Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 05/10/2014

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Imaginem um lago com a água verde mais esmeralda que vocês já puderam imaginar e cheio de árvores ao seu redor. Acrescentem um castelo de mais de mil anos no topo de uma colina que trabalha como guardião de toda esta beleza. Como toque final coloquem uma pequena ilha neste lago com uma charmosa igrejinha e sua torre que pode ser vista de qualquer lugar do lago. Pronto agora parem de imaginar e conheçam mais um Lugar Único do Mundo: o Lago Bled na Eslovênia. A beleza é tanta que o antigo presidente Tito da extinta Iugoslávia escolhia passar suas férias aqui ao invés das praias da sua Croácia ou qualquer outro lugar da Sérvia, Montenegro, Macedônia, Bósnia e Hezergovina ou Kosovo (antigo território iugoslavo).

Lago Bled visto do alto

Lago Bled visto do alto

Localização

O Lago Bled fica na Eslovênia, o que para muitos não quer dizer quase nada. Detalhando melhor então, a Eslovênia foi um dos países que se formou após a desintegração da antiga Iugoslávia. Faz fronteira a oeste com a Itália. De carro apenas uma hora e meia de Veneza. Ao norte os vizinhos são os austríacos e ao sul e a oeste estão os croatas que também faziam parte da antiga Iugoslávia. Sem esquecer que a nordeste há uma pequena fronteira com os magiares.

O lago Bled fica bem ao norte próximo a fronteira austríaca, mas nada muito longe das outras cidades do país que para os padrões continentais brasileiros é bem pequeno. Da capital Liubliana bem mais ao sul são míseros cinquenta e cinco quilômetros. Aliás em qualquer lugar do país se dirigir por mais de duas horas invariavelmente terá que atravessar uma fronteira.

A ilha em primeiro plano e o castelo a vigiar

A ilha em primeiro plano e o castelo a vigiar

Como chegar ao Lago Bled?

Para chegar ao Lago Bled existem muitas opções. Algumas mais caras, outras mais baratas, algumas bem rápidas e outras nem tanto. A escolha é sua.

Panorâmica do Lago Bled

Panorâmica do Lago Bled

De Trem

A estação de trem mais próxima do Lago Bled é Lesce-Bled que fica a quatro quilômetros do centro da cidade. Existem cerca de vinte trens diários entre Liubliana e Bled. O site da empresa de trens do país é: www.slo-zeleznice.si, mas não é possível comprar pela internet. Você tem mesmo que ir até a estação. Caminhar quatro quilômetros com malas não é tarefa fácil, assim não consideramos esta uma boa opção.

De ônibus

Existem ôbibus saindo de Liubliana para Bled a cada no máximo uma hora no período das seis da manhã às nove da noite. O preço gira em torno de seis euros e o trajeto é feito em cerca de uma hora e vinte minutos. A rodoviária de Bled ao contrário da estação de trem fica a uma distância do centro que pode perfeitamente ser feita a pé.

De avião

O aeroporto mais próximo de Bled é mesmo o aeroporto internacional de Liubliana que fica no meio do caminho entre Liubliana e Bled. São apenas trinta e tres quilômetros que custarão cerca de quarenta e cinco euros em um táxi.

Existe também um shuttle que liga o aeroporto a Bled passando por outras cidades e custa treze euros. Para ver os horários clique no link

Existem vôos das seguintes cidades para este aeroporto: Amsterdã, Belgrado, Bruxelas, Copenhague, Frankfurt, Helsink, Istambul, Londres, Moscou, Munique, Podgorica, Paris, Praga, Pristina, Sarajevo, Skopje, Tel Aviv, Tirana, Viena, Varsóvia e Zurique. Para conferir datas e horários clique no link.

De carro

Você pode alugar um carro no aeroporto de Liubliana. Só no aeroporto são 10 locadoras de autos a sua disposição. Para conhecê-las acesse o link. São apenas vinte e quatro minutos no volante, mas rápido que ir da minha casa a Santo Amaro.

Onde ficar

Nós como viajamos de motor home ficamos hospedados no Camping Bled que consideramos um camping cinco estrelas se é que se pode falar assim de campings. Òtima infra estrutura. Mas existe inúmeras opções baratas no Booking. Preços que variam de cem a quatrocentos reais para um quarto de casal.

Camping Bled

Camping Bled

Quando ir

Infelizmente a região em torno do Lago Bled é bastante chuvosa e é no rigoroso inverno quando chove menos. Assim a melhor época para visitar o lago é na primavera (março e abril) quando não é tão frio e chove menos. Nós fomos em setembro e pegamos muita chuva. O planejamento era ficar apenas um dia no lago, mas ficamos dois esperando pelo sol que finalmente saiu.

Analise a tabela e escolha sua data

Analise a tabela e escolha sua data

para não se deparar com a imagem abaixo

para não se deparar com a imagem abaixo

O que comer

A Eslovênia não é conhecida por sua culinária. Na verdade a comida eslovena é bem parecida como toda culinária da Europa Central. Muita sopa, batata e carne de porco. Um bom restaurante que experimentamos em Bled é o restaurante do camping. Bem amplo, com comida bastante variada e preços bastante convidativos, esta é nossa sugestão. Comemos truta ao alho e de entrada uma tábua de frios. Tudo delicioso.

Como se locomover

A cidade praticamente existe em função do turismo ao redor do lago. São pouco mais de oito mil habitantes e o principal meio de locomoção é o mais antigo do mundo: seus próprios pés. A volta ao redor do lago tem seis quilômetros de extensão e pode ser feita de bicicleta, mas o gostoso mesmo é ir a pé apreciando cada detalhe e pedacinho deste lugar mágico. Nós também experimentamos o passeio de barco a remo até a ilha que fica no lado oeste do lago.

Fabi e Noah aproveitando o passeio de barco

Fabi e Noah aproveitando o passeio de barco

Chegando a ilha

Chegando a ilha

Atrações do Lago Bled

Apesar da beleza única e inconfundível do lago Bled, a visita pode ser feita em um ou no máximo dois dias. Comece caminhando em volta do lago. Com certeza você não vai resistir a várias paradas para fotos, pois a cada passo encontrará um ângulo ainda melhor para registrar tanta beleza. Esta volta pode durar toda manhã ou tarde apreciando as águas esmeraldas do Bled.

Detalhe da oficina de ferreiro dentro do castelo

Detalhe da oficina de ferreiro dentro do castelo

Adega do castelo

Adega do castelo

Castelo do Lago Bled

O castelo fica em uma colina e é o guardião do lago. Lá do alto ele vigia tudo e todos há mais de mil anos. Ele fica aberto ao público das oito da manhã às nove da noite durante o verão. Nas outras estações fecha mais cedo. Confira os horários. Adultos pagam nove euros para entrar, estudantes sete euros, crianças até quatro anos não pagam e até catorze pagam quatro euros e meio. Lá dentro você vai encontrar uma adega vendendo vinhos locais, uma oficina de ferreiro com muitas obras a venda, uma loja com pinturas simulando as antigas e um restaurante com a melhor vista do lago. Na minha opinião é esta vista privilegiada do lago que vale a entrada. Se o tempo ajudar você pode colecionar verdadeiras fotos de cartão postal.

O castelo sempre nos vigiando. Com céu nublado

O castelo sempre nos vigiando. Com céu nublado

Céu negro

Céu negro

ou céu um pouco mais aberto

ou céu um pouco mais aberto

Vista do castelo

Vista do castelo

Charmosas janelas do castelo

Charmosas janelas do castelo

Ilha do Lago Bled

A ilha localizada na região oeste do lago é como se fosse o pingo do i, a cereja do bolo, o toque final que abrilhanta ainda mais uma jóia que por si só já reluz como um diamante. È quase impossível encontrar uma foto do lago em que a ilha não apareça. É na ilha que se encontra a igreja de Assunção de Maria construída no fim do século XVII e a torre de cinquenta e dois metros se destaca pelo seu topo escuro. Diz a lenda que traz sorte ao casal se o noivo carregar a noiva até a escadaria da igreja antes de tocar o sino e fazer um pedido. O passeio de barco a remo cruzando o lago até a ilha custa doze euros por pessoa e dura cerca de uma hora e meia.

Família reunida em frente a igreja

Família reunida em frente a igreja

Ilha vista da borda do lago

Ilha vista da borda do lago

Veja Também:

11 motivos para conhecer a desconhecida EsLOVEnia

Trilha em Vintgar Gorge – Eslovênia

Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália

Lugares Únicos no Mundo – Petra – Jordânia

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja

Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia

Minhas andanças por Belgrado

A Enigmática Budapeste


Responses

  1. Ótimo post! Croácia e Eslovênia já estão na lista há algum tempo. Mas, pelo visto, não posso esquecer de colocar a capa de chuva na mala.

    • è Jr

      não tivemos sorte com o clima. Tomara que você encontre sol e bom clima por lá

      abs

      Eder

  2. Éder, muito legal o post! Fiquei com mais vontade de conhecer. Será que julho é uma época boa?

    • Ola Liliane
      julho é o verão deles e em teoria uma boa época para ir já que lá não faz muito calor. Só tem que ter sorte com as chuvas. No último verão choveu muito, algo fora do padrão.

      valeu e boa viagem

      Eder

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia […]

  4. […] Como não poderia deixar de ser, logo que decidimos nos aventurar pelos Balcãs começamos nossa pesquisa para encontrar as melhores trilhas da região. Com as facilidades da internet não foi difícil encontrar Vintgar Gorge bem pertinho da maior atração turística da Eslovênia: o Lago Bled. […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia […]

  7. […] 1) Lago Bled […]

  8. Como nao querer conhecer lugares assim…

  9. Olá td bem? Estou planejando em ir para Eslovaquia em outubro e de lá ir para a Slovenia, tenho lido no google mas nao estou muito certa sobre as opçoes para ir de onibus, vcs saberiam me dizer qual a opcao para ir de onibus para la ? Ou nome da cia de bus por favor? Obrigada!

  10. […] 1) Bled – Eslovênia […]

  11. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo site. Estivemos lá neste ano (http://viagemeslovenia.blogspot.com.br/) e gostamos muito. Simone.

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia […]

  13. Estou pensando em ir em junho de 2017 para Bled passar 5 dias de lua de mel, o que acha? é uma boa? com relação a lingua como é lá? eu sei espanhou basico e minha noiva sabe ingles mediano acha que da para se virar, pois nunca viajamos para fora. e com relação a epoca o que me diz??

    • Ola Gustavo
      vale a pena sim. O lugar é muito lindo. A época é esta mesmo (verão) e todo mundo fala inglês por lá

      boa viagem

      Eder

  14. Olá, Eder. Vou para a Eslovenia na próxima primavera levando um bebe de 1 ano e 5 meses. Como é a alimentação para os pequenos? Pode me dar dicas?

    Abraços

    • Ola Ana
      quando fomos levamos feijão em caixinha longa vida o resto compramos tudo la ja que cozinhamos no motorhome. Os restaurantes tem comida internacional: massa, carne (muita carne de porco), salada. Nada muito diferente do que estamos acostumados. A globalização ameniza as diferenças culinárias

      boa viagem o país é lindo
      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: