Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 03/07/2016

Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã

Alguém já teve vontade de ser um pouco Marty McFly e usar uma máquina para viajar no tempo? O filme poderia se chamar de De Volta Para o Passado. É exatamente assim que você vai se sentir ao passear pelas estreitas ruelas da cidade antiga de Hoi An. O tempo passa devagar, as pessoas caminham em rotação 33 (desculpem-me os mais novos, mas só quem é da era do vinil vai entender), as bicicletas negras, do tipo que vemos em filmes chineses, parecem não sair do lugar e incrivelmente seus motoristas se mantêm equilibrados. As pontes de pedra que parecem remontar séculos atrás (e realmente são seculares) e as luminárias chinesas iluminando a escuridão da noite literalmente te dão a certeza de ter viajado no tempo. Só me dava conta de realmente continuava no ano de 2009 quando olhava para o lado e via a Fabi com modernas botas de trilhas impermeáveis e sua calça de tactel, mas logo passava uma vendedora de frutas com o rosto parcialmente coberto pelo seu chapéu chinês e equilibrando suas cestas penduradas num bastão apoiado às costas para eu voltar séculos atrás. É por sua beleza espetacular e por te proporcionar uma viagem no tempo que Hoi An foi escolhida para o rol de Lugares Únicos do Mundo e também Patrimônio Mundial da Unesco.

Tradicionais luminárias com a não menos típica bicicleta

Tradicionais luminárias com a não menos típica bicicleta

Cidade pesqueira

Cidade pesqueira

Localização

Hoi An fica no meio do caminho entre as duas mais importantes cidades vietnamitas: Hanói e Ho Chi Minh. São quase oitocentos quilômetros rumo ao norte até Hanói e pouco mais de novecentos quilômetros de estrada na direção sul até Ho Chi Minh.

A oeste são pouco mais de cem quilômetros até a fronteira com o Camboja e muito mais perto a leste está o Mar da China. Assim como o Chile o Vietnã é estreito e comprido e invariavelmente sua viagem estará sempre centrada no eixo norte-sul.

Como chegar a Hoi An?

Hoi An é uma cidade muito pequena apesar de bastante turística, assim as opções de transporte para chegar até lá não são tão abundantes. Mas este não é nem de longe um motivo para deixar de conhecê-la. Veja as opções que listamos abaixo e escolha a que melhor lhe convier.

De Trem

Hoi An não tem uma estação de trem. A estação de trem mais próxima fica em Da Nang. Assim a viagem não pode ser feita somente de trem, mas se mesmo assim você preferir uma viagem sobre trilhos pode pegar o trem noturno saindo de Ho Chi Minh ou Hanói até Da Nang e em trinta minutos completar a viagem de carro até Hoi An.

De ônibus

No Vietnã existe um tipo de transporte que não vi em nenhum outro lugar do mundo, é o sleeping bus. É um ônibus do tipo hop on – hop off que você pode subir e descer em cidades pré-determinadas e o melhor de tudo: no lugar de assentos existem camas. Isso mesmo você viaja a noite totalmente deitado. Para saber maiores detalhes sobre horários, preços, cidades atendidas acesse o site Kim Tours. Qualquer agência de turismo de Hanói ou Ho Chi Minh vende os bilhetes para este tipo de ônibus. Como você vai viajar para várias cidades turísticas do país esta é a opção mais barata e cômoda.

Quem não quer viajar assim

Quem não quer viajar assim

num ônibus destes

num ônibus destes

De avião

O aeroporto mais próximo de Hoi An é o aeroporto internacional de Da Nang que fica na cidade de mesmo nome. São exatos trinta quilômetros de distância, o que nas estradas vietnamitas significa quarenta e cinco minutos de viagem. Veja na tabela abaixo as rotas disponíveis, preços, horários de partida, tempo de duração dos voos e companhias aéreas.

