália… muito obrigada pela informação!

      • Lorena

        não sei de quanto é a multa. Deportada é quando você é pega na entrada, na saída não.

  204. Ola Eder,

    Tenho uma duvida quanto ao meu visto. Estou na Inglaterra com visto de estudante para 6 meses carimbado no aeroporto. Gostaria de fazer algumas viagens nos finais de semana para outros paises dentro do Espaco Schengen. Sei que como turista neste opcao tenho direito a 90 dias. Mas, nesse caso quando voltar a Inglaterra de cada viagem terei problemas com a imigracao? Ou seria melhor tirar visto para cada pais que gostaria de visitar no Espaco Schengen?

    Obrigada,
    Pietra

    • Ola Pietra
      você pode entrar e siar da Inglaterra quantas vezes quiser enquanto durar seu visto de estudante

      Não terá problemas na volta. Também não precisa tirar visto para os países da Area Schengen.

      boa viagem

      Eder

  205. Olá Eder,
    Vc é mt paciente em responder todas essas perguntas, li várias questões e não achei a resposta pra minha dúvida, espero não ser repetitiva.
    Estou na Irlanda e meu visto de estudante acabou de vencer, tenho um mês pra regularizar a situação e renovar ou pedir meus 3 meses como turista. Estou pensando em ir para Alemanha quando esses 3 meses acabarem, então terei mais 3 meses como turista lá, já que a Irlanda não pertencer a área Schengen?
    Mt obrigada pela atenção!
    Alana

    • Ola Alana
      no Reino Unido você pode ficar por até 6 meses seguidos como turista

      boa sorte

      Eder

  206. Olá Eder,
    Parabéns pelo blog. Gostaria de uma informação, se não for incomodo. Já li bastante, mas parece que as ideias estão mais enroladas.
    Cheguei na área Shengen por Lisboa em 13/04, agora estou na França, onde tenho permaneço até dia 10/07, sendo completados 89 dias. Daí, se eu for para Londres, eu posso ficar 90 ou 180 dias? E se eu for para Londres por Paris, pelo eurottunel, meu passaporte seria carimbado? Ou o meu passaporte só não seria carimbado na saida de Londres para Paris? Sendo assim, será que eu poderia retonar para a França com 30 dias? Rs, desculpas pelo numeros de perguntas. Obrigada pelo retorno.

    • Ola Manuela
      sim você pode ficar 180 dias em Londres já que o Reino Unido não faz parte da Area Schengen. Seu passaporte será carimbado na entrada em Londres.
      Não você não ode retornar legalmente para Paris em 30 dias. A regra da Area Schengen é que você pode permanecer por 90 dias num período de 180 dias a contar da data da primeira entrada.

      boa sorte

      Eder

  207. Chego na Alemanha dia 13 de julho e minha passagem de volta pro Brasil é dia 03 de dezembro, o que vai dar mais ou menos 140 dias na Europa. Porém, durante esse período, vou ficar no mínimo 45 dias na Sérvia e alguns dias no Reino Unido. Ou seja, vou ficar menos de 90 dias no espaço Schengen, tudo certinho como permitido. Só que tô com um pouco de medo da imigração. Quando fui pra Europa na primeira vez, tb entrei pela Alemanha e foi tranquilo, mas o oficial da imigração pediu minha passagem de volta pro Brasil. Será que é tranquilo se eu mostrar só minha passagem pra Sérvia e a carta da empresa que eu vou fazer estágio ou sou obrigada a mostrar a passagem de volta pro Brasil? Será que pode dar problema por causa da passagem de volta ser pra mais de 90 dias depois? Obrigada Emoticon smile

    • Ola Débora
      se você tiver a passagem de ida e volta para Sérvia mostrando que você ficará por lá por um período longo e que na Area Schengen não ficará mais de 90 dias não terá problemas.

      A imigração alemã é bem tranquila
      boa sorte

      Eder

  208. Olá. Eu estou com dúvida sobre as datas.
    Eu irei desembarcar em Madri dia 28/06/15, mas estou comprando passagem de volta para o Brasil no dia 30/09/15, ou seja, 3 dias além dos 90 dias. Porque visitarei meus tios Luxemburgo.
    Isso poderá me causar problemas futuros na hora de retornar para o Brasil?
    Desde já, muito obrigada.

    • Ola Jenifer

      geralmente 3 dias não acarretam problemas principalmente se você estiver saindo por Madrid. Se fosse na Suíça talvez recebesse uma multa, mas por Madrid acho que não vaia acontecer nada

      boa viagem
      Eder

  209. Ola
    Cheguei na Alemanha dia 22 de abril, tenho passagem da Italia para Croacia dia 24 de julho, ou seja, vou exceder 3 dias do meu visto, sera que nao existe nenhuma tolerancia?? Podem carimbar meu passaporte como imigrante ilegal? vale o risco ou cancelo tudo? Da Croacia iria pra Irlanda.
    Obrigada!🙂

    • Ola Ana
      se você estivesse saindo da Suíça talvez tivesse problemas, mas saindo da Itália com certeza não acontecerá nada. Eu se fosse você arriscaria, mas fica a seu critério.

      boa viagem

      Eder

  210. Olá Eder,
    Bom, estive morando e estudando aqui na Inglaterra por 1 ano e meio com meu Tier 4 visa q vence dia 27 deste mês. Mas gostaria mto de curtir o verão aqui ainda, então vou pra Praga dia 26 e volto pra cá dia 29 com passagem pro Brasil pra Agosto, extratos bancários do Banco do Brasil e poupança da Caixa, carta de emprego do Brasil e carta convite da minha amiga onde vou ficar esse mês a mais aqui.
    Vc acha q terei problemas ao passar na imigração? Meu aeroporto de volta é o Stansted e ouvi falar q lá a imigração é mais tranquila.
    Estou mto tensa e com medo de me negarem pois viajarei somente com uma mochila e tds as minhas coisas ficarão aqui.
    O q vc me sugere?
    Obrigada!
    Naiara

    • Ola Naiara

      você tem todos os documentos necessários e solicitados para entrar como turista.Axcho que não terá problemas.

      boa sorte

      Eder

  211. Bom dia,
    Quero fazer um intercambio de 12 semanas e para isso teria apenas 6 dias para viajar para outros países após o curso. Queria saber se poderia ir após o meu estudo para Londres e depois voltar para Roma para fica os meus 6 dias restantes.
    Obrigada

    • Ola Patrícia
      A regra da Area Schengen é que você pode permanecer por 90 dias num período de 180 dias a contar da data da primeira entrada. Se você ficar nesta área por 84 dias, depois pode voltar para ficar mais 6 dias num período de 180 dias

      boa viagem

      Eder

  212. Boa tarde.Por favor me tire uma dúvida urgente.Morei em Portugal 7 anos.Peguei minha residência certinho.La eu casei c/ um Brasileiro e tive um filho lá . Mas quando ele fez 4 meses viemos embora dia 01/04/2014. Mas em março desse ano de 2015 minha residência venceu.E estou querendo voltar p/ Portugal.Sera que terei algum problema ao entrar novamente lá com Residência vencida? Ou qual o procedimento que devo tomar ? Obrigada

    • Ola Maria

      você pode entrar sem problemas com o visto de turista que vale por 90 dias

      boa viagem

      Eder

  213. Olá!.

    Meu marido e eu estamos na França desde 27 de janeiro de 2015 e nosso visto é válido até 1º fevereiro de 2016. Será que, antes de voltar ao Brasil, podemos viajar entre Espanha e Portugal por mais duas semanas após o término de nosso visto (férias)? Existem riscos de levar um carimbo de imigrante ilegal?

    • Ola Francine

      entendo que estão com um visto de trabalho ou algo assim. Quando este visto de longa duração terminar vocês podem começar um novo visto de turismo para viajar em Espanha e Portugal

      boa viagem

      Eder

  214. Ola,
    alguem sabe me dizer se posso viajar para Las Palmas ou outra ilha Espanhola so com o cartao de identidade, ou preciso de passaporte?

  215. Olá, boa tarde

    Estou na Bélgica a 1 mes e 10 dias. Meu ticket de volta está marcado para o dia 22 de agosto. Eu gostaria de permanecer aqui por mais 90 dias. Existe um meio legal, um curso de inglês que me possibilitaria essa permanência?

    Obrigado

    Simone Oliveira

    • Ola Simone

      não há meos legais de permenecer com visto de turista. Você teria que conseguir um visto de estudante, ai sim poderia permanecer por mais 90 dias. Mas o visto de estudante só com matrícula em escola local

      boa sorte

      Eder

  216. Olá, estou há 60 dias Espanha como turista, e vou há Marrocos por 7 dias, regressando na Espanha posso ficar outros 30? Ou começa valer 90 de novo? Obrigada

    • Outra coisa que esqueci, daqui vou para Irlanda fazer um intercâmbio de 1 ano, terei problemas por ir da Espanha depois de 3 meses de turista?

    • Ola Cris
      depois de 60 dias na Espanha e sete no Marrocos você pode retornar a espanha para ficar somente mais 30 dias.

      Não terá problemas em sair da Espanha para Irlanda, pois a Irlanda não faz paret da Area Schegen

      boa sorte

      Eder

  217. Boa Noite
    Eder.
    Bom, eu comprei a passagem para ir para Edimburg
    Porém sai de Fortaleza, passei por Lisboa, 1ª escala, depois fui para Londres aeroporto de Healton, porém não me deixaram seguir viagem, confiscaram meu passaporte, todas as minhas bagagens de mãos, me revistaram numa sala, não me deixaram seguir viagem para Edimburg.
    Me trataram mal, dormi no chão, fiquei sem comer pois 1 dia e meio.
    Somente tomei banho no outro dia, porque pedi por favor se eu poderia ao menos tomar banho.
    Meu noivo ficou me esperando no aeroporto de Edimburg e após 6 horas, que a imigração de londres ligaram para ele.
    Eu falei que o meu destino final era Edimburg e não londres, mas não teve jeito, eles não me deixaram seguir viagem.
    Eu fui deportada, e agora eu gostaria de saber, quanto tempo eu devo esperar, para tentar entrar em Edimburg, e se tem outra forma de eu viajar, sem ter que fazer conexão nos aeroportos de londres.
    Eu e meu noivo estamos tristes por não temos conseguido realizar o nosso sonho de imediato.
    Perdi muito dinheiro e agora a agência de turismo esta dizendo que eu tenho que pagar o ticket de volta.
    Eu não vou pagar nada.
    Fizeram eu assinar um monte de papéis sem respaldo para ler nada.
    Muito pressionada o tempo todo.
    Ainda não me recuperei desse baque, nem eu e nem meu noivo.
    Aguardo contatos
    Obrigada

  218. Olá! Gostaria de fazer um comentário: o esquema não vai funcionar por muito tempo se alternar apenas Schengen-UK. Na segunda saída de Schengen, você vai estar completando o dia 180 recebido na primeira entrada no UK, portanto teria que aguardar 6 meses para uma nova entrada lá. Teria que ir para a Turquia, por exemplo, por 90 dias retornar à Schengen por mais 90 dias, aí sim teria direito a entrar novamente no UK.

    • Ola Mário

      a regra no Reino Unido é de 180 dias de permanência num período de 360 dias. Assim você pode ficar 90 dias na Area Schegen, depois 90 dias no Reino Unido e voltar para Area Schengem por mias 90 dias e ainda voltar para o Reino Unido por mais 90 dias completando 180 dias no Reino Unido num período de 360 dias.

      Pode ficar eternamente neste looping

      Eder

      • Hum, será? A permissão britânica fala em “Six months”, mas não descrimina exatamente se podem ser fracionados. Outra coisa: a regra dos 90/180 dias de Schengen não vale para brasileiros, continua a regra antiga dos 3 meses/6 meses. Qual a diferença prática? Nessa última, teoricamente dá para ficar quase 6 meses ininterruptos na zona, sem qualquer tipo de ilegalidade ou manobra.

      • Mário
        para ver visto de turista no Reino Unido leia: http://www.brasileirosemlondres.co.uk/saiba-se-voce-precisa-de-visto-para-o-reino-unido/

        90/180 dias e 3meses/6meses é a mesma coisa. 3 meses tem 90 dias e 6 meses são 180 dias.

  219. Éder e Fabi, tudo bem?

    Primeiramente, muito obrigado por doarem seu tempo compartilharem conosco essas informações tão importantes.

    Minha dúvida é a seguinte: vim pra Itália com visto de turista fazer um curso, o qual já terminou. Estou aqui há 80 dias e haverá um evento que eu gostaria muito de participar, o qual ocorre somente daqui há 20 dias.

    Pelo que entendi, se eu sair hoje da área do tratado hoje e viajar para a Croácia (ainda não signatária, pelo que pesquisei), retornando daqui há 18 dias, eu poderei participar do evento e teria mais 08 disponíveis antes de deixar o país definitivamente, data na qual meus 90 dias expirariam. É isso mesmo?

    Li o post e todas as perguntas e respostas, mas confesso que ainda assim estou um pouco inseguro e se puderem me ajudar, ficarei imensamente grato.

  220. Olá adorei esse post, 😍
    Mas ainda fiquei com uma dúvida…
    Fiquei na Europa 45 dias…
    Voltei ao Brasil fiquei 30 dias…
    Voltei para a Europa fiquei mais 40 dias….
    Agora faz 35 dias que estou no Brasil é preciso voltar.
    Você acredita que eu consiga entrar faltando apenas 5 dias para vencer o tempo que eu posso ficar? O que você me sugere.???

    • Ola Pamella

      entrar você consegue sim, o problema é que após 5 dias de estadia na Area Schegen você estaria ilegal. Outra opção é esperar mais 30 dias quando vencerá seu primeiro período de 180 dias e ai você pode voltar para ficar mais 90 dias consecutivos.

      boa viagem

      Eder

  221. Olá!
    Gostaria de tirar uma dúvida, se possivel. Eu tenho um visto de estudante na França que vai expirar em setembro. Eu poderia sair do espaço Schengen antes da data de expiração ( ir à Inglaterra ou Croácia por exemplo) e voltar dias depois e passar mais 90 dias na França?

    Obrigada!

    • Sim Raquel
      pode sair da Area Svhegen e voltar com visto de turista

      boa viagem

      Eder

      • Oi Eder,
        Obrigada pela resposta!
        Ao sair da área Schengen, e retornar, eu me torno automaticamente turista? Eu procuro essa informação e ainda nao estou muito confiante. Outra questão, neste caso eu teria que sair e entrar por via aérea , para obtr o carimbo de saída e nova entrada?
        Agradeço muito a sua ajuda!🙂

      • Ola Raquel

        na verdade você não precisaria nem sair para automaticamente o visto mudar para o visto de turista, mas recomendamos a saída para como você falou ter os carimbos no passaporte. Não precisa ser via aérea, pode ser via terrestre por exemplo da Eslovênia (Area Schegen) para a Croácia (fora da Area Schegen).

        Tem uma dicussão desta nos comentários deste post, basta ler todos e verificará

        Boa viagem

        Eder

  222. Ola Eder, mto bacana ler e saber das histórias e possibilidades na trip pela Europa! Então, minha namorada esta fazendo um pos doc em Bourdeaux e resolvi ir pra lá tbm só que precipitamos e a passagem foi comprada pra começo de setembro, queria saber se for como turista depois dos noventa dias tenho que ficar em outro país por quanto tempo? E se no caso conseguiria um visto de estudante estando cursando um curso de línguas gratuito ou se tem que ser específicos? Cara, o que me diz?

    • Ola Aldo
      depois de 90 dias na França precisa ficar fora da Area Schegen por mias 90 dias para poder retornar como turista

      Quanto ao visto de estudante melhor perguntar mesmo diretamente na escola que você quer cursar o idioma

      abs

      Eder

  223. Olá Eder, muito bom o seu post. Se atravessar da Inglaterra para a França de carro ou balsa também funciona da mesma maneira (sem carimbo de passaporte)?

  224. Olá,
    Meu nome é Giuliana e eu estive lendo esse blog e achei muito bacana. Mas eu fiquei com uma dúvida, será que você consegue me ajudar?
    Fui fazer um intercâmbio pra Dublin, Irlanda, no ano passado. Cheguei lá dia 23/07 e fui embora dia 29/06. Porém, não fui embora pro Brasil, resolvi “emendar” um curso de italiano aqui na Itália até o final de setembro (3 meses).
    Quando se chega na Irlanda, é preciso tirar o visto de estudante por lá (GNIB). Eu fiz esse processo e meu visto deve vencer agora pelo dia 23/07, portanto, ficarei “ilegal” aqui na Itália durante esses 3 meses.
    Como eu sai de Dublin e fui pra Nice, França (encontrei o meu pai lá e pegamos um carro e viemos até a Itália), meu passaporte não foi carimbado (acho que é normal não carimbarem na França né?).
    Enfim, meu ultimo carimbo do passaporte foi de uma viagem que realizei em abril (entrada em Berlin e saída em Viena).
    Minha dúvida é: como não há nenhum outra carimbo após este de Viena, será que eu teria problemas se resolvesse passar um fim de semana em Dublin enquanto estou aqui? (Eu gostaria de aproveitar que ainda estou na Europa pra dar uma última passada por lá).
    Eu entendo que já estou praticamente ilegal estando aqui 3 meses a mais é que é bem provável que eu tenha problemas, mas queria saber de alguém com mais conhecimento no assunto.
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada.
    Giuliana

    • Giuliana

      não sei se entendi bem , mas vamos lá. Sobre a Irlanda você ficou com visto de estudante e após o mesmo vencer você pode voltar para ficar como turista. Isso não é ilegal.

      Sobre a Area Schegen que inclui Alemanha, França, Austria e Itália a regra para turistas (acredito que este é seu caso, pois não tem visto de estudante) é a seguinte: 90 dias de permanência num período de 180 dias da data da primeira entrada. No dia que você entrou na Alemanha começa a contar um período de 180 dias no qual você pode permanecer 90 dias nesta área. Ai você tem que fazer as contas e ver até quando pode ficar.

      abs

      Eder

  225. gostaria de fazer uma pergunta eu estou na italia faz 1 mes si eu ir para o reino unido posso chegar la e voutar na mesma semana e retorna a italia a perguta e essa quando eu chregar na italia eu vou ter mais dias para esta na italia ou aindo vai valer o meu primeiro caribo que eu entrei na italia como fuciona mim esplica ai porfavor que ainda eu nao entendir eu nao queria ficar inligal aqui nao mim dar uma ideia ai para mim porfavor oque eu posso fazer mim esplica detalhadamente para mim entender obrigado

    • Ola Hiarles
      quando você for ao Reino Unido eles irão carimbarseu passaporte. Um carimbo de saída da Itália e um carimbo de entrada no Reino Unido.

      Se você sair do Reino Unido pelo eurotunnel (de trem até a França) eles não carimbam seu passaporte de sáida do Reino Unido e nem de entrada na França.

      Assim teoricamente você ainda está no Reino Unido mesmo fisicamente estando na Itália. No reino Unido você pode ficar 180 dias. Então você fica fisicamente estes 180 dias na Itália e pelo passaporte você ainda está no Reino Unido entendeu?

      boa sorte

      Eder

  226. Bom sou brasileira estou viajando para a turquia sabado meu noivo e de la, estou na alemanha vim visitar minha mae quando eu cheguei no aerorporto minha mae mandou uma msg pelo celular e mostrei o rapaz da imigracao foi ai que ele deixou eu passa sem problemas so que me caso no final desse mes, em ıstanbul ja tenho uma carta do consulado de la no meu celular e também antes de vim a Alemanha eu ja tinha indo a instabul e agora estou voltando para casar vou da Alemanha pra la você acha que eu vou ter problemas no aeroporto’

    • Não Leandra, não terá problemas

      Você pode entrar na Turquia como turista e ficar até 90 dias

      feliz casamento

      Eder

  227. olá eder, gostaria de saber se é possivél esse plano. estou indo para austria mes que vem e quero ficar la 3 meses, depois desses 3 meses na austria posso ir para ucrania ficar 3 meses por la?? no caso 6 meses na europa.

    • Ola Gabriel

      pode sim já que a Ucrânia não faz parte da Area Schegen. Pode ir sem problemas

      abs

      Eder

      • obrigadoo!

  228. Ola, eu estive durante 1 ano com visto de estudante na Irlanda, depois desse tempo posso voltar para pegar o visto de turista de 3 meses, depois de exatos 3 meses ?

    • Ola Vinicios

      pode sim. Pode voltar tranquilo como turista

      abs e boa viagem
      Eder

      • pois bem, no dia 17 completo exatos 3 meses na europa, porem o preco no dia 18 e muitoooo melhor. sera que terei problema caso embarque no dia 18 ?

      • Ola Pereira

        um dia de atraso porvavelmente será relevado com certeza principalmente se seu voo sair de um país latino

        boa sorte

        Eder

      • e sainda da polonia por exemplo no dia 18 ? voce acha que ainda e seguro ?

      • Ola
        da Polônia acho que não terá problemas

        boa sorte

        Eder

  229. Bom dia, trabalho com internet portanto poderia fazer isso em qualquer país… A pergunta é, quero morar pra sempre na Europa, no caso, eu ficaria 90 dias em Portugal, aí depois que acabasse iria pra Inglaterra direto, esperava os 180 dias acabarem e depois retornaria pra Portugal e ficaria 90 dias novamente, certo? A minha dúvida é… Depois de usar os 180 dias da Inglaterra, tenho que esperar 180 dias pra retornar e ganhar mais 180 dias? Ou somente tenho que esperar 90 dias que nem o Espaço Schengen? Neste caso daria pra viver na Europa permanentemente, certo?

    • Ola Matheus
      é quase isso. Vamos as regras:
      1) Area Schengen (Portugal): pode ficar por 90 dias num período de 180 dias a contar da primeira entrada
      2) Reino Unido: pode ficar por 180 dias no período de um ano

      Assim o correto é: Ir para Portugal e ficar 90 dias, depois sai e vai para Inglaterra e fica mais 90 dias. Ai os primeiros 180 dias da Area Schegen venceram e você pode voltar a Portugal para ficar mais 90 dias. Acabando sua segunda temporada de 90 dias em Portugal você pode voltar para Inglaterra para mais 90 dias (serão 180 dias em um ano). Terminou um ano e você pode voltar novamente para Portugal e o ciclo se repete.

      entendeu?

      abs

      Eder

  230. Irei mochilar pelo mundo, e apenas de Europa serão mais de 300 dias. Como devo proceder? Devo tentar algum visto específico?

    • Ola Felipe

      podem ser 300 dias desde que não sejam consecutivos. A regra é 90 dias num periodo de 180 dias a contar da primeira entrada.

      Se quiser ficar direto melhor conseguir um visto de estudante ou alternar com países europeus fora da Area Schengen

      abs

      Eder

  231. Lerei com mais atenção…Mas, já adorei as dicas. Sucesso!

  232. Partindo da sua explicação, ainda tenho uma duvida, eu posso permanecer na Europa ficando 90 dias na Irlanda e depois 90 na França ou Espanha pra depois retorna para Irlanda?

    Agradeço pelo poster!

    • Ola
      você pode ficar 90 dias na Irlanda e depois mais 90 dias na França e Espanha, só não sei se pode voltar a Irlanda após estes 90 dias na França.

      Melhor ligar na embaixada

      grato

      Eder

  233. Oi pessoal, Li o post de vocês e super entendi. Parabéns pela inicitiava e obrigada pela informacao.

    Gostaria apenas de confirmar uma informacao.

    Tenho visto de permanencia nos países da Schengen Area ate o final do ano. Se eu viajar para algum pais que nao faz parte da Schengen Area por 3 ou 4 dias, depois poderei voltar para ex Alemanha, sem problemas?

    Obrigada
    Marina

    • Ola Marina
      provavelmente você tem um visto de studante até o fim do ano

      Pode ir e voltar sem problemas

      Eder

  234. Eder, sai de dublin (República da Irlanda) e vim para londres e não passei por nenhuma imigração.. Meu visto da Irlanda são de 90 dias e acabam dia 15 de agosto.. Quanto tempo posso ficar em londres? Pq não tem nenhum carimbo😦

    • Ola Andreza
      guarde os tickets de seu transporte de Dublin para Londres. Ele será o comprovante de entrada no Reino Unido já que não teve carimbo.

      Você pode ficar 180 dias no reino Unido

      grato

      Eder

  235. Olá adoro o seu blog!! Preciso da sua ajuda… Pretendo ficar dois meses na Irlanda do Norte e logo depois passar mais três meses na Bélgica. Tem como se fazer isso? Obrigada!!

    • Ola Laís
      tem sim. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido no qual você pode ficar os dois meses que quer.
      A bélgica faz parte da Area Schegen no qual vicê tem direito de ficar mais 3 meses depois de sua passagem pela Irlanda

      boa viagem

      Eder

  236. Bom dia!

    Eu vou fazer um intercâmbio voluntário pela Aiesec na República Tcheca durante 45 dias. Ficarei 25 dia viajando e depois tenho outro intercâmbio também pela Aiesec por mais 45 dias na Hungria. Portanto no total de dias no Espaço Schengen passará de 90 dias. Você tem alguma dica para eu passar esses 25 dias viajando entre os dois intercâmbio sem que me ocorra problemas na volta? É muito arriscado passar esses 115/120 dias sem nenhum visto, na saída eles vão perceber, certo?
    Se nos meus 25 dias de viagem eu der um pulinho em algum país fora do Espaço Schengen vai adiantar alguma coisa?

    Obrigada!

    • Ola Bia
      sim se você viajar fora da Area Schegen não contará os 90 dias a que tem direito. Ai pode ficar 45 na Rep. Tcheca e 45 na Hungria sem problemas.

      Eder

  237. Olá!

    Estou com uma dúvida! Neste ano, fiquei 6 meses no Reino Unido. Quando meu visto acabou eu fui para Portugal e fiquei 9 dias. Agora estou um mês no Brasil e tenho passagem p/ voltar no dia 13 de set. Terei algum problema p/ entrar de novo em Portugal?

