Quem nos conhece sabe que um dos nossos grandes prazeres nas viagens é descobrir como tarefas do cotidiano podem ser feitas das maneiras mais diferentes ao redor do mundo. Não só tarefas, mas nos encanta observar as pessoas e seus hábitos e costumes. Quanto mais distante o lugar, maior a possibilidade de você se defrontar com um costume para lá de estranho. Mas não precisamos ir longe para perceber as diferenças de hábitos. Elas estão em todos os lugares, basta ser atento e observador. Aqui mesmo no Brasil temos dezenas delas. Em minha primeira visita ao Rio Grande do Sul fiquei abismado com a popularidade do sagu. Muita gente nem deve saber o que é. Mas em terras gaúchas esta sobremesa bate de longe qualquer brigadeiro ou chocolate na preferência local. Particularmente acho que tem textura de meleca, mas viva a diferença e vamos ao que encontramos ao redor do mundo.
1) Homens de mãos dadas
É incrível como os costumes podem variar de país para país. Uma mesma cena é interpretada de maneira totalmente diferente em distintas culturas. No ocidente homens de mãos dadas caminhando pela rua é na grande maioria das vezes um sinônimo de um casal homossexual. Ao contrário, em países árabes é apenas um sinal de amizade, já que por lá o homossexualismo é proibido e muitas vezes punido com a pena de morte. Confesso que para nós foi um tanto confuso ver cafés árabes lotados de homens de mãos dadas e até uns sentados no colo dos outros.
2) Escarrar é sinal de higiene
Mais uma vez o oriente nos surpreende. Na China escarrar é sinal de higiene. Na concepção chinesa ao escarrar você está se livrando das impurezas do corpo. E eles fazem sem cerimônia. Nas ruas, no elevador, no chão do avião, em casa. Quando estiver por lá tome cuidado para não ser atingido por uma cusparada.
3) A siesta espanhola
Durante nossa Viagem de Volta ao Mundo estivemos cerca de 40 dias na Espanha e portanto tivemos tempo de sobra para observar os costumes locais. Podemos dizer com autoridade: a siesta é mais sagrada que o Papa. O cochilo depois do almoço em terras espanholas dura horas e não meros minutos. Este hábito fica ainda mais evidente em cidades menores que eles chamam de pueblos. Uma vez nos demoramos um pouco a mais em um restaurante e tivemos que deixar o dinheiro sobre a mesa, pois todos sumiram para a tradicional siesta.
4) Tirar os sapatos para entrar em casa
Isso é obrigatoriedade nos países asiáticos, mas também muito comum em muitas casas na Europa. Na verdade só é um hábito totalmente estranho ao brasileiro. Talvez seja por isso que na Ásia eles prefiram os chinelos aos sapatos fechados, pois em todo lugar é um tira e põe sapato danado. Eles levam a coisa tão a sério que até em hotéis é comum ver montes de chinelo amontoados nas portas.
5) Cinco orações diárias
Muçulmanos devem rezar cinco vezes ao dia. E as orações tem hora certa para acontecer, não basta apenas rezar a qualquer horário do dia. Os horários são: ao amanhecer, depois do meio dia, entre o meio dia e o pôr do sol, logo após o pôr do sol e uma hora após o pôr do sol. E em todas as orações a pessoa deve estar virada no sentido de Meca a cidade sagrada do Islã. Em algumas mesquitas existem até os horários das orações marcados em relógios como na foto abaixo de uma mesquita malaia que tem sete horários de oração.
6) Ablução
Antes da oração os muçulmanos devem estar puros e esta purificação se dá através do ato de ablução. É um ritual onde eles se lavam com água. Entre outras partes do corpo são lavadas as mãos, rostos e pés conforme figura abaixo. Não se espante como eu se entrar no banheiro de um aeroporto e encontrar um homem de mais de dois metros de altura com o pé dentro da pia se lavando.
7) Prepare-se para ter sua vida devassada na Índia
A Índia não é um país, a Índia é outro planeta dentro do nosso planeta Terra. Por onde você for haverá sempre uma multidão de pessoas a sua volta. Eles são bastante curiosos principalmente se tratando de estrangeiros. Irão se aproximar e puxar conversa e em menos de cinco minutos farão perguntas bastante indiscretas para um ocidental. Perguntas como: Qual seu salário? Se você tem amante? E coisas do gênero. Prepare-se para se esquivar mais que boxeador.
8) Australianos adoram andar descalços
Para eles é super normal, já para nós brasileiros que na grande maioria somos Tostines (estamos sempre fresquinhos) é um absurdo sair à rua descalço. A indignação brasileira vai ao máximo quando percebemos que eles andam descalços em qualquer lugar, inclusive em shoppings centers.
9) Hora na Etiópia
A hora na Etiópia é diferente. Os dias são divididos em dois intervalos de doze horas. Até aqui nada de diferente do resto do mundo. A questão é que neste país o dia começa às seis da manhã e, portanto para eles este horário na verdade é zero hora. É complicado de entender e assim o melhor é exemplificar. Se seu ônibus deveria sair às sete horas da manhã no mundo inteiro, na Etiópia este período do dia é conhecido como uma hora. Quando estiver por lá lembre-se disso para não perder a hora.
10) Mulheres são proibidas de dirigir na Arábia Saudita
Deve ser por isso que a taxa de acidentes no país é tão baixa. Brincadeirinha gente. Todos sabem que as mulheres dirigem melhor que nós homens. Causam menos acidentes e é por isso mesmo que o seguro para o carro delas é mais barato. Infelizmente esta proibição só evidencia o caráter machista e que delega uma posição secundária da mulher na sociedade saudita.
Durante nossas viagens colecionamos dezenas de hábitos estranhos em diferentes países do mundo. Estes foram apenas os primeiros dez. Tem mais post sobre o assunto no futuro. Aguardem.
Mas suas preocupações não devem ser apenas com os hábitos estranhos que vai encontrar pelo mundo. Saúde deve ser item prioritário em sua viagem. Imaginem ficar doente longe de casa e sem assistência? Viaje tranquilo, compre um Seguro Saúde conosco e retribua a ajuda que este blog acaba de te dar. Clique em Seguro Saúde é rápido, fácil e barato.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III
Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte II
Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I
10 Mentiras que todo Viajante compulsivo conta
Os cartazes mais bizarros que encontramos durante nossa viagem de Volta ao Mundo – Parte I
Os cartazes mais bizarros que encontramos durante nossa viagem de Volta ao Mundo – Parte II
Os cartazes mais bizarros que encontramos durante nossa viagem de Volta ao Mundo – Parte III
Lavar pratos, um passeio por diferentes culturas
Culinária pelo mundo, um passeio por diferentes culturas – Ásia
Culinária pelo mundo, um passeio por diferentes culturas – África
So mesmo vivenciando outras culturas pra ver o quanto somos diferentes, apesar de tao iguais. Ou o contrario. 🙂
O habito de tirar os sapatos de rua e usar chinelos ja foi incorporado aqui em casa.
By: Nilcilene on 22/03/2015
at 10:37
Ola Nilcilene
somos mesmo iguais em nossas diferenças ou o contrário.
Este hábito que você adotou é muito bom
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 24/03/2015
at 12:12
Sou do Rio Grande e, junto com Gol do Inter (principalmente em Grenais), o sagu é melhor sobre mesa do mundo.
By: marielfernandes on 22/03/2015
at 21:51
Ola Mariel
é a gauchada defendendo o sagu com unhas e dentes.
grande abraço
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 24/03/2015
at 12:13
Concordo plenamente Mariel, tb sou gaucha, e sagu só perde (as vezes) pra uma ambrosia bem feitinha… (mas tem que ser de vinho!)
E gol do Inter nem se fala, melhor que isso só dois disso…
By: Jessica on 24/03/2015
at 0:04
Ola Jessica
já percebi que os gaúchos são mesmo apaixonados pelo sagu. Mas ainda prefiro a ambrosia de longe
grande abraço
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 24/03/2015
at 12:15
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: O Número 2 ao redor do mundo | Quatro Cantos do Mundo on 14/04/2015
at 5:29
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: 10 Mentiras que todo Viajante compulsivo conta | Quatro Cantos do Mundo on 14/06/2015
at 8:57
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: Escolha o post que vai ao ar no próximo domingo | Quatro Cantos do Mundo on 24/06/2015
at 9:55
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 28/06/2015
at 9:38
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 16/08/2015
at 8:52
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III | Quatro Cantos do Mundo on 25/10/2015
at 9:19
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: Apresentação do 52º Encontro dos Viajantes – A China pelo olhar de um Laowai quase chinês | Quatro Cantos do Mundo on 20/03/2016
at 8:01
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: 10 Lugares que farão você viajar para Argentina em suas próximas férias | Quatro Cantos do Mundo on 11/12/2016
at 9:03
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 09/07/2017
at 14:50
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 06/08/2017
at 5:16
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III | Quatro Cantos do Mundo on 15/10/2017
at 6:55
[…] 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV | Quatro Cantos do Mundo on 19/11/2017
at 5:51