Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 28/06/2015

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I

A série de hábitos estranhos pelo mundo continua. O que para nós é tão normal em outros lugares do nosso planetinha pode ser uma aberração e é esta diferença de culturas que tanto nos encanta. Veja abaixo mais alguns costumes um tanto inusitados para nós brasileiros.

1) Homens com até 4 esposas

Pode parecer estranho, mas é assim que a coisa funciona na maioria dos países muçulmanos. Um único homem pode ter até 4 esposas diferentes que vivem na mesma casa em harmonia. Muita gente sabe disso, o que a maioria não sabe é que o sujeito só pode casar tantas vezes se provar que tem condições financeiras para sustentar todas elas. Agora imaginem este costume no ocidente. Uma casa com quatro mulheres deixaria qualquer homem louco.

Este não é tão rico, tem só três esposas

Este não é tão rico, tem só três esposas

2) Joias

Mais uma do mundo árabe. Alguém sabe dizer porque as mulheres por lá gostam tanto de joias? Tinha até uma novela que se passava no Marrocos que a protagonista dizia: “Muito ouro.” Se uma mulher se separa do marido, na verdade é o marido que se separa dela. Não há divisão de bens, o cônjuge feminino não tem direito a nenhum bem material, exceto as joias ganhas durante o casamento.

É só isso que elas levam

É só isso que elas levam

3) Prepare-se para ser tocado na Índia

Sempre costumo dizer que a Índia não é outro país, mas sim outro planeta. Portanto prepare-se para o maior choque de costumes de sua vida. Se você acha que nós brasileiros assustamos os gringos com nossos tradicionais beijinhos de cumprimento (um em São Paulo, dois no Rio e por ai vai) imaginem o que eles acham de uma fila indiana. Foi duma foto como esta que surgiu o nome “fila indiana”. Encoxação pura.

Só podia ser na Índia mesmo

Só podia ser na Índia mesmo

4) Venere o rei da Tailândia

O senhor Bhumibol Adulyadej reina desde 1946 e o cara deve ser bom, pois todos, eu disse todos habitantes do antigo reino do Sião adoram o cara. É tipo um Deus. Nem precisa dizer que existem fotos dele espalhadas por todo país, nas ruas, ônibus, restaurantes, se bobear até no banheiro tem. E toda vez que um local passa pela foto faz a tradicional reverência tailandesa juntando as mãos na altura do peito e abaixando a cabeça. Estrangeiros presos por desrespeitar a imagem do rei existem as dezenas. Um deles foi preso por escrever em cima de uma das fotos do venerável durante uma bebedeira. Se forem para lá já sabem. É Buda no céu e ele na Terra.

Uma das milhares de imagens do rei espalhadas pelo país

Uma das milhares de imagens do rei espalhadas pelo país

5) Na Ásia talvez é não

Não é a toa que o mundo é dividido em ocidente e oriente. No lado deles (oriente) as coisas funcionam totalmente diferentes daqui. As palavras dos orientais nem sempre querem dizer o que elas realmente são. Você tem que aprender interpretar seu significado. Orientais definitivamente não falam “não”. Quando eles não querem algo, eles deixam no ar e dizem talvez. Um amigo coreano (não me pergunte se do sul. Você já ouviu falar de alguém que conhece um coreano do norte?) sempre dizia talvez quando queria na verdade dizer não. Ai um inglês resolveu sacaneá-lo. Hoje ele vai dizer “não” e perguntou: Você já comeu cachorro? Já que é um hábito muito comum no seu país. A resposta: “talvez”. A explicação: talvez eu tenha comido quando criança, mas não me lembre. Preparem-se para o jogo de interpretação.

Resposta certa na Ásia

Resposta certa na Ásia

6) Na China não existe “por favor” e “desculpe”

Quem já foi à China sabe do que estou falando. O conceito de educação por lá é outro. Eles furam fila na cara dura. Se querem passar não pedem licença e abrem caminho a cotoveladas e empurrões. Dizem que este comportamento é reflexo da época da Revolução Cultural Chinesa quando a fome e escassez imperavam e quem não brigasse com unhas e dentes pelo seu espaço acabava morrendo. O problema é que já se passaram mais de 50 anos e os costumes continuam os mesmos.

É mais ou menos assim

É mais ou menos assim

7) Sim eles comem com a mão

Em muitos lugares da África e Ásia os talheres simplesmente não existem. Comer com as mãos é a coisa mais natural do mundo para eles. No Marrocos fomos convidados a almoçar com uma amiga local que acabáramos de conhecer. Para nossa surpresa um frango assado foi colocado sobre a mesa e nada dos talheres chegarem. Sem cerimônias nossa anfitriã atacou o galináceo com as mãos e nós obviamente seguimos as regras do país. Mas antes de finalizar, um adendo. Eles só comem com a mão direita, mesmo quem é canhoto, porque a mão esquerda vocês vão descobrir pra que eles usam no tópico abaixo.

Todo mundo mete a mão na mesma travessa

Todo mundo mete a mão na mesma travessa

8) Eles não usam papel higiênico

Nestes países em que se come com a mão (direita), eles também têm outro hábito um tanto exótico para nós. Eles não usam papel higiênico. Mas então como é que eles se limpam? Vocês devem estar se perguntando. A resposta é um tanto óbvia. Se a mão direita é para comer, a mão esquerda só pode ser usada para se limpar. Portanto nestes países nunca coma ou cumprimente alguém com a mão esquerda. Para quem ficou curioso e quiser se aprofundar sobre o tema basta ler o post O Número 2 ao redor do mundo. Vocês irão rir de montão.

Adivinha pra que serve a jarrinha ai do lado

Adivinha pra que serve a jarrinha ai do lado

9) Para onde vai o papel higiênico na Europa?

Falando em papel higiênico ou na falta dele. Este item de higiene pessoal gera muita controvérsia ao redor do mundo. No meu primeiro número 2 em banheiros europeus não prestei atenção se havia papel higiênico. Nestas horas ninguém checa isso. Por sorte ele estava lá. O problema aconteceu na hora de descartá-lo. Não havia cesto de lixo. Após muito pensar por uns dez minutos joguei tudo no vaso e mesmo sem querer acabei seguindo o costume local. Como diz um amigo: “Em países ricos papel higiênico é jogado no vaso sanitário, em países medianos é jogado no cesto de lixo e em países pobres não se usa papel higiênico”.

Este banheiro tinha manual de instrução

Este banheiro tinha manual de instrução

10) O pão é de todo mundo na Espanha e França

Quem já viajou um pouco percebeu que nós brasileiros somos bem nojentinhos com higiene. Qualquer lugar em que o chão não seja tão limpo quanto o de uma sala de UTI já é considerado imundo pela maioria dos brazucas. Assim não é surpresa como ficamos chocados ao ver o tratamento dados pelos espanhóis e franceses ao pão nosso de cada dia. Nas padarias espanholas o pão é pego pelo vendedor com a mão sem luvinhas de plástico. Depois ele passa para sua mão (não tem saco para colocar o pão por lá) e ainda passa pela mão do atendente de caixa que faz questão de tomá-lo das mãos do dono (no caso você) e colocar em cima do balcão para registar o preço. Depois você ainda sai com o coitado na mão ou em baixo do braço como na França.

Além da mão pode ser levado também sem cerimônias na garupa da bicicleta

Além da mão pode ser levado também sem cerimônias na garupa da bicicleta

Conhece algum hábito estranho que viu em suas viagens pelo mundo? Conte para gente, quem sabe ele não entra para o próximo post de hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo.

Veja Também:

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte II

10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo

Nem melhores nem piores, apenas diferentes

Os piores hotéis (hotéis?) que já me hospedei

Viaje, saia da ignorância

Os sentimentos que experimentamos durante nossa viagem de volta ao mundo

10 Mentiras que todo Viajante compulsivo conta

Manias de Viajantes

Mais 9 manias de Viajantes

Você já percebeu a Globalização em suas viagens?

5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte I

5 Gringuices que todo gringo faz quando viaja para outro país – Parte II


Responses

  1. […] Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I […]

  2. Caramba, às vezes parece que só eu mesmo (e família) que nunca gostei de jogar papel no lixo do banheiro! Eu tenho um nojo tremendo quando vejo que alguém fez nº2 e jogou o papel no cesto…:/ além de feder, eu não quero abrir o lixo e olhar caca dos outros hahaha sei que no Brasil é errado fazer isso mas, fui acostumada assim rs acho uma maravilha aqui na Espanha que pode jogar tudo no vaso sem problemas!

    • Ola Beatriz

      por isso o mundo é tão fascinante. Até nas coisas mais simples existem várias variações. Acompanhe os próximos posts da série Hábitos Estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo.

      bjs

      Eder

  3. Muito legal essa idéia de falar sobre os habitos que para nos são estranhos. Porém, sobre os paises muçulmanos, eu sempre soube que era até 4 esposas!

    • Ola Milena
      na verdade existem muitas variações. Na Tunísia e Turquia, países majoritariamente muçulmanos, a poligamia não é permitida. Já na Árabia Saudita o número de quatro é muitas vezes superado, mas você tem razão. Nos países que permitem a poligamina a maioria limita o número de esposas em 4. Já corrigido no post.

      valeu pela mensagem

      Eder

  4. MUITO LEGAL ESSE TEXTO!!!!

  5. […] Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I […]

  6. Adorando as postagens! Estou morando atualmente na França e essa questão do pão baguete é surpreendente. Todas as vezes que vou a rua encontro alguém carregando a baguete das formas mais bizarras possíveis, kkkkkkk.

    • Ola Cíntia
      apesar da globalização que infelizmente padroniza hábitos e costumes se prestarmos bastante atenção ainda conseguimos perceber estas diferenças culturais que tanto me encantam.

      Li seu post e adorei

      bjs
      Eder

  7. […] Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: