Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 13/12/2015

Porque me sobra dinheiro para viajar

A simples menção desde título dá margem a interpretações equivocadas sobre nossa condição financeira. Era para evitar mal-entendidos como este que pode estar em seus pensamentos que durante nossa Viagem de Volta ao Mundo raramente mencionávamos que viajávamos por tão longo período. As precipitadas e erradas conclusões sempre nos alçavam a condição de milionários. Por isso mesmo peço que leiam o post até o final antes de tirarem suas conclusões.

Não, nós não somos um destes

Não, nós não somos um destes

Desde que comecei a ganhar meu próprio dinheiro, na verdade bem antes disso, sempre fui um mão-de-vaca inveterado. Costumo dizer a amigos que meu dinheiro vale mais do que o das outras pessoas. Só para você entenderem. Uma vez, ainda criança, eu e meus irmãos fomos viajar sem os pais. Minha mãe deu a mesma quantia em dinheiro para os três filhos. O mais novo gastou 90% do dinheiro e ao botar os pés em casa correu ao bar mais próximo para torrar o que havia restado em balas. O do meio gastou mais da metade do dinheiro e eu, o mais velho, voltei com 75% do dinheiro no bolso. Entenderam como o dinheiro procria nas minhas mãos.

Estamos mais para este estilo

Estamos mais para este estilo

Por sorte me casei com a Fabi que trata a relação com dinheiro de forma bastante similar a minha. Este é o típico caso que o a criatura superou o criador. No caso ela se tornou ainda mais econômica do que eu.

Mas como poupar em tempos que os brasileiros estão cada vez mais endividados? Você sabe subtrair? Sim, se você conhece esta que é uma das operações básicas da matemática, você está apto a economizar seu suado dinheirinho. Assim não tem desculpa. Mesmo o menos estudado dos mortais pode viajar à vontade. Basta seguir nossos conselhos. A conta é simples: o que entra de dinheiro menos o que sai de dinheiro deve ser sempre, eu disse sempre e sem exceções maior do que zero (positivo). Como você tem pouca influência no primeiro termo da equação (o que entra de dinheiro) e já que não acreditamos em milagres como por exemplo ganhar na mega sena. O melhor mesmo é focar suas atenções no que sai de dinheiro. Em outras palavras: “Não importa o quanto você ganha, mas sim o quanto você gasta”. Não sei quem disse esta frase, mas para nossa família é uma verdade universal.

Até agora mencionamos a teoria de como economizar seu dinheiro. Mas o que devo fazer na prática para ver o dinheiro se acumular na conta corrente? As palavras chaves aqui são: prioridade e simplicidade. Poucos tem grana suficiente para gastar no que bem quiser sem ter que fazer escolhas. Então você terá que priorizar. Viajar está no topo da sua lista de prioridades? Se a resposta for sim, você conseguirá viajar tanto ou mais que a gente.

Ter uma vida simples também ajuda bastante. Neste caso não quero dizer uma vida monástica e privada de luxos. Mas leve em conta que o dinheiro que sobrar deve ser gasto em suas prioridades, no nosso caso: as viagens.  Fico abismado com o que as pessoas gastam com carros ou mobília da casa por exemplo. Mas meu espanto ocorre porque para mim estes itens não são prioridades. E com certeza algumas pessoas desmaiariam se soubessem o que gastamos em viagens para lugares que nunca ninguém ouviu falar. Mas é uma questão de prioridades.

Vamos as nossas dicas de onde você pode economizar:

Roupas

Viajei um ano e meio pelo mundo com três camisetas e quatro cuecas na bagagem. Quer aprender a arrumar sua mala? Clique em Um modo prático de não esquecer itens essenciais de sua bagagem. Este fato por si só explica minha relação com o mundo fashion. Das duas ou três camisas polo que tenho no guarda roupa nenhuma delas tem um jacaré, um alce ou um jogador de polo bordados no peito. Assim não pago um tostão a mais por marcas famosas. A dica é: compre roupas que durem muito tempo. Renovar guarda roupa é para quem vive de moda. Só como exemplo tenho um moleton que tem o ano de fabricação bordado na frente. Hoje ele é usado como pijama em dias frios, mas está na ativa since 1991. Vinte e cinco anos com a mesma roupa. O preço de um guarda roupa renovado pode ser o mesmo daquela tão sonhada viagem à Europa. Qual é a prioridade?

Este alce não "cabe" no meu guarda roupa

Este alce não “cabe” no meu guarda roupa

 Carro

Na Europa poucas pessoas têm carros, mas isso o brasileiro não acha civilizado por parte do europeu. Todos, ou a maioria dos brazucas quer ostentar seus modelos zero quilômetro para os vizinhos, parentes e amigos. Atualmente estamos sem carro. Planeje sua vida para curtas distâncias. Matricule as crianças em uma escola que possam ir caminhando, além de economizar vai fazer um baita bem para saúde da família.  Privilegie as compras no bairro, o comércio local agradece. Use o supermercado pela internet com entrega programada, você ainda poupa seu tempo. Para distâncias um pouco maiores use a bicicleta, ela está na moda em Amsterdã por décadas. Você não precisa abrir mão do carro para sempre, só estamos sugerindo que você não precisa ter um só para você que provavelmente passará mais tempo na garagem que na rua. Em dias de chuva ou para distâncias realmente inviáveis para caminhar ou para as bicicletas, use um táxi, uber, uberx, ou sites de compartilhamento de carros como o Zazcar. Existem estudos que mostram que para quem roda pouco o melhor é não ter carro próprio. Veja aqui a matéria. Quando seu vizinho perguntar como você viaja tanto, responda com outra pergunta: Como você consegue manter um carro tão luxuoso na garagem?

Quem tem um deste na garagem não tem dinheiro para viajar

Quem tem um deste na garagem não tem dinheiro para viajar

Restaurante

Cada dia fica mais caro comer fora de casa. Então reúna os amigos e reproduza aquela super receita do seu restaurante favorito no conforto de sua casa. Vai sair muito mais barato e este restaurante não tem hora para fechar. Mas sem radicalismos. Não abra mão de sair para almoçar ou jantar, mas dê preferência a comida boa e barata. Um bom ponto de partida para garimpar restaurantes deste tipo é o Guia da Culinária Ogra, afinal você vai a um restaurante pela comida que ele serve e não para que o garçom puxe a cadeira para você sentar.

Nunca me verão sentado aqui

Nunca me verão sentado aqui

Televisão

Em casa não tem televisão. Sim somos mesmo bem esquisitos, aliás até já escrevemos sobre isso no post: Nem melhores nem piores, apenas diferentes. Na verdade, somos visionários porque a televisão é um ser em extinção. Sim ela vai acabar em breve. Gradativamente a internet vai substituí-la. Já tem até televisão com acesso à internet. A diferença entre ambas é que na tv tradicional as emissoras escolhem o que você assiste e na internet é você quem escolhe o que assistir sem horários e grades de programação. Aqui além da economia com tv a cabo e com o próprio aparelho de televisão, você terá muito mais tempo para excelentes livros e para compartilhar com a família.

Um ser em extinção

Um ser em extinção

Celular

Mais uma vez a internet influenciando a vida das pessoas. Basta uma rede wifi e você fala por telefone com qualquer pessoa do mundo usando a rede de voz do WhatsApp. Acabou a mina de dinheiro das operadoras de celulares. O minuto falado no Brasil está entre ao mais caros do mundo, mas agora os consumidores estão livres. Telefone fixo então está mais para algo como o fax, totalmente obsoleto. Falar com o mundo de graça poupa dinheiro para algumas passagens aéreas por ano. Quer saber como economizar também em viagens? Clique: Economizando em Viagens.

Para que gastar se podemos falar de graça aqui

Para que gastar se podemos falar de graça aqui

Empregada Doméstica

Eu acredito que limpar sua própria privada deveria ser obrigatório para todo brasileiro, assim como é o serviço militar. Todos deveriam ao menos uma vez na vida (o recomendado seria muitas vezes) limpar sua própria privada. É altamente educativo, você aprenderá sobre humildade, disciplina e o valor de todo e qualquer tipo de trabalho. Na Europa e EUA já é assim. Contratar uma empregada doméstica é caríssimo por lá então cada um tem que fazer o trabalho duro de limpeza doméstica. Também não me sinto bem de pagar para alguém limpar minha sujeira e é por isso que aqui em casa somos nós mesmos quem fazemos o trabalho sujo. Com certeza além de um ser humano melhor você economizará dinheiro suficiente para uma super viagem com a família.

Limpe sua própria sujeira e seja um ser humano melhor

Limpe sua própria sujeira e seja um ser humano melhor

Com certeza se você seguir pelo menos metade de nossas dicas sobrará dinheiro para aquela tão sonhada viagem. Depois que você entrar de vez para o mundo dos viajantes também perceberá que viajar não é tão caro assim e descobrirá vários macetes para viagens cada vez mais econômicas. Bem-vindos ao mundo das viagens.

Veja Também:

Economizando em Viagens

Apresentação 48° Encontro dos Viajantes – Como economizar em sua próxima viagem

Como abrir uma conta corrente internacional e economizar em sua Viagem de Volta ao Mundo

Quanto vou gastar para viajar? Enfim a resposta certa

Como levar dinheiro em sua Viagem de Volta ao Mundo

Um modo prático de não esquecer itens essenciais de sua bagagem

Nem melhores nem piores, apenas diferentes

Afinal qual a diferença entre Seguro Viagem X Seguro Saúde X Assistência Viagem e qual o melhor para mim?

Cuidando da saúde em viagens

10 dicas para não ser furtado em Lisboa, ou em qualquer outro lugar do mundo

Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III


Responses

  1. Ótimas dicas! Já me perguntaram se eu tinha ganho na loteria, heheheheheheh!

    • Valeu grande JR

      esta pergunta já ouvimos diversas vezes também

      fazer o que? Ser esquisto tem destas coisas

      abs

      Eder

  2. Boas dicas. Não nos veremos no restaurante.

  3. Muito legal, faço muitos dessas dicas e assim consigo fazer ao menos 1 viagem por mês pelo estado.

  4. Sensacional! Vivi muito tempo sem televisão, na minha casa não é prioridade, hoje temos apenas uma e é suficiente, as pessoas acham muito estranho, muitas famílias possuem uma TV para cada membro da casa. hahaha


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: