Publicado por: Quatro Cantos do Mundo | 11/06/2017

Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona

Para começar todos devem estar cientes que não é fácil. A maioria dos bancos vai colocar um monte de empecilhos para abertura da conta. E por incrível que pareça a lei é uma só, mas cada banco solicitará uma série de documentos diferentes uns dos outros. A primeira coisa que vão te pedir é o DNI (Documento Nacional de Identidade) e obviamente como você é estrangeiro nunca vai ter um DNI. Sem DNI, eles dirão que o NIE (Número de Identificação de Estrangeiros) também serve.

Procurando um lar para meu dinheiro. Que dificuldade

Mas neste momento você se sentirá como um cachorro correndo atrás do rabo. A menos que você tenha um contrato de trabalho (emprego fixo) a polícia só te dará o tal NIE se você puder provar que tem condições financeiras de se manter na Espanha. E a prova de suas condições financeiras é exatamente uma conta corrente com pelo menos cinco mil cento e sessenta e quatro euros e sessenta centavos (valor de 2017) de saldo. Ou seja, não tem NIE não te abrem a conta. Não tem conta, não te dão o NIE. Tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque está sempre fresquinho? Lembrando que estamos falando de pessoas que tem passaporte comunitário, ou seja, de algum país da União Europeia.

Mas como romper este círculo onde você não avança? Estamos aqui justamente para te ajudar a vencer esta etapa da fixação de residência na Espanha. Na verdade, a conta bancária pode ser aberta sem o NIE, mas como recém-chegados não sabíamos disso.

Nossa primeira tentativa foi no banco BBVA a menos de um quarteirão do apartamento que estávamos hospedados. Depois de explicar a questão da necessidade de uma conta corrente para obter o NIE e de muita insistência, a gerente (sim fale sempre com o gerente nunca com o caixa) me pediu para enviar os extratos bancários e de investimentos do Brasil para provar que realmente tinha dinheiro. Meio sem esperança, enviei e aguardei. Nada na Espanha acontece rápido, então acostume a esperar.

BBVA abre ou não?

Segunda tentativa foi numa agência do Caixa Bank em frente ao BBVA. Após contar a mesma história do binômio NIE/conta corrente, o gerente me explicou que não podia abrir uma conta sem o NIE (que serve também como documento fiscal) pois poderia caracterizar uma conta de lavagem de dinheiro. Mas então como eu faço para obter meu NIE? Ele me disse que como italiano eu tenho direito mesmo sem ter conta corrente e blá blá blá e etc e tal. Ou seja, não me ajudou em nada.

Caixa Bank nem pensar

Já estava sem saber o que fazer quando resolvi apelar para os universitários. Perguntei a minha amiga Juliane Quintero do blog Mel a Mil pelo Mundo que mora em Madrid e tem cidadania italiana como eu. É só ir ao banco Bankia que eles abrem sua conta somente com o passaporte, disse ela. Dito e feito, no outro dia estava lá e me deparei mais uma vez com a mesma resposta: NIE. O maldito NIE. Segundo a gerente há um ano atrás (época que a Juliane abriu sua conta) realmente era possível abrir uma conta bancária só com o passaporte, mas as leis mudaram e já não é mais possível fazer isso.

Bankia, mais um não

Que sinuca de bico. Será que teria que desistir de morar na Espanha porque não conseguia abrir uma conta no banco mesmo tendo dinheiro? Seria bizarro. Segunda consulta aos universitários. Olívia Vicente, brasileira que vive a pouco mais de três meses em Castelldefels cidade vizinha de Barcelona. Nos encontramos pessoalmente e falamos de diversos temas ligados a como viver na Espanha, entre eles a tal conta corrente. Segundo ela o banco certo era o Sabadell. Só com o passaporte se abria uma conta em questão de minutos. Inclusive disse que falaria com seu gerente para abrir uma conta para mim. Pensei não preciso me deslocar até Castelldefels para abrir a conta. Faço isso na agência do Sabadell aqui do meu bairro em Barcelona. Segunda-feira de manhã fui até a agência mais próxima. Sim era possível abrir sem o maldito NIE, mas precisaria da certidão de casamento, extratos bancários do Brasil, contrato de aluguel do nosso apartamento no Brasil (isso era para demonstrar renda), passaporte. Sim tínhamos tudo isso, mas também precisávamos do empadronamento. Não isso, ainda não tínhamos. Empadronamento é o registro de residência na prefeitura local. Como ainda não tínhamos um contrato de aluguel (estávamos em um aluguel de temporada do tipo airbnb) não podíamos empadronar e assim não era desta vez que conseguiríamos abrir a conta. Mas as coisas haviam avançado. O NIE já não era um empecilho.

Havia escutado algumas vezes: tenta no Santander. Como tenho conta corrente no Santander do Brasil, bati na porta deles. O gerente foi bem simpático, ainda mais depois que falei que tinha conta no Santander no Brasil. Meu deu uma lista de documentos para entregar entre os quais não estava o NIE. Me pediu: passaporte válido, comprovante de renda no Brasil (contrato de aluguel do nosso apartamento servia), uma carta do meu gerente Santander no Brasil dizendo que era um bom cliente, um depósito de no mínimo 300 euros e que mantivesse este dinheiro por no mínimo três meses em conta. Era agora que eu abria esta conta, mas a última solicitação foi o empadronamento e voltei à estaca zero. Ainda me sugeriu ir até o Banco de España na Plaza Catalunya que seria ainda mais fácil abrir a conta, mas como já era meio tarde deixei para o dia seguinte.

Santander, talvez

Nesta mesma segunda-feira Olívia me envia uma mensagem dizendo que o gerente dela do Sabadell iria abrir a conta para mim quando eu quisesse. Obviamente perguntei se precisava do empadronamento. A resposta soou como música para meus ouvidos. Não era necessário estar empadronado, apenas ter um passaporte válido em mãos. Tudo ficou acertado para próxima quinta-feira. Ainda meio desconfiado me abalei de Barcelona a Castedefells para finalmente abrir a tal conta corrente. Para minha surpresa após meia hora saí do banco como correntista. Depois de muito bater cabeça a conta estava aberta. O segredo é abrir a conta como não residente e depois que conseguir o NIE mudá-la para conta de residente. O mais engraçado é que no mesmo banco (Sabadell) haviam solicitado diferentes tipos de documentos em diferentes agências. Por isso mesmo nunca desista e se tiver alguém conhecido para ajudar melhor ainda. É possível abrir uma conta corrente na Espanha sem ser residente e estar dentro da lei. Mas o mais importante é que agora eu tenho uma conta corrente para colocar dinheiro e seguir em busca do NIE.

Sabadell, finalmente um sim

Só para constar depois de uma semana a gerente do BBVA me enviou um email informando que abriria minha conta, mas eu teria que comprar um seguro do banco. No Banco de España nem tentei mais, mas pode ser uma opção se não der certo nos outros bancos.

Se tiver dificuldade neste trâmite nos envie um email. Teremos prazer em ajudar assim como fomos ajudados pela Olívia e Juliane. Muito obrigado minhas amigas.

Gostou do post? Te ajudamos a planejar sua mudança para Espanha? Então retribua nossa ajuda e faça um seguro saúde conosco. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.

Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua mudança. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Não gosta de reservar pelo Booking? Não tem problema. Você é bem vindo de volta ao nosso blog tantas vezes quanto desejar. Ótima viagem.

Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.

Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.

Veja Também:

Como abrir uma conta corrente internacional e economizar em sua Viagem de Volta ao Mundo

Como levar dinheiro em sua Viagem de Volta ao Mundo

Barcelona

Economizando em Viagens

Dicas para viajar em tempos de dólar caro

20 Dicas para Economizar nas suas viagens

Quer viajar de graça? Pergunte-me como

Empresas de Aviação Low Cost na Europa

Responses

  1. Oi Éder! Acompanhei tua maratona e lembrei da minha. Pra vc ver como cada caso é um caso e nada funciona do mesmo jeito. Quando abri minha conta no Bankia já havia a regra do NIE, mas como o passaporte eles abriram minha conta como estrangeira. O BBVA foi a mesma coisa, me pediu p fazer o seguro. E eu também era cliente do Santander no Brasil há mais de 15 anos e aqui na Espanha simplesmente me disseram que um não tem nada a ver com outro. Sem NIE nada feito. É aquilo que falamos, ter a sorte de cair na mão de alguém com boa vontade!
    Bjs!!

    • Ola Juliane
      tens toda razão, pela lei pode abrir em qualquer banco, mas como você disse a boa vontade faz toda diferença

      boa sorte para nós

      Eder

  2. […] Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona […]


Deixe um comentário

Categorias

