Publicado por: patoeconomico | 18/07/2014

Quer viajar de graça? Pergunte-me como

Fique tranquilo, você não vai ter que levar um frasco com um inocente pó branco dado por alguém desconhecido. Vou mostrar para você como viajar de graça de uma maneira absolutamente dentro da lei. Bem vindo a um dos segredos mais bem guardados das empresas aéreas, o overbooking. Graças a ele eu já fui quatro vezes de graça para a Europa. Mas embora ele exista há muito tempo, por ser uma prática ilegal, ele é um grande tabu. Bem vindo a uma história que é contada pela primeira vez: como usar o overbooking a seu favor.

Basta se manter calmo e seguir a instruções para amar o Overbooking

Basta se manter calmo e seguir a instruções para amar o Overbooking

Overbooking (estou usando o termo comum, mas o correto é overselling, ou seja, sobrevenda), significa que você comprou, pagou e reservou o bilhete, compareceu na hora marcada, mas  não pôde embarcar porque a empresa vendeu mais bilhetes do que os lugares disponíveis ou eventualmente houve algum problema de manutenção de aeronave que “encavalou” um vôo ou um atraso de conexão que gerou uma demanda não prevista em um vôo que passa a ter mais passageiros do que a capacidade da aeronave.

Não é assim que a coisa se resolve

Não é assim que a coisa se resolve

As empesas áreas não divulgam que tem profissionais que trabalham com estatísticas, tarifas e imprevisibilidades que procuram fazer com que os aviões sempre saiam cheios e que parte de suas funções é vender mais lugares do que a capacidade do avião com base no pressuposto que alguns passageiros irão deixar de viajar por razões de saúde ou de mudança de planos.

É uma matemática complexa e que geralmente dá certo. Na maioria dos casos quando foram vendidos mais lugares do que os disponíveis na classe econômica, os clientes com status elevado de fidelidade (os Gold da vida….) ganham um upgrade para a executiva que geralmente é mais vazia e todos ficam contentes. Os passageiros comuns sequer tem ideia do que ocorreu.

Mas nem sempre é assim. Às vezes você comprou a passagem e só no aeroporto descobre que a empresa vendeu o que não tinha. Isto pode ser ótimo para você, significando mais alguns dias de férias gratuitas num bom hotel com todas as refeições ou péssimo se você tiver um compromisso de trabalho.

Como as punições para o overbooking são grandes em todas as legislações, pois esta  é uma atitude que beira o crime – afinal a empresa que vende mais lugares do que a capacidade do avião faz o mesmo que ocorreria se você fosse nas Casas Bahia e esta vendesse a mesma televisão para duas pessoas –  as empresas aéreas gostam de resolver este problema de maneira discreta e com o mínimo de discussões, pois sabem que uma ação na Justiça na qual o passageiro deixa de embarcar será cara e perdida para a empresa. No Brasil a média da indenização para o passageiro que tem o embarque negado contra a vontade é de R$ 10.000,00 por passageiro, valor que que pode subir bastante caso sejam comprovada a  perda de  compromissos de trabalho ou de datas familiares importantes como o convite a um casamento, bodas ou a necessidade de comparecer a um enterro.

Assim, a preferência é para aqueles que aceitam voluntariamente serem “desembarcados”.  Nos Estados Unidos que publicam estatísticas sobre o assunto, em 2013 88 % dos casos de overbookings são resolvidos amigavelmente, segundo o site da ANAC americana.

E foi assim, ou seja, me candidatando ao overbooking que já viajei quatro vezes de graça para a Europa. A sobrevenda, é uma prática de várias das grandes empresas aéreas que já sabem que há passageiros que aceitam desistir da viagem, o que torna um bom negócio vender mais lugares do que o avião tem, mesmo se não houver passageiros que cancelem a viagem, gerando a sobrevenda. O pagamento do Hotel e de uma compensação é mais lucrativo para a empresa do que deixar de fazer o overboboking, principalmente quando há voluntários e tudo se resolve amigavelmente.

O valor de compensação oferecido pelas empresas para vôos internacionais para o Brasil, segundo a legislação europeia é de 600 Euros, o que corresponde aproximadamente a uma nova passagem. Este valor deve ser pago ainda que o embarque se dê poucas horas mais tarde, seja num vôo da empresa que você reservou, seja no de outra empresa.

Como fazer? É bem simples. Faça seu check in, garanta seu lugar com o cartão de embarque no qual conste o seu lugar e somente depois pergunte educadamente se o vôo está cheio ou tem overbooking. Se a resposta for positiva, diga que aceita ser um voluntário, dependendo da compensação oferecida. Recomendo que você somente aceite uma compensação em dinheiro e não em milhagem ou num “voucher” ou vale passagem, pois em geral os valores pagos desta forma não podem ser utilizados nos sites e nas promoções relâmpago das empresas, mas somente sobre as tarifas sem desconto ou adquiridas nas lojas físicas das empresas onde você tem que pagar por taxas de serviço. Quando o pagamento é em dinheiro, ele é feito sob a forma de um cartão de débito pré pago que pode ser sacado em qualquer caixa o que é muito mais prático.

Às vezes nem é preciso se candidatar. A própria empresa chama por voluntários

Às vezes nem é preciso se candidatar. A própria empresa chama por voluntários

As empresas sempre preferem conversar de maneira discreta com quem se voluntaria para o overbooking. Verifique também se a empresa se responsabiliza pela sua hospedagem e refeições, o que ela deve fazer, pois é uma obrigação dela.

Quando isto não funciona, chamam-se os passageiros no saguão e se faz um “leilão”, onde vão sendo oferecidos os valores. Se isto ocorrer, a sua decisão vai depender do seu sangue frio para aceitar uma boa oferta.

As maiores chances disto ocorrer são na ponta dos feriados, mas por curioso que seja na baixa temporada e com tarifas baratas também é frequente que o overbooking ocorra, pois por incrível que pareça há aqueles que compram passagens por impulso e deixam de viajar.

Nem todo overbooking é voluntário, pois há casos onde não há passageiros que desistam da viagem. Neste caso a empresa escolhe os preteridos e quase sempre as vítimas são os passageiros mais atrasados, sozinhos, com tarifas promocionais e que pelas suas roupas  “pareçam” estar viajando como turistas. Estes, nas experiências das empresas são os mais sujeitos a aceitar a notícia sem reclamar ou com menos chances de um processo.

Mas e se você quer evitar o overbooking, como fazer? A dica é fazer o check in antecipado pela internet, chegue cedo no aeroporto e se for preterido no embarque reclame com o atendente e diga o motivo pelo qual você precisa embarcar. Veja qual foi a solução que será proposta como o vôo seguinte e se ela lhe agrada. Se não lhe agradar, peça para chamar o supervisor e peça para alguém filmar a conversa, deixando claro que se trata de uma prova para uma ação judicial. Geralmente quando você faz isto os atendentes ficam com raiva, mas muito mais eficientes.

Algumas empresas se recusam a dar qualquer compensação para os passageiros afetados pelo overbooking, também chamados de bumping, dando apenas um pequeno valor para uma refeição e os embarcando no próximo vôo.

Não aceite isto. A prática é ilegal, prepare suas provas e faça valer seus direitos. Você não precisa de advogado para entrar no Juizado de Pequenas Causas (embora você irá se sentir mais seguro se sua causa for conduzida por um advogado de confiança) e certamente lhe será proposto algum valor para acordo.  Se você aceitar passagens, não deixe por menos do que uma classe executiva e procure marcar a data da viagem na própria audiência de conciliação.

Não esqueça que o Juiz decide com base em provas e você precisa reconstituir para o juiz o que realmente ocorreu. Documentar-se é simples e quanto melhor você mostrar seu aborrecimento e o mau atendimento dispensado ao consumidor, maior será sua indenização. Algumas dicas:

– Guarde todos os tíquetes de embarque (originais e remarcados), e se  o overboooking ocorer no balcão de check in, comprove com fotos do relógio do aeroporto e do painel de vôos que você  estava no horário correto para apresetação, ou seja, pelo menos 1 hora nos vôos nacionais e 2 horas nos internacionais.

– Fotografe o painel de avisos e horários do aeroporto com indicação do atraso ou cancelamento de vôo e as filas. Se houver funcionários mal educados, não perca a calma, nem desconte no funcionário, mas peça para alguém da família fotografar ou filmar a cena. No Brasil você está num lugar público e é seu direito gravar a imagem. Se ele chamar a segurança para impedir, isto vai aumentar sua indenização.

Esta é a foto a ser tirada

Esta é a foto a ser tirada

– Peça nota fiscal ou recibo de todas as despesas decorrentes do atraso e ou do overbooking, como alimentação, hospedagem, táxi, perda de vôo interno, etc….

– Se houver outros passageiros peça o seu telefone e e-mail para que no mínimo eles possam enviar uma mensagem confirmando o atraso.

– Documente suas frustrações, tais como perda de compromissos, crianças chorando,etc….

– Situações especiais como perdas de excursões, cruzeiros, reuniões da família tais como comemorações de aniversário, casamentos ou compromissos de negócios e reuniões de trabalho são consideradas como agravantes de todos estes danos, mas devem ser comprovadas.

Agora que você já tem todas as informações e conhece a fundo sobre esta prática das companhias aéreas basta escolher entre ser voluntário no overbooking e ganhar uma boa compensação por isso ou evitar ao máximo perder seu próximo vôo. De qualquer maneira boa viagem.

Este post foi escrito por nosso colaborador Ernesto, o pato econômico.

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Responses

  1. Vôos em Julho com a Iberia para a Espanha é quase certa a chance de overbooking. Marquei meu retorno para o Brasil mais cedo para evitar a perda de compromissos profissionais e BINGO! Overbooking e EU$600 em dinheiro restituído via cartão de débito!

    • Ola Vanessa
      valeu por deixar sua mensagem confirmando as dicas de nosso post.

      Para quem quiser usando bem mal não tem.

      abs

      Eder

  2. Não sei como funciona no Brasil, mas na Europa funciona mesmo. Meu marido “sofreu” um overbooking em um vôo de Madrid pra São Paulo. Além de pagarem hospedagem num hotel super bom ainda deram 600€ de recompensa. Ele não foi passageiro voluntário, ele realmente precisava voltar. Mas acho que no final valeu a pena…rs. Um abraço!

    • Vale ressaltar que era um vôo da Ibéria. Rs

    • Ola Rafaella
      a prática realmente existe e o post é um alerta para que nós consumidores possamos nos defender dela e fazer valer nossos direitos.

      abs

      Eder

  3. […] Como usar o overbooking a seu favor e ganhar viagens gratuitas (Quatro cantos do […]

  4. Parece divertido. Ainda assim, prefiro embarcar.

  5. Já fui voluntária ao overbooking em Madrid, neste caso a indenização é a metade do preço 300 euros. Mas valeu muito!!! Ficamos num ótimo hotel, com todas as refeições pagas e ainda nos colocaram num voo para o Rio (o nosso era para Guarulhos).
    Na volta da minha lua de mel, cheguei a perguntar na Air France, mas só haviam 5 pessoas além do número de assentos do avião, um número baixo. Logo, não rolou… Infelizmente! Estava louca para conhecer Paris! =)
    Ótimo post!

    • Obrigado! Se quiser republicar o texto no seu face, e no seu blog, fique a vontade!

    • Oi Natália

      valeu por comentar o post. Temos relatos de outros leitores que já receberam os 600 euros em Madrid voando pela Iberia. De qualquer maneira é sempre uma grana extra e uns dias a mais de férias.

      bjs

      Eder

      • Acho que eu me expressei mal, o valor pago a quem estava em overbooking foram os 600 euros, mas para voluntários como nós (estávamos com o assento marcado e pedimos para nos colocar em stand by) o valor pago é a metade do preço, a gente disse que era tarifa de estudante. hehehe

        Como o nosso objetivo maior era passar ao menos um dia em Madrid, tudo o que veio junto foi bônus! =)

        Beijão!

  6. e quando o voo é cancelado por falta de passageiros?
    uma vez sofri isso e fui acomodado num hotel com o outro voo saindo no outro dia pela manhã.
    é ilegal a pratica? posso pedir uma compensação financeira?

    • Eduardo A prática é ilegal. Voce pode pedir uma compensação financiera. O único motivo aceitável para o cancelamento de um voo são os problemas de clima ou tempo, se impedirem a aeronave de decolar por motivo de segurança.

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  10. […] que não foi tão grave, cento e cinquenta euros dos duzentos e cinquenta que eu tinha ganho num overbooking da Air France. Fácil vem, fácil vai, mas a pior sensação é de se sentir literalmente um trouxa […]

  11. Muito boa a materia.

  12. […] Quer viajar de graça? Pergunte-me como […]

  13. […] Quer viajar de graça? Pergunte-me como […]

  14. […] Condições meteorológicas podem obrigar a redução do número de passageiros, problemas mecânicos podem exigir a troca da aeronave por uma com menos assentos, entre outras condições adversas. Nesses casos, a empresa procurará voluntários que aceitem ser reacomodados em outro voo em troca de compensações. De acordo com as regras, se ninguém aceitar a compensação, a empresa oferecerá alternativas, como reembolso e assistência material. O mesmo procedimento vale para casos de voos cancelados. Saiba como obter uma ótima compensação aqui. […]

  15. Obrigado, Eder.

  16. E para os Estados Unidos? Alguém tem alguma experiência?


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