    • Ola Juliana
      não terá problemas
      Você tem mais 81 dias para ficar em terra portuguesas

      boa viagem
      Eder

  238. Ola, tenho uma duvida. Estou de passagem marcada para Lisboa, onde passarei 20 dias, depois parto para Londres por quase 3 meses, e depois volto para Lisboa para pegar meu voo de volta para o Brasil. Em Londres contarei menos de 90 dias e em Lisboa tambem.
    No entanto minha passagem e TAP direto Brasil-Lisboa, e para Londres vou somente fazer um voo interno. E possivel fazer isso ou Portugal nao permite??

    Grata
    C.

  239. Ola,

    Vou ser mais precisa desta vez….

    1) Estive em Londres, voo TAP Brasil-Londres nos meses de Maio e Junho de 2015 (60 dias em Londres). E voltei ao Brasil.

    2) Estive em Lisboa novamente por 15 dias no mes de agosto.

    2) Agora estou de passagem marcada para Lisboa no final de Setembro, TAP direto Brasil-Lisboa, onde passarei 20 dias, depois parto para Londres (easyjet) por 90 dias, parto de Londres para Lisboa e no mesmo dia de volta para o Brasil.
    Bateu um medo pois o tempo de minha chegada e saida de Portugal fazem mais de 90 dias e não sei se Portugal aceita??

    Grata
    C.

    • Ola Carla

      a regar da Area Schengen da qual Portugal faz parte é de 90 dias num período de 180 dias a contar da data de entrada. Assim sua primeira entrada foi em agosto e você tem direito a ficar mais 75 dias até o término do período de 180 dias.

      Na Inglaterra a regra é de 6 meses no período de um ano. Também está ok

      boa sorte

      Eder

      • Eder, obrigadissimo pela sua resposta.
        Queria so ficar mais segura quanto a duas questoes:

        A) O fato de eu ter so feito escala em Lisboa na minha ida a Londres em Maio/Junho (2meses) nao conta como entrada em Lisboa nao e? So que no retorno ao Brasil em Junho, eu sai no aeroporto somente para falar com uma amiga, passei 2 horas e peguei meu voo para o Brasil. Isso implica em algo?

        B) O fato de eu ir para Londres depois de passar 20 dias em Lisboa (nesta proxima viagem de Setembro) e voltar para Lisboa tendo contado (20 dias em Lisboa + 90 dias em Londres = 110 dias) nao conta como excesso quando eu passar na volta em Lisboa??

        Obrigado mais uma vez

      • Carla

        Portugal e Inglaterra estão em áreas diferentes. Uma é área Schegen e outra não.

        Para Portugal. Primeira entrada em junho e ficou um dia. Segunda entrada em agosto e ficou 15 dias. Seu período inicial deve terminar em novembro quando dá 180 dias da primeira entrada. Neste perído você “gastou” 16 dias dos 90 a que tem direito e vai gastar mais 20 dias agora em setembro totalizando 36 dias, bem longe dos 90 a que tem direito. Sem problemas.

        Para Inglaterra. Primeira entrada em junho e ficou 60 dias. Agora vai dar mais uma entrada para ficar 90 dias totalizando 150 dias e ainda abaixo do limite de 180 dias em um ano contado a partir de junho

        boa sorte

        Eder

  240. O fato de ir para Londres (que esta fora do Tratado de Shengen), da um intervalo no tempo do Shengen? Mesmo que minha passagem Internacional seja Brasil-Lisboa e nao Brasil-Londres?

  241. Ola, Parabéns pelas dicas no blog. São excelentes!

    Estarei saindo de Roma as 12h e desembarcando pela Ibéria no Terminal 4 as 14:45h em Madrid

    O Próximo vôo sai também do Terminal 4 as 19:40h com destino a Lisboa.

    Estou com duvidas que seriam:
    1º vou ter que pegar a mala despachada ou ela vai direto para Lisboa?
    2º como é um vôo adquirido com conexão preciso chegar 2h antes no aeroporto para o embarque a Lisboa?
    3º nesse tempo o que conseguiria fazer saindo do aeroporto para visitar locais históricos e turísticos em Madrid sem gastar muito?

    • Ola Geraldo

      seguem respostas:
      1) Se seu voo de Madri a Lisboa ta,bém for Iberia não precisa despachar as malas novamente, caso contrário sim
      2) Se o vvo for da Iberia não, a passagem da conexão será emitida em Roma
      3) é muito pouco tempo, melhor ficar mesmo no aeroporto

      boa viagem

      Eder

  242. Olá, bom dia..
    Estive em portugal em 28/01/2015 a 16/05/2015, ou seja, fiquei ilegal 18 dias, ja que visto de turista é 90 dias, porém pretendo retornar em dezembro, terei algum problema p entrar devido esses 18 dias? Qd retornei nao levei multa e nem tive problemas. Pensei em tirar outro passaporte e entrar por outro país, há a disso? Ou posso entrar por Lisboa?

    • Ola Scheyla

      seu primeiro período de 180 dias já terminou, assim se você não tomou nenhuma multa ou aviso de restrição de entrada não terá problemas para entrar novamente em dezembro.

      Não adianta tirar outro passaporte pois seu nome fica registrado. Melhor agora não abusar da regra dos 90 dias

      boa sorte

      Eder

      • OK eder, só mais uma dúvida!
        Meu nome fica registrado em toda união européia? Entrei pela Espanha e saí por lisboa. Pensei em retornar pela França.
        Obs: passei do prazo legal 18 dias devido a greve da TAP.

  243. Vi que para África do Sul, se eu quiser ficar mais de 90 dias no país, poderia simplesmente “dar uma volta” em um país vizinho..e retornar para África do Sul, garantindo mais 90 dias como turista. Na Irlanda posso conseguir o mesmo?

  244. Boa noite Eder!

    Entendi o cálculo pra permanência forever na europa (90 dias no espaço schengen > 90 dias não chengen > repeat).

    Minha dúvida é a seguinte:

    Sendo de cidadania brasileira e entrando na área schengen por um país europeu, mesmo não fazendo parte da área, não haverá algum problema? Há algum relato sobre isso? a imigração não desconfia dessa “técnica”?

    Abraços! e sucesso!

    • Ola Charles

      não tem nehum problema, tudo dentro da lei

      grato

      Eder

      • Olá, tenho uma dúvida, vou a Berlim em dezembro e ficarei 18 dias, volto para o Brasil e retornarei em março para ficar mais 15 dias. Esses 90 dias em 180 são corridos ou podem ser fracionados? Para isso eles teriam que carimbar o passaporte na saída para contabilizaram que fiquei apenas 18 dias dos 90. É de praxe fazerem isso na Alemanha ou terei que ir na imigração e pedir que carimbem a saída? Já estive na Europa antes e nunca carimbaram meu passaporte na volta. Pretendo usar esses 90 dias em 180 indo e vindo para o Brasil.

      • Ola Danúbia
        os 90 dias não precisam ser corridos e podem ser fracionados.

        Já estive na Europa cinco vezes e em todas as saídas meu passaporte foi carimbado. Você pode solicitar o carimbo na saída se não o fizerem

        boa viagem

        Eder

  245. Boas, estou em belgica a dois anos com residencia de trabalho, mas neste momento estou sem contrato de trabalho e o visto esta a terminar, posso ir passar um fim de semana a inglaterra e depois voltar para belgica para ter mais 90 dias

    Obrigado!

    • Ola Neptuno
      pode sim. Após o término do seu visto de trabalho você poderá entrar no Espaço Schengen como turista por até 90 dias

      boa sorte

      Eder

      • Obrigado!

  246. Olá Eder, tudo bem?

    Eu já mandei algumas perguntas, sempre tirando dúvidas e aqui vai mais uma. Eu fiz um intercambio de 4 meses, sendo o primeiro mês em Malta e 3 na Irlanda, fiz um mini eurotrip e voltei para o Brasil no dia 10 de setembro, porém uma amiga que está na Irlanda vai viajar para alguns países e me sugeriu encontra – la em Amsterdam e visitar mais alguns países. Será que terei algum problema na imigração na Holanda? Vou visitar outros países e voltaria para Amsterdam para pegar o voo de volta para o Brasil sendo um total de 25 dias. Será que terei problemas?

    Agradeço desde já
    Kamila

  247. Olá Eder, como vai?
    Eu estou com muitas dúvidas. Meu marido veio para Portugal fazer uma parte do doutorado, pelo período de 1 ano, eu e meu filho viemos juntos. Meu marido veio com visto de residência temporária de 4 meses e o consulado no Brasil nos orientou que ao chegar aqui ele deveria dar entrada no visto de residência permanente e solicitaria o reagrupamento familiar, enquanto isso eu e meu filho ficamos com visto de turista de 90 dias, que terminará dia 10/12/2015.
    Acontece que nós gostaríamos de viajar para Alemanha nas férias de inverno e nos informaram (no Servico de Apoio ao Imigrante) que nós não poderemos sair de Portugal até resolver essa situação. O problema é que nosso agendamento está para o final de Janeiro😦
    Pergunto, sabes se existe alguma forma de prolongarmos esse visto?
    Se fizermos um bate e volta até Londres o visto de turista começa a contar novamente?
    Se formos de carro ou trem o visto é checado?

    Abraços,
    Lúcia.

    • Ola Lúcia

      duas informações:
      1) Até 10/12/2015 vocês podem viajar para Alemanha sem nenhum problema com seu visto de turista de 90 dias
      2) Sobre o prolongamento do visto de turista não adianta ir para Londres que o visto não começa a contra novamente. Se você for de carro para Alemanha muito provavelmente seu visto não será checado pois as fronteiras são livres. O mesmo vale para o avião

      boa sorte

      Eder

      • Oi Eder, muito obrigada pela resposta. Gostaria de tirar apenas mais uma dúvida:
        Se eu for ao Brasil ou para Turquia por exemplo, e voltar a Portugal, o meu visto de turista começa a contar novamente?
        Abraços.

      • Não Lucia

        a regra é que você pode ficar 90 dias num período de 180 dias contados a partir da primeira entrada

        boa sorte

        Eder

  248. Olá, meu caso é o seguinte. Quero ir pra Itália, ficar 45 dias, ir pra Irlanda ficar mais 20 dias e depois voltar pra Itália por mais 45. Estou correta? Como Irlanda não faz parte do Scheghen, eu teria o meu contador dos 90 dias “pausado” num periodo de 180 dias, correto? Obrigada!!!!

  249. Olá Eder, tudo bem?

    Eu já mandei algumas perguntas, sempre tirando dúvidas e aqui vai mais uma. Eu fiz um intercambio de 4 meses, sendo o primeiro mês em Malta e 3 na Irlanda, fiz um mini eurotrip e voltei para o Brasil no dia 10 de setembro, porém uma amiga que está na Irlanda vai viajar para alguns países e me sugeriu encontra – la em Amsterdam e visitar mais alguns países. Será que terei algum problema na imigração na Holanda? Vou visitar outros países e voltaria para Amsterdam para pegar o voo de volta para o Brasil sendo um total de 25 dias. Será que terei problemas?

    Agradeço desde já
    Kamila

  250. caso eu tenha ficado mais 4 meses que o permitido no espaço schengen, porem em varios países diferentes , e estive também por uma semana na inglaterra e agora queira voltar ao brasil, porém antes de ir gostaria de passar mais uma semana em londres e de lá voltar ao brasil será possível ou melhor nem tentar ? iria com tudo certinho e com a passagem de volta para o brasil já comprada

    • Ola Ana

      não terá problemas pois na Inglaterra você noa excedeu o tempo de permanência.
      Pode ter problemas se quiser voltar a Area Schegen

      boa sorte
      Eder

  251. Olá, boa noite!
    Seu site é muito útil, está de parabéns,
    Por favor, gostaria de tirar umas dúvidas: estou no término do intercambio de um ano em Dublin/Irlanda, meu visto de estudante vence dia 20 de Novembro. Gostaria de saber se consigo ficar mais uns 2 meses na Irlanda, pelo que eu li, teria que viajar para algum pais, como França, Alemanha, Holanda, e dar a entrada novamente na Irlanda com o visto de turista.
    Será que corro o risco de ser barrado na Irlanda? Obrigada pela atenção e aguardo seu contato, Eliane

  252. Esse macete da Inglaterra é interessante, mas vale lembrar que o ônus da prova é inteiramente por conta do viajante. Então se alguma autoridade resolver lhe perguntar como você pode provar o que está falando, você preicsa provar. Até por que não há nenhuma lei que obrigue um país a lhe conceder visto de turismo. A autoridade concede se ele julgar necessário.

    • Ola
      no post está explicado: “Outra opção é comprar um ticket de trem do Eurotúnel no 180° dia, este seria seu álibe provando que você realmente deixou a Inglaterra somente após 180 dias.”
      Esta é a prova que você realmente está falando a verdade.
      Mas você tem toda razão ao dizer que mesmo que você tenha todos os requisitos necessários para entrar em um país (hospedagem reservada, seguro saúde, dinheiro, etc) a entrada pode ser negada pelo agente de imigração. Naquele momento ele é como um Deus que decide sua vida.

      abs

      Eder

  253. […] Outra dica importante é que para entrar na Área Schegen onde está maior parte dos países europeus você deve possuir um seguro com cobertura de no mínimo 30.000 euros o que a maioria dos seguros de cartão de crédito não oferece. Quer saber quais são os países da Área Schegen? Clique em Area Schegen. […]

  254. ola tudo bem gostaria de se possivel me ajudar com uma questao.
    estou na holanda a tres meses e estou indo para o brasil dia 19 de novembro dee 2015 quando vence meus 90 dias. posso voltar para a inglaterra dia 14 de janeiro de 2016 pegar o visto de 6 meses e entrar pela europa pelo eurotunel e voltar para a holando e quando for vencer meus 6 meses voltar para a inglaterra e pegar um voo para amsterdam e entrar na europa recebendo mais 3 meses
    obrigado Caiua

    • Ola Caiua
      em teoria pode fazer isso sim, mas na teoria a prática pode ser outra. Pode ser que eles carimbem seu passaporte no eurotunel ai o truque foi por água abaixo

      boa sorte

      Eder

  255. gostei muito do site, gostaria de saber, se esses 90 dias ou 180 de permanência nesses países zera quando se volta ao Brasil?

    • Ola Leila
      eles não zeram não.

      São 90 dias num período de 180 dias contando a partir da primeira entrada. Só zera quando vencer os primeiros 180 dias

      abs

      Eder

  256. Há sim carimbo de entrada na França pelo Eurostar. Esse carimbo é dado ainda em Londres.

    • Boa tarde Paulo

      nos comentários deste post tem leitores confirmando sua informação que o passaporte é sim carimbado, mas há outros que passaram sem nenhum carimbo.

      Acredito que não há um procedimento padrão de carimbo ou não.
      grato pelo depoimento

      Eder

  257. Bom dia!

    Eu estou há 180 dias na inglaterra, conforme orientação, segundo os acordos para turista. Eu posso sair da inglaterra com 181 dias, ou seja, eu completaria 180 e seria no dia seguinte. É possivel ou ilegal? Eu teria que sair no 180 dias?

    Obrigada

    Leide M. Santos

    • Ola

      sair sempre é possível depois do prazo mas você pode ser multada e impedida de voltar.

      melhor sair dentro do prazo

      boa sorte

      Eder

      • Olá Eder,
        Estou na Inglaterra como turista desde 29 de Junho, sendo assim meus 180 dias completam dia 29 de Dezembro mas estou voltando pro Brasil dia 20, ou seja, 9 dias antes do prazo, e pretendo voltar pra Inglaterra em Junho do ano q vem, por volta do dia 15 ou 20. Tem um tempo máximo q tenho q ficar no Brasil antes de voltar pra cá pra mais 6 meses como turista? Ouvi falar q tenho q ficar no Brasil 6 meses, neste caso, tenho 9 dias restantes, e retornaria pra Inglaterra antes de 6 meses completados no Brasil, eles consideram esses 9 dias qndo eu entrar? Como funciona essa contagem?
        Obrigada!
        Naiara

      • Sobre a contagem dos 180 dias: hoje saí da Alemanha tendo estourado os 90 dias. A policial disse que ao retornar devo verificar os 180 dias anteriores à minha entrada, os quais tem que ter no máximo 90 de permanência na Schengen. Esta seria a regra pra saber quando retornar e contar novo período de 180.

      • Ola Carlos
        a regra é que você pode permanecer na Area Schengen por 90 dias num período de 180 dias a contar da data da primeira entrada.

        Para voltar caso não tenha tomado nenhuma multa ou não tenha nenhum impedimento você deve ficar 90 dias fora da Area Schengen.

        boa sorte
        Eder

  258. Olá!!!
    Preciso muito de sua ajuda!
    Estive agora em Nov/Dez 34 dias em barcelona em minha primeira viagem internacional,vim para o Brasil para 25 dias e preciso retornar em 5 de janeiro para mais 20 dias.
    Me disseram que deveria tirar outro passaporte,mas as informações são extremamente distorcidas..,,pelo que já li no blog posso voltar tranquilamente …
    Desde já agradeço sua ajuda!!!

    • Ola Geize
      você pode ficar 90 dias num período de 180 dias na Area Schegen. Como você vai ficar 34 + 20 = 54 dias. Está muito longe dos 90 dias

      pode ir tranquila

      abs

      Eder

      • Eder,
        Por favor! Responde meu comentário acima!
        Obrigada!
        Naiara

      • qual comentário?

        nao encontrei nenhum

      • Olá Eder,
        Estou na Inglaterra como turista desde 29 de Junho, sendo assim meus 180 dias completam dia 29 de Dezembro mas estou voltando pro Brasil dia 20, ou seja, 9 dias antes do prazo, e pretendo voltar pra Inglaterra em Junho do ano q vem, por volta do dia 15 ou 20. Tem um tempo máximo q tenho q ficar no Brasil antes de voltar pra cá pra mais 6 meses como turista? Ouvi falar q tenho q ficar no Brasil 6 meses, neste caso, tenho 9 dias restantes, e retornaria pra Inglaterra antes de 6 meses completados no Brasil, eles consideram esses 9 dias qndo eu entrar? Como funciona essa contagem?
        Obrigada!
        Naiara

  259. Eder, li os comentários anteriores que falavam sobre o mesmo assunto, mas se você puder ler o meu, me deixaria mais tranquilizado.
    Vou estudar em Portugal e vou com visto de 4 meses e lá vou renovar (não sei ainda por quanto tempo posso renovar). Em portugal vou ficar de fevereiro a julho (as aulas acabam em junho, e se eu ficar de recuperação rs acabam em julho). E eu pretendo fazer um intercâmbio de um mês na itália (durante o mês todo de agosto) e depois voltar para o Brasil.
    Caso eu não consiga renovar meu visto pra até o final de agosto, eu poderia ir para a Itália como turista? Lembrando que vou ter uma carta da escola comprovando que vou fazer intercâmbio de 1 mês lá.
    Muito obrigado desde já e parabéns pelo blog. Muito bom :)))

  260. Oi Eder, tudo bem? Espero que sim🙂
    Bom, eu já li os outros comentários sobre o assunto mas caso você pudesse ver a minha situação e comentasse, eu agradeceria imensamente. Vou para Portugal em fevereiro com visto de estudante para 4 meses (e já vou perder algumas semanas de visto porque ele está com data para janeiro) e lá irei renovar (não sei por quanto tempo eles permitem que eu renove, mas o meu curso é só de 6 meses, de fevereiro a julho).
    Após o intercâmbio em Portugal, irei fazer um intercâmbio de um mês na Itália e depois volto ao Brasil. E estou preocupado: caso eu não consiga renovar meu visto de estudante em Portugal, eu posso ir para a itália e ficar como estudante? Lembrando que terei a carta da escola na Itália confirmando que irei estudar lá durante o mês de agosto!
    Li comentários aqui de que eu poderia ir para um outro país e depois voltar… Isso dá certo mesmo? Teria que ser um país que não seja da união européia, certo?
    Por favor, me ajude! Agradeço imensamente desde já!

    E parabéns pelo blog. Ele é muito, muito bom e útil🙂

    • Bom dia Thomaz
      pelo que entendi você vai ficar em Portugal com visto de estudante. Se for isso mesmo, não se preocupe. Depois do visto de estudante vencido você pode ficar na Europa (Area Schegen) por 90 dias com visto de turista.

      Dizem para sair antes do visto de estudante vencer para um país fora da Area Schegen, mas na verdade não é necessário.
      boa sorte
      Eder

      • Olá Eder,
        Estou na Inglaterra como turista desde 29 de Junho, sendo assim meus 180 dias completam dia 29 de Dezembro mas estou voltando pro Brasil dia 20, ou seja, 9 dias antes do prazo, e pretendo voltar pra Inglaterra em Junho do ano q vem, por volta do dia 15 ou 20. Tem um tempo máximo q tenho q ficar no Brasil antes de voltar pra cá pra mais 6 meses como turista? Ouvi falar q tenho q ficar no Brasil 6 meses, neste caso, tenho 9 dias restantes, e retornaria pra Inglaterra antes de 6 meses completados no Brasil, eles consideram esses 9 dias qndo eu entrar? Como funciona essa contagem?
        Obrigada!
        Naiara

      • Sim, vi você mesmo comentando que a pessoa teria que sair e depois retornar… Isso não está correto? Posso permanecer por 90 nos países do espaço schegen depois do meu visto ter vencido, sem precisar sair e voltar?

        Obrigado pela atenção!

        E lhe desejo um feliz natal, caso não obtenha sua resposta antes dessa data haha :)))

  261. Olá gostaria de tirar uma dúvida, em Outubro fui para Bruxelas onde passei 12 dias entrando por Madrid e retornei para o Brasil, agora estarei indo a Lisboa em Janeiro e vou ficar por lá 7 dias e voltarei para o Brasil, quantas vezes posso ir e voltar para Europa sem problemas? Obrigada!

    • Ola Lili
      você pode ir e voltar quantas vezes quiser desde que não ultrapasse 90 dias dentro dum período de 180 dias a contar da data da primeira entrada.

      boa viagem

      Eder

      • Obrigada pelo retorno Eder!

  262. Eu adoro esse site… sempre retorno a essa postagem. Parabens a vocês.. as orientações sao super eficazes.

    Então, eu cheguei na Europa pelo espaço Schengen em abril de 2015, permaneci até julho 2015. Após os 90 dias, eu fui para a Inglaterra onde fiquei ppr 180 dias. Resolvi retornar de ônibus da empresa euroline( via eurotunel) onde meu passaporte não foi carimbado, mas ele chegaram na maquininha. Agora eu retornei para a França e não tenho o carimbo de saida da Inglaterra, nem entrada na França.

    Eu gostaria de saber se desse jeito eu posso ficar na França (ou em outro pais do espaço shangen) por mais de 90 dias?

    Obrigada

    • Ola Manuca
      sim após 180 dias na Inglaterra (fora da area schegen) você pode ficar mais 90 dias na França ou outro país da Area Schengen

      boa viagem
      Eder

      • Ola querido,
        Boa noite!

        Eu poderia ficar por mais de 90 dias na França já que meu passaporte não foi carimbado na saída da Inglaterra?
        Obrigada

  263. Posso entrar em Dublin, por uma semana depois ir para a Turquia por 5 dias e depois voltar para Dublin?
    Obrigada!!

    • Ola Victoria

      pode viajar tranquila

      poderá voltar sem problemas

      Eder

      • Pulei a parte principal.. Eu já estou na Europa a 7 meses estava estudando em Malta, dentro da área Schengen e Vou pra Dublin depois de acabar Meu visto.. Mesmo assim Nao Terri problemas?
        Obrigado

      • Ola Victoria
        se seu visto era de estudante não terá problemas
        Eder

  264. Oi, tudo bem? Eu tenho permissão de residência na Alemanha, gostaria de saber se posso fazer os intervalos carimbando meu passaporte aqui e depois voltando a viajar para os países da Area Schengen, saberia me informar? Agradeço

  265. Minha amiga vai comigo para Lisboa, porem o amigo dela que é Alemao está custeando toda a sua viagem, passagem, hotel e a semana que ela vai ficar la. Ela precisa de uma carta que comprove que todas as despesas serao pagas por ele? Como funciona neste caso? Se for necessario uma carta de custos como proceder?

    • Ola Lili
      dificilmente eles vão pedir a tal carta. Sugiro ela levar um cartão de crédito e algum dinheiro. Você mesma pode deixar um pouco com ela só para passar na imigração. O mais importante é ter passagem de volta

      abs

      Eder

  266. Olá, eu gostaria de sanar umas dúvidas. Estou indo pra Noruega dia 30/03/2016 com passagem de volta comprada pro dia 27/06/2016. Ficarei na casa de uma amiga que reside em Oslo há 8 anos, quando eu passar pela imigração preciso mostrar além do passaporte, a carta de que ficarei na casa dela, e a passagem de volta… Porém eu quero depois desses 90 dias ir pra Ucrânia ficar mais 90dias, para depois retornar pro espaço Schengen e ficar mais 90 dias. O fato deu ter apresentado a passagem de volta quando entrei me atrapalha de alguma maneira? Eu estarei remarcando esta passagem pra depois poder voltar.
    Quando saímos do espaço Schengen pra ir a um país que não faz parte (Ucrânia), passamos pela imigração saindo e depois entrando na Ucrânia, ou só passamos na imigração da Ucrânia?

    • Ola Thaís

      não tem problema nenhum mostrar esta passagem e depois remarcá-la desde que você não exceda o tempo máximo de 90 dias da data da primeira entrada.

      Depois de 90 dias na Ucrânia você pode voltar tranquilamente ao Espaço Schengen.

      Quando sair da Noruega vai sim ter seu passaporte carimbado e também quando entrar na Ucrânia. É como se viesse pro Brasil, carimba o passaporte igual. Dica: na entrada na Ucrânia além da passagem de volta eles vão te pedir comprovante de hospedagem

      boa viagem

      Eder

  267. Relato espaço schegen:

    Ola, entrei por Paris dia 30/10, depois fui p o Marrocos, entrei novamente pelo espaço schengen,Italia/Roma, Grécia , fui pra Turquia ,de la Marselha/espaço schengen novamente/, Munique, Paris e Brazil… Ou seja ,sai do espaço schengen duas x sem problemas na imigraçao/nem sabia dessa lei de tempo /.. Em todas as imigraçoes nem olhavam pra minha cara…e carimbo. Período total de 32dias..

    • Ola Daniela

      não há limite de entradas mas o período máximo de permanência é e 90 dias num período de 180 dias a contar da primeira entrada.

      você ficou bem longe disso por isso não teve problemas

      Eder

      • Olá Eder,
        Depois de ler todos os comentários, muito obrigada! Não encontrei resposta pra minha dúvida! Consegui visto de estudante em Portugal e ele é de 15/03 a 12/07, porém, comprei a passagem de ida para o dia 6/03, 9 dias antes do visto começar a valer! Sabe me dizer se poderei ter problemas? Já comprei passagem volta, para junho (antes período do visto).
        Pensei em comprar uma passagem do Porto (onde chegarei) para Londres do dia que chegar (para nem sair do aeroporto) até o início da vigência do visto (15/03)! Obrigada!

      • Ola Luciane
        pode ir sem problemas. Você vai entrar com visto de turista e depois seu visto se transforma em visto de estudante

        boa sorte

        Eder

      • Eder,
        realmente, liguei no consulado de Portugal em SP e foi isso que me disseram, que posso entrar como turista, que não precisa de visto para entrar em Portugal! Ainda bem!
        Agadeço muito!

  268. Por favor, gostaria de uma informação, vou para a Alemanha dia 14/03/2016 e só comprei a passagem de ida. Como não pretendo voltar pq meu marido tem cidadania alemã e vou entrar com um pedido de visto extendido, gostaria de saber como faço para passar pela imigração sem problemas. Para não ter que comprar a passagem de volta para o Brasil, que é muito cara e não vai ser usada, se eu comprar uma para a Croácia ou Reino Unido, já consigo passar sem problemas? Muito obrigada,

  269. Boa tarde, estamos indo em março para a Alemanha, meu marido e eu. Meu marido tem cidadania alemã e eu pretendo conseguir o visto através dele, então não pretendemos voltar para o Brasil, pelo menos por ora.
    Como não comprei passagem de volta gostaria de saber se eu apresentar uma passagem só de ida para a Croácia ou para o Reino Unido, depois dos 3 meses que me são permitidos ficar na União Européia, é seguro passar pela imigração. Muito obrigada

    • Ola Angela
      é isso mesmo se comprar passagem da Alemanha para Croácia ou Reino Unido entrará sem problemas.

      boa sorte

      Eder

  270. Oi Éder,
    Estou indo trabalhar na Alemanha por 6 meses agora dia 01/03/2016, tenho visto de trabalho, lugar para morar. Meu filho 7 anos e meu marido vai comigo e tenho que tirar o visto de residente deles para que possam ficar mais de 90 dias. Será que consigo fazer aqui, ou devo fazer por lá? Estou apreensiva de eles não conseguirem. Pode me orientar nesse caso?
    Obrigada

    • Ola Lilian
      não sei te responder ao certo pois este procedimento varia de país para país. Eles podem entrar como turistas por 90 dias e neste prazo sugiro você se informar na Alemanha como proceder.

      Outra coisa a empresa que você vai trabalhar deve ajudá-la neste trâmite. Já perguntou a eles como proceder?

      abs e boa sorte

      Eder

  271. Olá, tenho uma duvida. Estou na Grecia a 2 anos , minha situação é ilegal. Entrei aqui com visto de turista mas acabei ficando mais tempo com meu noivo e agora pretendemos casar, mas para isso precisamos viajar ao Chipre ( que é o país do meu noivo ). Ligamos para a policia federal daqui, no aeroporto, eles disseram que eu posso viajar ao Chipre sem problemas e explicaram a burocracia se caso eu queira voltar a Grecia, etc. Minha preocupação é com o desembarque no Chipre, eles podem me barrar a entrada lá , mesmo eu estando com meu noivo que é cipriota? Eles podem me prender , deportar? quais as chances de eles me deixarem entrar no Chipre? Uma carta convite feita pelos pais do meu noivo se responsabilizando por mim pode amenizar a situação? Eu sei que o Chipre não faz parte desse acordo de Shengen , dai a dúvida. Obrigada e parabéns pelo site

    • Ola Julie
      como o Chipre não faz parte da Area Schegen não há razão para você ser barrada. Você cometeu uma irregularidade nos países da Area Schengen, mas não em Chipre. Em teoria seria como ir para Tailândia,ou Croácia ou qualquer país fora da Area Schengen.

      Uma carta convite sempre é boa, mas só a mostre se necessário e acho que não vai ser necessário

      boa sorte

      Eder

      • Nossa , Eder.. obrigadissima demais ! vc tirou um peso das minhas costas . Eu sou muito grilada e agora estou mais tranquila … Valeu mesmo!

  272. Oi, eu posso fazer o seguinte: viajar para a Itália (que faz parte da UE e do tratado de Schengen) e ficar os 90 dias permitidos e depois ir para, por exemplo, a Croácia (que faz parte da UE, mas não faz parte do tratado de Schengen) e ficar lá 90 dias e depois retornar para um país do tratado? Ou eu não posso porque a Itália e a Croácia ambas fazem parte da UE.

    • Ola Renata

      pode sim fazer o que mencionou no email. UE e Area Schengen são coisas diferentes e não terá problemas se proceder conforme descrito em sua mensagem.

      boa sorte

      Eder

  273. Olá, tenho uma duvida. Vai fazei 3 meses que estou em Dublin -Irlanda, gostaria de viajar para Malta, quero saber se os 90 dias daqui contam em Malta se eu for pra Malta eu so poderei ficar os 5 dias restantes do meu visto? Agradeço desde já!

    • Ola
      a Irlanda não faz parte da Area Schengen do qual Malta faz parte. Assim você pode ficar 90 dias na Irlanda e depois 90 dias em Malta sem problemas

      boa viagem

      Eder

      • Obrigada pela sua resposta! Só mais uma dúvida, no caso eu tenho que sair da Irlanda antes do meu visto de turista encerrar se eu sair depois terei problema para entrar em Malta? Aguardo… Muito obrigada!

      • tem q sair antes

      • Última dúvida rsrsrs, no caso meu visto encerra hoje mas eu vou pro Brasil amanhã , e só depois para Malta. Tem algum problema?

  274. 🙂

  275. Parabéns pelo excelente site/informações, já estou divulgando entre os OVERLAND/Motociclistas; bem vocês podem dar dicas P nós aventureiros que rodamos o mundo de carro/motos/bicicleta?
    Fale um pouco sobre Carnet de Passagem – porque é tão caro e, é mesmo necessário?
    Agora estamos na Oceania/Austrália/Tasmania/New Zelândia

    • Ola Eduardo
      como nossas viagens não são de carro, temos pouco conhecimento sobre Carnet de Passagem.

      Talvez você mesmo com sua 4X4 deva conhecer bem mais sobre este assunto
      grande abraço e boa viagem

      Eder

  276. Preciso da ajuda de vocês urgente entrei no Reino Unido em outubro do ano passado em janeiro fui para Portugal e meu visto esta até abril no Reino Unido eu posso voltar a visitar Londres no período do meu visto?Comprei passagem de ida e volta para Portugal para dia 9 de marco

  277. Boa noite!
    Estou com uma duvida, seria a seguinte eu estou indo para Portugal em breve como turista, e de Portugal queria ir até a Suécia de trem, é possível eu ir sem que eu seja barrado?

    • Ola Alexandre

      pode ir sem problemas. Uma vez na Area Schegen você pode circular por todos os países da área sem problemas

      Eder

    • Sim, Sem problemas, desde que dentro do prazo estipulado.

  278. Ola tudo bem?? Eu entrei por lisboa no dia 11/11/2015 .. Na saids..eu sai por frankfurt no dia 26/02/2016 , fiquei uns días alem do prszo de turista. E com isso levei uma multa de 100 euros na saida…e um cha e cadeira na salinha. Sera que eu terei problemas para voltar??? No meu passaporte…so goi carimbada a data da saida msm.

    • Ola

      você pode voltar depois de 90 dias fora da Area Schegen

      boa sorte

      Eder

      • Ola! Boa noite eu sou portuguesa estou na suiça vim passar ferias mas gostei daqui e queria ficar mais tempo inclusive para procurar trabalho mas o meu tempo acaba á 5 de abril se eu ficar um mes em portugal e entrar na suiça atraves Da frança ou italia serà que terei problemas? Obrigada!

      • Ola Rita
        acho que nao terá problemas para entrar novamente, mas para trabalhar legalmente sim, afinal a Suíça não faz parte da UE.

        boa sorte
        Eder

  279. Caros amigos. Obrigado pelas dicas e parabéns pela iniciativa de ajudar e esclarecer tantas pessoas. Tenho uma dúvida. Será que poderiam me ajudar, por gentileza? Fui convidado para estudar em Hamburgo (Alemanha). A princípio, tenho que ficar 4 meses. Não tenho visto, mas posso, até onde sei, ficar 90 dias sem ele. Se na metade dos 4 meses que eu tenho que ficar, eu voltar para o Brasil e ficar 15 dias, o período de 90 dias se renova? Ou seja, “recomeça” a contar? Obrigado pela ajuda.

    • Ola Ricardo
      infelizmente o período não se renova com a saída por 15 dias. No seu caso ou você fica no máximo 90 dias ou tenta um visto de estudante que te proporcionaria ficar os 4 meses desejados

      boa sorte

      Eder

  280. Olá, gostaria de dizer sobre meu caso e pedir conselho,estou indo pela segunda vez para França, porém , eu e meu namorado planejamos casar nesse período de 90 dias,porém estamos querendo saber se somos obrigado a comprar passagem de ida e volta?

    • Ola Priscila se vocês não tem passaporte europeu a imigração pode pedir para ver a passagem de volta sim. É bom tê-la em mãos

      boa viagem

      EDer

  281. Por favor me ajuda …
    Como eles fazem a vistoria dos dias corridos?
    É uma informação que fica no sistema (computador) e quando vc passa na imigração para voltar eles verificam ou é feio manualmente ?

    Eu não sabia de nada disso …
    no ano passado fiquei cerca de 2 meses e meio (1 out – 21 dez) – 81 dias na Italia.
    Fiquei no Brasil do dia 22/12/2015 – 14/03/2016 (83 dias)

    E sem saber de nada disso comprei passagem de volta para a italia … e cheguei faz poucos dias 15/03/2016. Me deixaram passar e não falaram nada … mas e agora?
    Isso tudo é conferido na imigração manualmente? tem um sistema? fica alertando na hora que passa?

    Por favor me ajuda estou muito desesperado!
    Obrigado desde já.

    • Ola Alexandre
      não se preocupe. Se te deixaram entrar você pode ficar por ai mais 90 dias sem problemas. Na Itália eles não levam tão a sério esta contagem, afinal você voltou apenas 7 dias antes da data correta. Mas não abuse e da próxima vez saia antes de passar dos 90 dias permitidos

      abs

      Eder

  282. Olá Eder,
    Td bem?

    Eu já escrevi aqui umas 2 ou 3 vezes mas acho q meu último comentário não foi respondido. Gostaria mto de sua ajuda ou opinião.

    Bem, morei em Cambridge,UK de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015. Fiz meu mestrado lá e meu visto Tier 4 venceu dia 27 de Junho de 2015, mas como viajei a Praga e voltei ganhei um visto de turista de 6 meses, por isso fiquei até Dezembro, até pq minha formatura foi em Outubro. Eu poderia ficar até 29 de Dezembro mas vim embora pro Brasil dia 20. Agora pretendo ir pra lá novamente por 2 meses pra validar meu diploma, visitar amigos e passar meu aniversário dia 18 de Junho lá. Meu voo pro London City Airport é dia 16 de Junho, chego lá dia 17. Como saí dia 20 de Dezembro, acho q o certo seria eu voltar 6 meses dpois, q seria 20 de Junho, certo? Dizem q quando se passa 6 meses lá, tem q ficar 6 meses no Brasil antes de voltar pra lá, certo? Como eu poderia sair dia 29 de Dezembro, mas saí 9 dias antes, acha q eles consideram isso? Corro o risco de não conseguir o visto?

    Estou com passagem de ida e volta, carta convite de uma amiga, tenho libras em dinheiro e tb um travel card, vou levar extratos bancários e uma carta do meu pai caso preciso de mais dinheiro. Acha necessário seguro viagem? Como sou autônoma no Brasil, faço traduções, e dou aula particular de inglês, não tenho emprego fixo mas tenho meu cartão profissional, pode dar problema caso perguntem se tenho emprego no Brasil?
    Sei q a imigração na Inglaterra é bem rígida, mas já fui várias vezes antes do mestrado, pra estudar e passear e nunca tive problema algum. Não sei quanto a imigração do London City Airport, vc conhece lá?

    Qual o seu conselho? Estou no caminho certo? Posso despreocupar?

    Aguardo sua resposta e obrigada desde já!

    Naiara

    • Olá overkands, aventureiros, turistas…Bem, chegamos na Europa

  283. Olá,
    Tude?
    queria tirar uma duvida eu moro na espanha, mas meu carimbo de turismo ja venceu desde 12 de fevereiro e já estou aqui irei fazer 6 meses no pais, nao sei o que fazer pra conseguir ficar mais tempo. e continuo na espanha apesar q ja viajei, de italia a espanha. mas queria saber o que devo fazer ??

    • Ola Neto
      você já está ilegal no país. O que precisa fazer é conseguir um meio de se legalizar. Pode ser um visto de trabalho ou um visto de estudante, ou ainda conseguir um passaporte europeu por descendência de família

      boa sorte

      Eder

  284. Boa noite
    Estou com um visto de estudante na Espanha que se vence em 11/04. Meu curso aqui vai até 29/04 posso ficar aqui direto e a partir de 11/04 automaticamente começa a contar 90 dias como turista, ou tenho que sair da Espanha e voltar pra começar a contar?

    Grata pela ajuda.

    • Ola Jay

      pode ficar direto. Quando acabar o de estudante já começa a contar o de turista

      boa sorte
      Eder

  285. Bom dia Eder!

    Não sei se viu meu comentário aí pra cima, acima do comentário do Neto.
    Preciso muito da sua ajuda.

    Bem, morei em Cambridge,UK de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2015. Fiz meu mestrado lá e meu visto Tier 4 venceu dia 27 de Junho de 2015, mas como viajei a Praga e voltei ganhei um visto de turista de 6 meses, por isso fiquei até Dezembro, até pq minha formatura foi em Outubro. Eu poderia ficar até 29 de Dezembro mas vim embora pro Brasil dia 20. Agora pretendo ir pra lá novamente por 2 meses pra validar meu diploma, visitar amigos e passar meu aniversário dia 18 de Junho lá. Meu voo pro London City Airport é dia 16 de Junho, chego lá dia 17. Como saí dia 20 de Dezembro, acho q o certo seria eu voltar 6 meses dpois, q seria 20 de Junho, certo? Dizem q quando se passa 6 meses lá, tem q ficar 6 meses no Brasil antes de voltar pra lá, certo? Como eu poderia sair dia 29 de Dezembro, mas saí 9 dias antes, acha q eles consideram isso? Corro o risco de não conseguir o visto?

    Estou com passagem de ida e volta, carta convite de uma amiga, tenho libras em dinheiro e tb um travel card, vou levar extratos bancários e uma carta do meu pai caso precise de mais dinheiro. Acha necessário seguro viagem? Como sou autônoma no Brasil, faço traduções, e dou aula particular de inglês, não tenho emprego fixo mas tenho meu cartão profissional, pode dar problema caso perguntem se tenho emprego no Brasil?
    Sei q a imigração na Inglaterra é bem rígida, mas já fui várias vezes antes do mestrado, pra estudar e passear, e nunca tive problema algum. Não sei quanto a imigração do London City Airport, vc conhece lá?

    Qual o seu conselho? Estou no caminho certo? Posso despreocupar?

    Aguardo sua resposta e obrigada desde já!

    Naiara

    • Ola Naiara
      está no caminho certo sim, levando toda documentação e passagem de volta e etc. O seguro saúde pode ser pedido, mas é raro. Na verdade eles podem usar qualquer desculpa para te barrar. Quanto ao tempo você tem razão, deveria ter ficado 6 meses no Brasil para poder voltar, mas também acho que estes poucos dias não serão problema

      boa sorte

      Eder

  286. Ola Eder,

    Gostaria de tirar uma duvida sobre meu limite de tempo na Europa:

    Em 2015:

    1) Estive em Londres, voo TAP Brasil-Londres nos meses de Maio e Junho de 2015 (60 dias em Londres). E voltei ao Brasil.

    2) Estive em Lisboa novamente por 15 dias no mes de agosto.

    3) Estive em Lisboa no final de Setembro, TAP direto Brasil-Lisboa,passando 20 dias, depois fui para Londres (easyjet) por 90 dias, voltei para Lisboa no dia 31/01/16 e no mesmo dia de volta para o Brasil.

    Em 2016:

    1) Vim para Portugal no dia 23/03/16. Quanto tempo posso ficar aqui em portugal agora? E se eu fizer uma viagem para Londres no meio e voltar para Portugal, quanto tempo posso ficar em Portugal antes de voltar para o Brasil?

    Obrigado mais uma vez!

    Carla

    • Ola Carla
      a regra é de 90 dias em territorio da Area Schegen num período de 180 dias a contar da primeira entrada. UK não faz parte da Area Schegen, portanto conte só os dia em Portugal

      boa viagem

      Eder

      • Eder,

        Obrigado pela resposta. Isso quer dizer que se eu quisesse eu poderia todo ano fazer Brasil-Europa 90 dias, voltar para o Brasil uma semana, voltar pra EU mais 90 dias, Brasil 1 semana….etc..? O fato de voltar para o Brasil e ir para EU “re-inicia” os 180 dias?

        Obrigado mais uma vez.

        Carla

      • Não pode não Carla
        o que pode é 90 dias na Europa e 90 dias No Brasil, depois 90 dias na Europa e mais 90 no Brasil e assim vai

        Dá pra morar meio ano na Europa desde que não seja corrido

        Eder

      • Caro Eder,

        Sobre este periodo EU-Brasil:

        Eu ainda gostaria de entender isso dos 180 dias e o Brasil.

        1) Por exemplo, se eu ficar
        40 dias na EU,
        40 dias no UK ,
        40 dias na EU e voltar pro Brasil…..
        Na volta para o Brasil esse tal periodo de 180 dias continuam a ser contados?? Ou seja, terei que ficar no Brasil 60 dias para poder voltar a Europa?

        2) Coloco ainda outro exemplo:
        Se ficar
        45 dias na EU,
        90 dias no UK,
        45 dias na EU e voltar para o Brasil. Quanto tempo tenho que ficar no Brasil para retornar a EU? Ou esses 180 dias ja tem expirado?

        Desculpe tanta pergunta, mas acho que sao chaves para eu poder entender essa regra.

        Obrigado

        Carla

  287. Ola Eder, bom dia.
    Por favor, preciso do seu esclarecimento.

    1 – estive na Italia, entrando pela Espanha, de 07.12.2015 a 27.01.2016.

    2 – Retorno agora em 04.05.2016 entrando por Roma.

    Penso que ate 07.06.2016 eu teria 85 dias dentro dos 180. E entao eu iria para a Inglaterra para ficar uns 10 dias e voltaria para a Italia.

    E este o raciocinio….

    Obrigada. Abraco. Marcia

    • Isso mesmo Marcia
      apos 07.06.16 você entraria num novo período de 180 dias no qual pode permanecer 90 dias

  288. Olá Éder, bom dia. Por favor, preciso de um esclarecimento:

    1 . Estive somente na Itália de 07/12/2015 a 27/01/2016, entrando e saindo pela Espanha.

    2. Retorno agora em 04.05.2016.

    3. O período de 90 dias se dá pela soma dos períodos descontínuos?

    4. Se for assim, seguindo sua dica, penso em ir para a Inglaterra quando completar uns 85 dias, e ficar por lá uns 10 dias e depois retornar para a Itália.

    Obrigada. Abraço. Ótimo dia.
    Marcia

  289. Ola, eu queria tirar uma duvida.
    Eu cheguei em Amsterdã dia 29/03 e vou estar indo pra Irlanda dia 08/05 até dia 20/05, quando volto e entro por Portugal, posso ficar até dia 07/07 certo? Ai pretendo ir pra Irlanda de novo, pra ficar os 3 meses fora e poder voltar e ficar mais 90 dias, esses dias 10 que eu fiquei na irlanda no mês de maio ele pode ser descontado dos 90 dias que preciso estar fora? Tipo, fiquei 90 dias schengen, e 10 dias fora, isso dá 100 dias, ai eu pego e preciso ficar mais 80 dias pra completar os 180. E no dia 181, já contando de novo outro ciclo, certo ?

    • Ola Thais
      isso precisa ficar mais 80 dias fora da Area Schengen para poder voltar em um novo ciclo de 180 dias

      Eder

  290. Oi Eder tudo bem!? Preciso de uma ajuda. Achei meio confuso isso dos 90 dias 180 dias. Eu moro legalmente na Espanha 10 anos por isso estou um pouco por fora. Meu namorado chegou aqui dia 18/01 entrou pela França dia 18/04 já deu os 90 dias. Vamos nos casar só que como tudo demora ele ja esta ilegal. Como ele poderia conseguir estar mais 90 dias legal ou 180 dias? Só voltando pro Brasil e estando 90 dias ou 180 dias fora da area??Desculpa minha ignorância.. ando procurando sobre esse detalhe faz tempo. Se puder me ajudar no que poderiamos fazer agradeço 🙂

    • Ola Lais
      ele teria que voltar e ficar 90 dias no Brasil

      mas como já está ilegal melhor esperar o casamento
      Eder

      • Ok! Obrigada ☺

  291. Olá pessoal. Tenho uma dúvida: estive na Irlanda com visto de estudante por um ano (nao viajei nesse período) e quando esse venceu vim para Portugal, como turista, no dia 12 de abril. Estou querendo ir para Inglaterra no dia 26 de maio, o que terá totalizado 44 dias em Portugal. Primeira pergunta: é certeza que meu visto vai ser de 180 dias na entrada para inglaterra? E se sim, se eu voltar de lá por volta do dia 15 de outubro, posso ter problemas para entrar em Portugal novamente?
    Se puderem.me ajudar, agradeço bastante!

    Jessica

    • Ola Jessica
      em imigrações nada pode ser dado como certeza. Geralmente o visto do Reino Unido são 180 dias, mas nunca uma certeza

      Se voltar para Portugal não terá problemas para entrar

      Eder

  292. Olá pessoal. Tenho uma dúvida: estive na Irlanda com visto de estudante por um ano (nao viajei nesse período) e quando esse venceu vim para Portugal, como turista, no dia 12 de abril. Estou querendo ir para Inglaterra no dia 26 de maio, o que terá totalizado 44 dias em Portugal. Primeira pergunta: é certeza que meu visto vai ser de 180 dias na entrada para inglaterra? E se sim, se eu voltar de lá por volta do dia 15 de outubro, posso ter problemas para entrar em Portugal novamente?
    Se puderem.me ajudar, agradeço bastante!

  293. Boa tarde, adorei seu site. Estou no Brasil e retornando para França apos morar la durante 1ano com visto de estudante, e estava morrendo de medo de ter problemas pra voltar ja que cheguei dia 27/04 e pretendo voltat dia 10/06, mas foi so ler um pouco os comentarios e esclareci minha duvida. Sei que dessa vez eu entro como turista e terei mais 90 dias para viajar.

    MUITO BOM! Obrigada pelos esclarecimentos

  294. Olá não entendi bem o texto. Eu estou em Bruxelas e vim para morar. Meu marido está fazendo a cidadania italiana. Por ser casada com ele sei que vou ficar legal, mas até essa papelada toda ficar pronta meu período de 90 dias vai vencer.
    Minha pergunta é: se eu for para Londres por exemplo, vão carimbar meu passaporte novamente? E esse carimbo renova meus 90 dias? Mas esse período eu fico legal só na Inglaterra ou eu posso voltar para Bruxelas por mais 90 dias?
    É muito confuso isso. Rs
    Desde já agradeço

  295. Ola, em 2014 fiquei 6 meses em Portugal…. quando saí por Amsterdam, eles foram bem grossos e me levaram para uma sala e começaram a fazer perguntas em inglês…. depois o homem entrou com meu passaporte e voltou, carimbou e me liberou para pegar o voo p brasil….

    SERA QUE NAO POSSO MAIS VOLTAR A EUROPA?????
    só porque fiquei 3 meses a mais lol

    • Ola Carlos se você não recebeu nenhum aviso de proibição de entrada pode voltar a Europa sim.

      boa viagem

      Eder

  296. Olá, vou fazer um intercambio com visto de estudante de 8 meses na Irlanda, e pretendo durante esse período ir aos finais de semana para outros países, principalmente Itália. Eu posso fazer isso? os 90 dias que tenho como turista podem não ser consecutivos? obrigada

  297. ola, tenho um plano de ficar na Europa um ano como turista. Quero entrar em Portugal, ir para Italia ficar na area shengen 90 dias, depois ir para Londres e ficar 180 dias e voltar pelo euro tunel passar pela França , Suiça e Alemanha. Isto é possivel ? não quero ter problemas com imigração porque pretendo ir para os estados unidos e canadá num outro ano obrigada.

    • Olá o overlands!nao sei se meu santo é muito forte ou sou iluminado mas, permanecemos na Europa com nossa TOCA/Toyota/Hilux por 9 meses, s

  298. ola posso ir pra Portugal e Italia em 90 dias, ir para Reino Unido ficar 180 dias , depois voltar pelo Eurotunel e ficar mais 90 dias na França, Alemanha e suiça ?

    • Depois de 180 dias na Inglaterra você pode ir para qq lugar na Area Schegen e por qq meio de transporte

      boa viagem

      Eder

      • Olá! Parabéns pelo blog. Gostaria que me tire esta dúvida.. Eu fiquei 11 meses ilegal na Suíça, fui de carro com aamigos pra França, fui controlada e me levaram P posto lá onde tirei minhas digitais paguei 850 francos de multa, mas já tinhA meu bilhete para voltar P Brasil, até então ele não disseram se eu ia ficar interditada ou não, vim P Brasil depois de 4 meses viajei para voltar na Suíça, mas em Portugal não deixaram eu passar perguntaram o que tinha feito na Suíça porque me interditaram por 3 anos, mas até hoje não tenho nenhum carimbo nem papel que comprove que estou interditada até 2018, gostaria de ir visitar meu noivo mês que vem na França iria viajar com 3 dias de hotel pago.. Gostaria de saber se há possibilidade de entrar na França? Já que paguei a multa e sair do país na data que já tinha comprado o meu bilhete.. Agradeço desde já.. Muito obrigada👍🏽

      • Ola Kris
        se você está interditada por 3 anos não vai poder voltar a Area Schengen neste período.

        Vai ter que esperar os 3 anos passarem. Para saber mais melhor procurar a embaixada da Suíça e verificar

        Eder

  299. Olá, será que poderiam me ajudar?
    Eu entrei na Suécia no dia 16 de DEZEMBRO/2015 e sai dia 28 de FEVEREIRO/2016, totalizando 75 dias.
    Voltei para o Brasil e aqui estou desde de 29 de FEVEREIRO com passagens para Amsterdã dia 09 de JUNHO, totalizando 102 dias fora da Europa. Mesmo que esse período de 180 dias, contando a partir da minha primeira entrada que foi 16 de dezembro de 2015 acabe só 12 de junho de 2016. Eu posso ir tranquilamente e passar 79 dias (volto dia 26 de agosto) ?

    obrigada.

    • Ola Camila
      desde sua primeira entrada até a próxima agora em 09 de junho se passarão 177 dias, somente 3 dias a menos que os 180 totais para fechar um ciclo.
      Você não terá problemas em ir de novo nesta data, já que começará um novo ciclo de 180 dias.

      boa viagem

      Eder

  300. Nossa, realmente eh um ótimo texto e ótimas dicas!

  301. ola..parabens pelo seu blog..~
    estou interditada ate 2018 na europa no espaco schegen
    gostaria de saber se posso ir ao reino unido ou a irlanda? vai acusar que tenho esta proibicao no espaco schegen quando eles vericar meu passaporte? tem possibilidade de impedir a minhaentrada? agradeço desde ja

    • Ola Kris
      são áreas distintas e você não tem nenhum impedimento de entrar na Inglaterra ou Irlanda. Isso não quer dizer que você não possa ser barrada. Qq um pode, mas a principio pode ir sem problemas

      Eder

      • obrigada mais uma vez…gostaria so de saber mais uma duvida..
        como estou interditada ate 2018 ao total de 3 anos no espaço schengen. eu nao posso recorrer para pode entrar antes? ja que paguei a multa e sair na data indicada? fui controlada na suiça 11 meses ilegal…exemplo,se meu namorado suiço quer casar comigo so e possivel ele casar aqui no brasil comigo ou ele pode recorrer para agente casar na suiça mesmo interditada? desculpa mais uma vez, pois e muito importante para mim..obrigada desde ja

  302. Olá! Foi muito útil todas as informações mas ainda tenho umas perguntas! Estou como turista na Europa e meus 90 dias no Schengen vencem no dia 27/07. Queria viajar depois dessa data para Croácia, Hungria, Portugal e Grécia. Caso eu entre na Croácia no final da minha estadia legal (estou na Espanha) mas não permaneça os 90 dias ( quero ficar em torno de 10 dias) e volte para um país do espaço Schengen eu estou ilegal?
    E caso eu tente ir e voltar pro Marrocos antes dos meus 90 dias aqui acabarem? Na volta eu ganho mais 90 teoricamente? Muito obrigada

    • Ola Thaina
      após os 90 dias em países da Area Schengen você só pode voltar legalmente após ficar 90 dias fora desta área

      Caso contrário estará ilegal

      Eder

  303. Ola, venho mais uma vez aqui, pois tenho uma duvida. Cheguei ja Europa día 29 de março por Amsterdam, e fiquei até día 3 de maio e depois fui para Irlanda neste mesmo dia 3 e fiquei até día 15 quando fui para Portugal. Seis que esses 13 días ja Irlanda foram descontados dos 90 días, acrescentando eles a frente. E que meus 90 días completam día 7 de julho, certo¿ porem eu vou voltar para Irlanda para completar meus 3 meses lá e assim poder voltar legalmente, achei uma passagem para Irlanda mais barata no día 8 de julho, tem problema passar 1 día dos 90¿ estarei saindo de Madrid, e outra coisa, quando eu retornar legalmente fica Melhor entrar por qual país, portugal ou Espanha, porque eu quería ir para Espanha, mas achei a imigraçao de Portugal muito deboa, eles nao pedem nada de documentacao, apenas fazer algumas perguntas e só. O que acha pela sua experiencia¿ obrigada pela atençao de nos tirar duvidas.

    • Ola Thais
      passar um dia dos 90 dias geralmente não é problema principalmente sem se tratando de Espanha. Se fosse Suíça ou Alemanha te diria que poderia ter problemas, mas Espanha não. Quando voltar realmente Portugal é mais tranquilo, Espanha tem histórico de problemas com brasileiros

      boa sorte
      Eder

  304. olá eder!!seus videos são muito esclarecedores,tenho uma dúvida e peço sua ajuda.fui a portugal em lisboa,e fiquei por tres meses,sai no dia que venceu os 90 dias,só que eu tenho uma empresa lá,e agora preciso retornar para resolver assuntos da empresa,e ficar por mais um mes por lá,nesse caso especifico, existe exeção pelo fato de ter ficado os tres meses por lá,já não vou como turista mais sim, a negocios,tenho todos os documentos em mão,contrato de empresa,cartao empresa etc…nesse caso posso viajar já antes acabar o periodo dos 180??

    • Ola Silvio
      apesar de voltar para fazer negócios seu visto deve ser de turismo. Se o visto for realmente de turismo você não pode voltar antes de completar 90 dias fora da Area Schengen.

      boa sorte

      Eder

  305. Holla dia 6 de agosto completa 3 meses que estou na Espanha eu pretendo voltar para o Brasil dia 20 de agosto será que vou ter algum problema. Qndo retornar para Espanha novamente.

    • Ola Jamaika
      provavelmente já vai ter problemas na saída

      Sugestão não ultrapasse os 90 dias de visto

      boa sorte

      Eder

  306. Quero fazer um intercâmbio de 3 meses em Malta com meus filhos de 9 e11 anos. Vou comprar um curso e a minha preocupação são eles? Preciso que estudem e que esse estudo possa ter certificado para apresentar na escola de volta. Como faço? Posso matrícular eles na escola pública lá? Com visto de estudante?

    • Ola Ana Carolina
      não sei te responder esta questão. Melhor perguntar na própria escola que vocÊ se matriculou. Acredito que eles possam te ajudar.

      boa sorte
      Eder

  307. Ola tenho uma dúvida.
    Fui a europa uma pequena cidade da Bélgica chamada blegny dezembr de 2015 fiquei o período de quase noventa dias do prazo turismo voltei para o Brasil. E queria volta em setembro deste ano eu poderei ser barrada ou tem um prazo para voltar novamente ( fiquei sabendo que apos um ano)

    • Ola Gislaine
      se você não ultrpassou os 90 dias permitidos e já se passou 180 dias da data de sua entrada na Europa pode voltar em setembro sem problemas para ficar mais 90 dias

      boa viagem

      Eder

      • OLa boa tarde vcs pode me ajudar? Estou na espanha e vou fica 85 dias aqui, eu comprei uma passagem para alemanha so que eu nao sabia.. que tinha que esperar 90dias para volta para europa de novo! pelas minhas contas quando eu volta para o brasil. e for para europa de novo so vai resta 13 dias pra completar os 90 dias de esperar. alguem sabe dizer se alguem passou por essa situacao e nao foi barrado na imigracão ??? quero ter certeza se vou perde a passagem ou nao.. Muito obrigado

      • Ola Tássio
        em se tratando de Alemanha as regras são seguidas a risca, ou seja, a probabilidade de eles criarem probelmas por não ter ficado os 90 dias fora da Area Schengen é grande

        boa sorte

        Eder

      • Eder, gostaria de uma informação, uma amiga que está em Londres a quase 165 dias quer ir para Itália com carta convite, teria algum problema? Ficaria 15 dias lá. Seria melhor ir de trem ou avião por causa da imigração? Faltando 2 dias para dar os 180 dias ela poderia voltar para Londres? Agradeço atenção.

      • Ola Lanna
        pode ir para Itália sem problemas. Quanto a voltra para Londres ela não poderá exceder 180 dias no período de um ano

        boa sorte

        Eder

  308. Bom Dia
    Preciso muito da sua ajuda.
    Minha amiga foi pra Itália no dia 04 de maio/16 e veio embora no dia 10 de maio/16 , agora ela quer voltar comigo no dia 02 de outubro e vir embora no dia 29 de outubro. Fiquei confusa se ela pode ou não…A lei é voltar depois de 6 meses independente se ficou uma semana????/ Por favor me ajude…Muito Obrigada

    • Ola Luciana
      ela pode voltar tranquilamente. Ela tem 90 dias para permanecer na Area Schegen e só usou 6 dias

      boa viagem

      Eder

      • Eder muito obrigada pela informação. Você é nota 10. Seu Blog maravilhoso.Como é bom conversar com quem entende realmente do assunto.Um grande abraço..Luciana

      • Ola Luciana
        foi um prazer ajudar

        bjs

        Eder

  309. Tá, me explica exemplificando a minha situação: eu viajei pra Europa indo pra Portugal, mas meu passaporte foi carimbado na França. Cheguei em Lisboa em 07 de maio e vim pra Holanda em 04 de Junho. Meu noivo mora aqui e estávamos de férias em Portugal, onde pretendíamos casar, como ocorreram imprevistos burocráticos e achávamos que resolveríamos logo eu vim com ele pra Holanda, mas agora… Vou ficar ilegal em 07 de agosto??? Estou desesperadaaa… Me ajuda, por favor!!! Sou brasileira, só pra esclarecer🙂

  310. Estamos na fronteira mongolia/China, precisamos fazer o “Carnet de Passage” para Ásia/África, carro brasileiro, alguém tem uma dica?

  311. Olá Eder e Fabi,

    Gostei muito das informações e gostaria de saber se posso estudar full time na universidade na Schengen Area com a entrada de Turista por 90 dias?

    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Abraços,

    • Ola Lilian
      pode estudar com visto de turista, mas seriam apenas 90 dias. Não sei se há algum curso de tão curta duração

      boa sorte

      Eder

  312. Como vou comprar o ticket no 180°dia para dizer que sai da inglaterra nesta data, estando na frança? Posso comprar o ticket com antecedencia, ou seja no mesmo dia que eu sair da inglaterra pra frança? Com esse ticket na mão posso sair pela frança normalmente?

    • Ola Karina
      ou você compra o ticket com antecedência ou compra pela internet de qualquer lugar do mundo

      Eder

  313. Adorei o site,Mais sou meio burro ainda pra entender cartas coisas!! Mais queria saber o seguinte,fiquei 4 meses em Londres e com pra Barcelona,gostaria de saber Se continua correndo is 6 meses na Europa normal mente. Ou posso ficar Mais 3 meses em Barcelona. Resumindo Peuguei 1 visto de 6 meses quando entrei no Reino UNIDO. Agora estou em Barcelona Mais no carimbo de entrada nao esta falando quanto tempo posso ficar. Meu visto vence dia 26 setembro e queria ficar Mais tempo Aqui.obrigado e Bom dia!!

    • Ola Renato

      a imigração do Reino Unido é independente do resto da Europa. Assim você tem direito a 6 meses no Reino Unido e 3 meses em Barcelona

      boa viagem

      Eder

  314. Parabens pelo site, ja li e re li eles varias vezes e o melhor que ja achei.

    meu caso: fiquei na irlanda por 3 meses, apos isso fui para Londres, de la ja fui direto para Paris, Amsterda, ( so por passeio , gastando um dia em cada) voltei para Londres vindo de Amsterda, onde ai ganhei meu visto para ficar em Londres de (6 meses), e nao de 3 meses como de fato deveria ser, pois eu ja estava na Irlanda ha 3 meses… O problema e que meu visto da UK acabou dia 27/07, e ja estamos em 05/09/2016
    eu gostaria muito de voltar para Irlanda como estudante vindo de Londres, porem tenho medo de nao entrar, mesmo apresentando toda a documentacao necessaria, simplesmente por ter estado 9 vezes em paises fora do tratado, o que foram ”3 na irlanda, 6 na Inglaterra”, e agora enquanto esperava a situacao se regularizar ( money) eu estou ( ilegal ) ja por quase 40 dias em londres … se a chance for muito ruim de eu nao me dar bem tentando voltar pra Irlanda, eu prefiro sair de londres e ir pra franca e la Espanha de Bus… por favor, voce e uma das unicas pessoas que preso o conselho.. aguardo ansiosa, pois como fiquei so dentro do tratado, tenho medo de nao conseguir vir pra Irlanda, mesmo ja tendo passado 7 meses fora dela …

    Jess

    • Ola Jessie
      são tres areas diferentes: Reino Unido, Area Schengen e Irlanda. apos 7 meses lomge da Irlanda pode voltar tranquilamente. Pode ter problemas ao sair do Reino Unido pois ultrapassou o limite de tempo

      boa sorte
      Eder

  315. Olá Eder tudo bem? Primeiro parabens pelo site viu! Pelo que vi acima, então eu posso ficar 90 dias na Irlanda e mais 90 na Inglaterra (que tem visto de 6 meses para turista)? Outra coisa, como teria ficado 90 dias na Irlanda, se eu ficar os outros 90 dias em Londres não poderia viajar para países de fora do acordo, apenas ficar em Londres certo?
    Obrigada!!!!

    • Ola
      são tres areas distintas: Reino Unido, Irlanda e Area Schengen. Respectivamente 6 meses, 3 meses e 3 meses de permanência. Então pode ficar 90 dias na Irlanda (fora do acordo Schengen) e mais 90 dias na Inglaterra (também fora do acordo) e neste período pode sair para visitar outros países.

      boa viagem

      Eder

  316. Ola Eder…será que pode me ajudar? Entao de acordo com o post acima posso ficar 90 dias na Irlanda (fora do acordo Schengen) e mais 90 dias na Inglaterra (também fora do acordo), já que lá eu poderia ficar 6 meses? E se eu fizer desta forma enquanto estiver em Londres nao posso visitar outro pais fora do acordo pois ja utilizei os 90 dias na Irlanda? Confuso…me ajuda!!!!

    • Ola
      são tres areas distintas: Reino Unido, Irlanda e Area Schengen. Respectivamente 6 meses, 3 meses e 3 meses de permanência. Então pode ficar 90 dias na Irlanda (fora do acordo Schengen) e mais 90 dias na Inglaterra (também fora do acordo) e neste período pode sair para visitar outros países.

      boa viagem

      Eder

      • Eder

        olha meu caso…
        estava ha 3 meses na Irlanda
        viajei pra Inglaterra, chegando la peguei um bus, fui pra Amsterdã, na volta eles carimbaram meu Passport e me deram 6 meses. e eu fiz a trip de Bus.
        passei em PARIS, amsterda, e voltei de Ferry pra Irlanda do North, e la peguei um Bus pra Dublin.

    • Voce pode fazer assim:
      90 Dias na Irlanda que e um ( pais fora do Tratado)
      Depois 180 dias ( Inglaterra ) Pais que NAO FAZ PARTE DA UE e nao faz parte de nenhum tratado.
      Depois – 90 dias por exemplo na ESPANHA ( pais dentro do Tratado)

      minha informacao nao e 100% pois nao posso afirmar como sera a boa vontade da Inglaterra.
      entao se precisar fazer algo, faca primeira, Inglaterra, Irlanda e espanha que dai n tem erro.

      correto producao ?

  317. Ola!! tenho um visto de estudante na italia ate o fim do ano mas gostaria de ficar por mais 1 mes. Sera que preciso alterar alguma coisa do meu visto?

    Obrigada

    • Ola Mariana

      ao fim do seu visto de estudante automaticamente você se transformará em uma turista e pode ficar por mais um mês

      boa viagem

      Eder

  318. Olá Eder, sou Raquel, já estou ilegal na Itália a 5 meses, ia voltar para o Brasil, mas conheci uma pessoa que agora é meu companheiro, estamos querendo ir ao Brasil em Novembro para ferias e depois retornar, estou com medo que não me deixem, tem qualquer coisa que posso fazer para conseguir uma permanência aqui na Itália? Sem ser casando. Posso ir até o consulado tirar minhas dúvidas ou é arriscado? Obrigada.

    • Ola Raquel
      sem ser casando as alternativas são poucas. Você pode conseguir um passaporte europeu se tem algum ancestral que nasceu na Europa, conseguir um visto de estudante ao se matricular em algum curso na Itália ou um visto de trabalho se alguma empresa na Itália se propor a ser seu sponsor.

      boa sorte

      Eder

  319. Olá Eder, apenas uma dúvida: ainda é uma prática comum a França não carimbar o passaporte na entrada pelo Eurotúnel? Ainda existe esse loophole?

    • Ola Nick
      se você der uma olhada nos comentários tem gente dizendo que teve o passaporte carimbado e tem gente dizendo que o passaporte não foi carimbado.
      Não sei te dizer como está agora

      boa sorte
      Eder

  320. No caso, hoje em dia ainda é comum não carimbarem o passaporte com a data de entrada na schegen area (pelo eurotunel)? Em um outro blog me disseram que na saida do trem em londres eles carimbam a sua entrada na schegen area, ai você já teria o carimbro válido por 90 dias, eu precisa muito descobrir isso antes de ir, você sabe informar?

    • Ola Nick
      se você der uma olhada nos comentários tem gente dizendo que teve o passaporte carimbado e tem gente dizendo que o passaporte não foi carimbado.
      Não sei te dizer como está agora

      boa sorte
      Eder

      • Eder, você tem uma paciência absurda de responder todos os comentários desde 2014, fiz como você aconselhou e li todos os comentários, juntando também com pesquisas em outros blogs acredito que a melhor chance seria indo da Inglaterra pra França de ônibus.
        Ok, aí carimbam minha entrada na Inglaterra, eu pego o trem, acontece de eles não carimbarem a minha saída de londres/entrada na frança, ai eu vou “ter” os “270” dias, mas quero usar só 150, no término dos 150 (eu já com o ticket do ônibus em mãos como se eu tivesse entrado na frança no dia 90) posso ir direto embora pela França/Grécia/Espanha mesmo sem ter nenhum carimbo da schegen no meu passaporte ou seria necessário eu voltar de ônibus/eurostar pra Inglaterra e voltar pro brasil por lá?

        Obrigada pelas respostas, eu achei que não tinha ido o primeiro comentário e acabei fazendo um segundo.

  321. Olá, muito obrigado por auxiliar tanta gente!
    Tenho uma pergunta também: Entrei pela Suíça 12/05/16 – fiquei uma semana em Londres e voltei pra Suiça – Da Suiíça voltei pro Brasil 10/06/16, ou seja, fiquei pouco menos de 1 mês na Europa. Gostaria de voltar pra Suíça em outubro ou novembro para passar 90 dias. É possível realizar a viagem em outubro/novembro? Ou terei quer esperar completar 6 meses da saída de Schengen?

    • Ola Vinícius
      em novembro já fará 180 dias da sua primeira entrada (12/05/16), assim poderá voltar para ficar 90 dias consecutivos

      boa viagem
      Eder

  322. Oi Eder, primeiro, parabéns por esse estilo livre de vida, obrigada por todas as infs que vc disponibiliza.
    Agora, o help, se vc puder.. Vim pra Dublin fazer um intefcâmbio, fiquei 8 meses como estudante. Agora meu visto de estudante venceu, consegui uma extensão para ficar os 90 dias de turistas. Um pouco antes desse tempo acabar, quero ir pra Espanha, passar 90 dias. Vou ter problema na imigração da Espanha? Consigo que eles me deem esses 90 dias, mesmo tenho ficado em Dublin por 90? Obrigada,

    • Ola Roberta
      a Irlanda não faz parte da Area Schengen, assim você poderá entrar na Espanha que faz paret da Area Schengen sem probelmas para permanecer 90 dias.

      boa viagem

      Eder

      • Puxa, que notícia boa. Muito obrigada pela resposta e atenção. Sucesso pra vocês.

  323. Oi Eder, primeiro, parabéns por esse estilo livre de vida, obrigada por todas as infs que vc disponibiliza.
    Agora, o help, se vc puder.. Vim pra Dublin fazer um intercâmbio, fiquei 8 meses como estudante. Agora meu visto de estudante venceu, consegui uma extensão para ficar os 90 dias de turista. Um pouco antes desse tempo acabar, quero ir pra Espanha, passar 90 dias. Vou ter problema na imigração da Espanha? Consigo que eles me deem 90 dias, mesmo tenho ficado em Dublin por outros 90? Obrigada,

  324. Eu posso pegar um passaporte novo pra poder retornar a europa novamente depois ter fica do os 90 dias ?
    Porque eu tenho o carimbo no passaporte , eu estava na italia .
    Agora se eu pegar um novo passaporte nao vou ter o carambola e vou poder entrar na europa .

    • Ola Jefferson
      seu nome está no sistema de entrada da Europa, trocar de passaporte não adianta

      boa sorte

      Eder

  325. Oi boa tarde gostaraia que me tirasse uma duvida o que sigunifica esse carimbo no passaporte (F) pois foi dado aqui no brasil quando cheguei.Pois fui barrada em barrajas mais meu destino era porto Portugal eles falaram que poderia voltar depois de 6 meses gostaria de voltar agora em dezembro pois fui barrada em maio seria possível?

  326. Boa tarde gostaria que me tirassem uma duvida ia para potro em portugal mais fui barrada em barrajas pois alegaram que eu tinha permanecido mais de 90 dias no pais sendo que eu tinha carta convite e contrato de trabalho mais eles foram irredutíveis isso aconteceu em maio,mais eu ouvi eles dizendo que só poderia retornar depois de 6 meses e quando cheguei ao brasil a policia federal carimbou o meu passaporte assim (F) o que significa esse carimbo pois gostaria muito de voltar a gora em novembro por favor me tirem essa duvida muito obrigado

    • Ola Regina
      não importa se você tinha carta convite e contrato de trabalho, se você entrou como turista não poderia mesmo permanecer mais de 90 dias. Se você não recebeu nenhuma multa ou informação sobre restrições de entrada, já pode voltar pois ficou fora da Area Schengen o tempo necessário.

      boa sorte

      Eder

  327. Tenho uma duvida.
    Fui do Brasil para a Suíça, com passaporte carimbado dia 29/07/2016.
    Estou dando entrada em meu casamento no civil aqui na Suíça .
    Mas eu não ainda não obtive resposta pela imigração, já respondi as perguntas que eles queriam saber e estou no aguardo de informações.. Anteriormente eu viajei para Suíça dia 18/12/2015 e fiquei aqui até dia 13/03/2016 num total de dias no ano de 2016 de 161 dias juntando as duas viagens.
    O que eu quero saber é que se eu teria que ter voltado dia 25/10/2016, ou seja, hoje.
    Então eu quero entender que se eu voltar para o Brasil por exemplo amanhã, só volto ano que vem, pois meus dias para completar os 180 dias faltam ainda 19 dias… dando um total de 180 dias… posso permanecer até os 19 dias que ainda me faltam, ou eu entendi errado?
    Será que tem alguém para me ajudar a entender???
    P.S… eu estive esse ano num total de 161 dias.
    Se tenho direito a 180 dias então me restam 19 dias.
    Meu casamento foi dando entrada aqui, na subprefeitura local e depois na prefeitura da localidade…
    O que preciso fazer?
    Eu posso continuar, ou eu estou ilegal?
    Me ajudem… estou sem dormir por conta disso…
    Desde já agradeço e aguardo informações.
    Grata!

    • Ola Glaucia
      a regra é que você pode ficar 90 dias na Area Schengen (na qual a Suíça está inclusa) e então deve ficar 90 dias fora desta área para poder voltar legalmente. Não se pode ficar 180 dias seguidos na área.
      Como você chegou em 29/07 então no dia 26/10 completará 90 dias e a partir de então estará ilegal no país

      espero ter ajudado

      Eder

  328. Estava lendo a pergunta da Regina acima e também estou com a mesma duvida quanto a letra (F) escrito a caneta em meu passaporte, gostaria de saber o que significa .

    Obrigado .

  329. Boa noite Eder. Primeiramente , obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
    Veja se pode me tirar uma dúvida, por favor.

    Eu estou em Malta a estudo, a principio sem visto , mas esta semana darei entrada, uma vez que ficarei por 4 meses. Acredito que não terei problema em tirá-lo.

    Entretanto, como muitos brasileiros, quero estender minha viagem. Uma por que acho que com 4 meses aqui em malta não vai aumentar muito o meu conhecimento na língua, e outra porque agora não é a hora de viver no Brasil novamente ne. Enfim, minha duvida é:

    Fiquei na dúvida, mesmo com o visto ou não eu já terei passado 120 dias na Schengen, neste caso indo para Os Reinos Unidos eu teria apenas mais 2 meses como turista ou começaria a contagem do zero, 180 dias?

    Sabes como está a entrada agora depois que eles resolveram não mais participar da união europeia? Seria mais seguro comprar um curso de estudante pelo menos por mais um mês?

    Obrigado pela atenção.

    • Ola Alan
      na Area Schegen da qual malta faz parte e o Reino Unido não faz parte, você tem direito a permanecer com visto de turista por 90 dias num período de 180 dias a contar da data da primeita entrada. Já no Reino Unido você pode permanecer 180 dias num período de um ano também como turista.

      O tempo que tiver o visto de estudante em Malta não conta para o visto de turismo

      boa sorte

      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: