Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 09/02/2014

Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália

Os 12 Apóstolos não se contentam em apenas ser um lugar único no mundo. O caminho para chegar até esta obra que tem divindade muito além do nome também é mais que especial. Dirigindo pela Great Ocean Road você se sentirá como Dorothy caminhando pela estrada de ladrilhos dourados de o Mágico de Oz. Com certeza você não encontrará um leão covarde, mas não deixará de ver os não menos pacatos coalas a beira da estrada. Na sua história com certeza não existirá um Homem de Lata, mas não perca a oportunidade de ver os restos de lata dos navios encalhados na costa. Se Dorothy se deparou com macacos voadores, não deixe por menos e literalmente voe com sua prancha em ondas mais que perfeitas. A cidade das esmeraldas nunca será vista, o tesouro maior é a cor do mar de um verde muito mais precioso que qualquer jazida de esmeraldas. No seu conto não há bruxa má, porque se deparar com esculturas colossais dentro do mar se não é obra divina só pode ser coisa de bruxa boa.

Família unida para tradicional foto

Família unida para tradicional foto

Localização

Os 12 Apóstolos ficam na região sudeste da Austrália, mais exatamente no Port Campbell National Park.

A maior cidade da região é Melbourne que dista duzentos e vinte e seis quilômetros das imponentes formações rochosas tomando a estrada pelo interior. Mas temos absoluta certeza que ninguém se arrependerá de rodar quarenta e quatro quilômetros a mais pela inesquecível paisagem da Great Ocean Road, uma das mais belas estradas do mundo. Próximo a Geelong basta seguir as placas para cidade de Anglesea e deslizar pelas estradas C134 e depois B100. Dirija sem pressa e aprecie o visual que é de cair o queixo.

A cidade base para visitar os 12 Apóstolos é Port Campbell que fica a apenas onze quilômetros e meio de distância de um dos cartões postais australianos. De Adelaide são seiscentos e noventa quilômetros e para quem gosta de dirigir até dá para encarar a distância que não é pequena. Os mil e noventa e dois quilômetros que os separam de Sydney devem ser feitos por outro meio de transporte que não o carro, a não ser que você esteja em uma longa road trip pelo país.

Como chegar aos 12 Apóstólos?

Para chegar aos 12 Apóstolos existem quatro opções. Aqui vamos listar as opções para chegar até Melbourne e Port Campbell que são as cidades mais próximas aos sentinelas de pedra do mar australiano. Devido a Melbourne ser uma cidade infinitamente maior que Port Campbell, as opções de transporte até lá são mais abundantes e sem sombra de dúvidas vale a pena alugar um carro para fazer o trajeto Melbourne – Port Campbell (12 Apóstolos).

Até o Nerinho quis tirar uma foto

Até o Nerinho quis tirar uma foto

De trem/ônibus

Esta é a opção de quem não tem pressa. A única estrada de ferro importante que passa por Melbourne é a The Overland que liga a cidade a Adelaide. A distância que de carro leva sete horas, em trem demora onze intermiváveis horas e custa 58 AUD. As outras cidades importantes da Austrália não tem ligação ferrea direta com Melbourne e as viagens incluindo baldeações podem levar facilmente mais de dois dias e por esta razão não serão descritas neste post. Para quem ainda assim tiver interesse neste tipo de viagem basta acessar o link: Trens na Austrália.

Os trens não chegam até Port Campbell. De Melbourne existem saídas as segundas, quartas e sextas que mesclam o uso do trem com ônibus operadas pela empresa V/Line. O preço do trajeto sai por 33 AUD. Abaixo os detalhes de horários de partida, chegada, tipo de transporte e tempo de espera entre as baldeações.

Detalhes do como combinar trem e ônibus para chegar a Port Campbell (Clique na imagem para ampliar)

Detalhes do como combinar trem e ônibus para chegar a Port Campbell (Clique na imagem para ampliar)

De carro

Esta com certeza é juntamente com o avião a melhor opção para se chegar aos 12 Apóstolos. No aeroporto de Melbourne existem muitas opções para se alugar um carro. A estrada de Melbourne a Port Campbell é simplesmente a Great Ocean Road com suas centenas de atrativos no caminho. Se optar pelo carro, Princetown que é ainda menor que Port Campbell também pode servir como cidade base para sua visita aos 12 Apóstolos.

Abaixo lista de locadoras de carros com agências no aeroporto de Melbourne (Tullamarine):

Budget Car, Redspot, Hertz, Avis, Thrifty, Europcar

Abaixo lista de locadoras de carros com agências no aeroporto de Avalon:

Budget Car, Avis, Europcar

De Excursão

Todos já sabem que não somos muito fãs de excursões, mas devido as dificuldades de se chegar a este lugar único no mundo em transporte público resolvi escrever sobre esta opção. Para quem não dirige com certeza é a melhor escolha.

As opções mais baratas de excursões de um dia saindo de Melbourne custam 88 AUD por pessoa. Existem também escolhas para quem pretende conhecer a região mais detalhadamente. As variações de duração, luxo e preço são infinitas. Confira as empresas mais populares: Great Ocean Road Tours, Go West, Escape Discovery Adventures.

De avião

Existem dois aeroportos na região. O aeroporto de Melbourne (Tullamarine) fica a duzentos e oitenta quilômetros dos 12 Apóstolos e apenas vinte e quatro quilômetros do centro da cidade. Já o aeroporto de Avalon fica a duzentos e vinte quilômetros das gigantescas rochas e a cinquenta e cinco quilômetros do centro de Melbourne. Abaixo a tabela que mostra rotas, preços, duração da viagem e horários de partida.

Vôos internacionais para Melbourne (Clique na imagem para ampliar)

Vôos internacionais para Melbourne (Clique na imagem para ampliar)

Voos nacionais para Melbourne (Clique na imagem para ampliar)

Voos nacionais para Melbourne (Clique na imagem para ampliar)

Voos nacionais do aeroporto de Avalon (Clique na imagem para ampliar)

Voos nacionais do aeroporto de Avalon (Clique na imagem para ampliar)

Onde ficar

Em Melbourne para quem chegou de avião já tarde da noite não existe melhor opção que o Ibis Budget. Fica apenas quatrocentos metros do terminal 4 que é o mais distante, atrás do Mac Donalds. A diária sai por volta de de 120 AUD para três pessoas em um quarto. Para aqueles que preferem mais luxo ainda a uma distância facilmente percorrida a pé estão o Park Royal Melbourne Airport e o Holiday Inn Melbourne Airport.

Fachada do Ibis Budget Airport em Melbourne

Fachada do Ibis Budget Airport em Melbourne

Já em Port Campbell existem muitas opções. Nós ficamos hospedados no Port Campbell Hostel em um quarto familiar já que menores de dezoito anos não podem se hospedar em quartos compartidos. Gastamos os mesmos 120 AUD de Melbourne, mas por um quarto bem mais espaçoso com duas beliches e uma cama de casal.

Quando ir

A Austrália fica no hemisfério sul como o Brasil e portanto as estações do ano são as mesmas do nosso país. Entre junho e setembro é a época de maior frio, com temperaturas médias entre treze e nove graus, um bocado frio para padrões brasileiros e para se visitar um destino de praia. Já durante o verão, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro as temperaturas sobem para até vinte e um graus, uma sensação térmica bem mais confortável para se estar a beira mar. Visitamos a região em dezembro e mesmo assim sentimos a necessidade de vestir agasalhos no início da manhã e final do dia como podem ver pelas fotos.

Mesmo no verão as temperaturas não são tão altas

Mesmo no verão as temperaturas não são tão altas

Também é no verão quando as chuvas são mais escassas, com índices pluviométricos abaixo dos 50 mm. Como frio e chuva não são condições ideais para visitar nenhum ponto turístico sugerimos planejar sua viagem durante o verão australiano.

Aproveite o verão para fugir das chuvas

Aproveite o verão para fugir das chuvas

Onde comer

Port Campbell tem a inacreditável população de 599 habitantes e apesar da proximidade com as rochas mais famosas da Austrália não podemos esperar uma grande variedade de restaurantes. Preferimos preparar nossa própria refeição na cozinha do albergue. Macarrão com vinho branco típico das vinícolas da região. Se esta também for sua escolha não deixe suas compras para depois que escurecer ou você pode dar com a cara na porta do supermercado.

Caso a preguiça seja seu pecado capital favorito separamos alguns restaurantes da cidade baseados nas referências do Trip Advisor. O primeiro da lista é o Frying Nemo Fish ´N´ Chips. Tradicional fast food inglês, se a comida não for boa fica o consolo de pagar barato e do nome bastante inusitado.

Fast Food no Fritando Nemo

Fast Food no Fritando Nemo

A segunda indicação é um pouco mais sofisticada. O 12 Rocks cafe and Beach Bar tem até website e segundo os frequentadores um deck com vista para praia que é o lugar ideal para apreciar o por do sol segurando uma cerveja gelada.

Ingresso para Port Campbell National Park

Para nós brasileiros parece inacreditável que um Parque Nacional tão bem estruturado e conservado não cobre ingressos, mas é isso mesmo. Você e sua família não pagam nada para conhecer este Lugar Único no Mundo.

Atrações do Port Campbell National Park

Saindo de Port Campbell em direção a Melbourne as atrações estão na seguinte sequência as margens da estrada.

The Loch Ard Gorge

O desfiladeiro recebeu este nome após o naufrágio do barco de mesmo nome no local nos idos de 1878. Existem três trilhas no local para serem exploradas conforme figura abaixo. A mais interessante é mesmo a que leva ao Loch Ard Wreck Lookout, onde é possível ver todo o desfiladeiro como se estivesse quase dentro do mar. Outra atração imperdível desta trilha é descer até a pequena praia que se forma aos pés do desfiladeiro. Você, como eu, se sentirá apenas um grão de areia da praia frente a descomunal altura das falésias. Também exploramos o Muttonbird Island Lookout de onde se vê a ilha Archway hoje isolada do continente após a queda de seu arco. As duas rochas formadas com a queda da ponte natural foram dados os nomes de Tom e Eva os únicos sobreviventes do naufrágio.

Mapa das trilhas

Mapa das trilhas

Vista do Loch Ard Wreck Lookout

Vista do Loch Ard Wreck Lookout

Vista de cima do desfiladeiro

Vista de cima do desfiladeiro

Os 12 Apóstolos são sem dúvida a grande atração do parque nacional. As formações rochosas calcárias são facilmente esculpidas pela água do mar que constantemente golpea suas paredes formando cavernas e arcos. A taxa de erosão das formações pode chegar a dois centímetros por ano. Até 2005 existiam apenas nove formações rochosas (apóstolos) encravadas no mar que assitiam o vai e vem de carros pela Great Ocean Road, mas mesmo assim o local recebeu o nome de 12 Apóstolos em referência aos seguidores de Jesus. Em julho de 2005 uma das formações de cinquenta metros de altura desabou e os “apóstolos” passaram a ser apenas oito. As piadas dizem que foi Judas quem ruiu e foi ao fundo das águas. Independente das histórias e curiosidades é um lugar de tirar o fôlego até dos mais experientes viajantes.

Foto antes da queda de

Foto antes da queda de “Judas”

Foto depois da queda de

Foto depois da queda de “Judas”

Gibson Steps

Como o próprio nome diz é uma escada com centenas de degraus que nos leva a uma praia com uma única formação rochosa de setenta metros de altura. Pode ser vista ao longe da plataforma de visitação dos 12 Apóstolos, mas vale o esforço de sujar os pés na areia e conferir de perto seu colossal tamanho. Já que os 12 Apóstolos só podem ser admirados de longe não tenha dúvidas de chegar mais perto desta escultura da mãe natureza.

Escultura de 70 metros de altura

Escultura de 70 metros de altura

London Bridge

Saindo de Port Campbell esta formação está localizada na direção oposta a Melbourne. Até 1990 havia uma ponte natural ligando a atual ilha ao continente. Após o desabamento dois turistas ficaram presos na parte isolada da rocha e tiveram que ser resgatados por um helicóptero.

Antes do desabamento

Antes do desabamento

Depois do desabamento

Depois do desabamento

Veja Também:

Rota Gourmet na Great Ocean Road – Austrália

Opera House – Sydney – Arquitetura Espetacular

Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália

Lugares Únicos no Mundo – Pamukkale – Turquia

Tudo que vi, vivi e experimentei de novo na Austrália by Amélie

Lugares Únicos no Mundo – Uluru – Austrália

Dicas para dirigir na Austrália

Como alugar um motorhome para sua viagem pela Austrália

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja

Lugares Únicos no Mundo – Inhotim – Brumadinho – MG


Responses

  1. Em breve estarei nesse pico e seguirei estas recomendações. Link guardadinho aqui no roteiro.😉 http://mochilaebike.org

    • Valeu Aldo
      só não vai usar o tópico “como chegar aos 12 Apóstolos”, pois vai de bike né?

      abs e torcendo por sua viagem

      Eder

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  11. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  13. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]

  14. Eder, vou para Austrália em Dezembro.. Achei bem bonito este local.. Estou pensando em ir visitar.. Estarei em Sidney, pretendo ir até Melbourne e descer em Avalon (pelo que li das tuas dicas é mais perto) e de lá alugar carro…
    Tens a indicação de outros locais para eu visitar pelo caminho? O lugar é lindo como aparenta? Dá para descer até a beira da praia (nao vi fotos assim)?

    Obrigada!!

    • Ola Pamela
      se for faça também a rota gourmet que é bem pertinho epsrimentando vinhos, queijos e chocolates. No caminho tem várias praias legais para conhecer.
      Nos doze apóstolos você não desce na praia, soemnte na praia do lado que também tem as mesma formações rochosas.

      boa viagem

      Eder

  15. […] 2)      Great Ocean Road e os 12 Apóstolos […]

  16. […] Lugares Únicos no Mundo – 12 Apóstolos – Austrália […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: