Obviamente que quando você passa a viver no exterior já espera encontrar hábitos, costumes e coisas diferentes de seu país de origem. Este na verdade foi uma das razões que nos motivou a cruzar o Oceano Atlântico. Algumas diferenças você já conhece de viagens anteriores como turista, outras são novas e surpreendentes. Neste post contamos um pouco de como é viver em Barcelona não mais como um turista, mas na ótica de um residente. Viajantes experimentados certamente já deram de cara com algumas destas diferenças, mas seguramente muitas serão difíceis de acreditar que são verdade.

Diferenças entre Brasil e Barcelona
1) Siesta
A siesta após o almoço existe ou não existe realmente. Seria uma lenda urbana? Muita gente diz que este hábito tipicamente espanhol persiste somente em pequenas cidades, os chamados pueblos. Na verdade ela existe sim, inclusive nas grandes cidades como Barcelona. Por exemplo a quitanda perto da minha casa fecha das duas as quatro da tarde todos os dias. A peixaria também. Visitar um apartamento para alugar neste horário é missão impossível, sempre em pró do merecido descanso no meio do dia. Mesmo nas grandes empresas (incluindo multinacionais) o horário de almoço é de no mínimo uma hora e meia, mas o padrão é que se tenha duas horas para almoçar e também descansar afinal ninguém demora tanto tempo só para comer. Mais que realmente dormir (o que muita gente ainda faz) é imperativo uma parada longa após o almoço. Nada de quinze minutos de almoço como nos países que falam inglês como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A exceção fica por conta dos mercadinhos de imigrantes e grandes redes de supermercados. que permanecem abertos no horário. Para quem veio da frenética São Paulo foi um choque e tanto.

A siesta ainda existe até nas grandes cidades
2) Interruptor fora do cômodo
Nossa busca por um apartamento em Barcelona foi uma tarefa insana e muito complicada como contamos no post Como alugar um apartamento/casa em Barcelona – Espanha, mas um detalhe nos chamou atenção desde o primeiro imóvel visitado. Os interruptores de luz muitas vezes ficam do lado de fora do cômodo. Por um lado é bom, pois ao entrar num quarto escuro não é necessário ficar tateando em busca do interruptor. Mas no nosso caso toda vez que acendemos a luz do banheiro (interruptor do lado de fora) acabamos por despertar as crianças que dormem no quarto ao lado com a porta aberta. Uma diferença que era para facilitar e que acabou atrapalhando o sono das crianças.

O danado do interruptor do lado de fora do banheiro a me causar problemas
3) Box no chuveiro
Aqui por mais novo que seja e até mesmo se for um apartamento recém construído (uma raridade) os chuveiros não possuem um box. Aquele conhecido box de vidro temperado tão comum no Brasil. A tradição por aqui são as cortinas de plástico. Sim aquelas que vira e mexe caem do varão por causa da umidade do banheiro. Aquelas que deixam a água passar por debaixo e fazem seu banheiro parecer um Titanic após um banho de dois minutos. Aquelas que após um mês de uso tem mais mofo que queijo gorgonzola devido a umidade acumulada nas dobras. E pior ainda, quando encontramos um box no tradicional estilo do Brasil, ele não cobria toda a área do chuveiro. No lugar de uma porta deslizante, fica um buraco por onde você entra e por onde invariavelmente as crianças jogam água para inundar o banheiro que não tem ralo.

A maldita cortina que ainda por cima tem estampas bregas

Ou o box pela metade. E água por todo banheiro
4) Lixo
No Brasil você espera ansiosamente o dia da semana em que o caminhão do lixo passa para poder colocá-lo do lado de fora. Aqui o lixo pode ser colocado do lado de fora no dia e na hora que você bem entender. Nada de dia certo e muito menos horário. O lixo é colocado nestes imensos cestos de lixo que são posicionados na rua (conforme foto abaixo) e deve ser previamente separado para ser reciclado. Muito melhor que no Brasil, certo? Sim, só não é tão bom para quem mora em frente a um cesto de lixo orgânico, pois por mais que o caminhão recolha o lixo, o cheiro acaba sendo bem incômodo.

Elas estão por toda cidade e cada cor corresponde a um tipo de material
5) Roupas usadas
No Brasil se você não quer mais uma roupa usada ou faz uma doação a uma instituição de caridade ou vende em sites especializados no assunto como o Enjoei. Aqui você simplesmente coloca ao lado dos cestos de lixo na rua para que outras pessoas peguem e usem. E o mais incrível é que ninguém tem vergonha de parar, analisar e se gostar, levar a roupa para casa. Não são só mendigos que pegam estas roupas, são cidadãos comuns como eu ou você. Imaginem aquela sua vizinha metida “revirando” o lixo em busca de uma peça super fashion? Isso aqui existe.
6) Lugar de papel higiênico é no vaso
No Brasil é impensável jogar papel higiênico no vaso sanitário. Vai entupir e te causar um problema muito maior. Aqui o impensável o jogar papel usado em um cesto de lixo. Muito mais prático e higiênico. Então quando vier pela primeira vez à Europa não fique como eu procurando um cesto de lixo que não existe.

Aqui lugar de papel higiênico usado é no vaso
7) Curriculum Vitae com foto
O que no Brasil é considerado fora de uso e até um pouco brega, aqui é obrigatório e item que não pode faltar em seu curriculum vitae: uma foto. Segundo um consultor de uma importante empresa multinacional de recrutamento deve ser uma foto de gravata com um belo sorriso mostrando além de seus dentes brancos, muita confiança. Nada de sorrisos canastrões. Fico imaginando que quem tem dentes amarelados já eliminado na triagem dos curriculuns. Um tanto bizarro para os padrões brasileiros de busca de emprego.

Esta foto meio de lado com sorriso sem graça é de lei por aqui
8) Topless na praia
Este é um costume bastante comum na Europa em geral, mas mais especificamente em praias espanholas. Para eles nudez e sexo não são assuntos relacionados, diferente do que pensa a maioria dos brasileiros. Por isso mesmo é que presenciei toda uma família fazendo topless. Mãe de uns sessenta anos, duas filhas na casa dos vinte e tantos anos conversavam animadamente sobre política na praia sem as partes de cima dos biquínis. E o mais incrível, tudo isso na presença do patriarca da família. Impossível de acontecer no Brasil. Depois de um tempo você acaba se acostumando com a liberdade dos seios nas praias locais e nem liga mais para eles. Hábitos e hábitos que os brasileiros nunca vão entender.

Em pouco tempo todos se acostumam com a abundância de peitos por todos os lados
9) Preço da Cerveja
Para quem como eu aprecia a bebida que os alemães produzem com perfeição, esta é uma ótima notícia. Em geral comida comprada no mercado aqui em Barcelona é mais barata que no Brasil, mas no caso da cerveja a diferença é impressionante. Uma lata de cerveja de 350 mililitros equivalente a Skol ai no Brasil (mas bem melhor que a Skol) custa inacreditáveis vinte e três centavos de euro. Menos que um real.

Cerveja boa e barata
10) Estacionar na contramão
No Brasil é proibido dirigir na contramão e aqui não é diferente. Mas no Brasil é proibido também estacionar na contramão, o que em terras espanholas apesar de também não ser permitido, é amplamente usado por motoristas sem que ocasione multas. Portanto não se espante se vir um carro estacionado na contramão em terras espanholas.

A lei proíbe, mas todos fazem sem ser multados
Gostou do post? Que tal conhecer Barcelona pelo olhar de quem mora aqui e fala seu idioma. Contrate nossos serviços de guias de turismo. Tours personalizados que atendem as suas necessidades. Alguns exemplos: Barcelona Olímpica, Coração de Barcelona, Barcelona Monumental, De Barcelona ao céu, Evocando Baco e Catalunha Romana. Roteiro de parques com crianças e muito mais. Envie um email para quatrocantosdomundo@gmail.com e faça uma consulta.
Mas suas preocupações não devem ser apenas com costumes diferentes da Espanha. Saúde é um item primordial em uma viagem e que não deve ser negligenciado. Viaje tranquilo fazendo um Seguro Saúde conosco. Clique em Seguro Saúde e faça sua cotação on line.
Ficamos felizes em ajudar no planejamento de sua viagem. Quer retribuir nosso auxílio? Faça as reservas de suas acomodações pelo nosso link de afiliado do Booking. Você não paga nada a mais por isso e de quebra ajuda a manter o blog no ar com informações de qualidade. Não vai reservar agora? Clique no nosso link e salve nos favoritos do seu navegador para comprar depois. Em Barcelona recomendamos o 08028 Apartments. Localizado num típico bairro catalão, você pode conhecer como vivem os locais longe da muvuca dos turistas. Mas se quiser visitar os pontos turísticos o metrô fica a vinte metros de caminhada. De quebra você pode cozinhar quando quiser e fugir da impessoalidade de um hotel. Se você não abre mão do conforto de um hotel e quer ficar perto dos pontos turísticos indicamos o Ayre Hotel Gran Vía. Perto de todas as atrações.
Vai alugar um carro para viajar? Mais uma chance de retribuir nossa ajuda. Clique em nosso link de afiliado do Rent Cars e encontre os preços mais baratos do mercado pagando em até 12 vezes.
Se preferir podemos realizar a viagem do seus sonhos de forma personalizada e inesquecível. Conheça nossa Agência de Turismo on line. Clique em Agência de Turismo Quatro Cantos do Mundo.
Veja Também:
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III
10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II
Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha
Como alugar um apartamento/casa em Barcelona – Espanha
Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona
10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo
Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte III
Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte II
Mais 10 Hábitos estranhos que vimos em Nossa Viagem de Volta ao Mundo – Parte I
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Como alugar um apartamento/casa em Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 11/07/2017
at 10:19
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Como abrir uma conta bancária na Espanha – Barcelona | Quatro Cantos do Mundo on 11/07/2017
at 10:20
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Como empadronar em Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 30/07/2017
at 9:37
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 06/08/2017
at 5:16
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Como tirar o NIE em Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 13/08/2017
at 5:42
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: O Incrível Mundo das Ciências para CRIANÇAS e adultos também – Cosmocaixa – Barcelona | Quatro Cantos do Mundo on 03/09/2017
at 5:32
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Parque da Diagonal do Mar, o parque dos escorregadores gigantes – Barcelona | Quatro Cantos do Mundo on 10/09/2017
at 13:44
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Parque de la Creueta del Coll, o paraíso das águas rasas – Barcelona | Quatro Cantos do Mundo on 17/09/2017
at 9:07
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Parque del Castell de l’Oreneta, bem vindo ao mundo dos trens – Barcelona | Quatro Cantos do Mundo on 24/09/2017
at 11:14
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte III | Quatro Cantos do Mundo on 15/10/2017
at 6:54
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Parque Joan Miró, arte e muita diversão – Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 12/11/2017
at 5:39
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte IV | Quatro Cantos do Mundo on 19/11/2017
at 5:51
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Parque de l’Espanya Industrial o parque dos escorregadores mais radicais do mundo – Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 26/11/2017
at 6:35
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Castellfollit de la Roca, uma peróla encravada em um penhasco dos Pirineus | Quatro Cantos do Mundo on 10/12/2017
at 6:36
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Descidas infinitas nos escorregadores do Parque de la Solidaridad – Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 17/12/2017
at 6:26
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Parque del Turó de Can Mates – A meca dos escorregadores gigantes – Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 21/01/2018
at 7:25
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Como conseguir a carteira de saúde pública (tarjeta sanitária) em Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 16/02/2019
at 9:47
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Estereótipos das Comunidades Autônomas (Estados) da Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 05/05/2019
at 6:57
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Tudo que você precisa saber para imigrar para Barcelona – Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 26/05/2019
at 8:28
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: As sete festas mais famosas da Espanha | Quatro Cantos do Mundo on 16/06/2019
at 11:25
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Palavras em espanhol (castelhano) que soam engraçadas em português – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 20/09/2020
at 9:49
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Palavras em espanhol (castelhano) que soam engraçadas em português – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 27/09/2020
at 9:06
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte I | Quatro Cantos do Mundo on 25/10/2020
at 11:49
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte II | Quatro Cantos do Mundo on 01/11/2020
at 12:34
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte III | Quatro Cantos do Mundo on 29/11/2020
at 11:04
[…] 10 Coisas em Barcelona (Espanha) que são diferentes do Brasil – Parte I […]
By: Expressões que usamos no nosso dia a dia na Espanha – Parte IV | Quatro Cantos do Mundo on 07/02/2021
at 11:00