Todas as rotas aéreas para Hoi An

Todas as rotas aéreas para Hoi An

De carro

Se tem um país onde eu recomendaria com todas as letras garrafais: NÃO ALUGUE UM CARRO. Este país é o Vietnã. O trânsito é caótico e a chance de você se envolver em um acidente e estragar suas férias é enorme. Mas se mesmo assim você não quiser seguir meus conselhos veja as locadoras disponíveis em Hanói. Na verdade como estrangeiro vai ser difícil encontrar uma locadora que alugue um carro para você sem um motorista.

AvisVN Rent a carCar rental Hanoi

Onde ficar

Na pressa acabamos não procurando muito por hospedagem ao chegar à cidade. Ficamos numa guesthouse razoável, mas como os preços em todo o Vietnã são muito baratos poderíamos ter encontrado coisa melhor. Para que nossos leitores não cometam o mesmo erro recomendamos duas guesthouses com nota máxima no Trip Advisor. A primeira delas é a Camellia Homestay. O quarto padrão custa cerca de 30 dólares para casal mais uma criança de até 12 anos com café da manhã incluso. Já o quarto de luxo sai por 44 dólares e além de um espaço maior com direito a sala de estar o banheiro também é equipado com banheira. Todos tem wifi grátis, Tv, ar condicionado e água mineral e chá inclusos do preço. A Camellia também faz o transfer do aeroporto de Da Nang por 20 dólares para até quatro pessoas.

Quarto com vista privilegiada

Quarto com vista privilegiada

Recepção da Camellia Homestay

Recepção da Camellia Homestay

A segunda opção é a Blue Cloud Homestay. O quarto duplo custa 18 dólares para casal e o café da manhã é pago a parte custando 2 dólares por pessoa.. Já o quarto para três pessoas sai por 26 dólares. Todos quartos tem wifi grátis, Tv, ar condicionado, frigobar e água mineral e chá inclusos do preço.

Fachada da Blue Cloud

Fachada da Blue Cloud

Recepção da Homestay

Recepção da Homestay

Quarto triplo

Quarto triplo

Quando ir

O Vietnã fica ao norte da linha do Equador e, portanto o inverno acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro como na Europa. É até engraçado falar inverno que geralmente lembra frio. Esta é uma palavra que não consta do vocabulário vietnamita. Nos meses citados as temperaturas mínimas beiram os vinte graus centígrados. Estivemos por lá no mês de abril, ou seja, no final do inverno ou começo da primavera, mas as temperaturas eram altas e o calor sufocante e úmido. Já que passar calor será sua única opção, ao menos no tal inverno deles as chuvas são mais escassas e a chance de pegar um dia ensolarado para ótimas fotos é maior.

Inverno? Que nada. Sempre verão

Inverno? Que nada. Sempre verão

Fuja da temporada de chuvas

Fuja da temporada de chuvas

O que comer

Bun bo Hue é uma sopa muito popular no Vietnã cujos principais ingredientes são noodles (macarrão de arroz bem fino) e carne. O prato se destaca pelo balanço entre os sabores apimentados, azedos, salgados e doces. Pode ser muito apimentado para o paladar brasileiro e então uma cerveja gelada pode aliviar a queimação na língua e também o calor do ambiente. As mais populares são a 333 e a Saigon, ambas muito baratas e deliciosas.

Que tal um Bun bo?

Que tal um Bun bo?

Acompanhado de uma Saigon

Acompanhado de uma Saigon

ou de uma 333. Não é 666

ou de uma 333. Não é 666

Atrações de Hoi An

Hoi An tem algumas belas atrações que listamos logo abaixo, mas o que mais me fascinou neste local foi mesmo o conjunto da obra. De que adiantaria aquela mágica loja de abajures chineses saída de um cenário de filme de época se ao lado houvesse uma barraca de camelô vendendo eletrônicos chineses de última geração. Ou como seria lamentável ver jovens com imitação de roupas de marcas atuais circulando por edifícios de arquitetura secular. Mas Hoi An não nos decepciona e por onde você aponta os olhos tudo parece perfeitamente antigo. Por 120.000 dongs (moeda local), equivalentes a míseros 5 dólares você compra um bilhete de entrada na cidade antiga que dá direito a visitar cinco dos vinte e um pontos turísticos. Por este preço vale a pena comprar dois bilhetes e aproveitar mais atrações. Conheça os locais que visitamos.

Beira do Rio

A beira do rio é um dos lugares mais badalados e interessantes em várias cidades. As margens do Rio da Prata estão alguns dos melhores restaurantes de Buenos Aires. Em Hoi An a beira rio é uma das melhores escolhas para apreciar o ritmo lento da cidade e perceber “in loco” que os tentáculos da globalização ainda não chegaram por lá. Bicicletas ou barcos deslizam na mesma velocidade preguiçosa de quem faz força para não chegar. Durante o dia ou á noite você sempre encontrará um personagem com seu chapéu chinês e par de chinelos para trocar um sorriso amistoso. Sigam nossa dica e não se arrependerão.

Vista da beira do rio

Vista da beira do rio

Pescadores com típico chapéu chinês

Pescadores com típico chapéu chinês

Bicicleta típica do Vietnã usada para transporte de pessoas

Bicicleta típica do Vietnã usada para transporte de pessoas

Á noite ainda mais bela, com pouca luz

Á noite ainda mais bela, com pouca luz

ou mais iluminada

ou mais iluminada

Socialismo

Mas este regime de governo ainda existe? Eles se auto definem economicamente capitalistas e politicamente socialistas. De qualquer maneira as referências ao regime vermelho ainda estão por todas as partes e não deixam de ser uma atração para quem, como nós, sempre viveu em um regime 100% capitalista.

Uma aula de história ao vivo

Uma aula de história ao vivo

e uma volta ao passado

e uma volta ao passado

Mercadão

Qualquer mercadão popular no mundo é uma atração à parte. Ótima oportunidade para conhecer de perto os ingredientes culinários e cultura local. O mercadão de Hoi An é mesmo uma atração imperdível. Caminhar por suas apertadas ruas que exalam os mais diferentes odores e presenciar o comércio entre os locais é um must.

Cenário do século retrasado

Cenário do século retrasado

Em preto e branco, um toque ainda mais vintage

Em preto e branco, um toque ainda mais vintage

Profusão de cores e sabores

Profusão de cores e sabores

Mercadão também é lugar para uma soneca

Mercadão também é lugar para uma soneca

Peixe seco, iguaria local

Peixe seco, iguaria local

Luminárias Chinesas

Neste caso elas são vietnamitas, mas o estilo é conhecido como chinês. Apenas lendo o texto não parece ser uma atração tão extraordinária, mas com certeza foi nossa favorita. Um cenário perfeito para quem é viciado em fotografar como nós. Á noite as lojas ganham um charme ainda mais especial. As fotos abaixo comprovam o fascínio destas luminárias.

Só a Fabi destoa deste cenário de filme

Só a Fabi destoa deste cenário de filme

Durante a noite ainda mais belas

Durante a noite ainda mais belas

Voltando ao passado

Voltando ao passado

Cantonese Assembly Hall

Construído em 1885 pelos chineses, nos primórdios era um templo dedicado a sagrada mãe Thien Hau. Posteriormente serviu de abrigo para os sábios vindos de Guangdong. Também serviu de local de descanso para comerciantes e pescadores que ali faziam comércio de seus produtos. A arquitetura do edifício é a grande atração onde se destacam o imponente pórtico de entrada e a fonte repleta de dragões cuidadosamente esculpidos em pedra. Esta foi nossa primeira escolha das vinte e uma disponíveis no bilhete de entrada na cidade antiga que compramos.

Pórtico do Cantonese Assembly Hall

Pórtico do Cantonese Assembly Hall

A famosa fonte dos dragões

A famosa fonte dos dragões

em close

em close

Museum of Folk Culture

Também elegemos o Museu da Cultura Folclórica como ponto de parada em nossa visita a Hoi An. Como o próprio nome sugere é o local ideal para conhecer hábitos e costumes locais que continuam preservados até os dias de hoje. É curioso visitar o museu e depois ver nas ruas das cidades as mesmas roupas e hábitos.

O que você vê no museu também vê nas ruas

O que você vê no museu também vê nas ruas

Museum of Trade Ceramics

O Museu do Comércio de Cerâmica está localizado em um edifício de arquitetura ímpar. Só o prédio que abriga o museu que foi todo reformado já vale a visita. Em seu interior você poderá visualizar os mais diversos tipos de cerâmicas de origem vietnamita, chinesa e japonesa dos séculos VIII ao XVIII. Hoi An já foi um dos centros de comércio de cerâmica da Ásia no passado.

Mais que um museu, um edifício belíssimo

Mais que um museu, um edifício belíssimo

Phuc Kien Assembly Hall

Inaugurado em 1690 é um templo dedicado a Thien Hau, deus protetor do mar e dos marinheiros. Mais uma vez como em todos os templos religiosos pelo mundo a riqueza de detalhes está por toda parte. Destaque para o pórtico de entrada e para os incensos em forma de espiral.

Imponência do pórtico de entrada

Imponência do pórtico de entrada

e os tradicionais incensos em espiral

e os tradicionais incensos em espiral

Phung Hung Old House

Construída em 1870 a era de ouro de Hoi An, é a típica representação de uma casa comercial do Vietnã do século XIX. Feita toda em madeira escura é mais um belo edifício da cidade antiga.

Mais uma casa na tradicional madeira escura

Mais uma casa na tradicional madeira escura

Japanese Covered Bridge

Construída em 1590 pela comunidade japonesa local ela é o mais conhecido cartão postal da cidade. Deixar de visita-la é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Portanto não deixe de conhecê-la.

O Cristo Redentor deles

O Cristo Redentor deles

e não poderíamos deixar de visitar

e não poderíamos deixar de visitar

Xu Dang Trong

É a cada de cultura de Hoi An. Aqui você pode participar de oficinas de artesanato, mas o mais legal mesmo são os show de música e dança típicas do Vietnã. Confiram nas fotos e neste pequeno vídeo logo abaixo.

Os musicais contam histórias do dia a dia, por isso os vasos na cabeça

Os musicais contam histórias do dia a dia, por isso os vasos na cabeça

sempre com música

sempre com música

e mais música

e mais música

Roupas Típicas

Para as mulheres que gostam de seda, as típicas roupas vietnamitas são bem elagantes e super baratas. Se você não pode usar no dia a dia pode ser uma boa pedida para uma festa.

Tradicionais roupas locais

Tradicionais roupas locais

Veja Também:

Lugares Únicos no Mundo – Halong Bay – Vietnã

Seres Humanos: tão iguais ou tão diferentes? – Nha Trang – Vietnã

Reclama do trânsito de São Paulo agora que eu quero ver – Vietnã

Lugares Únicos

Lugares Únicos no Mundo – Angkor Wat – Camboja

Culinária pelo mundo, um passeio por diferentes culturas – Ásia

Três Lugares de Arrepiar os Cabelos – Killing Fields – Camboja – Parte III


Responses

  1. […] via Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã — Quatro Cantos do Mundo […]

  2. […] Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã […]

  3. […] Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã […]

  4. […] Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã […]

  5. Estavamos definindo nosso próximo destino. Você colocou o bom Vietnan na lista!

  6. Adorei conhecer um pouquinho do Vietna.
    Deu vontade de ir correndo.
    Gostei de tudo, principalmente do vestuario tipico.
    Obrigada por sempre compartilhar seus otimos destinos de passeios.

  7. […] Lugares Únicos no Mundo – Hoi An – Vietnã […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: