Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 01/02/2015

Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão

Quem já fez um safari pela África sabe a emoção que é ficar cara a cara com uma hiena enquanto você desceu do carro para usar uma moita de banheiro. Alguns que nunca tiveram a emoção podem dizer que é a mesma coisa que visitar um zoológico. Definitivamente não. Num zoológico você nunca vai ver um leão devorando uma girafa como vimos no Etosha National Park na Namíbia. Também você nunca vai fugir de um bando de hipopótamos em uma minúscula canoa de madeira como fizemos no Delta do Okavango. Por falar em hipopótamos, são eles o tema de mais este Lugar Único no Mundo. Já pensou em encontrá-los em uma praia? E se eles entrassem na água e surfassem cada onda que viesse? Impossível não é? Nem em filme isso aconteceria. Mas é real. Eles até viraram até tema de um documentário do National Geographic. E nunca discordaríamos desta conceituada revista. Foi por isso que os hipopótamos surfistas acabam de entrar para o seleto grupo de Lugares Únicos no Mundo.

Hipopótamo esperando sua onda

Hipopótamo esperando sua onda

Localização

O Parque Nacional de Loango, a casa dos hipopótamos surfistas, fica no Gabão. O quê? É verdade, mesmo eu que já conheci treze países da África tive que olhar no mapa para descobrir onde fica o Gabão. O país é bem pequeno e ainda fica fora da rota turística da costa leste. Bem longe dos conhecidos Quênia, Tanzânia e mesmo da África do Sul. Os vizinhos são tão anônimos como o próprio Gabão. Ao norte a fronteira é com Camarões, a leste e ao sul seu vizinho é o Congo, mas não o Congo grandão que é mais conhecido, é outro Congo que a maioria das pessoas nem sabe que existe. E a oeste está o Oceano Atlântico, afinal os hipopótamos precisam de um mar para surfar.

Como chegar ao Parque Nacional Loango?

O lugar ainda é pouco conhecido e o fluxo de turistas é baixo, portanto não existem muitas opções para se chegar a este recanto isolado da natureza. Todas as alternativas aqui listadas foram encontradas em fóruns da internet.

Mapa com as atrações do Parque Nacional Loango

Mapa com as atrações do Parque Nacional Loango

Por terra

Tomar um ônibus de Libreville, capital do país até Tchibanga. A viagem dura oito horas e as partidas de Libreville acontecem às seis da manhã, embora raramente saiam antes das oito. A passagem custa em torno de quinze dólares americanos. Grande parte do caminho é asfaltado, mas a viagem em alguns trechos é bem difícil, o que é compensado pelo visual inacreditável.

Obviamente você terá que pernoitar em Tchibanga para no dia seguinte pegar um táxi compartilhado para Gamba, as margens do parque. Mais seis horas na estrada pagando míseros dez dólares.

No terceiro dia pegar um barco em Gamba para cruzar o lago Ndogo até o Parque Nacional Loango. Não esqueça de contratar um guia para te acompanhar pelo parque.

De avião

Na internet encontrei relatos de vôos entre a capital Libreville e Gamba ou Iguela que são cidades que podem ser usadas como base para ver os hipopótamos surfistas, mas nada que possa se reservado on line. Melhor mesmo é se informar diretamente na chegada no aeroporto de Libreville.

De carro

Alugar um carro para viajar nas estradas africanas não é uma boa ideia. Apesar de ter grande parte do trajeto asfaltado, você poderá ter muito problemas principalmente em épocas de chuva. Mas se está for sua opção, abaixo estão listadas algumas locadoras na cidade de Libreville. Da capital até Gamba são pouco mais de seiscentos quilômetros que podem ser percorridos em quase onze horas. Iguela fica um pouco mais perto. Quinhentos e sessenta quilômetros e nove horas de estrada.

Europcar, Avis, Hertz, RentalCar, Libreville, Maplandia

De excursão

Aqui elas são chamadas de Overland tour. É um caminhão adaptado que mais parece um ônibus e que roda pela África cheio de mzungus (homens brancos) dentro. Existem inúmeras empresas que prestam este tipo de serviço. Neste caso você não precisa se preocupar com nada o que em terras africanas é uma bela vantagem. Para saber mais sobre os overlands acesse: Papai Noel trocou o trenó por um caminhão.

Empresas recomendadas: Africa Discovery, Loango Safari, Africas Eden, Ngonde Tour

Taxa de admissão no Parque Nacional de Loango

Você tem que pagar uma taxa de entrada no parque. O valor de trinta dólares inclui a taxa de admissão e pagamento dos guias de viagem por dois dias além da gasolina do barco para atravessar o lago.

Onde ficar

A opção mais luxuosa em que você fica em quartos super confortáveis é mesmo o Loango Lodge. Os preços são bem altos, mas afinal você está pagando pelo luxo. Opções mais baratas são Evengue Lodge e acampar. Os campings disponíveis são: Alaka Bush Camp, Tassi Savannah Camp e Ste. Catherine Beach Camp. Se você levar sua própria barraca pode acampar de graça dentro do parque.

Luxo no Loango Lodge

Luxo no Loango Lodge

Quando ir

Você impreterivelmente deve ir entre os meses de junho e agosto que é a temporada seca. Durante o período de chuvas as estradas podem se tronar intransitáveis, dificultando ou até impossibilitando os deslocamentos. Dezembro também é outra boa opção em relação às chuvas, mas com temperaturas mais altas.

Fuja da temporada de chuvas

Fuja da temporada de chuvas

O que comer

No Gabão o prato típico é o Fufu. Algo muito parecido com ugali, sadza ou shima que é comida típica do outro lado do continente, na costa leste em países como Quênia, Tanzânia, Moçambique entre outros. A diferença aqui é que a massa preparada com farinha, água quente e sal ao invés de levar farinha de milho é preparada com farinha de mandioca. Como tem gosto de nada, também sempre é acompanhada de um molho onde pequenas bolinhas feitas a mão do fufu são mergulhadas. Isso é realmente food finger.

Fufu, food finger

Fufu, food finger

Atrações do Parque Nacional de Loango

Hipopótamos Surfistas

A grande atração do parque realmente são os hipopótamos surfistas. Quando pensamos em safári sempre nos vem à cabeça o cenário das savanas africanas com seu ambiente seco e inóspito. Nunca imaginamos ver este tipo de animal em uma praia. Também é impensável que animais tão gigantescos e pesados possam flutuar levemente nas ondas do Oceano Atlântico. Apesar de nunca ter estado lá me arrepio só de ver as fotos e vídeos.

Selva e praia lado a lado (Foto de Michael Nichols)

Selva e praia lado a lado (Foto de Michael Nichols)

É surf ou não é? (Fonte: roomsuggestion.com)

É surf ou não é? (Fonte: roomsuggestion.com)

Cara de mau (Foto de Michael Nichols)

Cara de mau (Foto de Michael Nichols)

Este perdeu a onda (Fonte:surfinghippo.com)

Este perdeu a onda (Fonte:surfinghippo.com)

Gorilas de Evengué Island

Bem ao norte de Iguela está a ilha de Evengué. Lá existe um projeto de conservação e proteção de macacos africanos entre eles os grandes gorilas. O projeto é aberto a visitação de turistas e é uma ótima oportunidade de conhecer mais de perto estes gigantes de costas prateadas. Conheça o Projet Gorille Fernan Vaz

Que tal ficar cara a cara com nosso amigo ai (Fonte: Projet Gorille Fenand Vaz)

Que tal ficar cara a cara com nosso amigo ai (Fonte: Projet Gorille Fenand Vaz)

Bando de gorilas (Foto de Michael Nichols)

Bando de gorilas (Foto de Michael Nichols)

Observação de baleias

Entre os meses de julho e setembro é possível fazer a observação de baleias que passam pela costa do parque nacional. Tome um barco no Loango Lodge para se encontrar com o maior mamífero do mundo.

Baleias bem de perto (Fonte: dubaitoafrica.com)

Baleias bem de perto (Fonte: dubaitoafrica.com)

Baleias mais de perto (Foto de Michael Nichols)

Baleias mais de perto (Foto de Michael Nichols)

Safári no Parque Nacional Loango

O Parque Nacional não é só dos hipopótamos. Há uma vida selvagem abundante esperando para ser vista. Elefantes e búfalos também são facilmente encontrados a beira mar e no interior do parque. Porcos selvagens como o Pumba do desenho também estão entre os animais mais vistos na região. Aproveite e também conheça os mesmos mais de perto.

Elefantes também vem se refrescar (Foto de Michael Nichols)

Elefantes também vem se refrescar (Foto de Michael Nichols)

Elefantes em seu estado selvagem (Fonte: Projet Gorille Fenand Vaz)

Elefantes em seu estado selvagem (Fonte: Projet Gorille Fenand Vaz)

Mais vida selvagem (Foto de Michael Nichols)

Mais vida selvagem (Foto de Michael Nichols)

Veja Também:

Grande Mesquita de Djenné – Mali – Arquitetura Espetacular

Lugares Únicos no Mundo – Victoria Falls – Zâmbia

Lugares Únicos no Mundo – Pamukkale – Turquia

Lugares Únicos no Mundo – Tucumán, Salta e Jujuy – Norte da Argentina

Lugares Únicos no Mundo – Lago Bled – Eslovênia

Lugares Únicos no Mundo – Fraser Island – Austrália

Lugares Únicos no Mundo – Petra – Jordânia

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja


Responses

  1. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  3. Eder, sensacional.

    Por sinal, quem curte ótimos programs gratis não deve deixar de visitar a mostra Brasilaina, no Centro Cultural Itau, proximo ao metro Brigadeiro.

  4. Nossa, tem MUITA coisa bonita no planeta pra se conhecer!

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  6. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  8. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  9. Sensacional!!!! Caramba!
    Amo hipopótamos rs Fiquei com vontade de ver essa de perto.😉
    Rafa

    • Fala Rafa

      o lugar é mesmo muito interessante e o que não faltam por lá saõ os hipopótamos

      abs

      Eder

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  11. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  12. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]

  13. […] Lugares Únicos no Mundo – Hipopótamos Surfistas – Gabão […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: