Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 24/05/2015

Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia

A ilha de espetacular beleza natural é mais conhecida por uma obra de arte que não é da mãe natureza. Reza à lenda (a verdadeira história é um mistério) que um camponês grego encontrou a estátua da Vênus de Milos durante uma escavação. Rapidamente toda ilha ficou sabendo do achado, inclusive um cadete francês. Como um rastilho de pólvora a história chegou à embaixada francesa e depois a França propriamente dita e não tardou para que o marinha daquele país enviasse um navio com ordens expressas para levar a estátua à Paris. Durante uma briga com os gregos pela posse do novo tesouro os braços da estátua teriam sido quebrados e ela permanece assim até hoje exposta no museu do Louvre. Mas em compensação as obras de arte naturais continuam lá para todo mundo se maravilhar inclusive os próprios franceses. Praias de águas intensamente azuis, formações rochosas monstruosas dentro do mar e suas casinhas brancas e azuis fazem deste um Lugar Único no Mundo. Tudo, exatamente tudo que vimos em Milos é assustadoramente belo.

“Perdidos” em alguma estrada de Milos

Localização

A ilha de Milos fica na costa leste da Grécia. Esta ilha faz parte das ilhas Cíclades cujas mais conhecidas são Santorini e Mykonos. Milos mede 13 quilômetros de norte a sul e 23 quilômetros de leste a oeste. É bem pequena territorialmente, mas bastante grande para comportar sua diminuta população de 4500 pessoas.

Como chegar a Milos?

De Ferry Boat

Para chegar a Milos você tem várias opções de ferry boat partindo dos mais diversos lugares. Abaixo a tabela de preços, horários de partida e duração da viagem dos portos mais famosos do país. Não confiem cegamente nestas tabelas, pois na Grécia as coisas mudam muito rapidamente principalmente em se tratando de transportes. Caso o porto de partida não esteja na tabela você pode verificar diretamente no site Ferries da Grécia

Ferries que servem Milos

Ferries que servem Milos

Outra opção é alugar um carro no continente e embarcá-lo no ferry para se locomover na ilha. Os preços de transporte de automóveis nos ferries também podem ser consultados no site Ferries da Grécia. É isso que muitos italianos fazem ao sair de seu país. Esta alternativa dá uma ótima flexibilidade de locomoção nas ilhas gregas.

A vantagem é que o ferry atraca na principal vila da ilha (Adamas) que é repleta de acomodações e restaurantes. Ao desembarcar dezenas de senhoras que alugam quartos estarão a sua espera com fotos de suas acomodações. Basta escolher uma delas e negociar um bom preço.

Não existem ferries internacionais com serviço para Milos.

De avião

Quem preferir e quiser ganhar tempo pode viajar de avião. Os voos que chegam à ilha só partem de Atenas e custam 66 euros, cerca de vinte e cinco por cento mais caro que os ferries. Abaixo tabela de horários dos voos da Agean Airlines ou Olympic Air. O aeroporto de Milos fica a 5 quilômetros de Adamas que é o porto onde chegam os ferries e principal vila da ilha. O meio de transporte disponível entre ambos é o táxi que sai por 30 euros a corrida. Abaixo a tabela com horários de partida, preço e tempo de voos entre Atenas e Milos.

Voos que servem Milos

Voos que servem Milos

Como se locomover em Milos?

Uma vez na ilha, o único meio de transporte público é o ônibus. As rotas concentram a maior parte das saídas de Adamas. Mesmo no verão a frequência é bastante espaçada e muitas vezes você espera muito pela passagem de um ônibus. Os ônibus também não chegam a alguns dos pontos turísticos mais bonitos da ilha. As tarifas variam de acordo com a distância percorrida, mas são bem baratas. Veja tabela com horários abaixo (2013):

Horários de ônibus na ilha

Horários de ônibus na ilha

Uma ótima opção, não só para Milos, mas para todas as ilhas gregas é o aluguel de uma scooter. Baratas e fáceis de estacionar, elas são ideais para locomoções de pequenas distâncias com agilidade e rapidez. Infelizmente diferente das outras ilhas gregas, aqui eles nos exigiram habilitação para motos (categoria A) a qual não possuímos. Resolvemos o problema alugando duas bicicletas. Foi bem mais cansativo, mas conseguimos ir a todos os lugares da ilha que gostaríamos sobre duas rodas.

Para quem optou por chegar de carro a coisa fica mais fácil. Basta pegar um mapa na Central de informações turísticas em Adamas e cair na estrada.

Existe ainda a opção de alugar um carro a preços bem razoáveis. Abaixo algumas empresas de aluguel que trabalham em Milos:

Milos Cars, Giourgas Rent a car, Budget, Rent a Car Milos, Europcar

Sem contar as inúmeras operadoras locais que não tem site disponível na internet, mas que podem oferecer preços muito baixos.

Onde ficar

Ficamos hospedados na mais movimentada vila da cidade que é Adamas. Foi lá que o ferry nos deixou já no final da tarde e não quisemos ir muito longe para encontrar nossa hospedagem. Esta vila é repleta de restaurantes, agências de turismo e de aluguel de carros, mercados, hotéis e tudo que você precisar. Foi uma boa base para visitar as outras regiões da ilha. De acordo com nosso tipo de viagem escolhemos um hotel familiar e bem low cost (40 euros a diária). Como já mencionado acima muitas senhoras que alugam quartos estarão ávidas pela chegada do ferry com turistas. Não será difícil encontrar uma acomodação que se encaixe no seu perfil. Se quiser reservar antes, recomendamos o site Rooms and Apartments. Mas não se preocupe a região tem muitas opções de hospedagem.

O que comer

A Grécia tem uma culinária estilo mediterrâneo bastante apreciada mundo afora com seus deliciosos queijos feta, pão tipo pita e sua carne de carneiro. Pois bem da mistura de tudo isso nasceu o Gyros Pita. Um sanduíche com pão do tipo pita, carne de carneiro (com variações para o frango ou porco), molho Tzatziki (com iogurte e pepino), salada e nas versões mais ocidentalizadas tem até batata frita no meio. O prato custa entre dois e três euros e pode ser encontrado em qualquer lugar do país e é uma ótima refeição a baixo custo. Para acompanhar que tal uma cerveja Mythos a mais tradicional por lá.

O tradicionalíssimo Gyros Pita

O tradicionalíssimo Gyros Pita

A cerveja grega

A cerveja grega

Quando ir

Conhecer uma praia tem que ser no verão certo? Sim vocês tem toda razão, de junho a agosto é o período mais indicado para conhecer a ilha. Além das temperaturas ficarem altas na maior parte do dia para curtirmos as praias, à noite o clima é bem mais fresco e você consegue dormir sem aquela sensação de ter acabado de sair de uma sauna.

Temperaturas médias durante o ano

Temperaturas médias durante o ano

As chuvas durante o verão também são quase inexistentes e mais um motivo para veranear sem a ameaça de temporais que deixam qualquer praia por mais bonita que seja sempre com um ar de decepção.

Chuvas praticamente não existem no verão

Chuvas praticamente não existem no verão

Atrações de Milos

Milos não tem uma única atração, mas vários sítios deslumbrantes.

Adamas

Na principal vila da ilha, a grande atração não é a natureza. O destaque fica por conta das casinhas imaculadamente brancas com detalhes em azul. Parece que as lojas de tintas só tinham estas cores. Um visual e tanto.

Adamas e suas casinhas azuis e brancas

Adamas e suas casinhas azuis e brancas

Nem as igrejas escapam das tradicionais cores

Nem as igrejas escapam das tradicionais cores

Firopotamos

Uma pequena praia encravada entre duas montanhas onde a areia dá lugar as pedras. O charme fica por conta da igrejinha em azul e branco e das águas transparentes. Ideal para um mergulho após encarar uma íngreme estrada de bike.

Encravada entre duas montanhas

Encravada entre duas montanhas

Mais igrejas em azul e branco

Mais igrejas em azul e branco

Para combinar com a cor da água

Para combinar com a cor da água

Mandrakia

Mais uma charmosa vila cheia de barquinhos e igrejinhas brancas no caminho até Sarakiniko.

Piscina natural em Mandrakia

Piscina natural em Mandrakia

em frente ao estacionamento dos barcos

em frente ao estacionamento dos barcos

Mytakas

Outro ponto de parada para descansar de tanto pedalar. As árvores nos acolhem em sua sombra e um mergulho é obrigatório.

Papafragas

Uma das formações rochosas bizarras que invadem o mar que banha a ilha. Parece uma ponte natural que liga a ilha ao alto mar. Você pode caminhar sobre ela e também nadar nas águas que ficam sob a ponte natural.

Reparem no tamanho das pessoas sobre a

Reparem no tamanho das pessoas sobre a “ponte”

Se nadar até o buraco ao fundo você sai no alto mar

Se nadar até o buraco ao fundo você sai no alto mar

Sarakiniko

Outras das formações rochosas estranhas. Assim como Papafragas as rochas invadem o mar, mas aqui a coloração branca das pedras, que mais parece gesso, dá um contraste todo especial com o azul das águas. O toque especial fica por conta de um gigantesco navio encalhado em suas águas cujo mastro principal parece pedir ajuda para ser resgatado.

Um mar de rochas brancas

Um mar de rochas brancas

que desagua num mar de águas azuis

que desagua num mar de águas azuis

Outra ponte natural sobre o mar

Outra ponte natural sobre o mar

O navio naufragado

O navio naufragado

e as pedras que mais parecem gesso

e as pedras que mais parecem gesso

Mapa com as praias da ilha

Mapa com as praias da ilha

Passeio de Barco

Em 2009 pagamos 30 euros pelo passeio de barco ao redor da ilha. As principais atrações deste passeio são as descritas abaixo.

O mar aos nossos pés

O mar aos nossos pés

Glaronissia

São pequenas ilhas desabitadas cujas rochas parecem ter sido detalhadamente esculpidas. Lugar bastante interessante.

Estranhas formações de Glaronissia. Deem um zoom para ver melhor

Estranhas formações de Glaronissia. Deem um zoom para ver melhor

Kimolo

Kimolo é a ilha vizinha onde acontece a parada do tour para almoço. O interessante é que aqui encontramos as mesmas casinhas brancas, mas com janelas pintadas de vermelho ao invés de azul.

Faltou tinta azul

Faltou tinta azul

Gerakas

Paredões de pedra que eternamente apreciam a beleza do mar de Milos.

Paredões de Gerakas

Paredões de Gerakas

Kleftiko

Sem dúvida a mais impressionante das formações rochosas da ilha. Colossais totens de rocha parecem defender o deslumbrante mar cristalino de alguma possível agressão. Prestem atenção no tamanho das pessoas perto das formações. Incrível.

As incríveis formações de Kleftiko (Foto do site en.protothema.gr)

As incríveis formações de Kleftiko (Foto do site en.protothema.gr)

Guardiões do mar

Guardiões do mar

Reparem no tamanho da pessoa no buraco entre as pedras

Reparem no tamanho da pessoa no buraco entre as pedras

Klima

Mais uma vila encantadora, esta com janelas e portas multicoloridas. As paredes continuam imaculadamente brancas.

Vista geral de Klima

Vista geral de Klima

Aqui a loja de tintas não tem só azul

Aqui a loja de tintas não tem só azul

Que visual

Que visual

Sykia

Mais uma formação surpreendente. Desta vez a mãe natureza esculpiu uma caverna a beira mar.

Veja Também:

A Fotogênica Santorini

TOP 10 Grécia – Lugares Inesquecíveis

Lugares Únicos no Mundo – Kefalonia – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Meteora – Grécia

Lugares Únicos no Mundo – Navagio Beach – Zakynthos – Grécia

Zanzibar paraíso na Terra

Lugares Únicos no Mundo – Santorini – Grécia


Responses

  1. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  5. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  6. […]         Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  7. Ola! Gostaria de saber uma informação por favor. Quanto tempo pode volta a Londres depois de ter saído? E se alguém sabe porque eles não caribaram mais visto de saída? Estou na Alemanha já 4 meses será que posso passa lá a antes de volta ao brasil?

    • Ola Isa
      no Reino Unido você pode ficar por até 180 dias num período de u ano

      boa viagem

      Eder

  8. Que lindeza!!!!! Da vontade de ir pra la imediatamente.🙂

    • Ola Nilcilene
      é bonito mesmo. Imediatamente é difícil, mas com planejamento adqueado, porque não?

      bjs

      Eder

  9. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  10. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]

  11. […] Lugares Únicos no Mundo – Milos – Grécia […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: