Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 15/11/2015

Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor para mim?

Até bem pouco tempo eu não sabia a diferença entre Seguro Viagem, Seguro Saúde e Assistência Viagem que são os nomes mais comuns para identificar serviços de prestação de assistência para quem está viajando. Os nomes são bem parecidos e causam bastante confusão mesmo para um viajante que como eu já passou dezoito meses viajando initerruptamente e conhece mais de cinquenta países. Vale a máxima: “Em casa de ferreiro, espeto é de pau”. Ou melhor, valia, porque após ser convidado para ministrar uma palestra sobre o tema “Viagem Segura” em uma grande multinacional da área química é que acabei adquirindo um vasto conhecimento sobre o assunto que hoje venho compartilhar com os leitores do blog. Quer contratar nossa palestra “Viagem Segura” para próxima SIPAT de sua empresa? Clique em “Palestras”.

Sua saúde bem cuidada em todo o mundo

Sua saúde bem cuidada em todo o mundo

A maioria das empresas utiliza a mesma nomenclatura para distinguir os diferentes tipos de produtos existentes no mercado. O primeiro conceito importante a ser aprendido trata dos tipos de serviços inclusos na apólice comprada. O Seguro Saúde presta serviços exclusivos na área de saúde como consulta médica, internação, análises clínicas entre outras. Já o Seguro Viagem ou Assistência Viagem além de cuidar da saúde do segurado também oferece serviços de assistência jurídica, reembolso em caso de extravio de bagagem, reembolso em caso de perda de embarque e indenização em caso de acidente.

O segundo conceito a se destacar trata da questão de como é feito o pagamento dos serviços de saúde caso sejam utilizados durante a viagem. No caso da contratação de um Seguro Viagem o segurado deve arcar com os custos de saúde durante a viagem para ser reembolsado após voltar a seu país de origem. Já na Assistência Viagem o segurado não põe a mão no bolso. Na ocorrência de necessidade de assistência médica o segurado deve ligar para um 0800 da seguradora que indicará um médico ou hospital da sua Rede Credenciada no local que fará o atendimento sem custo algum. Esta é a terminologia amplamente usada pelas seguradoras para diferenciar as três modalidades de apólice, mas não confie cegamente nesta nomenclatura e antes de comprar certifique-se de que na sua apólice estão inclusos todos os serviços que você deseja independente do nome do produto oferecido.

Além de uma apólice nunca é demais levar estes itens na bagagem

Além de uma apólice nunca é demais levar estes itens na bagagem

Mas e agora que já sabemos a diferença entre os produtos de prestação de serviço de assistência em viagem, qual é o mais adequado ao meu perfil de viajante? Parece óbvio que uma apólice (Seguro Viagem ou Assistência Viagem) que te ofereça serviços de reembolso em caso de extravio de bagagem é muito melhor que outra que cuide apenas de sua saúde (Seguro Saúde). Realmente é, mas não se esqueça de que também vai ser mais cara. Se a grana está curta talvez valha a pena correr o risco de ficar uns dias sem sua mala e gastar um pouco menos na hora de contratar uma apólice. Aqui deixamos duas dicas para quem contrata apenas um Seguro Saúde: 1) Leve algumas peças de roupa na sua bagagem de mão, assim em caso de extravio você não ficará somente com a roupa do corpo. 2) Se estiver viajando em casal ou com um amigo coloque algumas peças de roupa na bagagem de seu companheiro e vice versa. A probabilidade de duas malas se extraviarem é infinitamente menor. Estas duas sugestões aprendemos depois que a mochila da Fabi foi extraviada em uma viagem de avião da Espanha para Tunísia e não tínhamos seguro. Resultado: Fabi três dias com a mesma roupa e usando minhas cuecas.

Não seja mais um a passar por esta situação desagradável

Não seja mais um a passar por esta situação desagradável

Também parece claro que é melhor ser atendido em uma Rede de Saúde Credenciada (Assistência Viagem) pela seguradora sem botar a mão no bolso do que pagar os custos de seu atendimento médico (Seguro Viagem) para depois ser reembolsado. Na maioria das vezes é mesmo melhor, mas não sempre. Se você estiver viajando por países com alto custo de vida como, por exemplo, na Europa a Rede Credenciada é o ideal, principalmente em casos mais graves que envolvam internação. Nestes casos o limite de seu cartão de crédito pode não ser suficiente para pagar os honorários médicos para depois ser reembolsado. Mas imaginem se vocês estiverem no interior de Moçambique como nós já estivemos. A chance de sua seguradora ter algum médico da Rede Credenciada é quase nula e você terá mesmo que arcar com os custos médicos necessários para posterior ressarcimento.

Depois desta explanação você já pode escolher o produto de prestação de serviço de assistência em viagem mais adequado a seu perfil, mas a lição de casa ainda não acabou. Eu como bom brasileiro também não presto muita atenção nas letras miúdas do contrato e acabo decidindo sem as informações necessárias. Leia atentamente todo o contrato para evitar dores de cabeça durante sua viagem. Verifique se a apólice escolhida cobre custos decorrentes de doenças pré-existentes, repatriação em caso de doença grave ou morte, prática de esportes de risco, se é adequada a sua faixa etária, se tem cobertura para gestante e feto. Não existe nada pior que quebrar um braço durante a prática de rafting e descobrir no hospital que seu seguro não irá arcar com os custos. Ou levar a sua família a falência em caso de óbito no exterior, pois nas letras miúdas a apólice informava que não cobria repatriação em caso de morte. Um traslado em avião de um cadáver pode custar muitos milhares de dólares. Ninguém pensa que isso pode acontecer, mas é para isso que servem os seguros, para pagar despesas de eventos que não desejamos que ocorram. Um tio de um amigo já em idade avançada faleceu no exterior e por sorte seu seguro tinha cobertura de repatriação.

Além de quais coberturas são comtempladas na sua apólice você também deve verificar o valor pago em cada evento. Pesquise os valores de cobertura em casos de hospitalização, intervenções cirúrgicas, honorários médicos, enfermaria, práticas odontológicas, material descartável, análises clínicas ou de alta complexidade e medicamentos. Lembre-se que em qualquer modalidade de seguro se os custos, por exemplo, de uma internação hospitalar superarem os valores cobertos pela apólice você deverá pagar a diferença.

Mais dois temas no mundo de prestação de serviço de assistência em viagem. Seguro do cartão de crédito é uma boa? Você compra a passagem aérea com seu cartão de crédito Platinum Max Gold Safira Master Plus Mega Power Premium e acha que pode viajar tranquilo, pois o cartão de crédito te dá de presente um seguro viagem. Na maioria das vezes esta apólice trabalha com reembolso de despesas e não com rede credenciada. E aqui mais uma vez vale a máxima de ler todas as letrinhas miúdas do contrato para não ser surpreendido. Nós que sempre usávamos o seguro do nosso cartão de crédito nos surpreendemos ao saber que não há cobertura para gestante e feto. E desde então sempre compramos um seguro que se adequa a nossa necessidade antes de nossas viagens já que ultimamente só viajamos grávidos. Veja neste link o caso da brasileira que teve a repatriação negada pelo seguro do cartão de crédito.

Outra dica importante é que para entrar na Área Schegen onde está maior parte dos países europeus você deve possuir um seguro com cobertura de no mínimo 30.000 euros o que a maioria dos seguros de cartão de crédito não oferece. Quer saber quais são os países da Área Schegen? Clique em Area Schegen.

Com este verdadeiro tratado sobre seguros para viajantes, agora você pode contratar uma apólice sem medo de errar. Ficou com dúvidas? Envie uma mensagem para nós, teremos prazer em ajudar. Vai viajar e precisa de um seguro? Compre o seguro para sua próxima viagem conosco e ajude-nos a manter o blog no ar. Clique em Seguro Viagem e compre comparando preços e condições em diversas seguradoras. Pagamentos em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito.

Veja Também:

Cuidando da saúde em viagens

10 dicas para não ser furtado em Lisboa, ou em qualquer outro lugar do mundo

Como viajar pela Europa por mais de 90 dias sem se tornar um imigrante ilegal?

Como abrir uma conta corrente internacional e economizar em sua Viagem de Volta ao Mundo

Que calçado levar em sua Viagem de Volta ao Mundo?

Três Letras Decisivas na sua viagem

Um modo prático de não esquecer itens essenciais de sua bagagem

Dicas para dirigir na Austrália

 


Responses

  1. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  2. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  3. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  4. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  5. […]       Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  6. Otimas dicas.
    Em viagens estar bem segurado pode evitar muita dor de cabeca.
    A gente nunca quer que aconteca algo, mas nao estamos imunes, nao eh mesmo?!😉

    • Ola Nilcilene
      é isso mesmo, o seguro serve para situações inesperadas e é muito útil

      valeu

      Eder

  7. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  8. Olá, amei as dicas…fiz o meu seguro por aqui…

    • Ola Tâmara
      legal que tenha gostado e também ajudado na manutenção do blog comprando seu seguro com a gente

      bjs
      Eder

  9. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  10. Cara, que artigo massa! Adorei e já comprei meu seguro com vocês. Foi um bem básico, mas acho que atende a qualquer sinistro.

    • Ola Samara

      legal que tenha gostado e que pudemos te ajudar. Não detectei nenhuma compra de ontem para hoje. Qual a data que você comprou o seguro?

      Se puder divulgue aos seus amigos para ajudar

      bjs e boa viagem

      Eder

  11. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]

  12. […] Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor p… […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: