Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 15/06/2014

Gastronomia em São Bento do Sapucaí e a influência da culinária mineira

São Bento do Sapucaí é uma Estância Climática situada na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Mas por ficar na divisa com o Estado de Minas Gerais a culinária da região tem forte influência da comida tradicional mineira. Para aqueles que visitam a região, principalmente no inverno, o Guia Roteiro de Turismo dá algumas dicas sobre os restaurantes e pousadas em São Bento do Sapucaí. A cidade não só oferece uma variedade de belas paisagens onde o contato com a natureza é fundamental, como também dá a grande oportunidade dos turistas apreciarem o verdadeiro sabor da “comida da roça”.

Pedra do Baú uma das belezas naturais de São Bento do Sapucaí

Pedra do Baú uma das belezas naturais de São Bento do Sapucaí

A especialidade nos pratos tem total influência da culinária mineira, que incentivou novos sabores mixados aos alimentos típicos produzidos em São Bento do Sapucaí. Com isso, a maioria dos restaurantes serve comida feita no fogão à lenha, lembrando todo o tradicionalismo que a gastronomia mineira oferece em suas panelas de barro e seus temperos deliciosos.

Alguns dos melhores pratos reúnem dois sabores típicos da região, que são o pinhão e a truta, um peixe criado na região da Serra da Mantiqueira. São muitas as opções de locais que oferecem pratos mais requintados, como o Restaurante Sabor com Arte e sua famosa truta flambada. Este está localizado no bairro do Paiol Grande e é conhecido por fazer a melhor truta de São Bento do Sapucaí, servida com farofa e bananas caramelizadas como acompanhamentos.

Restaurante Sabor e Arte a arte da culinária mineira

Restaurante Sabor e Arte a arte da culinária mineira

Outra sugestão é o Restaurante Taipa que tem especialidade em comidas caseiras desde 2003. Está localizado no centro da cidade próximo a algumas das melhores pousadas e comércios. O interessante é a arquitetura do local que lembra muito o interior, com um salão no estilo rústico. Peças de artesanato e panelas de ferro decoram as paredes do restaurante e as mesas que acolhem os clientes são de madeira. As especialidades regionais do fogão à lenha são prioridade, mas há outras opções para que os visitantes tenham mais alternativas e consequentemente uma refeição agradável. Comidas vegetarianas, salgadinhos artesanais e saladas à moda da casa são alguns dos pratos oferecidos. Além disso as sobremesas são servidas como cortesia.

Restaurante Taipa: comida caseira e arquitetura da roça

Restaurante Taipa: comida caseira e arquitetura da roça

Outros restaurantes proporcionam o melhor da comida mineira em São Bento do Sapucaí. É o caso do Restaurante e Pizzaria Sabor da Serra que oferece sete tipos diferentes de truta na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no centro e o Restaurante Trincheira que fica no Bairro do Quilombo e garante criatividade e bons sabores em seus pratos. O inverno está chegando e fica a dica para aqueles que desejam conferir a gastronomia de São Bento do Sapucaí com sabores irresistíveis e feitos através do fogão à lenha, uma ótima ideia para essa época do ano.

Restaurante Trincheira: boa comida e visual de tirar o fôlego

Restaurante Trincheira: boa comida e visual de tirar o fôlego

Restaurante Trincheira: requinte e simplicidade

Restaurante Trincheira: requinte e simplicidade

Se você ficou com água na boca e quer conhecer as pousadas em São Bento do Sapucai para fazer sua reserva, então acesse o site do Roteiro de Turismo: http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/sao-bento-do-sapucai/. O Guia Roteiro de Turismo também apresenta muita informação sobre os destinos na Serra da Mantiqueira como Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal. Este post foi patrocinado pelo site Roteiro de Turismo.

Veja Também:

Paraty mescla de passado histórico e belas praias

De Parati até Ubatuba, de bike. Um caminho de Santiago para aqueles que não fizeram pecados graves

Natal Radical – Guia do Aventureiro Mirim em Brotas – Página 1

Tudo que você sempre quis saber sobre São Miguel do Gostoso – RN

Brasília a cidade do faz de conta – Fábula 1

O Atelier de Aleijadinho – Congonhas – MG

Lugares Únicos no Mundo – Inhotim – Brumadinho – MG


Responses

  1. Foi pra agenda oficial. Será, portanto, visitada.

    • Ola Mariel

      não deixe de voltar aqui no blog para contar como foi sua experiêcnia por lá.

      Boa viagem

      Eder

  2. Que delícia relembrar São Bento do Sapucaí. Nos hospedamos na Pousada do Quilombo, onde tem o restaurante Trincheira. Além do lugar ser lindo, a comida é deliciosa!!! Gostamos bastante de estar por lá!! Um abraço

    • Ola Débora
      São Bento é mesmo um lugar muito legal.

      A pousada Quilombo é muito cara? A Regeane do Viagens em Família tá procurando uma pousada barata por lá, mas tá difícil.

      valeu

      Eder

  3. […] Gastronomia em São Bento do Sapucaí e a influência da culinária mineira […]

  4. […] Gastronomia em São Bento do Sapucaí e a influência da culinária mineira […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: