As arenas romanas são construções incrivelmente grandes e que inacreditavelmente resistem a milhares de anos praticamente intactas. Por séculos elas sofrem com intempéries como neve, chuva, sol, vento e até terremotos e continuam firmes e imponentes. Para sorte dos apaixonados por este tipo de construção o Império Romano foi duradouro, mas se limitou a Europa Mediterrânea, norte da África e parte do Oriente Médio. Assim você pode conhecer todas estas arenas em uma só viagem.
Quem vê estes gigantes que hoje abrigam concertos de música e outros shows de arte a céu aberto não imagina que milhares de anos atrás foram palcos da barbárie. Nestes locais aconteciam lutas mortais entre gladiadores e também de gladiadores com animais ferozes vistas por multidões ensandecidas. Aliás, o nome “arena” vem da areia que absorvia o sangue dos gladiadores durante as batalhas. Estes Coliseus são os precursores dos atuais octógonos de MMA. O tempo passou, indubitavelmente o ser humano evoluiu, mas nossa espécie ainda tem um sádico gosto por sangue que hoje espirra das telas das televisões pelo mundo.
Mas vamos nos lembrar da majestosidade destas verdadeiras obras de engenharia que tanto nos fascinam.
1) Coliseu – Roma – Itália
A mais famosa arena de lutas romanas é o Coliseu de Roma. Ela é tão famosa que acaba ofuscando outras arenas igualmente gigantescas e belas. Seu nome é tão forte que passou a ser sinônimo de arenas romanas, mas toda fama tem um preço. O Coliseu é cheio de turistas durante 365 dias por ano e uma foto sua só com ele é uma tarefa que nem Espártaco conseguiria completar. Dê preferência por visitá-lo logo no primeiro horário para fugir das multidões.
Capacidade: 50.000 pessoas
Altura máxima: 48 metros
Área: 20.000 metros quadrados
Data de inauguração: 80 d.c.
Onde se hospedar
Em Roma nossa sugestão é o The Liberty Boutique Hotel localizado no coração da cidade e simplesmente excepcional. Uma opção mais econômica é o Eurostars Roma Aeterna.
2) Arena de Pula – Croácia
Sexta maior arena romana a de Pula impressiona pelo seu perfeito estado de conservação. Existe uma calha para coletar água das chuvas. Nos tempos das batalhas de gladiadores era adicionado perfume a esta água para então ser espalhada sobre a plateia que não tinha um cheiro digamos agradável. Terminada a era dos gladiadores a arena de Pula hoje é considerada o cinema mais bonito do mundo. É aqui nos meses de julho que acontece o Festival de Cinema de Pula cujo vencedor leva para casa o Prêmio Arena de Ouro. Na data de nossa visita o Festival já tinha terminado. As encantadoras praias da Croácia também são uma ótima desculpa para conhecer a arena.
Capacidade: 23.000 pessoas
Altura máxima: 32.45 metros
Área: 11.466 metros quadrados
Data de inauguração: 68 d.c.
Onde se hospedar
Se busca um hotel perto da arena sua pedida é o Hotel Amfiteatar. Dá para ver o anfiteatro da sua janela a um preço bastante acessível. Se optar por alugar um apartamento com certeza o melhor é o City park Apartments também localizado no centro da cidade a poucos metros da principal atração.
3) Arena de Arles – França
Apesar de bem pequena Arles é uma cidadezinha cheia de atrações. O famoso e polêmico Van Gogh passou uma temporada no local e foi lá que num acesso de fúria que ele cortou uma de suas orelhas. O conhecidíssimo quadro “O quarto” do holandês foi inspirado no minúsculo quarto em que ele viveu em Arles. Infelizmente hoje o quarto já não existe mais, mas para os fãs do pintor existe uma caminhada por pontos que serviram de inspiração para seus quadros. Basta pegar o mapa no centro de informações turísticas e caminhar por conta própria a seu bel prazer. Mas já ia esquecendo, a Arena de Arles é belíssima e tem uma arquitetura bem diferente das outras. Na terceira semana de agosto, no verão europeu, ocorre o Festival Romano com simulações das batalhas de gladiadores na qual estivemos presentes no ano de 2008.
Capacidade: 20.000 pessoas
Altura máxima: 21 metros
Área: 14.824 metros quadrados
Data de inauguração: 90 d.c.
Onde se hospedar
O melhor hotel da cidade sem dúvida é o Hôtel & Spa Jules César Arles – MGallery by Sofitel. Se optar por ele terá a seu dispor uma decoração um tanto diferente e de muito bom gosto, fora o serviço espetacular. Mas ele pode sair um pouco caro para o bolso, por isso como opção mais em conta sugerimos o Hôtel Acacias.
4) Arena de El Djem – Tunísia
Não sei o que deu na gente. Ficamos vinte dias rodando por toda Tunísia que tem a metade da área do estado de São Paulo e não conhecemos esta arena que é a terceira maior do mundo. É Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979. Nos meses de julho abriga o Festival Internacional de Música Sinfônica de El Djem. Um dia ainda voltamos para presenciar o festival.
Capacidade: 35.000 pessoas
Altura máxima: 36 metros
Área: 18.476 metros quadrados
Data de inauguração: 299 d.c.

A terceira maior arena romana do mundo na Tunísia (Foto do site http://developtravel.be/)
Onde se hospedar
Aqui as opções não sao muitas. Melhor optar por um hotel sem surpresas, neste caso indicamos o Hotel Julius, limpo, seguro, a melhor opção do lugar.
5) Arena de Cápua – Itália
A segunda maior arena romana já construída fica em Cápua a poucos quilômetros de Nápoles. Seu estado de conservação não é dos melhores já que parte dela foi destruída pelos povos vândalos e depois pelos sarracenos, mas o gigantismo vale a visita.
Capacidade: 50.000 pessoas
Altura máxima: 46 metros
Área: 23.800 metros quadrados
Data de inauguração: 1 d.c. (há controvérsias)
Onde se hospedar
Cápua é uma cidade bem pequena com poucas opções de hospedagem. O Olympus Capua é o lugar ideal para passar uma noite e no outro dia estar bem cedo na Arena da cidade. Decoração moderna e de muito bom gosto ale´m de um ótimo café da manhã.
6) Arena de Leptis Magna – Líbia
Apesar de atualmente não ser recomendada uma visita à Líbia é a poucos quilômetros da capital Trípoli que está esta arena única. Da arena é possível observar o profundo azul do Mar Mediterrâneo. A pedra amarelada usada na construção se confunde com a areia da praia. Vale a visita.
Capacidade: 16.000 pessoas
Área: 2.679 metros quadrados
Data de inauguração: 56 d.c.

Escavada na rocha a arena fica abaixo do nível do mar (Foto do site http://www.asa-agency.com/)
7) Arena de Éfeso – Turquia
A Arena de Éfeso incialmente era usada para concertos e shows, mas também foi palco das batalhas de gladiadores. No século IV foi parcialmente destruída por um terremoto e reconstruída no século VIII. Faz parte do complexo da cidade de Éfeso que conta com muitas outras ruínas romanas. Perto dali também é possível visitar a Casa em que Maria mãe de Jesus se refugiou.
Capacidade: 25.000 pessoas
Altura máxima: 20 metros
Data de inauguração: 40 d.c.
Onde se hospedar
A cidade é bem pequena, assim quase todas as opções de hospedagem estão bem localizadas. Para quem busca algo sofisticado, com um típico café da manhã turco a um bom preço indicamos o Ibri Hotel. O melhor custo benefício da cidade.
Por falta de sorte ainda não tínhamos conhecimento da existência da Arena de Nimes quando estivemos no sul da França e só conhecemos sua prima de Arles. Esta é a arena mais bem preservada do mundo. Suas paredes estão todas lá e hoje funciona como arena de touradas.
Capacidade: 24.000 pessoas
Altura máxima: 21 metros
Área: 13.433 metros quadrados
Data de inauguração: 70 d.c.

A mais bem conservada de todas as arenas romanas. Nem um pedacinho faltando. (Foto do site http://www.arenes-nimes.com/)
Onde se hospedar
Aqui você tem duas ótimas opções. Para quem prefere um hotel de rede sugerimos o Novotel Atria Nimes Centre a poucos metros de caminhada da Arena de Nimes com o padrão de qualidade da marca Novotel. Se preferir algo mais intimista e de cara para Arena hospede-se no Hôtel De L’Amphithéâtre no coração de Nimes.
9) Arena de Verona – Itália
A arena de Verona é uma das mais movimentadas em termos de número de espetáculos de arte. A programação inclui de dois a três espetáculos por semana entre óperas, ballets e concertos. Além de belíssima é também uma ótima oportunidade para você conhecer a terra de Romeu e Julieta.
Capacidade: 25.000 pessoas
Altura máxima: 32 metros
Área: 15.000 metros quadrados
Data de inauguração: 30 d.c.

Arena de Verona lotada para um concerto (Foto do site http://www.italymagazine.com/)
Onde se hospedar
O melhor custo benefício da cidade está no Ark Hotel. Hotel novo, muito bem decorado e com uma café da manhã bastante generoso. Agora se quer se hospedar em grande estilo e curtir uma jacuzzi com vista para arena sua pedida é o Hotel Milano & SPA***S simplesmente inesquecível.
10) Arena de Pozzuoli – Itália
Terceira maior arena existente em território italiano assim como a arena de Cápua fica bem perto de Nápoles. Seu subterrâneo é muito bem preservado incluindo as gaiolas dos animais e partes do mecanismo do elevador que levava gladiadores e feras ao nível das batalhas. Após ser coberta pelas cinzas de uma erupção a arena foi abandonada para ser redescoberta na atualidade.
Capacidade: 20.000 pessoas
Área: 17.200 metros quadrados
Data de inauguração: 79 d.c.

A terceira maior arena em território italiano (Foto do site http://www.movingitalia.it/)
Agora que você já decidiu sua viagem que tal falarmos do planejamento dela. Você sabia que para entrar no países da Europa é exigido um seguro saúde de no mínimo 30.000 euros? Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Viagem conosco que além de cuidar de sua saúde vai te dar auxílio por exemplo no extravio de sua bagagem. Clique em Seguro Viagem e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes sem IOF.
Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
Dicas para tirar as fotos mais criativas na Torre de Pisa
Dois roteiros imperdíveis pela Toscana – Itália
Viareggio onde o sol se esconde – Itália
Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália
Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália
Visita ao estádio San Siro Giuseppe Meazza – Milão – Itália
Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália
10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa
Itália – Roteiro de 3 semanas de Milão a Roma
Lugares Únicos no Mundo – Ksares de Tataouine – Tunísia
Tunísia: Uma visão do país antes da revolução que derrubou a ditadura de Ben Ali
A charmosa vila de Cassis na Côte d´Azur – França
Cara que sensacional
By: marielfernandes on 05/07/2015
at 21:55
Valeu Mariel
grande abraço
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 06/07/2015
at 10:37
Roma é uma cidade histórica e sensacional. Estive nesa cidade encantadora durante o meu intercâmbio na Itália e foi maravilhoso. Tomei um curso de italiano em Roma com hospedagem, alimentação e atividades incluídas e foi perfeito. O meu intercâmbio em Roma foi a escolha certa.
By: Alex on 10/07/2015
at 11:52
Ola Alex
Roma é mesmo uma cidade sensacional e o Coliseu também. Vale a visita
abs
Eder
By: Quatro Cantos do Mundo on 11/07/2015
at 8:59
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: 11 motivos para conhecer a desconhecida EsLOVEnia | Quatro Cantos do Mundo on 02/08/2015
at 8:19
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Capadócia – Turquia | Quatro Cantos do Mundo on 20/09/2015
at 9:12
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: 10 cidadezinhas encantadoras para você conhecer na Europa | Quatro Cantos do Mundo on 27/09/2015
at 8:15
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Convite 51° Encontro dos Viajantes – Conheça a Europa de graça: Faça um trabalho voluntário no WWOOF! | Quatro Cantos do Mundo on 11/11/2015
at 10:11
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: 10 Locais de Manifestações Políticas pelo Mundo | Quatro Cantos do Mundo on 03/04/2016
at 8:45
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Convite 54° Encontro dos Viajantes – 6 Dias na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 11/09/2016
at 7:55
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Apresentação do 54° Encontro dos Viajantes – 6 Dias na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 09/10/2016
at 8:59
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: 10 Lugares que farão você viajar para Argentina em suas próximas férias | Quatro Cantos do Mundo on 11/12/2016
at 9:03
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Mais 10 Lugares que farão você viajar para Argentina em suas próximas férias – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 29/01/2017
at 11:10
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Vale a pena visitar o Lago Como durante o inverno? – Itália | Quatro Cantos do Mundo on 05/02/2017
at 8:05
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Visita ao estádio San Siro Giuseppe Meazza – Milão – Itália | Quatro Cantos do Mundo on 12/02/2017
at 7:56
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Mais 10 Lugares que farão você viajar para Argentina em suas próximas férias – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 05/03/2017
at 8:43
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Cinque Terre – Itália | Quatro Cantos do Mundo on 22/04/2018
at 9:15
[…] Primeiro destino em território francês. Nimes é casa da arena romana mais bem conservada do planeta. E pode acreditar, apesar de já ter vivido mais de 2000 verões parece que foi construída ontem. Continua sólida e imponente tomando conta da paisagem da cidade. Quer saber onde estão outras arenas romanas espalhadas pelo mundo? Clique em 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo. […]
By: Cheiros, cores e sabores – Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 23/09/2018
at 10:12
[…] Quer saber onde estão outros anfiteatros romanos espalhados pelo mundo? Clique em 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo. […]
By: Nimes, o anfiteatro romano mais bem conservado do mundo – Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 30/09/2018
at 10:48
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Pont du Gard – Um aqueduto que resiste intacto há 20 séculos -Roteiro de três semanas na Provence | Quatro Cantos do Mundo on 21/10/2018
at 6:47
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Visita ao Cellier des Princes, mergulhando no mundo do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape | Quatro Cantos do Mundo on 04/11/2018
at 6:20
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Viareggio onde o sol se esconde – Itália | Quatro Cantos do Mundo on 03/03/2019
at 8:53
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Lugares Únicos no Mundo – Termas de Saturnia – Toscana – Itália | Quatro Cantos do Mundo on 31/03/2019
at 6:36
[…] 10 Arenas Romanas que resistem ao tempo […]
By: Dicas para tirar as fotos mais criativas na Torre de Pisa | Quatro Cantos do Mundo on 12/05/2019
at 5:18