Publicado por: Eder & Fabi Rezende | 19/10/2014

Guia das atrações grátis de São Paulo – 5ª Página – mais 10 atrações

Continuamos a divulgar as atrações gratuitas de São Paulo. Com este post já temos 50 lugares que você pode se divertir em São Paulo sem enfiar a mão no bolso. E nossa lista não vai parar por aqui. Em breve teremos mais dez atrações que Sampa nos oferece de graça, mas que infelizmente pouca gente aproveita. No final do post confira as quarenta primeiras que já foram ao ar.

Todas as atrações de São Paulo grátis

Todas as atrações de São Paulo grátis

1) Casa das Rosas

Localizada na avenida mais conhecida de São Paulo, a Paulista, é mais uma obra prima de Ramos de Azevedo. Em estilo clássico francês a mansão foi habitada por seus herdeiros até a década de 80 quando depois de uma ampla reforma foi reinaugurada como espaço cultural exatamente no ano do centenário da Paulista (1991). Desde então é palco de cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: veja agenda

Endereço: Avenida Paulista, 37

Fone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447

Como chegar: Metrô Brigadeiro (linha verde)

Na avenida mais famosa de São Paulo

Na avenida mais famosa de São Paulo

2) Museu dos Transportes

No museu você encontrará relíquias como o primeiro bonde a circular no Brasil, mais exatamente no Rio de Janeiro em 1859 e também o primeiro de São Paulo em 1872 quando ainda éramos uma monarquia. No jardim as luminárias e bancos retratam a década de 20 e há também um bonde de areia que espalhava areia nos trilhos para evitar derrapagens. Também estão em exposição as primeiras carteiras de habilitação da história.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: de terça a domingo das 9:00 às 17:00 horas

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780, Canindé

Fone: (11) 3315-8884

Como chegar: Metrô Armênia (linha azul)

História dos transportes desde a monarquia

História dos transportes desde a monarquia

3) MUBA – Museu de Belas Artes de São Paulo

Composto por 4 galerias (Galeria do Acervo, Galeria Vicente Di Grado, Galeria 13 e Galeria do Núcleo de Design) o museu tem como objetivo documentar o desenvolvimento das Artes, da Comunicação, da Arquitetura e do Design mediante a organização de mostras e manutenção permanente de exposição relacionadas à arte contemporânea. No seu acervo estão obras de Lívia Guimarães Lopes e Vicente di Grado.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: de segunda a sexta das 10:00 às 20:00 horas e de sábado das 10:00 às 16:00 horas

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim 76, Vila Mariana

Fone: (11) 5576-7300

Como chegar: metrô Vila Mariana (linha azul)

MUBA, mais um museu grátis na cidade

Muba, mais um museu grátis na cidade

 4) Praça do por do sol

Para quem vive em uma cidade frenética como São Paulo nada melhor como desacelerar e parar para ver o por do sol. Mas onde, se estamos cercado por um oceano de prédios e edifícios por todos os lados? A praça do por do sol como o próprio nome já diz é o lugar certo para isso. Um oásis no meio do deserto é o lugar certo para relaxar com um vinho branco num encontro romântico ou num piquemique em família.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: a hora que você quiser, mas de preferência durante o por do sol

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N – Alto De Pinheiros

Como chegar: Metrô Vila Madalena (linha verde) mais vinte minutos de caminhada

Desacelere, curta o por do sol na praça

Desacelere, curta o por do sol na praça

5) Padaria 14 de Julho

A padaria é uma instituição paulistana. Se as manhãs do carioca são gastas na praia, as do paulistano são apreciadas em uma bela padaria. Depois de rodar o mundo nunca encontrei padarias tão completas como as de São Paulo. A padaria 14 de julho está no mesmo lugar desde 1897 e tudo, exatamente tudo que é produzido por lá é uma delícia. Pão italiano recheado saindo do forno, tomate seco mais extraordinário que já comi na vida, pallha italiana. Divina, um verdadeiro convite a gula e a vilã de qualquer regime. A padaria ainda conta com um restaurante italiano.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: de segunda das 12:30 às 20:00 horas. De terça aos sábados das 07:00 às 20:30 horas. De domingo das 7:00 às 18:00 horas

Endereço: Rua 14 de julho, 92

Fone: (11) 3105-3215

Como chegar: Metrô São Joaquim (linha azul) mais 15 minutos de caminhada

Padaria 14 de julho, excelência em comida

Padaria 14 de julho, excelência em comida

6) Sala São Paulo

A Sala São Paulo é um edifício belíssimo que abrigou a antiga estrada de ferro Sorocabana e hoje é a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Segundo os especialista a acústica é uma das melhores do mundo. As informações abaixo são das visitas guiadas em momentos que não estão ocorrendo concertos. Vale a visita só pela beleza da sala. Você vai se sentir em uma sala de concertos de Viena. Para quem quer assistir a um concerto veja a programação também grátis aqui.

Grátis: aos sábados e domingos. Demais dias a visita guiada custa R$ 5,00. Aposentados, maiores de 60 anos e estudantes pagam meia.

Horário de visitação: de segunda a sexta das 13:00 às 16:30 horas. Sábado às 13:30 e domingos às 13:00 horas.

Endereço: Praça Júlio Prestes 16

Fone: (11) 3367 9573

Como chegar: metrô Luz (linha azul) ou de trem pela linha B Cinza desça na Estação Júlio Prestes. Pelas linhas A (Francisco Morato), D (Rio Grande da Serra) e E (expresso Leste), desça na Estação Luz

Divina, simplesmente divina

Divina, simplesmente divina

7) Cemitério da Consolação

Quem em sã consciência já pensou em visitar um cemitério em suas viagens pelo mundo? Eu também nunca havia pensado nisso até fazer a visita guiada ao cemitério da Recoleta em Buenos Aires. Nos cemitérios mais tradicionais do mundo é que estão enterrados figuras ilustres daquele país e portanto são ótimos lugares para conhecer um pouco mais da História local. No da Consolação estão enterrados Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e Mario de Andrade entre outros. De quebra você vai ver obras de arte impressionantes como a data foto abaixo.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Visita monitorada terças e sextas às 9:00 ou 14:00 horas com uma hora e meia de duração

Endereço: Rua da Consolação, 1660 − Consolação

Como chegar: metrô Consolação (linha verde) ou metrô Paulista (linha amarela)

Que tal visitar um cemitério? Nada de macabro

Que tal visitar um cemitério? Nada de macabro

8) Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca está localizado na zona oeste de São Paulo e tem muitos atrativos que vão além de um um parque comum. As crianças podem escolher entre uma visita ao aquário que custa apenas dois reais ou uma aula de equitação na arena localizada no centro do parque. Para quem veio do interior como eu a Casa do Cabloco é uma boa pedida para saborear café, bolo de fubá, ao som da boa moda de viola. O parque ainda conta com Espaço de leitura, feira de produtos orgânicos, museu geológico, vários playgrounds para crianças e é um ótimo local para prática de corrida e cooper.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: todos os dias das 06:00 às 22:00 horas

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455

Fone: (11) 3803-4200

Como chegar: Metrô Barra Funda (linha vermelha)

Um parque diferente dos outros

Um parque diferente dos outros

9) SESC

O SESC (Serviço Social do Comércio) tem 14 unidades abertas ao público na cidade de São Paulo. As atividades variam entre os mais variados temas: teatro, música, circo, dança, artes visuais, literatura, cinema e vídeo, esporte, meio ambiente, alimentação, turismo, artes manuais entre outras. Muitas das atividades são gratuitas. Veja programação completa do que fazer grátis no SESC aqui. E as atividades que são pagas tem um preço quase catraca livre. Vale a visita na unidade mais próxima a sua casa.

Grátis: todos os dias de funcionamento

Horário de visitação: consulte aqui os horários de visitação da unidade a ser visitada

Endereço: consulte aqui os endereços das unidades

Fone: consulte aqui os fones das unidades

Como chegar: a maioria das unidades pode ser visitada de metrô

Entretenimento grátis

Entretenimento grátis

10) Bike Tour

Imaginem um passeio guiado por São Paulo inteiramente grátis? E se for de bicicleta melhor ainda, não? Pois no Bike Tour você tem bicicleta, receptor de áudio, fone de ouvido, capacete e colete de identificação totalmente grátis para seu tour. Eles pedem apenas a doação de dois quilos de alimentos a serem revertidos para NABEM. Além de tudo isso eles ainda oferecem cadeirinhas para crianças de 1 a 5 anos ou até 21 quilos e claro muitas histórias sobre a cidade.

Grátis: todos os dias de funcionamento. É necessário inscrição prévia no site www.biketoursp.com.br para o passeio de uma hora de duração

Horário de visitação: Rota Pq. Ibirapuera – Aos Sábados (9:00 / 10:30 / 12:00 / 13:30 / 15:00)
Rota Centro – Aos Domingos (9:00 / 10:30 / 12:00 / 13:30 / 15:00)
Rota Av. Paulista – Aos Domingos (9:00 / 10:30 / 12:00 / 13:30 / 15:00)

Endereço: pela cidade de Sâo Paulo

Como chegar: os pontos de encontro estão próximos a estações de metrô. Confira no site do Bike Tour

Conheça São Paulo de bike

Conheça São Paulo de bike

Veja Também:

Guia das atrações grátis de São Paulo – 1ª Página

Guia das atrações grátis de São Paulo – 2ª Página – mais 10 atrações

Guia das atrações grátis de São Paulo – 3ª Página – mais 10 atrações

Guia das atrações grátis de São Paulo – 4ª Página – mais 10 atrações

Roteiro pelo Centro Velho de São Paulo – #EncontrãoSP

Roteiro pela cidade de São Paulo – Dia 2 – #EncontrãoSP

A Disneylândia é no quintal da minha casa – São Paulo

Minha primeira vez no cinema – Cineclubinho – São Paulo


Responses

  1. […] Guia das atrações grátis de São Paulo – 5ª Página – mais 10 atrações […]

  2. […] Guia das atrações grátis de São Paulo – 5ª Página – mais 10 atrações […]

  3. […] Guia das atrações grátis de São Paulo – 5ª Página – mais 10 atrações […]

  4. […] Guia das atrações grátis de São Paulo – 5ª Página – mais 10 atrações […]

  5. Incrível, moro em São Paulo desde que nasci e ainda não conheci conhecer todos esses lugares.

    • Ola Eloah

      e a lista ainda não acabou ainda tem muitos lugares para conhecer em São Paulo e o melhor de graça.

      abs

      Eder

  6. Adorei!!! Preciso conhecer o Museu dos Transportes já!

    • Ola Natália
      são 50 atrações grátis em São Paulo. O Museu dos Transportes é bem legal, você vai adorar.

      bjs

      Eder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: